segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Atividades diferentes, eficientes e envolventes!

Este ano, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro de 2021), as bibliotecas escolares e o departamento da educação especial propuseram a leitura das seguintes obras: “Nem todas as girafas são iguais” de Márcia Honora (Educação Pré-escolar), “Matilde, a galinha diferente” de Sofia Patrício Dias (1.º e 2.º anos) e “A menina gigante” de Manuel Jorge Marmelo e Maria Miguel Marmelo (3.º e 4.º anos). Qualquer uma das obras mostra que ser diferente é muito importante e que todos são especiais e essenciais no mundo, independentemente das diferenças.  

 

As crianças do Jardim de Infância de Pascoal visualizaram e ouviram a história "Nem todas as Girafas são iguais”, exploraram/ refletiram sobre a história e registaram o que mais as sensibilizou, como se pode ver pelos desenhos do vídeo. Na sala da Educação Pré-escolar da EB de Póvoa de Abraveses, depois da audição da história “Nem todas as girafas são iguais”, as crianças construíram girafas com tamanhos diferentes e com cores variadas. O trabalho culminou num mural que teve como objetivo mostrar que, apesar das diferenças, todos são iguais e importantes.

Também na sala da Educação Pré-escolar de Oliveira de Baixo, as crianças vivenciaram diferentes experiências: construíram o nome em Braille, usaram óculos e bengalas que lhes dificultaram a mobilidade, o lanche foi-lhes dado por outros colegas, colocaram fraldas uns aos outros, andaram de carrinho, colocaram algodão nos ouvidos, ilustraram a obra e pintaram uma enorme “Tina”, a personagem da história, apresentada em sala de aula. Desta forma, experimentaram muitas coisas diferentes, mas sempre com a certeza de que todos somos iguais e muito importantes, exatamente, por sermos diferentes. Na sala 5 da EB Professor Rolando de Oliveira, as crianças fizeram o registo gráfico da obra e refletiram sobre a importância de sermos iguais, apesar das nossas diferenças. Na sala 1, da EB de Vila Nova do Campo, as crianças também desenharam e ilustraram girafas diferentes e chegaram à conclusão que, independentemente do tamanho, cor ou aspeto, amam as girafas todas!

Na EB de Campo, a turma CAP3 decidiu dramatizar a obra "A menina gigante". Num trabalho de equipa, todos se colocaram no lugar do outro e ficaram a saber que o preconceito é errado e que não deve existir. Nas EB de Portela e de Póvoa de Abraveses, os alunos das turmas POR 1234 e PAB 1, no Domínio de Autonomia Curricular – Cidadania e Desenvolvimento, Matemática, Português e Artes – e ainda no âmbito do Plano 21 |23 Escola +, trabalharam o tema e ainda vendaram os olhos, para perceberem as dificuldades que surgem da falta de visão. Na EB de Torredeita, as crianças da Educação Pré-escolar, 2.º e 3.º anos contruíram cartazes alusivos às histórias e, no recreio, vendaram os olhos e tentaram orientar-se no espaço. Com as diferentes atividades realizadas, os alunos aprenderam que é uma obrigação de todos os cidadãos aceitarem a diferença, porque diferentes somos todos nós! 

Aos olhos das crianças não há diferenças!

 

Com os docentes de Cidadania e Desenvolvimento, a lecionar a disciplina neste semestre, foram partilhados alguns vídeos da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) sobre o tema que se insere no domínio “Direitos Humanos”. Também no âmbito da disciplina de CeD, os alunos do 9.ºBD, após pesquisa e apresentação de diferentes desportos paralímpicos, em sala de aula, criaram um vídeo sobre o tema.  

 

Nas Bibliotecas Escolares Dr. Azeredo Perdigão e D. Duarte foi disponibilizada informação sobre o código Braille e sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP), bem como fundo documental.  Durante a semana, os alunos e docentes tiveram a oportunidade de escrever o seu nome em Braille e de comunicar através da Língua Gestual Portuguesa.


 

 


 Todos somos deficientes. O meu pai era deficiente em matemática, eu sou deficiente a preencher um impresso de finanças, há pessoas que não conseguem jamais aprender uma língua estrangeira ou mudar um pneu, ou, noutro plano, amar ou perdoar. Todos somos especiais. 

