sexta-feira, 13 de setembro de 2019

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Passaporte do leitor na BE D. Duarte

Hoje, na Biblioteca Escolar D. Duarte, os alunos que participaram no "Passaporte do leitor" foram convidados para a cerimónia de entrega de prémios. 
Todos os alunos receberam uma recordação que assinala a sua participação ao longo do ano. 
Os três alunos que leram mais e realizaram as tarefas propostas, além do presente comum, receberam ainda um livro. Desta forma, pretendemos incentivar para a leitura e para a valorização dos desempenhos individuais. 
Para que esta cerimónia fosse também promotora de convívio, oferecemos (elementos da equipa da biblioteca escolar) um lanche a todos os participantes. A ideia foi genial e elogiada por todos os alunos que adoraram a surpresa! 
Obrigada a todos os participantes pelo vosso empenho, trabalho e motivação!

Culminámos em beleza!



Vitamina D (Projeto de Educação para a Saúde)

Publicado a 29 de agosto de 2017
O moderno estilo de vida nas cidades, com pouca exposição ao sol, está a condicionar uma deficiência generalizada de vitamina D.

Vitamina D, o nutriente amigo do sol
Num país com sol como Portugal parece inesperado que centenas de pessoas, sobretudo idosos, apresentem um défice de vitamina D. 
Descubra as causas e consequências deste problema e como evitá-loParte superior do formulário.
O que origina o défice de vitamina D
As mudanças de hábitos são o principal responsável do problema: As pessoas trabalham menos ao ar livre, as crianças permanecem mais horas na escola e em casa, os idosos também estão mais institucionalizados e no seu domicílio, além de alterações ao nível do uso de vestuário, envelhecimento da população e as pessoas comerem mais carne do que peixe.
O risco de défice de vitamina D é também maior em pessoas cuja capacidade de conversão de vitamina D está reduzida, como indivíduos de pele escura (por esta conter níveis elevados do pigmento melanina) e quem tem necessidades de vitamina D mais elevadas, como é o caso das crianças e das grávidas. 
Afinal, o que é a vitamina D?
As vitaminas são substâncias reguladoras do metabolismo e das quais necessitamos em pequenas quantidades. No entanto, ao contrário das outras vitaminas que podemos encontrar nos alimentos, a vitamina D é produzida pelo organismo, na pele, por ação dos raios solares.
Os benefícios da vitamina D e as consequências de um défice
A vitamina D é fundamental para a fixação de cálcio nos ossos, ajuda a prevenir alguns tipos de cancro, a obesidade, a diabetes, protege a saúde cardiovascular, é anti-infeciosa, tem ação neuro protetora ao promover a maturação do sistema nervoso central, melhora o tónus muscular e o equilíbrio e reduz o risco de quedas, de défice cognitivo e de demência e tem ainda um efeito protetor na gravidez, nomeadamente, um menor risco de eclâmpsia e de baixo peso do bebé ao nascimento.
A carência de vitamina D leva a que as pessoas tenham maior risco de sofrer destes problemas de saúde. No entanto, a maior parte das pessoas com deficiência de vitamina D não apresentam queixas específicas, a não ser que essa deficiência seja muito acentuada.
A vitamina D tem sido também associada ao tratamento da esclerose múltipla, dado que esta vitamina ajuda a regular o funcionamento das células imunitárias, tendo impacto ao nível da evolução da doença.
Exposição solar
Aproveite os benefícios do sol, mas sempre com cautela: opte por ir à praia logo de manhã ou ao final da tarde em que a intensidade de radiação UV é baixa a moderada, passe 20 minutos ao ar livre, usando vestuário que deixe os braços e as pernas expostas, pelo menos três vezes por semana.
Aliada à exposição solar, a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como peixes gordos, leite e derivados, ovos, iscas de fígado e cogumelos, contribuem para bons índices de vitamina D. Em condições ideais de vida, entre 80 a 90% da vitamina D deveria provir da síntese cutânea e 10 a 20% da alimentação. No entanto, é difícil compensar com a alimentação as muitas deficiências da produção cutânea de vitamina D, pelo que é muitas vezes necessário recorrer a suplementos de vitamina D. O mais conhecido e eficaz é o óleo de fígado de bacalhau, o qual já está disponível em cápsulas.
Para que a síntese da vitamina D se produza são necessários entre 15 a 30 minutos de exposição solar diária com uma radiação UV de intensidade entre 4 a 5.
Não se esqueça que é importante usar protector solar. Sim, é necessário proteger-se do sol forte, mas é importante ver quais são as substâncias presentes no produto que usa, pois algumas delas, como a oxibenzona, podem ser péssimas para a saúde e para o meio ambiente.
No entanto, não se esqueça de que necessita também de ingerir alimentos ricos em cálcio para evitar o défice de vitamina D no organismo.
Equipa PES



APROVEITE O SOL!
BOAS FÉRIAS!
Adaptado de Biblioteca de Saúde - Loja Online

Novamente a Pediculose

No âmbito do PES, a equipa alerta, novamente, para o problema da Pediculose. Fiquem atentos e previnam-se!



