segunda-feira, 2 de maio de 2022

Interculturalidade – 6.º CD

Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do domínio “Interculturalidade”, os alunos do 6.º CD visualizaram vários filmes sobre os diferentes tipos de ensino no mundo, as diferentes culturas, jogos, desportos, tradições, costumes e gastronomia. Da reflexão e diálogo sobre os diferentes vídeos, surgiram frases sobre a importância da Interculturalidade no mundo. Os alunos, numa pétala de uma flor, escreveram uma frase sobre a temática que ilustraram. O trabalho realizado, em sala de aula, está exposto, na biblioteca escolar, e foi acompanhado de fundo documental.  

 

Que a flor da Interculturalidade seja uma flor de Paz e Tolerância!



domingo, 1 de maio de 2022

Dia da Mãe

Para assinalar o Dia da Mãe partilhámos algum fundo documental sobre o tema. Muitos dos livros retratam o amor, a amizade e os laços entre mães e filhos. A leitura é uma excelente forma de partilhar momentos em família, experiências e afetos.

As tulipas de tecido, concebidas pela coordenadora do PES, vieram embelezar e acompanhar os livros e promover a saúde emocional e bem-estar.  

Os alunos do 7.º B, 7.º E e 8.º D, nas aulas de Francês, construíram cartões para oferecer às mães, neste dia tão especial.

As turmas do 7.º A e 7.º BD, nas aulas de Espanhol, fizeram a leitura dramatizada da obra “Soy el mas fuerte”, de Mario Ramos e construíram uma tulipa, com um acróstico e com frases elaboradas pelos alunos. 

A professora de Espanhol ainda esteve na turma do 6.º C, para ler a mesma obra e mostrar que as mães são muito fortes, corajosas e especiais. Os alunos estiveram muito atentos e interessados, pois queriam saber como terminava a história. Também fizeram tulipas que irão oferecer, hoje, às mães. 

 

Um excelente dia para todas as Mães e boas leituras!



sexta-feira, 29 de abril de 2022

Exposição de papagaios

No âmbito das atividades de leitura orientada, as turmas do 5.º E, F, G e H, desafiadas pelas docentes Márcia Lopes e Lurdes Bastos, construíram papagaios alusivos à obra “A Viúva e o Papagaio”, de Virginia Woolf. Nas aulas, durante e após a leitura, os alunos responderam a várias questões sobre a obra e deram a sua opinião sobre a mesma. Com as respostas e as motivações para a leitura da obra, escreveram pequenos textos nos papagaios. A criatividade não faltou e os papagaios estão expostos e podem ser vistos, no pavilhão A, nos placares à entrada da biblioteca. Houve até alunos que reaproveitaram materiais para a construção dos papagaios, mostrando que é possível reutilizar e reduzir de forma tão simples e eficaz.    

 

Muitos parabéns a todos pelos trabalhos e boas leituras!



quinta-feira, 28 de abril de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

Hoje decorreu mais uma sessão dos Clubes de Leitura nas Escolas.

Na EB Dr. Azeredo Perdigão lemos a obra “O Tesouro”, de Manuel António Pina, que retrata a forma como se vivia antes do 25 de abril de 1974 e como ficou o país após a conquista do tesouro que tanto apreciamos. No final, os alunos responderam às atividades propostas no Nearpod.

Na EB D. Duarte, os alunos começaram a ler várias obras, de diferentes autores. Durante a leitura foram partilhando com os colegas o que mais lhes despertou e captou a atenção.

Foi mais uma sessão de leituras, de partilhas e de sugestões literárias.



 


#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares


Dia Mundial da Terra na EB de Torredeita

Para assinalar o Dia Mundial da Terra, na EB de Torredeita, a professora Carla Sousa Costa convidou as famílias a irem à escola ler uma história. Nos casos em que os horários dos pais e encarregados de educação não são compatíveis, foi aberta a possibilidade de gravarem um vídeo ou produzirem um trabalho alusivo ao tema.

Partilhamos, com toda a comunidade educativa, alguns dos trabalhos criados pelos alunos da turma, com a colaboração das mães: o vídeo do Carlos Correia, do 1.º ano, com a leitura da obra “O Protesto”, de Eduarda Lima, gravado pela mãe Filipa Marques; “O dia em que o mar desapareceu”, de José Fanha, apresentado pela Bruna Feliciano e lido pela mãe Magda Campos; e o vídeo e trabalho da Vitória Almeida, com a colaboração da mãe Juliana Almeida.

Muitos parabéns a todos e continuem a proteger o nosso Planeta.

Cada gesto, por menor que seja, é imprescindível.






Boas leituras!

terça-feira, 26 de abril de 2022

Ainda se escrevem cartas!

A propósito do episódio “As Despedidas em Belém” da obra “Os Lusíadas” de Luís de Camões, a partir de uma proposta da professora Olga Cardoso, desafiamos os nossos alunos do 9.º BD e do 9.º CD para uma troca de correspondência. Na época dos Descobrimentos, a comunicação era escassa e a ausência de notícias acentuava o sofrimento de quem ficava no cais à espera dos homens que partiam em busca do desconhecido.  Assim, foi proposto aos alunos do 9.º CD que se colocassem no lugar das mães, dos filhos, das noivas e das esposas dos navegadores e que redigissem uma carta ao seu familiar embarcado na armada de Vasco de Gama. Coube aos alunos do 9º BD devolver as respetivas respostas.

