terça-feira, 26 de abril de 2022

Ainda se escrevem cartas!

A propósito do episódio “As Despedidas em Belém” da obra “Os Lusíadas” de Luís de Camões, a partir de uma proposta da professora Olga Cardoso, desafiamos os nossos alunos do 9.º BD e do 9.º CD para uma troca de correspondência. Na época dos Descobrimentos, a comunicação era escassa e a ausência de notícias acentuava o sofrimento de quem ficava no cais à espera dos homens que partiam em busca do desconhecido.  Assim, foi proposto aos alunos do 9.º CD que se colocassem no lugar das mães, dos filhos, das noivas e das esposas dos navegadores e que redigissem uma carta ao seu familiar embarcado na armada de Vasco de Gama. Coube aos alunos do 9º BD devolver as respetivas respostas.

Embalados pelo vento da imaginação e navegando pelos versos de Camões, o resultado traduziu-se em belas cartas em que o conhecimento da obra está bem presente.

As docentes agradecem aos alunos a sua motivação, interesse e empenho em levar a bom porto esta proposta de intercâmbio de escrita bem diferente do habitual!

 

As professoras Elisa Rodrigues e Olga Cardoso


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.