segunda-feira, 6 de junho de 2022

Comentários ao conto "A Aia" de Eça de Queirós - 9.º CD

No seguimento da leitura e análise do conto “A Aia” de Eça de Queirós, a professora Olga Cardoso propôs que os alunos do 9.º CD dessem a conhecer a história às suas mães. Essa partilha de leituras motivou a redação de um comentário, em que mães e filhos refletiram acerca das ações das personagens. 

Deixamos aqui os comentários de mães e filhos.


quinta-feira, 2 de junho de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

Os Clubes de Leitura mantêm a sua atividade normal e nas últimas semanas lemos as obras “Mana”, de Joana Estrela e “Rafael e o Segredo de Leonor”, de de Anik Le Ray. Além da leitura e da partilha de experiências literárias, foi aplicada uma rubrica aos alunos, de forma a avaliar e autoavaliar o desempenho de cada um, nas atividades propostas e realizadas.

Numa outra sessão, no Clube de Leitura da EB Dr. Azeredo Perdigão, as leituras foram alusivas aos “Contos Tradicionais”, recontados por António Mota.

Algumas alunas do Clube de Leitura, da EB D. Duarte, assinalaram o Dia Europeu do Mar com a leitura de poemas sobre o tema. As alunas, desta vez, decidiram partilhar alguns momentos do CLE em vídeo.

Para além da leitura por prazer, os CLE têm assinalado várias efemérides, com a leitura de muitas obras de diferentes autores. Têm sido momentos de prazer, de treino da competência leitora, de partilha e de aprendizagem.



#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares


quarta-feira, 1 de junho de 2022

Dia da Criança no JI de Pascoal

No Jardim de Infância de Pascoal, o Dia da Criança foi vivido de forma mágica, a “Brincar”, sentido com muita alegria e com muita animação, por todas as crianças.

Usufruíram de um insuflável oferecido pela Associação pelos Alunos de Pascoal (APAP), onde extravasaram as suas energias de forma lúdica. Também tivemos a possibilidade de articular com o 1.º ciclo onde, todos juntos, assistimos ao excelente espetáculo de animação (palhaços malabaristas), oferecido pela junta de freguesia de Abraveses, e ainda uns chapéus. No final do espetáculo ainda saborearam umas pipocas oferecidas na escola do 1.º ciclo. Para além desta oferta, tiveram também uma camisola oferecida pela APAP, as quais foram decoradas com desenhos feitos pelas crianças anteriormente.

 Viveram um dia especial, de cooperação entre a comunidade educativa e, acima de tudo, tiveram momentos felizes e muito compensadores para o seu desenvolvimento global.

 

As Educadoras:

Laurinda Silva e Eduarda Almeida



Imprevistos de leitura em OBX

Hoje, os alunos do 1.º ciclo da EB Oliveira de Baixo, para além de participarem em todas as atividades organizadas pela escola, também estiveram na biblioteca escolar para requisitar livros e ouvir a história “O lápis mágico de Malala”, de Malala Yousafzai.

Este livro conta a história de Malala, uma menina que vivia no Paquistão e sonhava ter um lápis mágico para desenhar: uma fechadura na porta do seu quarto, para que os seus irmãos não a incomodassem; parar o tempo para poder dormir todas as manhãs mais uma hora…

…Mas os Homens maus chegaram e destruíram os sonhos de Malala e de muitas meninas do seu vale…

Malala cresceu e os seus desejos mudaram. Não tem um lápis mágico, mas tem o lápis que faz levar as suas palavras a todo o mundo.

 

Foi desta forma que, no Dia Mundial da Criança, as suas palavras e a sua história chegaram a estes alunos, que ficaram muito sensibilizadas com a realidade que ficaram a conhecer e com a falta de direitos de que muitas crianças ainda se sentem privadas, em muitas partes do mundo.

 

Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. 

