Hoje de manhã, em articulação com os docentes de português, o dia começou
com a atividade “Ler Saramago”, na biblioteca escolar Dr. Azeredo Perdigão,
com as turmas do 6.º D e B. A “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, esteve
novamente nas mãos dos nossos alunos que, depois de completarem o puzzle, lerem
e recontarem a história, criaram os seus próprios caligramas, recorrendo a
flores originais. Depois de trabalhada a obra, todos responderam ao kahoot
e testaram o que foi apreendido. Também as turmas do 5.º A e D, no âmbito do
projeto “Escola a ler” realizaram as atividades propostas.
Na EB D. Duarte, em articulação com os
docentes de línguas (português, espanhol, francês e inglês), os alunos do 3.º
ciclo realizaram a atividade “Vem Conhecer... Escritores Imortais”. Esta
atividade teve como objetivo dar a conhecer, aos alunos do 6.º ano, Fernando
Pessoa, Miguel de Cervantes, Jean de La Fontaine e William Shakespeare. Além de
uma breve apresentação dos escritores, ainda foram lidos excertos de algumas
das suas obras.
Em articulação com os docentes de Artes
Visuais, os alunos do 3.º ciclo criaram “Capas Literárias” que expusemos
nas duas escolas. As capas dos livros foram criadas pelos alunos, são diferentes
das originais e resultaram num excelente cenário que homenageia a leitura e os
livros.
As “Leituras no Eco-Jardim”, em
articulação com os docentes responsáveis pelo projeto, também já começaram. Os Books…,
dos alunos do 2.º ciclo, já estão a “invadir” a biblioteca.
Nos jardins de infância e escolas do 1.º
ciclo, os livros não param e têm sido companheiros inseparáveis de toda a
comunidade, inclusive dos pais e encarregados de educação.
Muito obrigada a todos os que participaram,
colaboraram e contribuíram para mais um dia repleto de muitas e boas leituras!
Ler sempre. Ler em qualquer lugar.
“Ler Saramago” e “Vem Conhecer... Escritores Imortais”
Capas Literárias
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigada pelo contacto.