Rita Ferro

 


sábado, 4 de dezembro de 2021

Os nossos alunos assinalaram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No dia 3 de dezembro, o Afonso e a Letícia, alunos do 5.º ano de escolaridade da turma BD, marcaram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com a gravação áudio, de algumas das frases que constam no livro que se encontra na biblioteca escolar e que tem por título "Não faz mal ser diferente". Esta obra foi escrita por Todd Parr e é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-escolar.

Uma forma original e divertida, usando palavras simples e ilustrações ousadas, de ensinar aos mais pequenos que não faz mal ser diferente.

"Somos TODOS IGUAIS nas diferenças!"

 

Para ouvirem os alunos, convidamos todos a verem o vídeo que agora publicamos. Salientamos que as imagens, desta gravação, não são as originais do livro, mas sim adaptadas.

 

Muitos parabéns, Letícia e Afonso, pela vossa prestação!



sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Projeto Digital Learning - Livros Digitais em OFCLV

Nas duas últimas semanas, quatro turmas de 8.º ano, da EB Dr. Azeredo Perdigão, e o 8.° BD, da EB D. Duarte, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, participaram em sessões de formação de utilizadores, com destaque para a ferramenta WriteReader. Através desta, os alunos elaboraram livros digitais em diferentes línguas (espanhol, francês e inglês), com histórias repletas de aventuras e muita criatividade.

Esta iniciativa, da Biblioteca Escolar em articulação com as docentes desta disciplina, possibilitou, mais uma vez, o desenvolvimento de diferentes literacias, permitiu a articulação curricular e o desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o trabalho no âmbito do “Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar”, a promoção da competência digital dos alunos e o desenvolvimento de atividades no âmbito do Plano 21|23 Escola +.

Mais uma vez, os alunos mostraram-se muito interessados e empenhados, ao longo das diferentes sessões, e produziram livros fantásticos com histórias muito originais.

 

Parabéns pelo excelente trabalho e desempenho!


segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro de 2021), as bibliotecas escolares escolheram duas formas de comunicação utilizadas por pessoas com necessidades específicas.


A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma das três línguas oficiais de Portugal, através da qual grande parte da comunidade surda comunica entre si. É uma língua visuo-motora, cuja produção se processa através dos gestos e das expressões facial e corporal, e cuja perceção se realiza através da visão. É utilizada por pessoas surdas portuguesas e por toda a comunidade envolvente (familiares, educadores, professores, técnicos, entre outros).

 

O Braille é um Sistema de leitura para pessoas cegas e amblíopes, baseado em 6 pontos em alto relevo, dispostos em duas colunas de 3 pontos cada que, combinados entre si, resultam em 64 combinações/ símbolos e permitem responder às diversas necessidades de representações escritas, como o alfabeto, a Matemática ou a Música.

 

Aqui deixamos alguns vídeos que retratam ambas as formas de comunicar e que têm sido uma mais-valia e verdadeira inclusão.

 

LGP

Movimento LGP a circular



“Perdida de Riso” – LGP


 

 Braille 

ACAPO Uma Visão Inclusiva

   

Guia do Guia 2021

  


Nas Bibliotecas Escolares Dr. Azeredo Perdigão e D. Duarte, durante a próxima semana, será disponibilizada mais informação sobre o código Braille e sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Para além disso, podem ainda encontrar uma exposição de fundo documental. 

  

Quando asseguramos os direitos das pessoas com deficiência, ficamos mais perto de alcançar a principal promessa da Agenda 2030: não deixar ninguém para trás.

Organização das Nações Unidas



sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Aqui também há ciência!

No âmbito das comemorações da Semana da Cultura Científica, os alunos da EB Professor Rolando de Oliveira e as crianças da educação Pré-escolar de Oliveira de Baixo ouviram a história “O ciclo do azeite” de Cristina Quental e Mariana Magalhães.

As crianças do Pré-escolar e os alunos do 1.º e 2.º anos seguiram o protocolo experimental e verificaram que há substâncias que se dissolvem na água, como o vinagre e o açúcar, e que há outras que não se dissolvem na água, como é o caso do azeite e do arroz.

