sexta-feira, 16 de outubro de 2020
Dia Mundial da Alimentação
quarta-feira, 14 de outubro de 2020
Confinamento em palavras
Os alunos do 7.º B, nas
aulas de Português e Cidadania e Desenvolvimento da docente Lina Rodrigues,
partilharam experiências e emoções vivenciadas durante o confinamento. Esta
atividade resultou numa partilha verdadeira e testemunho sentido sobre um tempo
em que a nossa casa passou a ser o único lugar onde tudo aconteceu.
Obrigada aos alunos e docente pela partilha e pelo trabalho realizado!
“Para mim, o confinamento…
… foi como viver preso dentro da minha própria casa! Deixei de ir à rua com medo da Covid-19.
… foi muito difícil e triste de viver. Nessa altura da minha vida, sentia-muito sozinho!
… foi de medo, mas tudo fiz para o ultrapassar, inclusive seguir as recomendações da DGS.
… fiquei isolado em casa. Tive aulas virtuais, o que me deixava saudades da escola e passava muitas horas à frente do ecrã, o que me provocava dores de cabeça.
… foi muito chato, pois não víamos os nossos colegas presencialmente!
… foi muito difícil passar tantos meses sem os meus familiares e amigos! Mas teve um aspeto muito positivo: ajudei a minha família nas tarefas domésticas.
… foi uma experiência muito diferente e vai ficar marcada na minha vida para sempre!
… teve um impacto positivo e negativo. Positivo, porque a relação com os meus pais melhorou, devido aos meses que passamos juntos. E negativo, pois os meus horários e a minha rotina mudaram radicalmente!
… foi muito estranho…tudo mudou!
… permitiu-me aprender várias coisas, como valorizar a minha família e o que tenho!
… foi
horrível e nunca mais quero voltar a viver outra situação igual. Muitas vezes,
não conseguia aceder às aulas online, pois o meu portátil não funcionava!”
segunda-feira, 12 de outubro de 2020
A pandemia e a poesia
Em português,
os alunos da turma do 7.º BD foram desafiados, pela docente Ana Emília, a criar
um poema sobre a situação atual. No fundo todos os “poetas” sentiram as palavras
que escreveram e sentem na primeira pessoa o que transmitiram.
Partilhamos
alguns dos poemas produzidos e felicitamos todos os alunos e a docente pelo
trabalho e pela partilha.
Vamos
acreditar que tudo vai passar e vamos ficar bem!
Vamos encarar este tempo
que estamos a
atravessar
como um intervalo na
vida,
uma oportunidade para
pensar e repensar
os verdadeiros valores
da vida.
Muitos perderam
familiares
Outros perderam
amigos,
o que não podemos
perder
é a esperança,
porque nos dá
confiança
para continuar
a viver.
Santiago
A Pandemia
Para a pandemia
acabar
Vamos ter de nos
esforçar
Para a vida não parar
E as máscaras não
largar.
Ao vírus temos de nos
habituar
Pra em casa não
ficar.
Ir à escola para
aprender
E a vida não
esquecer.
Beijinhos e abraços,
agora, não …
De preferência não
tocar no corrimão.
Tudo vai correr
melhor
E adeus ao pior.
André
Este vírus trouxe
insegurança,
Mas não se pode
perder a esperança.
Dias melhores virão
Pois havemos de
arranjar solução.
Estamos todos muito
tristes,
Às vezes, com vontade
de chorar,
Mas a pandemia veio
Também para nos
ensinar.
Ensinar a ter
paciência,
Ensinar a respeitar
E quando isto tudo
passar
Vamos todos festejar.
Raquel Santos
O Covid 19
Este ano está muito
diferente
Porque o covid
apareceu.
Tenho que ser
paciente
Para poder dizer que
ele desapareceu.
Mas o mais importante
É não perder a
esperança,
Para num instante
Ficar em segurança.
Pedro Silva
O mundo está ao
contrário
Por esta ninguém
esperava!
Temos mesmo de
acreditar
Que é só uma fase e
vai passar.
Agora, mais do que
nunca,
Precisamos de parar,
Pensarmos uns nos
outros
E no que pudermos
ajudar.