Malala Yousafzai



terça-feira, 31 de maio de 2022

Digital Learning Project – Gráficos na Ferramenta Canva

De forma a dar continuidade ao Digital Learning Project, a capacitar digitalmente os alunos e a desenvolver atividades de articulação com a Biblioteca Escolar, os alunos do 8.ºBD, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, foram desafiados a elaborar um guião de entrevista com questões relacionadas com o ambiente e o desenvolvimento sustentável, entrevistaram colegas, professores e assistentes operacionais e realizaram o tratamento dos dados recorrendo à ferramenta Canva.

Estas atividades permitiram o desenvolvimento de algumas áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a utilização da língua estrangeira entre elementos da comunidade escolar.

Os alunos mostraram-se muito empenhados no desenvolvimento das diferentes tarefas e o resultado final foi surpreendente-

Parabéns!



segunda-feira, 30 de maio de 2022

Projeto Pessoal de Leitura - 7.º C

A Leonor Martins, do 7.º C, no âmbito do Projeto Pessoal de Leitura e tendo como referência o músico, cantor, escritor e ativista John Lennon, criou o texto intitulado “Sonhos”.

Parabéns e boas leituras!


Sonhos

Um sonho é algo que uma pessoa deseja individualmente como, por exemplo, querer ser escritor ou querer ter um telemóvel, mas existem sonhos que temos em comum com outras pessoas, como querer fazer com que a poluição acabe ou o fim do abandono de animais. Esses sonhos são compartilhados, ou seja, várias pessoas juntas que lutam pela mesma causa, que vão unindo cada vez mais pessoas até que, finalmente, essa causa seja aceite por grande parte de uma comunidade, e então, acaba por se tornar realidade.

Eu acredito que isso é verdade, porque várias pessoas juntas têm muito mais força do que uma só e podem chegar bem longe se quiserem. Obviamente o sonho de uma única pessoa é menos valorizado do que o de 100 ou de 500 pessoas e é também por isso que concordo com a afirmação “Um sonho que sonhes sozinho é apenas um sonho. Um sonho que sonhes em conjunto com outros é realidade”, de John Lennon.

 

Leonor Gonçalves Martins

N.º 15 - 7.º C


Apresentação de trabalhos no WriteReader – 8.º C

Os alunos do 8.º C, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, após conhecerem a ferramenta WriteReader, decidiram realizar vários trabalhos solicitados pelas docentes. No dia da apresentação, mostraram, aos colegas e às docentes Carla Duarte e Maria dos Anjos, os trabalhos realizados com recurso à ferramenta que se mostrou de grande utilidade para as aulas e apresentações.

Estão tecnologicamente mais aptos e cada vez mais capazes! Parabéns!



Erasmus + - Diário da Viagem a Velletri, Roma, Itália

 Segunda-feira, 9 de maio

 

Nós, os cincos alunos de Erasmus, juntamente com os dois professores responsáveis, acordámos bem cedo para irmos para o nosso ponto de encontro, a escola D. Duarte. Nessa mesma madrugada, estivemos reunidos durante algum tempo para nos podermos despedir dos nossos pais e tirar algumas fotografias, claro.

Entretanto chegou o motorista, o senhor que nos ia levar para o aeroporto do Porto, e arrancámos. Eram duas horas da manhã. Depressa chegámos ao aeroporto. Já dentro do aeroporto, tivemos de esperar algumas horas para que o nosso avião partisse. Durante esse tempo de espera, fizemos um pequeno lanche da manhã e pudemos descansar um pouco.

Quando embarcámos no avião, a única coisa que passou pela nossa cabeça foi: “Chegou o momento, a nossa esperada viagem a Itália”.

Dentro do avião, assistimos à apresentação das normas de segurança para sabermos o que devíamos fazer se algo corresse mal. Passaram-se 15 minutos e lá estávamos nós no ar. Depois desta longa viagem de quase três horas, finalmente chegámos ao aeroporto de Ciampino perto da cidade Velletri, o nosso destino. Dirigimo-nos à parte de fora para apanharmos o nosso transfer, que nos aguardava, até Velletri.