Os alunos do 3.º e 4.º anos, executaram outro protocolo experimental e concluíram que há substâncias líquidas que são combustíveis, como o azeite, e outras são incombustíveis como a água.  Observaram ainda uma candeia alimentada a azeite.

Todos tiveram ainda a oportunidade de observar produtos produzidos a partir do azeite e partilhar vivências sobre a apanha da azeitona.

As crianças do Pré-escolar de Oliveira de Baixo procederam à apanha da azeitona, das oliveiras existentes na escola. Depois do árduo “trabalho” que foi muito divertido, colocaram algumas azeitonas em frascos, temperadas com diferentes ervas aromáticas. Agora estão a curtir (processo de preparação para se tornarem comestíveis, pois agora estão muito amargas) e daqui a algum tempo serão saboreadas por todas as crianças.

 

Obrigada pela vossa colaboração, boas leituras e ótimas experiências!



Curadoria de Conteúdos - Vulcões

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Campanha #PortugalContraAViolência

Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género lançam a campanha #PortugalContraAViolência, com a colaboração da:

AMCV - Associação de Mulheres Contra a Violência, Associação Projeto Criar, Associação Ser Mulher, APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Associação Plano I, Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, Coolabora, Cruz Vermelha Portuguesa, Movimento Democrático de Mulheres, Mulheres Século XXI, UMAR - União das Mulheres Alternativa e Resposta e Quebrar o Silêncio Associação.

 

Divulgamos aqui o cartaz e o spot de vídeo da campanha.




“Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente.”

Mahatma Gandhi

 

#portugalcontraaviolência 

#seci 

#cig


quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Aqui há ciência com experiência!

Na semana dedicada à ciência, os alunos do 9.º BD, depois de trabalharem o texto informativo na disciplina de Português, partilharam, com as turmas de 5.º ano, duas notícias sobre o fenómeno natural que decorre na ilha de La Palma. De seguida, os alunos apresentaram dois protocolos experimentais sobre como realizar uma erupção vulcânica e, consequentemente, realizaram as duas experiências. Face à situação pandémica, as experiências realizaram-se na Biblioteca Escolar, mas os alunos assistiram, na sala de aula, via Teams.

Estas atividades estão interligadas com os conteúdos da disciplina de Português, Física e Química e Ciências Naturais e têm como objetivo chamar a atenção dos alunos para este fenómeno tão inquietante das ilhas vulcânicas, onde se incluem também as nossas belas ilhas açorianas. 

Este ano, a escolha do tema centrou-se na necessidade de trabalhar temas atuais, na proximidade da localização deste fenómeno, na promoção de atividades de articulação curricular com a Biblioteca Escolar, na dinamização do Clube de Leitura e no desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, pelas mãos e vozes dos alunos, nas Bibliotecas Escolares e em sala de aula, a Ciência e a Leitura andaram a par, para que todos os intervenientes pudessem usufruir de uma verdadeira erupção de aprendizagens.

Parabéns a todos os alunos que desenvolveram as diferentes atividades, o nosso bem-haja ao grupo disciplinar de Física e Química, pelo material disponibilizado para as atividades experimentais, e o nosso agradecimento a todos os que tão bem nos receberam.

 

“Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta.”

                         Carl Sagan


#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares


terça-feira, 23 de novembro de 2021

O São Martinho esteve no Centro de Apoio à Aprendizagem

Os alunos Afonso, Guilherme, Letícia, Margarida e Sofia, do 5.º BD, quiseram surpreender os colegas, professores e assistentes operacionais, do CAA da EB D. Duarte, com a dramatização da lenda de São Martinho. Assim, para que tudo estivesse pronto no dia da atividade, os alunos ensaiaram a lenda, com muita dedicação. Além dos ensaios, criaram alguns dos recursos materiais necessários para a dramatização e ainda fizeram cubos com a ilustração da história de São Martinho, para oferecer e acarinhar todos os colegas. Na preparação da atividade, o grupo contou com a generosa colaboração dos encarregados de educação, a Sr.ª Melania e o Sr. Diamantino, bem como de alguns dos elementos da equipa da biblioteca escolar, a quem deixamos o nosso sincero obrigada.  

O dia da atuação chegou e, incorporando o verdadeiro papel de atores, apresentaram a lenda e entregaram as lembranças a todos os alunos, que os acolheram de forma muito ternurenta e calorosa… Esta foi mais uma bonita partilha, que queremos continuar a promover!

