domingo, 10 de abril de 2022

Imprevistos de Leitura na EB Professor Rolando de Oliveira

No último dia de aulas estivemos na EB Professor Rolando de Oliveira, onde colaborámos nas atividades de encerramento do 2.º período, com a leitura das histórias "Um Presente Diferente", de Coby Hol, para as crianças da educação pré-escolar e "Para onde foram os ovos da Paulina", de Alessia Garilli, para todos os alunos do 1.º ciclo.

A primeira história aborda, de uma forma simples, a quadra festiva que se avizinha e a importância da partilha.

A segunda história, para além de envolver os ovos e as galinhas de chocolate bem presentes na Páscoa, levou a que os alunos fossem para férias a tentar procurar as respostas que a Paulina não conseguiu encontrar, durante a sua primeira aventura.

Foram momentos de leitura divertidos e enriquecedores, nos quais ainda houve tempo para alguns alunos partilharem as suas tradições.

 

Boas leituras!



sábado, 9 de abril de 2022

Escola a Ler – Março de 2022 (1.º e 3.º ciclos)

Nas bibliotecas escolares, os seis elementos da equipa das bibliotecas escolares têm planificado/organizado e dinamizado atividades promotoras de leitura e de competências leitoras, no âmbito do projeto “Escola a Ler”.

Os alunos, sempre que necessário, recorrem às docentes para obter apoio na seleção de obras, quer para o “Projeto Pessoal de Leitura”, quer para o “Livr’ à mão”. Os momentos livres têm sido ocupados pela leitura silenciosa dos livros escolhidos. 

Em várias escolas e salas de aula têm sido realizadas sessões de “Leitura orientada” e de mediação da leitura em sala de aula, incentivando os alunos para a importância de ler + para ler melhor.

Semanalmente, em articulação com os professores titulares de turma, as turmas deslocam-se às bibliotecas escolares para o “Vou levar-te comigo!”. Nestes momentos, os alunos, com o apoio das docentes envolvidas no projeto, selecionam os livros que realmente querem levar consigo. As requisições e sugestões são sempre fundamentadas no conhecimento dos alunos, no nível de ensino e faixa etária e, acima de tudo, nos seus interesses.

Além disso, as seis docentes têm selecionado obras e textos, elaborado guiões de exploração das obras e construído recursos educativos, para motivar para a leitura por prazer, para a fluência e velocidade de leitura.

 

Boas leituras! 



sexta-feira, 8 de abril de 2022

Leitura orientada - 3.º ciclo

Os alunos do 7º AD e BD, nas aulas de Português com a docente Olga Cardoso, leram a obra "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello Breyner Andresen. Depois da leitura e exploração da obra, cada aluno escreveu um pequeno comentário sobre a obra e a sua opinião sobre a mesma. Para além da leitura, esta atividade dá ferramentas e competências aos alunos para a construção do “Projeto Pessoal de Leitura”, de forma a facilitar as apresentações orais e o compromisso com a leitura.

Os comentários podem ser lidos e apreciados na apresentação que se segue.

 

Boas leituras!


quinta-feira, 7 de abril de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

Hoje, para finalizar as atividades do 2.º período do Clube de Leitura nas Escolas, lemos a obra “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares. Selecionámos a obra por vários motivos: estar relacionada com a Páscoa; abordar os valores humanos, personificados nos animais; retratar a importância dos afetos e das relações familiares; permitir a criatividade e imaginação; e, acima de tudo, por ser do agrado dos alunos. No final, todos os leitores foram convidados a criar e ilustrar um ovo misterioso. Para adoçar as férias e as leituras, todos receberam um saquinho de ovos de chocolate “misteriosos e deliciosos”.  

Também na biblioteca escolar da EB D. Duarte, os alunos do CLE, na companhia da professora Elisa Rodrigues, leram, nas últimas semanas, “A árvore generosa”, de Shel Silverstein, o “Herbário”, de Jorge Sousa Braga e “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado.

Estes momentos de leitura e de partilhas têm sido enriquecedores, quer para os alunos quer para as docentes que orientam, dinamizam e participam.  

 

Boas leituras!

 

#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares

 


quarta-feira, 6 de abril de 2022

Escola a Ler - Leitura Orientada (2.º ciclo)

No âmbito do projeto “Escola a Ler”, os alunos do 5.º A e do 5.ºD realizaram, durante o mês de março, a leitura orientada da obra “O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ao longo da leitura orientada, os alunos foram preenchendo o guião de leitura, elaborado pela docente Piedade Fonte (elemento do projeto), que os foi orientando, possibilitando a interpretação e a discussão sobre a obra. 

Uma das atividades de leitura orientada, em turma, acabou por contar também com a participação das professoras bibliotecárias que aproveitaram para se dedicar à leitura conjunta, com os alunos das turmas. 

Estas sessões de leitura orientada permitem não só o trabalho colaborativo em torno de diferentes títulos, como também o treino da competência leitora e ainda a promoção da leitura. 

 

Boas leituras!



segunda-feira, 4 de abril de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

Ao longo das últimas semanas, os alunos do Clube de Leitura têm lido muitas obras.

A 24 de fevereiro, os alunos do 2.º ciclo, na EB Dr. Azeredo Perdigão, leram alguns poemas da obra “O limpa-palavras e outros poemas”, de Álvaro Magalhães. Nesse mesmo dia, lemos vários contos da obra “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”, de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete. Como alguns dos contos fazem parte do manual de português, alguns dos alunos acompanharam a leitura através deste. Em alguns contos e lendas foi necessário dar informações adicionais, nomeadamente na “História de Caio Carpo” que, segundo reza a lenda, transportou o corpo de Santiago para Compostela. Recorremos à internet para obter mais informações e esclarecimentos.

