sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

“Juntos por uma Internet melhor” 2022

O Dia da Internet mais segura é promovido pela rede de Centros para uma Internet Mais Segura nos Estados-Membros da UE. Durante o mês de fevereiro assinalam-se iniciativas promotoras do tema “Juntos por uma Internet melhor”.

Pela pertinência do tema e sua importância no dia-a-dia dos jovens e em torno do trabalho realizado com base no Referencial de Segurança, Defesa e Paz, as bibliotecas escolares sugeriram algum fundo documental e dinamizaram sessões, sobre segurança na internet, para as turmas do 6.º ano, em articulação com as docentes a lecionar Cidadania e Desenvolvimento, neste segundo semestre.

As sessões tiveram como objetivo esclarecer os alunos sobre a utilização segura da internet (redes sociais, páginas web não fidedignas, fake news), dicas para a criação de passwords seguras, a importância da privacidade, os riscos a evitar, as opções conscientes para instalar aplicações digitais e o Cyberbullying.

As questões relacionadas com a Cidadania Digital são imprescindíveis para que a utilização da Internet e dos dispositivos móveis se faça de forma segura e responsável. Desta forma pretendemos promover a paz e um ambiente de confiança entre a comunidade, reforçando o conhecimento e alertando para alguns perigos e cuidados a ter.

No final, para testar conhecimentos e aprendizagens, os alunos realizaram um kahoot sobre segurança na internet. Além dos destinatários, outros alunos, que estavam nas bibliotecas escolares, também testaram os seus conhecimentos e ficaram mais esclarecidos.

 

Todos “Juntos por uma Internet melhor”!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.