Depois de algum tempo, chegámos à escola onde os nossos parceiros nos esperavam e começámos logo a trabalhar. Participámos num workshop, com orientação do artista local Sergio Gotti, em que tínhamos de recortar, num cartão, um homem e uma mulher que seguravam o planeta Terra, rodeado de doze estrelas, já que o tema deste projeto Erasmus é o planeta sustentável.

No final, tivemos um almoço agradável com várias comidas típicas de Itália, com uma sobremesa especial, um bolo com o símbolo do projeto.

Mais ao fim da tarde, fizemos um pequeno passeio pela cidade e fomos recebidos pelo presidente da Câmara. Finalmente, fomos para casa dos nossos respetivos parceiros, cansados, mas felizes.

 

Afonso Santos, n.º1, 8.ºAD





Terça-feira, 10 de maio

 

Na terça-feira, dia 10 de maio, segundo dia de Erasmus em Itália, após ter acordado muito cedo, saí por volta das sete da manhã de Velletri, uma cidade perto de Roma onde estava hospedado em casa do meu parceiro.

Ao fim de três horas de viagem de autocarro, chegámos a Terni, outra cidade de Itália. Perto desta cidade, visitámos parque PER (Parque de Energias Renováveis), onde só se utilizam energias renováveis. Primeiro, assistimos a uma palestra com o fundador do parque, e a seguir fizemos uma visita na qual nos foi mostrada como se podia produzir energia através do calor, do vento e do sol. Mostraram-nos também que era possível cozinhar através do calor que o sol fornece, como aproveitar a água da chuva e como utilizar as plantas para aquecer e arrefecer o ar para substituir os aparelhos de ar condicionado. Com esta visita pelo parque, ensinaram-nos a ser pessoas mais sustentáveis.

Depois, fomos almoçar e durante almoço falei com alunos de outros países, fazendo, assim, novas amizades.

Ao fim de almoço, fizemos vasos para plantas usando folhas de jornal e ainda tivemos uma aula de yoga.

Chegámos a Velletri às 20h30, já depois da hora prevista, porque, à saída do parque de energias renováveis, o autocarro teve um problema na porta, o que fez atrasar a hora de chegada.

Já em casa do meu parceiro, deram-me a provar ao jantar um prato típico de Roma, chamado “Saltimboca” (carne de vaca e presunto frita e folhas de sálvia) e de sobremesa comi o famoso tiramisu. Ao fim do jantar, joguei bilhar e, por fim, fui dormir.

Foi um dia muito interessante, onde fiz coisas divertidas, conheci novas pessoas e experimentei coisas novas.

 

Gonçalo Carvalho, nº10, 7ºAD

  

Quarta-feira, 11 de maio

 

Neste dia, encontrámo-nos por volta das 7h30 da manhã, no ponto de encontro, à espera do autocarro para podermos partir em direção ao primeiro destino.

O primeiro destino foi o Jardim das Ninfas, monumento natural, onde vimos ruínas romanas e com lindas paisagens.

Depois de visitarmos o Jardim das Ninfas, fizemos uma pausa para lanchar e voltámos para o autocarro.

Depois, visitámos a Abadia Valvisciolo e vimos um presépio enorme. Quando acabámos a visita, fomos almoçar ao ar livre e, mais tarde, após o almoço, voltámos para o autocarro e fomos visitar um castelo, o Castelo da família Caetani, que tem origens no século XIII. Antes de visitarmos o castelo, aproveitámos para provar os famosos gelados italianos.

Aproveitámos também para comprar algumas recordações.

Regressámos a Velletri, e cada um juntou-se com o seu parceiro e fomos para casa.

Já fora das atividades de grupo, reunimo-nos às 20h em frente a uma pizzaria italiana. Comemos risoto e a famosa pizza. Era uma pizza para cada pessoa!

 

Quando acabámos o jantar fomos todos juntos dar uma volta por Velletri e mais tarde fomos para casa.

