segunda-feira, 30 de maio de 2022

Erasmus + - Diário da Viagem a Velletri, Roma, Itália

 Segunda-feira, 9 de maio

 

Nós, os cincos alunos de Erasmus, juntamente com os dois professores responsáveis, acordámos bem cedo para irmos para o nosso ponto de encontro, a escola D. Duarte. Nessa mesma madrugada, estivemos reunidos durante algum tempo para nos podermos despedir dos nossos pais e tirar algumas fotografias, claro.

Entretanto chegou o motorista, o senhor que nos ia levar para o aeroporto do Porto, e arrancámos. Eram duas horas da manhã. Depressa chegámos ao aeroporto. Já dentro do aeroporto, tivemos de esperar algumas horas para que o nosso avião partisse. Durante esse tempo de espera, fizemos um pequeno lanche da manhã e pudemos descansar um pouco.

Quando embarcámos no avião, a única coisa que passou pela nossa cabeça foi: “Chegou o momento, a nossa esperada viagem a Itália”.

Dentro do avião, assistimos à apresentação das normas de segurança para sabermos o que devíamos fazer se algo corresse mal. Passaram-se 15 minutos e lá estávamos nós no ar. Depois desta longa viagem de quase três horas, finalmente chegámos ao aeroporto de Ciampino perto da cidade Velletri, o nosso destino. Dirigimo-nos à parte de fora para apanharmos o nosso transfer, que nos aguardava, até Velletri.

Depois de algum tempo, chegámos à escola onde os nossos parceiros nos esperavam e começámos logo a trabalhar. Participámos num workshop, com orientação do artista local Sergio Gotti, em que tínhamos de recortar, num cartão, um homem e uma mulher que seguravam o planeta Terra, rodeado de doze estrelas, já que o tema deste projeto Erasmus é o planeta sustentável.

No final, tivemos um almoço agradável com várias comidas típicas de Itália, com uma sobremesa especial, um bolo com o símbolo do projeto.

Mais ao fim da tarde, fizemos um pequeno passeio pela cidade e fomos recebidos pelo presidente da Câmara. Finalmente, fomos para casa dos nossos respetivos parceiros, cansados, mas felizes.

 

Afonso Santos, n.º1, 8.ºAD





Terça-feira, 10 de maio

 

Na terça-feira, dia 10 de maio, segundo dia de Erasmus em Itália, após ter acordado muito cedo, saí por volta das sete da manhã de Velletri, uma cidade perto de Roma onde estava hospedado em casa do meu parceiro.

Ao fim de três horas de viagem de autocarro, chegámos a Terni, outra cidade de Itália. Perto desta cidade, visitámos parque PER (Parque de Energias Renováveis), onde só se utilizam energias renováveis. Primeiro, assistimos a uma palestra com o fundador do parque, e a seguir fizemos uma visita na qual nos foi mostrada como se podia produzir energia através do calor, do vento e do sol. Mostraram-nos também que era possível cozinhar através do calor que o sol fornece, como aproveitar a água da chuva e como utilizar as plantas para aquecer e arrefecer o ar para substituir os aparelhos de ar condicionado. Com esta visita pelo parque, ensinaram-nos a ser pessoas mais sustentáveis.

Depois, fomos almoçar e durante almoço falei com alunos de outros países, fazendo, assim, novas amizades.

Ao fim de almoço, fizemos vasos para plantas usando folhas de jornal e ainda tivemos uma aula de yoga.

Chegámos a Velletri às 20h30, já depois da hora prevista, porque, à saída do parque de energias renováveis, o autocarro teve um problema na porta, o que fez atrasar a hora de chegada.

Já em casa do meu parceiro, deram-me a provar ao jantar um prato típico de Roma, chamado “Saltimboca” (carne de vaca e presunto frita e folhas de sálvia) e de sobremesa comi o famoso tiramisu. Ao fim do jantar, joguei bilhar e, por fim, fui dormir.

