Na semana dedicada à
ciência, os alunos do 9.º BD, depois de trabalharem o texto informativo na
disciplina de Português, partilharam, com as turmas de 5.º ano, duas notícias
sobre o fenómeno natural que decorre na ilha de La Palma. De seguida, os alunos
apresentaram dois protocolos experimentais sobre como realizar uma erupção
vulcânica e, consequentemente, realizaram as duas experiências. Face à situação
pandémica, as experiências realizaram-se na Biblioteca Escolar, mas os alunos
assistiram, na sala de aula, via Teams.
Estas atividades estão interligadas com os conteúdos da disciplina de Português,
Física e Química e Ciências Naturais e têm como objetivo chamar a atenção dos
alunos para este fenómeno tão inquietante das ilhas vulcânicas, onde se incluem
também as nossas belas ilhas açorianas.
Este ano, a escolha do tema centrou-se na necessidade de trabalhar temas
atuais, na proximidade da localização deste fenómeno, na promoção de atividades
de articulação curricular com a Biblioteca Escolar, na dinamização do Clube de
Leitura e no desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à
saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, pelas mãos e vozes dos alunos, nas
Bibliotecas Escolares e em sala de aula, a Ciência e a Leitura andaram a par,
para que todos os intervenientes pudessem usufruir de uma verdadeira erupção de
aprendizagens.
Parabéns a todos os alunos que desenvolveram as diferentes atividades, o
nosso bem-haja ao grupo disciplinar de Física e Química, pelo material
disponibilizado para as atividades experimentais, e o nosso agradecimento a
todos os que tão bem nos receberam.
“Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para
ser descoberta.”
Carl Sagan
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigada pelo contacto.