quinta-feira, 10 de março de 2022

Projeto "Um livro é um amigo" - EB de Portela

Na EB de Portela, o projeto "Um livro é um amigo" continua a desenvolver-se com muito afinco, motivação e trabalho.

Dado que as bruxas não têm de ser necessariamente mazinhas....

Aqui fica o 3º desafio!



quarta-feira, 9 de março de 2022

Semana da Leitura – 3.º dia

O dia começou novamente com a atividade “Ler Saramago”, em homenagem ao centenário do escritor. Muitos caligramas, muitas leituras, muitos quizzes de exploração e interpretação da obra foram realizados.

As “Capas literárias” dos alunos do 3.º ciclo continuam a ser vistas, comentadas e apreciadas por toda a comunidade.

Alguns alunos do 8.ºB participaram, durante a manhã de hoje, na atividade “Vem Conhecer… Escritores Imortais”. O Bernardo, o Eduardo, a Francisca, a Leonor Almeida, a Madalena, a Margarida Silva e o Mateus, acompanhados pela diretora de turma e pelas professoras das disciplinas de espanhol, inglês e português, apresentaram, a alunos do 6.º ano, os escritores Luís Vaz de Camões, Miguel de Cervantes, Jean de La Fontaine e William Shakespeare. Na visita a uma das salas, tivemos a sorte de ser acompanhados ao piano pela professora Celeste Cardoso, que abrilhantou este momento de forma extraordinária. 

No âmbito da atividade “Leituras em família”, a mãe da Bruna Feliciano, do 1.º ano, da EB de Torredeita também partilhou com todos os alunos e professoras a leitura, em vídeo, da obra “Os meus amigos invisíveis”, de Mafalda Mota. Agradecemos a partilha e a sugestão de leitura à mãe Magda Campos.

As crianças da educação pré-escolar de Oliveira de Baixo iniciaram a Semana da Leitura com a atividade “Todos a ler”. Aproveitaram o dia para ouvir “Miffy vai à escola”, de Dick Bruna no recreio. Estiveram na companhia da Miffy e, depois da leitura, entraram para a sala e começaram a trabalhar. Começaram por fazer o desenho ditado da Miffy; realizaram contagens e somas com a personagem principal; desenharam curvas em sentido ascendente e descendente; construíram, com os blocos lógicos, uma cidade como a Miffy fez na história; e inspiraram-se nas atividades da Miffy e desenharam um sol, uma árvore verde, um barco, um castelo, um avião e uma casa. Ouviram também a história “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop e fizeram o registo gráfico da história. Houve também uma caça ao livro e todos encontraram, no recreio, muitos livros que têm sido lidos e explorados pelas educadoras e crianças. A semana tem sido uma verdadeira aventura literária, repleta de aprendizagens, consolidação e aquisição de competências.

Na sala 5, da EB Professor Rolando de Oliveira, há muitas histórias à solta. As crianças contam e recontam as histórias que ouvem em casa. Os pais preparam vários vídeos, com histórias fantásticas, que têm sido partilhados com todas as crianças da sala. Também já ouviram a história “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop e fizeram o registo gráfico da mesma.

Hoje, durante a manhã os alunos do 1.º ano da EB de Oliveira de Baixo, estiveram na biblioteca escolar, onde ouviram a história “Leónia Devora os Livros” de Laurence Herbert”, que fala de uma menina que apresenta um apetite insaciável por livros. Os alunos do 4.º ano também estiveram na biblioteca para ouvir a história: “Mais Net, Não!”, de Josh Lawson, que conta a história de uma menina que só queria telemóveis e tablets, até que um dia, a Net deixou de funcionar… Os alunos mostraram-se atentos, interessados e animados com o desenrolar das histórias. Todos requisitaram livros… e talvez consigam descobrir a melhor app de sempre… a IMAGINAÇÃO.

 

As “Fotografias literárias” também têm feito parte desta aventura e, alguns pais e encarregados de educação, já partilharam esses momentos criativos e originais.

 

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.







Minuto de silêncio, num gesto de apelo à PAZ na Ucrânia

No dia 3 de março, às 12 horas, todos os alunos do AEVN fizeram um minuto de silêncio.

As crianças do jardim de infância de Lordosa também cumpriram a missão e, na sequência do minuto de silêncio feito num gesto de apelo à Paz na Ucrânia, construíram a Árvore da Paz pela Ucrânia. Sensibilizadas para este momento tão dramático para a história mundial, todas as crianças pintaram a bandeira da Ucrânia e localizaram, no globo, três países: Portugal Rússia e Ucrânia. 

Com tudo o que têm visto na comunicação social, cada criança construiu uma frase sobre a guerra, desejando que esta termine rapidamente.

O objetivo de toda a comunidade educativa de Lordosa é que haja Paz e que a Guerra acabe!






terça-feira, 8 de março de 2022

Semana da Leitura – 2.º dia

Hoje de manhã, em articulação com os docentes de português, o dia começou com a atividade “Ler Saramago”, na biblioteca escolar Dr. Azeredo Perdigão, com as turmas do 6.º D e B. A “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, esteve novamente nas mãos dos nossos alunos que, depois de completarem o puzzle, lerem e recontarem a história, criaram os seus próprios caligramas, recorrendo a flores originais. Depois de trabalhada a obra, todos responderam ao kahoot e testaram o que foi apreendido. Também as turmas do 5.º A e D, no âmbito do projeto “Escola a ler” realizaram as atividades propostas.