Foi um dia muito interessante, onde fiz coisas divertidas, conheci novas pessoas e experimentei coisas novas.

 

Gonçalo Carvalho, nº10, 7ºAD

  

Quarta-feira, 11 de maio

 

Neste dia, encontrámo-nos por volta das 7h30 da manhã, no ponto de encontro, à espera do autocarro para podermos partir em direção ao primeiro destino.

O primeiro destino foi o Jardim das Ninfas, monumento natural, onde vimos ruínas romanas e com lindas paisagens.

Depois de visitarmos o Jardim das Ninfas, fizemos uma pausa para lanchar e voltámos para o autocarro.

Depois, visitámos a Abadia Valvisciolo e vimos um presépio enorme. Quando acabámos a visita, fomos almoçar ao ar livre e, mais tarde, após o almoço, voltámos para o autocarro e fomos visitar um castelo, o Castelo da família Caetani, que tem origens no século XIII. Antes de visitarmos o castelo, aproveitámos para provar os famosos gelados italianos.

Aproveitámos também para comprar algumas recordações.

Regressámos a Velletri, e cada um juntou-se com o seu parceiro e fomos para casa.

Já fora das atividades de grupo, reunimo-nos às 20h em frente a uma pizzaria italiana. Comemos risoto e a famosa pizza. Era uma pizza para cada pessoa!

 

Quando acabámos o jantar fomos todos juntos dar uma volta por Velletri e mais tarde fomos para casa.

 

Mara Queiroz, n.º12, 7.ºCD

 





Quinta-feira, 12 de maio

 

Na quinta-feira, começámos o dia todos juntos, enquanto esperávamos o autocarro chegar. Nesse dia, uma professora búlgara fazia anos. Então, decidimos fazer-lhe uma surpresa: quando ela chegou, os alunos ofereceram-lhe balões, um bolo e cantaram os parabéns.

Passados alguns minutos, o autocarro chegou, e fomos para Roma. Quando chegámos ao ponto de encontro, dividiram-nos em grupos e entregaram a cada aluno uns fones e uma espécie de rádio para ouvirmos melhor a guia a falar. Visitámos um parque que tinha várias muralhas destruídas e mais alguns pontos. Visitámos também a Via Appia Antica,

Fomos almoçar e deram-nos algum tempo para comprarmos algumas lembranças. Voltámos para o autocarro e fomos para uma rua em que havia bastantes lojas de chapéus, ímanes, bolsas…!

Ficámos também a conhecer a cidade de Castel Gandolfo, conhecida por ser a cidade onde o Papa passava as suas férias de Verão, perto do Lago Albano.

Regressámos a Velletri e cada um foi cada para casa do seu parceiro.

Na quinta-feira, eu e a Rebeca decidimos passar mais tempo com a irmã da nossa parceira, a Alice, e brincámos e jogámos jogos com ela. O jantar desse dia foi lasanha e estava muito boa.

Quinta-feira foi um dos meus dias preferidos.

Maria Inês Pereira, n.º14, 7.ºCD




Sexta-feira, 13 de maio

 

Foi sexta-feira, dia 13 de maio, que encerrámos esta incrível experiência. Foi uma semana fantástica e não vou perder a próxima vez.

Mas chegando o dia de regresso, apanhámos o voo às 6h30. Chegámos ao aeroporto do Porto mais ou menos às 8h00. Depois, recolhemos as malas de porão e partimos rumo a Viseu, com divertidas conversas. Quando chegámos à escola, uns ficaram na escola, outros preferiram matar saudades de casa.

Considero esta experiência muito importante, por várias razões: primeiro, pessoas com menos condições financeiras têm a oportunidade de fazer uma viagem com poucos custos; depois, é muito bom termos a oportunidade de conhecer novas pessoas e novas culturas; e por último, praticamos línguas estrangeiras, principalmente o inglês.

Espero que da próxima se inscrevam, e tenham uma ótima experiência, como a que eu tive.


Rebeca Salgueiro, n.º12, 8.ºCD




Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.