Vai tudo ficar bem,
Não podemos perder a
esperança
Usar máscara e lavar
as mãos
Para bem da nossa
segurança.
Maria Inês
quinta-feira, 8 de outubro de 2020
José Saramago
Vinte e dois anos após a atribuição do Prémio Nobel da Literatura, a Biblioteca Escolar relembra a obra de José Saramago.
Corria
o ano de 1998, quando a 8 de outubro, José Saramago foi laureado com o Prémio
Nobel da Literatura. Com uma vasta e maravilhosa obra, José Saramago, nascido
na pequena vila de Azinhaga, no concelho da Golegã, sempre foi fascinado pelo
mundo dos livros. Esse fascínio levou-o a passar as noites na antiga Biblioteca
Municipal Central, hoje conhecida como Biblioteca Municipal Palácio Galveias.
Para
além dos títulos existentes nas nossas bibliotecas escolares, que poderás
consultar no catálogo das mesmas (disponível em: http://bibliotecas.aeviseunorte.pt:8080/Opac/Pages/Search/Results.aspx?SearchText=Saramago,%20Jos%c3%a9&Operator=&Profile=Default&DataBase=105250_BIBLIO),
deixamos-te um vídeo com a história “A Maior Flor do Mundo”.
A Maior Flor do Mundo from Fundação Jose Saramago on Vimeo.
“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?“
José Saramago, em “A Maior Flor do Mundo”
Se tiveres curiosidade em ler o comunicado
à imprensa sobre a atribuição do Prémio Nobel da Literatura a José Saramago,
clica na imagem que se segue:
segunda-feira, 5 de outubro de 2020
Implantação da República em Portugal
Sabias que:
- o 5 de outubro assinala o fim da monarquia no nosso país;
- Portugal foi dos primeiros países da Europa a tornar-se república e a abdicar da monarquia;
- o governo provisório, que ficou a governar Portugal depois da Revolução, era chefiado por Teófilo Braga;
- após a revolução, alterou-se a bandeira, a moeda e o hino nacional;
- a Guarda Nacional Republicana nasceu após a revolução, tornando-se no novo corpo de defesa pública nacional;
- o
antigo hino nacional, que vigorou entre 1826 e 1910 chamava-se “A Carta”.
Para descobrires mais sobre esta efeméride visualiza os vídeos do programa da RTP, Zig Zag “Conta-me História”.
Implantação da República Portuguesa – O regicídio
Implantação da República Portuguesa – A
bandeira
Implantação da República Portuguesa – O
hino nacional
quinta-feira, 1 de outubro de 2020
quarta-feira, 30 de setembro de 2020
Leitur@s de outono
O outono começou a 22 de setembro e terminará a 21 de dezembro. Nesta estação que coincide praticamente com o início das aulas, deixamos algumas sugestões de leitura disponíveis nas bibliotecas escolares.
Livro de poesia sobre o outono.
SINOPSE
«Chamaram-lhe alguns, a obra-prima do autor. E num prefácio que andou durante muito tempo colado ao seu "Arranca-Corações", Raymond Queneau não hesitava perante o rótulo hierarquizante e audacioso: "o mais pungente dos romances de amor contemporâneos".»
SINOPSE
Quando vem o Outono, o Poeta costuma
dizer:
- Gosto de fechar os olhos e ouvir um piano a tocar na casa isolada e abandonada que é o meu espírito.
- A mim, o Outono faz-me lembrar um lagarto que rasteja no meio das folhas caídas e não se cansa de as pintar com os seus lápis de cor - dizia a Criança que a cada passo se encontrava com o Poeta para conversar e olhar a chegada do Outono.
SINOPSE
Quando os revolucionários entram no enorme palácio em ruínas encontram o corpo do ditador em decomposição numa emaranhada anarquia onde se misturam o passado e o presente. Um presente já perdido e desfeito, um passado de uma riqueza inimaginável num palácio pejado de ministros, guarda-costas e criados que mantinham o ditador precariamente equilibrado no poder, e também uma imensidão de mulheres e crianças e um sósia cuja perfeição provocava graves crises de identidade em ambos.