Muitos parabéns a todos os responsáveis pela atuação, por todo o empenho e responsabilidade, no desempenho de tão nobres funções!

 

Bem-haja, a todos os elementos do Centro de Apoio à Aprendizagem, pela forma ternurenta com que sempre nos acolhem… é um prazer trabalhar convosco!



segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Dia Nacional do Pijama 2021

O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças. Este ano, o dia assinala-se a 22 de novembro e pretende valorizar e sensibilizar para a importância da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

É um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família" e é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida.

No âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento, para assinalar a importância da família, da diferença e dos direitos das crianças, nas escolas com bibliotecas escolares, as crianças ouviram a história “O elefante sortudo”, realizaram um puzzle on-line com o cartaz da história, dançaram e cantaram a DANÇA-CANÇÃO 2021 - MISSÃO PIJAMA que se chama “Acreditar”. A música é cantada pela Soraia Ramos - madrinha musical deste ano e coreografada pelo Cifrão (padrinho artístico). Também ilustraram elefantes diferentes, mas muito especiais.

Neste dia, as crianças foram felizes, porque são imensamente ricas! Ter uma família, escola, amor e alimentação é possuir um verdadeiro tesouro!

 

Obrigada a todas as colegas e crianças, pelos momentos únicos e de enorme alegria!



Puzzle “O elefante sortudo”


Dança-Canção | Missão Pijama 2021


Semana da Cultura Científica - Sugestões de leitura

Esta semana, assinalamos a Semana da Cultura Científica. Aproveita e fica a saber mais sobre ciência, com o fundo documental divulgado, nas bibliotecas escolares.

 

Boas leituras!


sábado, 20 de novembro de 2021

Dia Internacional dos Direitos da Criança


Hoje, dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos da Criança. Foi em 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e em 1989, no mesmo dia, adotou-se a Convenção sobre os Direitos da Criança. 

Para assinalar a data e com o objetivo de destacar e cumprir os direitos das crianças de todo o mundo, as bibliotecas escolares, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento, divulgaram recursos educativos e obras sobre o tema, no Padlet.

Para as crianças da educação pré-escolar, sugerimos “Os cachorros não dançam balé” de Anna Kemp e para os alunos do 1.º ciclo as histórias “E viva a diferença” de Thierry Lenain (1.º e 2.º anos) e “As crianças têm direitos” de Dominique Dimey (3.º e 4.º anos).  Também aos docentes de Cidadania e Desenvolvimento foram enviadas sugestões sobre os Direitos Humanos e Direitos das Crianças. 


Na sala do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, depois da leitura e exploração da história, a professora Sandra Simões aproveitou para abordar duplamente a diferença e sua importância. Recorrendo aos nomes das personagens da história e à diminuição do grupo de amigos de Lucien, os alunos fizeram subtrações. Ainda pintaram o cartaz que representa a igualdade, o respeito, a união e amizade entre todas as crianças do mundo. E de uma forma tão interligada trabalha-se a Cidadania, os Direitos, a Matemática e as Artes. 





Declaração dos Direitos da Criança

 

"Declaração dos Direitos da Criança, às vezes conhecida como a Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, é um documento internacional que promove os direitos da criança, elaborado por Eglantyne Jebb, adotado pela Liga das Nações em 1924 e aprovado pelas Nações Unidas (ONU).

 

Foi proclamada pela Resolução 1386 (XIV) da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 20 de Novembro de 1959."

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Declaração_Universal_dos_Direitos_da_Criança

 

 

A Declaração dos Direitos da Criança proclama, para o bem da criança e da sociedade, uma infância feliz e plena dos direitos e liberdades nela estabelecidos, com vista a chamar a atenção dos pais, das organizações voluntárias, autoridades locais e governos nacionais, para o reconhecimento destes direitos e para a necessidade de se empenharem na aplicação dos mesmos.

 

O vídeo, que agora publicamos, promove os princípios desta declaração.


 


"Mas ainda que tenha todos os direitos, se não tiver amor, nada terei."

                                                                     (Autor desconhecido)


 Boas leituras e feliz dia para todas as crianças do mundo!