 

O PES na Educação Pré-escolar

As salas de educação pré-escolar e as educadoras de infância têm trabalhado o Projeto de Educação para a Saúde de variadas formas. 
Os jardins de infância de Travanca de Bodiosa (educadora Ana), Oliveira de Baixo (educadora Paula) e Torredeita (educadora Sónia) envolveram-se na atividade "Hospital dos brinquedos". Os cuidados de saúde foram aplicados aos brinquedos para sensibilizar os mais pequenos. Desta forma, aprenderam os cuidados básicos de saúde a aplicar em caso de necessidade.  
De forma lúdica, mas intencional, aprenderam a cuidar da sua saúde. 




Na EB da Póvoa de Abraveses, a sala da educadora Luísa abordou a alimentação saudável e construiu uma horta biológica. Além disso, as crianças e os adultos confecionaram várias receitas saudáveis que saborearam com muito prazer!



Façam sempre boas escolhas pela vossa saúde!

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Histórias de Laboratório - Educação Pré-escolar

Durante o último mês, as Bibliotecas Escolares foram visitar todas as salas da educação pré-escolar do agrupamento. 
A atividade consistiu na leitura de duas histórias. A história comum para todas as salas foi "Não abras este livro" de Andy Lee. Contada a história e porque o pequeno monstro acabou por se transformar em sapo, construímos um sapo, através da técnica japonesa de dobragem de papel conhecida como origami.   
A segunda história foi selecionada pelas crianças ou educadoras e pelas professoras bibliotecárias. Desta forma ficaram a conhecer parte da coleção das bibliotecas escolares e as obras "Se os bichos se vestissem como gente" de Luísa Ducla Soares (Lordosa), "Orelhas de borboleta" de Luisa Aguilar (Tondelinha), "A zebra Camila" de Óscar Villán e Marisa Núñez (Figueiró), "A montanha de livros mais alta do mundo de Rocio Bonilla (Moselos), "A casa da Mosca Fosca" de Eva Mejuto (Abraveses), "Viste o leão?" de Armando Quinteiro (Pascoal), "Abre com muito cuidado" de Nicola O'Byrne (Várzea de Calde), "O magnífico plano do lobo" de Melanie Williamson (Oliveira de Baixo), "Um presente diferente" de Marta Azcona (Lustosa), "O ganso do charco" de Carolina Jayne Church (Póvoa de Abraveses), "Vamos Visitar o avô" de Hiawyn Oram e "Dá-me um abraço" de John A. Rowe (Vila Nova do Campo), "Porque é que os animais não conduzem?" de Pedro Seromenho (Torredeita), "Papá, por favor, apanha-me a lua" de Eric Carle (Travanca), "Amor monstro" de Rachel Bright (Farminhão), "O elefante diferente (que espantava todo a gente)" de Manuela Castro Neves (Professor Rolando de Oliveira).  
Ainda levámos um saco com livros diferentes e especiais para mostrar a todas as crianças e despertar para o prazer da leitura, da audição de histórias e da importância dos livros. 
No final, todos receberam um sapo em origami com o qual brincaram e fizeram corridas.  
Foram momentos de interação, partilha, leitura, diálogo e carinho. 
Agradecemos a todas as educadoras de infância pelo acolhimento e a todas as crianças que nos presentearam com sorrisos de felicidade, alegria, muita atenção e motivação. 


JI de Lordosa



JI de Tondelinha




JI de Figueiró





JI de Moselos




JI de Abraveses



JI de Pascoal




JI de Várzea de Calde



JI de Oliveira de Baixo



JI de Lustosa



JI da Póvoa de Abraveses



JI de Vila Nova do Campo




JI de Torredeita



JI de Travanca



JI de Farminhão




JI Professor Rolando de Oliveira



quarta-feira, 5 de junho de 2019

Dia Mundial da Criança - BE D. Duarte

Para assinalar o Dia Mundial da Criança, a Biblioteca Escolar D. Duarte foi decorada com um painel e caixas embrulhadas onde constam os principais direitos das crianças. As Nações Unidas aprovaram a 20 de novembro de 1959 a Declaração dos Direitos da Criança, proclamando os direitos das crianças de todo o mundo. 
Além disso, o fundo documental relacionado com o tema foi divulgado a todos os utilizadores. 


Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que a forma como esta trata as suas crianças.
Nelson Mandela 


terça-feira, 4 de junho de 2019

Semana da Leitura - JI de Farminhão


Durante a Semana da Leitura do nosso Agrupamento, também os pais do JI de Farminhão quiseram partilhar leituras com os seus educandos e com os colegas da sala. As crianças do jardim receberam os pais de “braços abertos”, viajaram através da leitura e sentiram-se a flutuar carregados de alegria, divertimento e muita emoção. Foram momentos fantásticos que prenderam miúdos e graúdos aos livros e ao mundo mágico da imaginação.

Agradecemos à Educadora Edite e a todos os pais pela partilha, pela promoção da leitura e pela importância dada aos livros e ao prazer de ler.  


