segunda-feira, 4 de abril de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

Ao longo das últimas semanas, os alunos do Clube de Leitura têm lido muitas obras.

A 24 de fevereiro, os alunos do 2.º ciclo, na EB Dr. Azeredo Perdigão, leram alguns poemas da obra “O limpa-palavras e outros poemas”, de Álvaro Magalhães. Nesse mesmo dia, lemos vários contos da obra “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”, de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete. Como alguns dos contos fazem parte do manual de português, alguns dos alunos acompanharam a leitura através deste. Em alguns contos e lendas foi necessário dar informações adicionais, nomeadamente na “História de Caio Carpo” que, segundo reza a lenda, transportou o corpo de Santiago para Compostela. Recorremos à internet para obter mais informações e esclarecimentos.

A 3 de março, reunimos novamente e decidimos ler a obra “Contos de Animais com Manhas de Gente”, de Alexandre Parafita. Cada aluno leu um conto que foi explorado e analisado, retirando sempre a moral da história.

No dia 10 de março, para treinar a leitura e a velocidade e alegrar o início da tarde, escolhemos a obra “Trava-línguas”, de Luísa Costa Gomes. Nestas travagens de língua contámos com a colaboração de duas alunas do 3.º ciclo, que também leram e animaram a sessão.

A 17 de março, a pedido de algumas alunas, continuámos a ler vários trava e destrava línguas. Mas desta vez até cronometrámos o tempo, numa competição saudável de velocidade de leitura. O problema eram mesmo as “travagens” linguísticas. Animámos a sessão com as obras “O livro dos trava-línguas”, de António Mota e “Destrava Línguas”, de Luísa Ducla Soares. O professor José Machado juntou-se e leu connosco, alguns trava-línguas e destrava línguas. Também analisámos alguns deles e compreendemos o conteúdo e o que se pretendia transmitir.

Os encontros têm sido muito importantes para a promoção da leitura e treino da competência leitora. Além disso, têm sido momentos de partilha, de proximidade e de bem-estar.

Obrigada a todos os leitores e boas leituras!

No dia 24 de março, as leituras foram dedicadas à poesia, de forma a promover a leitura de diferentes tipos de texto, bem como assinalar o Dia Mundial da Poesia. Os livros escolhidos foram “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles; “Herbário”, de Jorge Sousa Braga; “Mais ou menos meio metro…”, de Ana Saldanha; “A cavalo no tempo”, de Luísa Ducla Soares; “O que eu quero ser…”, de José Jorge Letria; e “Histórias a rimar para ler e brincar”, de Alexandre Parafita.

 

Boas leituras!

 

#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.