sábado, 5 de março de 2022

A Lenda do Arlequim – Turma PAB1

A turma do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, assinalou o carnaval, com máscaras decoradas em família e com fatos característicos da época. As máscaras elaboradas com os pais foram expostas na escola.

Aproveitaram a temática para, em articulação com as bibliotecas escolares, abordar as áreas de Cidadania e Desenvolvimento (Direitos Humanos e Voluntariado), o plano 21| 23 escola +, as artes e a leitura. Para a concretização dos objetivos foi trabalhada "A Lenda do Arlequim". Abordaram-se os Direitos Humanos e o Voluntariado, pois o fato da personagem foi feito com a bondade dos seus amigos e o coração da mãe. 

Depois da leitura e exploração da lenda, os alunos decoraram o Arlequim coletivo com retalhos de tecidos. Também tiveram oportunidade de decorar, individualmente, com lápis de cor um Arlequim.

Aproveitando a moral da lenda e devido ao contexto atual, os alunos falaram sobre os últimos acontecimentos mundiais, nomeadamente a guerra na Ucrânia. Refletiram de que forma cada um de nós pode ajudar os que mais precisam, abordando o Domínio da Segurança, Defesa e Paz. Cada aluno decorou a sua mala e colocou nela aquilo que é mais importante: paz, saúde, amor, compreensão, solidariedade, amizade, alimentos e bons desejos para todo o mundo.

A aula contou com a bondade e o coração de todos os envolvidos!



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.