Na EB D. Duarte, em articulação com os docentes de línguas (português, espanhol, francês e inglês), os alunos do 3.º ciclo realizaram a atividade “Vem Conhecer... Escritores Imortais”. Esta atividade teve como objetivo dar a conhecer, aos alunos do 6.º ano, Fernando Pessoa, Miguel de Cervantes, Jean de La Fontaine e William Shakespeare. Além de uma breve apresentação dos escritores, ainda foram lidos excertos de algumas das suas obras.  

Em articulação com os docentes de Artes Visuais, os alunos do 3.º ciclo criaram “Capas Literárias” que expusemos nas duas escolas. As capas dos livros foram criadas pelos alunos, são diferentes das originais e resultaram num excelente cenário que homenageia a leitura e os livros.

As “Leituras no Eco-Jardim”, em articulação com os docentes responsáveis pelo projeto, também já começaram. Os Books…, dos alunos do 2.º ciclo, já estão a “invadir” a biblioteca.

Nos jardins de infância e escolas do 1.º ciclo, os livros não param e têm sido companheiros inseparáveis de toda a comunidade, inclusive dos pais e encarregados de educação.  

 

Muito obrigada a todos os que participaram, colaboraram e contribuíram para mais um dia repleto de muitas e boas leituras!

 

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.

 

 

“Ler Saramago” e “Vem Conhecer... Escritores Imortais”



Capas Literárias



#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares


Dia Internacional da Mulher

Testa os teus conhecimentos!

Boa sorte!


Hoje, todas as mulheres (adultas, jovens e crianças), que estiveram na biblioteca escolar Dr. Azeredo Perdigão, receberam um marcador de livros. Mais um marcador para guiar as leituras que têm sido muitas, ao longo da semana.




segunda-feira, 7 de março de 2022

Semana da Leitura - 1.º dia

Começou hoje a Semana da Leitura!

O dia começou com a atividade “Todos a ler”, para todos os alunos do agrupamento. Na educação pré-escolar ouviram o excerto da obra “Miffy vai à escola”, Dick Bruna; no 1.º ciclo "O meu livro tem bicho", de Madalena da Cruz Costa; no 2.º ciclo “O narciso com pelos no nariz”, de Andreia Pereira e no 3.º ciclo “Abraço”, de José Luís Peixoto.

Durante a manhã, iniciou-se a atividade “Ler Saramago”, na biblioteca escolar D. Duarte, com todas as turmas de 6.º ano. Lemos a obra “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago e os alunos fizeram lindos caligramas.

À tarde, os alunos do 2.º ano, da EB de Abraveses, visitaram a biblioteca escolar da EB Dr. Azeredo Perdigão. Ficaram a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e ouviram a obra “O livro com fome”, de André Madaleno. Os alunos adoram ler e já ficou prometida uma nova visita, mais prolongada, para usufruírem da biblioteca, dos livros e da leitura.

Também já começámos a receber as criativas e originais “Fotografias Literárias” de vários alunos, professores e assistentes.

Muito obrigada a todos os que participaram e contribuíram para que a leitura e os livros fossem as “personagens principais” do dia! 

 Ler sempre. Ler em qualquer lugar.

Fotografias Literárias





domingo, 6 de março de 2022

Semana da Leitura 2022

A Semana da Leitura começa já amanhã. Desejamos, a toda a comunidade educativa, uma semana repleta de leituras, aprendizagens e aquisição de competências. Vamos dedicar esta semana à leitura, aos livros e às boas experiências que eles nos proporcionam. 

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.



sábado, 5 de março de 2022

A Lenda do Arlequim – Turma PAB1

A turma do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, assinalou o carnaval, com máscaras decoradas em família e com fatos característicos da época. As máscaras elaboradas com os pais foram expostas na escola.

Aproveitaram a temática para, em articulação com as bibliotecas escolares, abordar as áreas de Cidadania e Desenvolvimento (Direitos Humanos e Voluntariado), o plano 21| 23 escola +, as artes e a leitura. Para a concretização dos objetivos foi trabalhada "A Lenda do Arlequim". Abordaram-se os Direitos Humanos e o Voluntariado, pois o fato da personagem foi feito com a bondade dos seus amigos e o coração da mãe. 

Depois da leitura e exploração da lenda, os alunos decoraram o Arlequim coletivo com retalhos de tecidos. Também tiveram oportunidade de decorar, individualmente, com lápis de cor um Arlequim.

Aproveitando a moral da lenda e devido ao contexto atual, os alunos falaram sobre os últimos acontecimentos mundiais, nomeadamente a guerra na Ucrânia. Refletiram de que forma cada um de nós pode ajudar os que mais precisam, abordando o Domínio da Segurança, Defesa e Paz. Cada aluno decorou a sua mala e colocou nela aquilo que é mais importante: paz, saúde, amor, compreensão, solidariedade, amizade, alimentos e bons desejos para todo o mundo.