Embalados pelo vento da imaginação e navegando pelos versos de Camões, o resultado traduziu-se em belas cartas em que o conhecimento da obra está bem presente.

As docentes agradecem aos alunos a sua motivação, interesse e empenho em levar a bom porto esta proposta de intercâmbio de escrita bem diferente do habitual!

 

As professoras Elisa Rodrigues e Olga Cardoso


sábado, 23 de abril de 2022

Dia Mundial do Livro

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro que, desde 1996 e por decisão da UNESCO, foi a data escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.

Para assinalar a data, sugerimos fundo documental para a leitura por prazer; partilhámos, com os docentes de português do 2.º ciclo, a obra “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, de Luísa Ducla Soares e um questionário on-line sobre a obra, promovendo mais atividades de leitura orientada no âmbito do projeto Escola a Ler; com as docentes do 3.º ciclo, o conto O rato de Alexandria da obra “O Livro Que Falava Com o Vento e Outros Contos”, de José Jorge Letria; e nas escolas com bibliotecas escolares do 1.º ciclo demos início à celebração que terá continuidade nos próximos dias. Na disciplina de Espanhol, os alunos também leram a obra "Soy el más Guapo", de Mario Ramos e construíram um acróstico com a palavra Leer e Día del Libro.

 

Boas leituras!



quinta-feira, 21 de abril de 2022

CLE – Dia Mundial da Terra e Dia Mundial do Livro

No âmbito das atividades dos Clubes de Leitura nas escolas, hoje, os alunos leram obras relacionadas com o Dia Mundial da Terra (que se comemora a 22 de abril) e o Dia Mundial do Livro (que se comemora a 23 de abril).  

Para a primeira efeméride foram selecionadas as obras “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago e “O Cuquedo”, de Clara Cunha. Para assinalar o Dia Mundial do Livro, lemos os contos O livro que falava com o vento e O rato de Alexandria da obra “O Livro Que Falava Com o Vento e Outros Contos”, de José Jorge Letria. Para aliar a leitura ao conhecimento, procurámos informações sobre a Biblioteca de Alexandria que foi uma das mais significativas e célebres bibliotecas e um dos maiores centros de produção do conhecimento na Antiguidade. Ficámos a conhecer um pouco da história deste imponente centro de conhecimento, criado no início do século III a.C., na cidade de Alexandria, ao norte do Egito, a oeste do Rio Nilo, nas margens do Mediterrâneo.

 

Boas leituras!



#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares


quarta-feira, 20 de abril de 2022

Dia Mundial da Terra

Ontem e hoje, para assinalar o Dia Mundial da Terra, todas as turmas e salas de educação pré-escolar, da EB Professor Rolando de Oliveira, estiveram na biblioteca escolar. A atividade iniciou-se com a leitura da obra “Em cima e em baixo”, de Janet Stevens. Ao longo da leitura, todos ficaram a conhecer a astúcia do Coelho e os prejuízos da preguiça do Urso.

Aproveitando alguns dos legumes que surgiram na história, seguimos o protocolo experimental e fizemos as sementeiras de feijão, milho, abóbora e alface. Com a ajuda dos alunos semeámos os produtos, em vasos, que ficaram na biblioteca escolar a germinar. Ao longo das próximas semanas verificaremos a evolução de cada uma das sementeiras de forma a responder à Questão/problema – “Sementes de espécies distintas demoram o mesmo tempo a germinar, sujeitas a idênticas condições ambientais?”.

No final ouvimos e cantámos a música “Planeta Azul”, de André Barbosa.

Toda a atividade teve como objetivo a preservação do meio ambiente e do Planeta Terra, o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade, bem como a saúde e o bem-estar, privilegiando a agricultura biológica.

Na sala de aula, várias turmas vão fazer as suas sementeiras, aguardar e acompanhar a germinação e crescimento das leguminosas.



terça-feira, 19 de abril de 2022

Escola a Ler - Vou levar-te comigo

Na primeira semana de abril e hoje, no âmbito do projeto “Escola a Ler”, as docentes Piedade Fonte e Raquel Sequeira prepararam e dinamizaram sessões de apresentação de obras.

No dia 7 de abril, a obra trabalhada e consequente apresentação foi “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares.

Hoje, as sessões foram dinamizadas nas turmas do 5.º A e 5.º D. Foram dadas várias sugestões de apresentação, para que os alunos possam diversificar e melhorar as suas apresentações orais, de forma criativa e original. Para as sessões foram utilizadas as obras “O Segredo do Rio”, de Miguel Sousa Tavares; “As cozinheiras de livros”, de Margarida Botelho; e “A noite dos animais inventados”, de David Machado.

Todo o trabalho realizado tem como objetivos primordiais a promoção da leitura, a motivação para a leitura e aquisição de competências leitoras.  

 

Boas leituras!



Digital Learning Project – Canva

Hoje, os alunos do 8.º C, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, estiveram na Biblioteca Escolar para participar numa sessão sobre a ferramenta Canva. Ao longo da sessão, os alunos tiveram acesso a um tutorial, a uma apresentação guiada e puderam criar diferentes posters no Canva. A capacitação digital, as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar estiveram interligados e permitiram a aquisição de novas aprendizagens. 

 

Parabéns a todos pelo empenho, criatividade, interesse e pelos fantásticos cartazes.