Se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará.  Cícero


quinta-feira, 23 de maio de 2019

Alimentação saudável – Educação Pré-escolar

O Projeto de Educação para a Saúde foi trabalhado nos jardins de infância do agrupamento. As educadoras Anabela Frias, Clara Neto e Laurinda Silva realizaram diversas atividades com as crianças que partilhamos com toda a comunidade. 

A maior riqueza é a saúde! 

Sala 4 - EB Professor Rolando de Oliveira

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento e tendo em conta a temática do tema aglutinador de departamento, o grupo de crianças, da sala 4 da Educadora Anabela Frias, da EB Professor Rolando de Oliveira, envolveu-se em várias atividades sobre a alimentação saudável.
O vídeo que se segue resultou da compilação de várias  atividades/vivências realizadas em redor do tema da "Alimentação Saudável".
As crianças envolveram-se integralmente e o resultado final mostra que os objetivos foram atingidos. As crianças já se preocupam bastante com o que comem e sabem que alimentos devem evitar.
Para ser saudável, é necessário ser equilibrado. A educação alimentar desde a infância é uma boa ferramenta para que isso aconteça.

Educadora Anabela Frias




Jardim de Infância de Figueiró


O Projeto "hábitos de vida saudável - alimentação/atividade física" abordou assuntos relacionados com as atitudes corretas que devemos tomar face à alimentação. Foram dinamizadas diversas atividades que ampliaram conhecimentos em todas as áreas e que incentivaram à aquisição de hábitos de vida saudável promotores da saúde e bem-estar físico/mental.
Com os alimentos da casinha das bonecas construímos a roda dos alimentos e demos destaque à importância de cada grupo de alimentos. Estabelecemos relações entre a importância dos alimentos e as quantidades que devem ser ingeridas de cada grupo alimentar. Os alimentos foram agrupados segundo as fatias da roda e arrumados, depois de etiquetados, na casinha das bonecas. Mostrámos de forma lúdica de onde vêm os alimentos, o que é e não é saudável, indagamos sobre os seus gostos e preferências, ensinámos e aprendemos uns com os outros. Várias foram as atividades desenvolvidas, inclusive receitas: sopa de legumes, marmelada, sumo de limão, arroz doce. 
O projeto “Caminhada Semanal - pela nossa saúde”, além dos benefícios do exercício físico, aproximou-nos do contacto direto com a natureza e com a comunidade. É de referir que o jardim de infância se situa junto à ecopista do Dão, um lugar propício para este tipo de atividades. Também fomos observando as mudanças que iam acontecendo nas hortas, quintais e no campo. Vimos crescer e amadurecer tudo o que vem da terra, em cada época do ano (abóboras, castanhas, cogumelos, uvas, azeitonas, avelãs, etc.), descobrimos pegadas de javalis, e encantámo-nos com os tons, sabores e aromas do Outono.
E porque tudo é matemática, os materiais foram identificados, contados, comparados, agrupados, pesados, medidos e registados através de várias formas escritas. 
Com as recolhas feitas, fizemos mandalas (flores de frutos, e de folhas), e através das expressões artistas, fizemos registos, recortes, colagens e murais temáticos.

Educadora Clara Neto





 Jardim de Infância de Pascoal


No Jardim de Infância de Pascoal também se assinalou o Dia Mundial da Alimentação com a presença dos alunos do 1.º ciclo e de enfermeiros do centro de saúde. Neste dia, todas as crianças partilharam um lanche saudável. 
Um livro de receitas saudável foi criado para ajudar a fazer boas escolhas!

Educadora Laurinda Silva






sexta-feira, 17 de maio de 2019

Semana da Leitura - sala 3 da EB Professor Rolando de Oliveira

Na sala 3, da Educadora Laura Albernaz, da EB Professor Rolando de Oliveira, também se assinalou a Semana da Leitura com um leque variado de atividades. 
Nesta festa da leitura não podiam deixar de estar presentes os pais que aceitaram o convite e estiveram na sala a partilhar leituras. 
As crianças adoraram as visitas e ficaram mais ricas com as novas histórias partilhadas e ouvidas. 
Agradecemos a colaboração e trabalho da Educadora Laura, a participação e as leituras dos pais e a atenção, empenho e motivação das crianças. 
O bom livro é aquele que se abre com interesse e se fecha com proveito.
Amos Alcott

Semana da Leitura - Jardim de Infância de Abraveses

As crianças do jardim de infância de Abraveses e a Educadora Graça Magalhães assinalaram a Semana da Leitura e realizaram diversas atividades ao longo dos dias. 
Os pais foram convidados e participaram com a partilha de leituras e de livros. 
Além disso, realizou-se, como já é hábito, a noite do conto em que os livros e as histórias tomaram as rédeas e encantaram miúdos e graúdos. 
Estas atividades atingem sempre os objetivos, porque promovem a leitura, a partilha de saberes, os afetos e o trabalho colaborativo entre os envolvidos na dinamização das atividades. 

Agradecemos aos pais, à Educadora Graça e às crianças que trabalham a leitura e tratam os livros como merecem ser tratados!


O livro é a grande memória dos séculos… se os livros desaparecessem, desapareceria a história e, seguramente o homem. 
Jorge Luis Borges

Boas leituras!