quinta-feira, 23 de maio de 2019

Alimentação saudável – Educação Pré-escolar

O Projeto de Educação para a Saúde foi trabalhado nos jardins de infância do agrupamento. As educadoras Anabela Frias, Clara Neto e Laurinda Silva realizaram diversas atividades com as crianças que partilhamos com toda a comunidade. 

A maior riqueza é a saúde! 

Sala 4 - EB Professor Rolando de Oliveira

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento e tendo em conta a temática do tema aglutinador de departamento, o grupo de crianças, da sala 4 da Educadora Anabela Frias, da EB Professor Rolando de Oliveira, envolveu-se em várias atividades sobre a alimentação saudável.
O vídeo que se segue resultou da compilação de várias  atividades/vivências realizadas em redor do tema da "Alimentação Saudável".
As crianças envolveram-se integralmente e o resultado final mostra que os objetivos foram atingidos. As crianças já se preocupam bastante com o que comem e sabem que alimentos devem evitar.
Para ser saudável, é necessário ser equilibrado. A educação alimentar desde a infância é uma boa ferramenta para que isso aconteça.

Educadora Anabela Frias




Jardim de Infância de Figueiró


O Projeto "hábitos de vida saudável - alimentação/atividade física" abordou assuntos relacionados com as atitudes corretas que devemos tomar face à alimentação. Foram dinamizadas diversas atividades que ampliaram conhecimentos em todas as áreas e que incentivaram à aquisição de hábitos de vida saudável promotores da saúde e bem-estar físico/mental.
Com os alimentos da casinha das bonecas construímos a roda dos alimentos e demos destaque à importância de cada grupo de alimentos. Estabelecemos relações entre a importância dos alimentos e as quantidades que devem ser ingeridas de cada grupo alimentar. Os alimentos foram agrupados segundo as fatias da roda e arrumados, depois de etiquetados, na casinha das bonecas. Mostrámos de forma lúdica de onde vêm os alimentos, o que é e não é saudável, indagamos sobre os seus gostos e preferências, ensinámos e aprendemos uns com os outros. Várias foram as atividades desenvolvidas, inclusive receitas: sopa de legumes, marmelada, sumo de limão, arroz doce. 
O projeto “Caminhada Semanal - pela nossa saúde”, além dos benefícios do exercício físico, aproximou-nos do contacto direto com a natureza e com a comunidade. É de referir que o jardim de infância se situa junto à ecopista do Dão, um lugar propício para este tipo de atividades. Também fomos observando as mudanças que iam acontecendo nas hortas, quintais e no campo. Vimos crescer e amadurecer tudo o que vem da terra, em cada época do ano (abóboras, castanhas, cogumelos, uvas, azeitonas, avelãs, etc.), descobrimos pegadas de javalis, e encantámo-nos com os tons, sabores e aromas do Outono.
E porque tudo é matemática, os materiais foram identificados, contados, comparados, agrupados, pesados, medidos e registados através de várias formas escritas. 
Com as recolhas feitas, fizemos mandalas (flores de frutos, e de folhas), e através das expressões artistas, fizemos registos, recortes, colagens e murais temáticos.

Educadora Clara Neto





 Jardim de Infância de Pascoal


No Jardim de Infância de Pascoal também se assinalou o Dia Mundial da Alimentação com a presença dos alunos do 1.º ciclo e de enfermeiros do centro de saúde. Neste dia, todas as crianças partilharam um lanche saudável. 
Um livro de receitas saudável foi criado para ajudar a fazer boas escolhas!

Educadora Laurinda Silva






Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.