A atmosfera é de sonho, mesmo de pesadelo, real, vibrante e sensualmente exata, ao mesmo tempo vaga e inacreditável. Um romance extraordinário, uma escrita densa, rica e brilhante por um dos mais originais e dotados escritores do nosso tempo.
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 2.º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
É um livro com atividades pré-escolares e textos em verso, totalmente ilustrado. As atividades são mais do que muitas, mas não implicam escrever ou pintar no livro.
SINOPSE
Num belo dia de Outono o Sapo encontra um ursinho perdido na floresta e leva-o para casa para ser seu amigo. A Lebre diz-lhe que o ursinho é um brinquedo que nem sequer sabe falar, mas o Sapo diz que o vai ensinar. E, para grande surpresa dos outros animais, o urso aprende mesmo! Andam sempre juntos e são grandes amigos. Mas um dia o Ursinho diz que se vai embora. O Sapo fica inconsolável. Será que o Ursinho nunca mais volta?
SINOPSE
O Pipim, a Nicas e os pais foram passar um fim-de-semana à casa de campo. Como o percurso era bastante longo, o pai foi -lhes falando sobre as estações do ano: a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno. Através de histórias maravilhosamente ilustradas, é dado a conhecer aos mais novos o que caracteriza cada uma das estações do ano de uma forma lúdica. Parte com o Pipim e os seus amigos à descoberta de um maravilhoso mundo de aventuras, cheio de alegria, amizade e brincadeiras. Um mundo de muitas cores, traçado com delicadeza e ternura, onde tudo é possível.
SINOPSE
Tal como Marco Polo, no último parágrafo de As
Cidade Invisíveis (Italo Calvino), o autor de A Cor das Faias submerge na ideia
de que o Inferno, os Infernos, não são coisa do futuro nem dos mortos. Bem pelo
contrário, estão aqui e agora, entre nós, no mundo dos vivos. Neles se enredam
as personagens do romance. Nesta obra, o Inferno materializa-se no mundo rural,
num ermo remoto e isolado, perto e longe ao mesmo tempo de tudo e de todos.
Para isso, a família de Bráulio, de Fini e dos seus numerosos filhos, tendo
ficado sozinhos como únicos moradores da aldeia de La Loma, acabam por
constituir um microcosmo no qual se desenrolará (como no eterno campo de
batalha) a luta encarniçada entre as forças primígenas da vida e o amor, e a
morte, e o ódio, e a força do sangue, e o destino, e a paixão, e a vingança…
Boas leituras!
sábado, 26 de setembro de 2020
Dia Europeu das Línguas
Hoje assinala-se o Dia Europeu das Línguas. Convidamos toda a comunidade a comemorar a data com uma leitura, a visualização de um filme ou um documentário, a audição de uma música, a criação de um texto...
Basta que a multiculturalidade se misture e nos proporcione um momento de prazer.
Mais informação disponível clicando nas imagens.
sábado, 19 de setembro de 2020
Recomendações muito importantes!
As BE do Agrupamento desejam a toda a comunidade educativa um bom ano letivo!
Deixamos aqui algumas recomendações para que, face à evolução da pandemia, tudo possa correr pelo melhor!
Vamos cuidar de nós e de
todos os que nos rodeiam.
domingo, 6 de setembro de 2020
Bom regresso!
COVID-19: animação produzida pela UNICEF sobre a importância de se usar máscara from Pavilhão do Conhecimento on Vimeo.
terça-feira, 7 de julho de 2020
Renovações De Matrícula Automáticas Para Todos os Anos Excepto 1º, 5º E 7º Anos
– identificar as necessidades de transporte escolar;
– recolher declaração da Segurança Social para efeitos de identificação da situação de beneficiário de ASE.
sexta-feira, 26 de junho de 2020
Projeto Digital Learning em E@D – WordClouds (9.ºCD)
quarta-feira, 24 de junho de 2020
Os Santos Populares em E@D
segunda-feira, 22 de junho de 2020
Mia Couto
quinta-feira, 18 de junho de 2020
Sugestão de leitura (18-06-2020)
- O meu género. Ha-ha! Peço desculpa, mas permita-me que lhe digaque vim ao seu barco-livraria à procura de um livro. E não de um marido, mon cher Monsieur.