sábado, 20 de novembro de 2021

Dia Internacional dos Direitos da Criança


Hoje, dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos da Criança. Foi em 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e em 1989, no mesmo dia, adotou-se a Convenção sobre os Direitos da Criança. 

Para assinalar a data e com o objetivo de destacar e cumprir os direitos das crianças de todo o mundo, as bibliotecas escolares, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento, divulgaram recursos educativos e obras sobre o tema, no Padlet.

Para as crianças da educação pré-escolar, sugerimos “Os cachorros não dançam balé” de Anna Kemp e para os alunos do 1.º ciclo as histórias “E viva a diferença” de Thierry Lenain (1.º e 2.º anos) e “As crianças têm direitos” de Dominique Dimey (3.º e 4.º anos).  Também aos docentes de Cidadania e Desenvolvimento foram enviadas sugestões sobre os Direitos Humanos e Direitos das Crianças. 


Na sala do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, depois da leitura e exploração da história, a professora Sandra Simões aproveitou para abordar duplamente a diferença e sua importância. Recorrendo aos nomes das personagens da história e à diminuição do grupo de amigos de Lucien, os alunos fizeram subtrações. Ainda pintaram o cartaz que representa a igualdade, o respeito, a união e amizade entre todas as crianças do mundo. E de uma forma tão interligada trabalha-se a Cidadania, os Direitos, a Matemática e as Artes. 





Declaração dos Direitos da Criança

 

"Declaração dos Direitos da Criança, às vezes conhecida como a Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, é um documento internacional que promove os direitos da criança, elaborado por Eglantyne Jebb, adotado pela Liga das Nações em 1924 e aprovado pelas Nações Unidas (ONU).

 

Foi proclamada pela Resolução 1386 (XIV) da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 20 de Novembro de 1959."

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Declaração_Universal_dos_Direitos_da_Criança

 

 

A Declaração dos Direitos da Criança proclama, para o bem da criança e da sociedade, uma infância feliz e plena dos direitos e liberdades nela estabelecidos, com vista a chamar a atenção dos pais, das organizações voluntárias, autoridades locais e governos nacionais, para o reconhecimento destes direitos e para a necessidade de se empenharem na aplicação dos mesmos.

 

O vídeo, que agora publicamos, promove os princípios desta declaração.


 


"Mas ainda que tenha todos os direitos, se não tiver amor, nada terei."

                                                                     (Autor desconhecido)


 Boas leituras e feliz dia para todas as crianças do mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.