 

Mara Queiroz, n.º12, 7.ºCD

 





Quinta-feira, 12 de maio

 

Na quinta-feira, começámos o dia todos juntos, enquanto esperávamos o autocarro chegar. Nesse dia, uma professora búlgara fazia anos. Então, decidimos fazer-lhe uma surpresa: quando ela chegou, os alunos ofereceram-lhe balões, um bolo e cantaram os parabéns.

Passados alguns minutos, o autocarro chegou, e fomos para Roma. Quando chegámos ao ponto de encontro, dividiram-nos em grupos e entregaram a cada aluno uns fones e uma espécie de rádio para ouvirmos melhor a guia a falar. Visitámos um parque que tinha várias muralhas destruídas e mais alguns pontos. Visitámos também a Via Appia Antica,

Fomos almoçar e deram-nos algum tempo para comprarmos algumas lembranças. Voltámos para o autocarro e fomos para uma rua em que havia bastantes lojas de chapéus, ímanes, bolsas…!

Ficámos também a conhecer a cidade de Castel Gandolfo, conhecida por ser a cidade onde o Papa passava as suas férias de Verão, perto do Lago Albano.

Regressámos a Velletri e cada um foi cada para casa do seu parceiro.

Na quinta-feira, eu e a Rebeca decidimos passar mais tempo com a irmã da nossa parceira, a Alice, e brincámos e jogámos jogos com ela. O jantar desse dia foi lasanha e estava muito boa.

Quinta-feira foi um dos meus dias preferidos.

Maria Inês Pereira, n.º14, 7.ºCD




Sexta-feira, 13 de maio

 

Foi sexta-feira, dia 13 de maio, que encerrámos esta incrível experiência. Foi uma semana fantástica e não vou perder a próxima vez.

Mas chegando o dia de regresso, apanhámos o voo às 6h30. Chegámos ao aeroporto do Porto mais ou menos às 8h00. Depois, recolhemos as malas de porão e partimos rumo a Viseu, com divertidas conversas. Quando chegámos à escola, uns ficaram na escola, outros preferiram matar saudades de casa.

Considero esta experiência muito importante, por várias razões: primeiro, pessoas com menos condições financeiras têm a oportunidade de fazer uma viagem com poucos custos; depois, é muito bom termos a oportunidade de conhecer novas pessoas e novas culturas; e por último, praticamos línguas estrangeiras, principalmente o inglês.

Espero que da próxima se inscrevam, e tenham uma ótima experiência, como a que eu tive.


Rebeca Salgueiro, n.º12, 8.ºCD




sábado, 28 de maio de 2022

Dia Internacional do Brincar

Poema do Brincar

 

 

“Quando me virem a montar blocos, a construir casas, cidades…

… Não digam que estou só a brincar.

Porque a brincar estou a aprender, a aprender sobre o equilíbrio e as formas.

Um dia posso vir a ser Engenheiro ou Arquiteto.

 

Quando me virem coberto de tinta, ou a pintar, ou a esculpir e a moldar barro…

…Não digam que estou só a brincar.

Porque a brincar estou a aprender, a aprender sobre expressar-me e a criar.

Um dia posso vir a ser Artista ou Inventor.

 

Quando me virem sentado, a ler para uma plateia imaginária…

… Não digam que estou só a brincar.

Porque a brincar estou a aprender, a aprender a comunicar e a interpretar.

Um dia posso vir a ser Professora ou Atriz.

 

Quando me virem à procura de insetos no mato ou a encher os bolsos com bugigangas…

… Não digam que estou só a brincar.

Porque a brincar estou a aprender, a aprender a prestar atenção e a explorar. Um dia posso vir a ser Cientista.

 

 Quando me virem a pular, a saltar, a correr e a movimentar-me…

… Não digam que estou só a brincar.

Porque a brincar estou a aprender, a aprender como funciona o meu corpo.

Um dia posso vir a ser Médico, Enfermeiro ou Atleta.

 

 

 

Quando me perguntarem o que fiz na escola, e eu disser que brinquei…

… Não me entendam mal.

