sábado, 26 de fevereiro de 2022

Domínios de Autonomia Curricular (DAC) – Vaga de frio

Numa atividade de articulação curricular entre as disciplinas de Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Formação Pessoal e Social, Português e Artes Visuais, os alunos do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, falaram sobre as Vagas de frio, cuidados a ter e formas de proteção.  

A turma começou por ouvir uma reportagem sobre uma vaga de frio, que ocorreu em janeiro, de 2021 e exploraram o tema, abordando as suas causas. Para compreenderem as causas e efeitos, compararam o inverno deste ano com os anteriores, focando-se na problemática das alterações climáticas. Com recurso a imagens apresentadas no quadro e questões, identificaram os principais efeitos das vagas de frio, refletiram sobre os grupos de risco e medidas de proteção e investigaram quais as medidas de autoproteção necessárias.  

Para complementar e consolidar os conceitos, ilustraram imagens, elaboraram um cartaz e pintaram roupas de inverno para agasalhar os personagens.

Seguidamente, ouviram a história “Um Dia de Tempestade”, de Tina Macnaughton, e fizeram o registo gráfico do momento que mais gostaram.

Aqui ficam alguns trabalhos e atividades que promoveram a aprendizagem e aquisição de conhecimentos.  



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.