sábado, 9 de abril de 2022

Escola a Ler – Março de 2022 (1.º e 3.º ciclos)

Nas bibliotecas escolares, os seis elementos da equipa das bibliotecas escolares têm planificado/organizado e dinamizado atividades promotoras de leitura e de competências leitoras, no âmbito do projeto “Escola a Ler”.

Os alunos, sempre que necessário, recorrem às docentes para obter apoio na seleção de obras, quer para o “Projeto Pessoal de Leitura”, quer para o “Livr’ à mão”. Os momentos livres têm sido ocupados pela leitura silenciosa dos livros escolhidos. 

Em várias escolas e salas de aula têm sido realizadas sessões de “Leitura orientada” e de mediação da leitura em sala de aula, incentivando os alunos para a importância de ler + para ler melhor.

Semanalmente, em articulação com os professores titulares de turma, as turmas deslocam-se às bibliotecas escolares para o “Vou levar-te comigo!”. Nestes momentos, os alunos, com o apoio das docentes envolvidas no projeto, selecionam os livros que realmente querem levar consigo. As requisições e sugestões são sempre fundamentadas no conhecimento dos alunos, no nível de ensino e faixa etária e, acima de tudo, nos seus interesses.

Além disso, as seis docentes têm selecionado obras e textos, elaborado guiões de exploração das obras e construído recursos educativos, para motivar para a leitura por prazer, para a fluência e velocidade de leitura.

 

Boas leituras! 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.