A aula contou com a bondade e o coração de todos os envolvidos!



sexta-feira, 4 de março de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

O Plano Nacional de Leitura atribuiu uma verba ao AEVN, para enriquecimento da coleção, no âmbito da candidatura ao “Clube de Leitura nas Escolas”.

As atividades dos Clubes de Leitura já remontam ao ano letivo 2019/2020 e foram agora reconhecidas e apoiadas financeiramente, o que nos deixa muito felizes. 

A candidatura previa a criação de dois clubes de leitura, em dois ciclos de ensino distintos. Na BE Dr. Azeredo Perdigão funciona o clube de leitura do 2.º ciclo e na BE D. Duarte o clube de leitura do 3.º ciclo.

Durante as últimas semanas, os alunos do Clube de Leitura leram muitas obras e realizaram várias atividades. A três de fevereiro, os alunos do Clube de Leitura do 2.º ciclo, na EB Dr. Azeredo Perdigão, começaram a ler a obra “A viúva e o papagaio”, de Virginia Woolf e concluíram a sua leitura, na semana seguinte. A dez de fevereiro, leram o conto “Pedro das Malasartes”, recontado por Luísa Ducla Soares. Para concluir esta atividade de leitura animada, responderam a um Kahoot sobre o conto. A dezassete de fevereiro, escolhemos “A Escola dos Disparates - A escola é um lugar divertido onde é bom aprender”, de Vergílio Alberto Vieira. Nesta obra, onde não falta uma boa dose de humor e criatividade, encontrámos expressões idiomáticas e provérbios portugueses e descodificámos o seu significado. Eis algumas das expressões que lemos e analisámos: “Em Roma, sê romano”, “Ver-me grego”, “Para inglês ver”, “Ter o rei na barriga”, “Meter o Rossio na Betesga”.

Também os alunos da EB D. Duarte, do Clube de Leitura do 3.º ciclo, começaram a ler a obra “A árvore generosa”, Shel Silverstein. Para já em português, mas em breve haverá novidades sobre esta atividade do Clube de Leitura.

 

#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares



sábado, 26 de fevereiro de 2022

Domínios de Autonomia Curricular (DAC) – Vaga de frio

Numa atividade de articulação curricular entre as disciplinas de Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Formação Pessoal e Social, Português e Artes Visuais, os alunos do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, falaram sobre as Vagas de frio, cuidados a ter e formas de proteção.  

A turma começou por ouvir uma reportagem sobre uma vaga de frio, que ocorreu em janeiro, de 2021 e exploraram o tema, abordando as suas causas. Para compreenderem as causas e efeitos, compararam o inverno deste ano com os anteriores, focando-se na problemática das alterações climáticas. Com recurso a imagens apresentadas no quadro e questões, identificaram os principais efeitos das vagas de frio, refletiram sobre os grupos de risco e medidas de proteção e investigaram quais as medidas de autoproteção necessárias.  

Para complementar e consolidar os conceitos, ilustraram imagens, elaboraram um cartaz e pintaram roupas de inverno para agasalhar os personagens.

Seguidamente, ouviram a história “Um Dia de Tempestade”, de Tina Macnaughton, e fizeram o registo gráfico do momento que mais gostaram.

Aqui ficam alguns trabalhos e atividades que promoveram a aprendizagem e aquisição de conhecimentos.  



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

“Juntos por uma Internet melhor” 2022

O Dia da Internet mais segura é promovido pela rede de Centros para uma Internet Mais Segura nos Estados-Membros da UE. Durante o mês de fevereiro assinalam-se iniciativas promotoras do tema “Juntos por uma Internet melhor”.

Pela pertinência do tema e sua importância no dia-a-dia dos jovens e em torno do trabalho realizado com base no Referencial de Segurança, Defesa e Paz, as bibliotecas escolares sugeriram algum fundo documental e dinamizaram sessões, sobre segurança na internet, para as turmas do 6.º ano, em articulação com as docentes a lecionar Cidadania e Desenvolvimento, neste segundo semestre.

As sessões tiveram como objetivo esclarecer os alunos sobre a utilização segura da internet (redes sociais, páginas web não fidedignas, fake news), dicas para a criação de passwords seguras, a importância da privacidade, os riscos a evitar, as opções conscientes para instalar aplicações digitais e o Cyberbullying.

As questões relacionadas com a Cidadania Digital são imprescindíveis para que a utilização da Internet e dos dispositivos móveis se faça de forma segura e responsável. Desta forma pretendemos promover a paz e um ambiente de confiança entre a comunidade, reforçando o conhecimento e alertando para alguns perigos e cuidados a ter.

No final, para testar conhecimentos e aprendizagens, os alunos realizaram um kahoot sobre segurança na internet. Além dos destinatários, outros alunos, que estavam nas bibliotecas escolares, também testaram os seus conhecimentos e ficaram mais esclarecidos.

 

Todos “Juntos por uma Internet melhor”!