Porque a brincar estou a aprender, a aprender a trabalhar com prazer e eficiência, estou a preparar-me para o futuro.

 

Hoje sou Criança e o meu trabalho é Brincar”

(Autor Desconhecido)


quarta-feira, 25 de maio de 2022

Imprevistos de leitura em Oliveira de Baixo

Os alunos do 1.º e 4.º anos, da EB de Oliveira de Baixo, passaram na BE para requisitar livros e pediram que lhes fosse contada uma história.

Para começar bem o dia, selecionámos o conto “Criado Esperto”, da Obra “Contos para rir”, de Luísa Ducla Soares. Este conto fala de um mau patrão chamado “Unhas de Fome” que explorava todos os empregados que passavam pela sua casa. Até ao dia em que lhe bateu à porta um rapaz “Chico Esperto”, que conseguia ser mais esperto que o próprio patrão, acabando por lhe levar o saco grande de moedas, como forma de pagamento pelo seu trabalho e pelo de todos os empregados que por ali passaram sem receberem um cêntimo.

 

Esta história arrancou várias gargalhadas e deixou todos os alunos bem-dispostos.

 

“Um dia sem rir é um dia desperdiçado.”

Sébastien-Roch Chamfort




terça-feira, 24 de maio de 2022

Escola a Ler (Atividades de maio)

Ao longo das últimas semanas, os alunos do 5.º A e 5.º D, orientados pela docente Piedade Fonte, têm realizado atividades de Leitura Orientada, do Projeto Escola a Ler. A obra escolhida é “O Príncipe Nabo”, de Ilse Losa. Durante a leitura orientada, os alunos preenchem o guião de leitura elaborado e reconhecem as características do texto dramático.

Têm sido semanas em que o divertimento e a leitura estão em perfeita sintonia.

Além das atividades de leitura orientada, as docentes afetas ao projeto têm realizado as diferentes atividades, orientando os alunos e apoiando as escolhas e necessidades de cada um.  

 

Boas leituras!



segunda-feira, 23 de maio de 2022

Concurso de Poesia - EB D. Duarte

 

1.º Classificado

Baloiço


Aquele baloiço lembra minha mãe

Que ali me balançava,

Me cuidava,

Me amava,

E quando eu estava triste

Ela sempre me animava.

 

Agora cresci,

Aquele belo baloiço

Que ainda ali estava

 

Estava agora a ser balançado

Tal e qual como fazias comigo.

Oh mãe,

Minha querida mãe

O quanto eu te amava.

 

Gabriela Marques Saraiva, 8.º AD

 

 2.º Classificado

 

Contos do vento

 

Como o vento é eu não sei mas sinto-o

Ele pode ser forte ou fraco mas ninguém esquece

Uma brisa fresca que corre num labirinto

Ou uma brisa quente que nos aquece

 

Dizem que o vento canta

Canções sobre aventureiros e viajantes

Aquela música que todos encanta

E conta histórias de tempos distantes

 

Histórias que pessoas de coração puro ouvem

Sobre como este mundo é cruel e belo

E como as pessoas vivem

Por isso é que sempre fico a ouvir.

 

Laura Sousa, n.º 11, 8.º AD

 

3.º Classificado

 

O que é crescer?

 

O que é crescer?

Mais um ano de vida?

Mais um centímetro de altura?

Mais um sentimento?

Ou, mais um trauma?

 

O que é crescer?

É uma mudança;

Na aparência e na mente.

 

Altura não define conhecimento

Idade não define maturidade

E crescer é mudar

Sem medo do que vem a seguir.

 

Crescer pode ser bom,

Crescer pode ser mau,

Pois crescer, não tem a mesma

Definição para quem nela pensar.

 

Uma atitude que não tomamos,

Uma ideia que expressamos,

O estilo que mudamos

E as amizades que terminamos.

 

O que é para ti,

Crescer?

 

Rebeca Salgueiro, n.º12, 8.ºCD

 

Parabéns a todos os concorrentes e vencedores!