A 3 de março, reunimos novamente e decidimos ler a obra “Contos de Animais com Manhas de Gente”, de Alexandre Parafita. Cada aluno leu um conto que foi explorado e analisado, retirando sempre a moral da história.

No dia 10 de março, para treinar a leitura e a velocidade e alegrar o início da tarde, escolhemos a obra “Trava-línguas”, de Luísa Costa Gomes. Nestas travagens de língua contámos com a colaboração de duas alunas do 3.º ciclo, que também leram e animaram a sessão.

A 17 de março, a pedido de algumas alunas, continuámos a ler vários trava e destrava línguas. Mas desta vez até cronometrámos o tempo, numa competição saudável de velocidade de leitura. O problema eram mesmo as “travagens” linguísticas. Animámos a sessão com as obras “O livro dos trava-línguas”, de António Mota e “Destrava Línguas”, de Luísa Ducla Soares. O professor José Machado juntou-se e leu connosco, alguns trava-línguas e destrava línguas. Também analisámos alguns deles e compreendemos o conteúdo e o que se pretendia transmitir.

Os encontros têm sido muito importantes para a promoção da leitura e treino da competência leitora. Além disso, têm sido momentos de partilha, de proximidade e de bem-estar.

Obrigada a todos os leitores e boas leituras!

No dia 24 de março, as leituras foram dedicadas à poesia, de forma a promover a leitura de diferentes tipos de texto, bem como assinalar o Dia Mundial da Poesia. Os livros escolhidos foram “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles; “Herbário”, de Jorge Sousa Braga; “Mais ou menos meio metro…”, de Ana Saldanha; “A cavalo no tempo”, de Luísa Ducla Soares; “O que eu quero ser…”, de José Jorge Letria; e “Histórias a rimar para ler e brincar”, de Alexandre Parafita.

 

Boas leituras!

 

#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares



terça-feira, 29 de março de 2022

European Money Quiz (fase nacional)

Na sexta-feira, dia 25 de março, os finalistas da EB D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão jogaram a nacional do European Money Quiz. Estiveram em competição 38 equipas e as duas duplas alcançaram o 10.º lugar e o 12.º lugar. Com esta participação, podemos afirmar que os alunos desenvolveram as suas aprendizagens na área da Literacia Financeira, tornando-se financeiramente mais competentes e mais conscientes da necessidade de gerir corretamente o seu dinheiro.  

Muitos parabéns à Margarida Santos, ao Simão Moita, ao Duarte Lourenço e ao Santiago Vilar pela participação e excelente prestação!

Ontem e hoje, reunimos os alunos, nas bibliotecas escolares, para dar uma oferta simbólica e agradecer a participação!




segunda-feira, 28 de março de 2022

Exposição de trabalhos de Cidadania e Desenvolvimento - 6.º CD

Os alunos do 6.º CD, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento – domínio de Educação Ambiental, realizaram vários trabalhos manuais, aproveitando materiais de desperdício. Com diversos materiais foram elaborados objetos úteis, dando uma nova vida ao que já não utilizamos.

A imaginação e a criatividade foram colocadas à prova e o resultado final superou as expectativas. Foram criados vários jogos (galo, matraquilhos, damas, Minecraft), porta-lápis, vasos, mealheiros, caixas e malas de arrumação, robots. Os trabalhos foram expostos, na biblioteca escolar da EB D. Duarte, de forma a divulgar boas práticas e valorizar o trabalho e empenho dos alunos.



quinta-feira, 24 de março de 2022

Dia Mundial da Poesia - Clube de Leitura

Hoje, o Clube de Leitura dedicou-se à leitura de poesia, para assinalar o Dia Mundial da Poesia. Escolhemos várias obras de autores portugueses, direcionadas para a faixa etária dos alunos, de forma a trabalhar a competência leitora.

Para concluir as atividades e os bons momentos passados, os leitores do CLE tiveram oportunidade de testar os seus conhecimentos, no “Jogo da Roleta”. O jogo criado para esta sessão foi uma animação. A participação e interesse foram notáveis e, mais uma vez, a leitura e os livros foram o foco da sessão. A leitura em voz alta e partilhada tem proporcionado excelentes momentos de aprendizagem, interação e prazer.

 

Boas leituras! 






#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares


“Físico-Química: Aqui há leitura!” (conclusão)

Ainda no âmbito das atividades da Semana da Leitura, os alunos do 7.º D concluíram as atividades experimentais programadas para a Química. Hoje, com as pesagens realizadas anteriormente, os alunos dissolveram os componentes químicos. Além disso, ainda usaram a lamparina de álcool e aqueceram o tubo de ensaio, verificando-se a condensação durante o processo. Agradecemos a colaboração, empenho e trabalho da professora Elsa Silva e de todos os alunos.

 

Boas experiências e boas leituras!



Comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

No âmbito da disciplina BScience, os alunos do 9.º ano produziram trabalhos relativos à vida e ao legado científico de mulheres de relevo na Ciência, em Portugal e a nível mundial. Os alunos abordaram o contributo relevante de mulheres cientistas em áreas diversas: bioquímica, vulcanologia, espeleologia, matemática, microbiologia, virologia, ecologia, genética, entre outras.

Os trabalhos foram afixados no BScience corner e permitem conhecer cientistas que poderão inspirar, as novas gerações de raparigas, para percursos académicos e profissionais nestas áreas.

 

Professores de BScience

Bruno Joel Ferreira e Fátima Casais