terça-feira, 8 de março de 2022

Dia Internacional da Mulher

Testa os teus conhecimentos!

Boa sorte!


Hoje, todas as mulheres (adultas, jovens e crianças), que estiveram na biblioteca escolar Dr. Azeredo Perdigão, receberam um marcador de livros. Mais um marcador para guiar as leituras que têm sido muitas, ao longo da semana.




segunda-feira, 7 de março de 2022

Semana da Leitura - 1.º dia

Começou hoje a Semana da Leitura!

O dia começou com a atividade “Todos a ler”, para todos os alunos do agrupamento. Na educação pré-escolar ouviram o excerto da obra “Miffy vai à escola”, Dick Bruna; no 1.º ciclo "O meu livro tem bicho", de Madalena da Cruz Costa; no 2.º ciclo “O narciso com pelos no nariz”, de Andreia Pereira e no 3.º ciclo “Abraço”, de José Luís Peixoto.

Durante a manhã, iniciou-se a atividade “Ler Saramago”, na biblioteca escolar D. Duarte, com todas as turmas de 6.º ano. Lemos a obra “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago e os alunos fizeram lindos caligramas.

À tarde, os alunos do 2.º ano, da EB de Abraveses, visitaram a biblioteca escolar da EB Dr. Azeredo Perdigão. Ficaram a conhecer o espaço, as regras de funcionamento e ouviram a obra “O livro com fome”, de André Madaleno. Os alunos adoram ler e já ficou prometida uma nova visita, mais prolongada, para usufruírem da biblioteca, dos livros e da leitura.

Também já começámos a receber as criativas e originais “Fotografias Literárias” de vários alunos, professores e assistentes.

Muito obrigada a todos os que participaram e contribuíram para que a leitura e os livros fossem as “personagens principais” do dia! 

 Ler sempre. Ler em qualquer lugar.

Fotografias Literárias





domingo, 6 de março de 2022

Semana da Leitura 2022

A Semana da Leitura começa já amanhã. Desejamos, a toda a comunidade educativa, uma semana repleta de leituras, aprendizagens e aquisição de competências. Vamos dedicar esta semana à leitura, aos livros e às boas experiências que eles nos proporcionam. 

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.



sábado, 5 de março de 2022

A Lenda do Arlequim – Turma PAB1

A turma do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, assinalou o carnaval, com máscaras decoradas em família e com fatos característicos da época. As máscaras elaboradas com os pais foram expostas na escola.

Aproveitaram a temática para, em articulação com as bibliotecas escolares, abordar as áreas de Cidadania e Desenvolvimento (Direitos Humanos e Voluntariado), o plano 21| 23 escola +, as artes e a leitura. Para a concretização dos objetivos foi trabalhada "A Lenda do Arlequim". Abordaram-se os Direitos Humanos e o Voluntariado, pois o fato da personagem foi feito com a bondade dos seus amigos e o coração da mãe. 

Depois da leitura e exploração da lenda, os alunos decoraram o Arlequim coletivo com retalhos de tecidos. Também tiveram oportunidade de decorar, individualmente, com lápis de cor um Arlequim.

Aproveitando a moral da lenda e devido ao contexto atual, os alunos falaram sobre os últimos acontecimentos mundiais, nomeadamente a guerra na Ucrânia. Refletiram de que forma cada um de nós pode ajudar os que mais precisam, abordando o Domínio da Segurança, Defesa e Paz. Cada aluno decorou a sua mala e colocou nela aquilo que é mais importante: paz, saúde, amor, compreensão, solidariedade, amizade, alimentos e bons desejos para todo o mundo.

A aula contou com a bondade e o coração de todos os envolvidos!



sexta-feira, 4 de março de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

O Plano Nacional de Leitura atribuiu uma verba ao AEVN, para enriquecimento da coleção, no âmbito da candidatura ao “Clube de Leitura nas Escolas”.

As atividades dos Clubes de Leitura já remontam ao ano letivo 2019/2020 e foram agora reconhecidas e apoiadas financeiramente, o que nos deixa muito felizes. 

A candidatura previa a criação de dois clubes de leitura, em dois ciclos de ensino distintos. Na BE Dr. Azeredo Perdigão funciona o clube de leitura do 2.º ciclo e na BE D. Duarte o clube de leitura do 3.º ciclo.

Durante as últimas semanas, os alunos do Clube de Leitura leram muitas obras e realizaram várias atividades. A três de fevereiro, os alunos do Clube de Leitura do 2.º ciclo, na EB Dr. Azeredo Perdigão, começaram a ler a obra “A viúva e o papagaio”, de Virginia Woolf e concluíram a sua leitura, na semana seguinte. A dez de fevereiro, leram o conto “Pedro das Malasartes”, recontado por Luísa Ducla Soares. Para concluir esta atividade de leitura animada, responderam a um Kahoot sobre o conto. A dezassete de fevereiro, escolhemos “A Escola dos Disparates - A escola é um lugar divertido onde é bom aprender”, de Vergílio Alberto Vieira. Nesta obra, onde não falta uma boa dose de humor e criatividade, encontrámos expressões idiomáticas e provérbios portugueses e descodificámos o seu significado. Eis algumas das expressões que lemos e analisámos: “Em Roma, sê romano”, “Ver-me grego”, “Para inglês ver”, “Ter o rei na barriga”, “Meter o Rossio na Betesga”.

Também os alunos da EB D. Duarte, do Clube de Leitura do 3.º ciclo, começaram a ler a obra “A árvore generosa”, Shel Silverstein. Para já em português, mas em breve haverá novidades sobre esta atividade do Clube de Leitura.

 

#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares



sábado, 26 de fevereiro de 2022

Domínios de Autonomia Curricular (DAC) – Vaga de frio

Numa atividade de articulação curricular entre as disciplinas de Estudo do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Formação Pessoal e Social, Português e Artes Visuais, os alunos do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, falaram sobre as Vagas de frio, cuidados a ter e formas de proteção.  

A turma começou por ouvir uma reportagem sobre uma vaga de frio, que ocorreu em janeiro, de 2021 e exploraram o tema, abordando as suas causas. Para compreenderem as causas e efeitos, compararam o inverno deste ano com os anteriores, focando-se na problemática das alterações climáticas. Com recurso a imagens apresentadas no quadro e questões, identificaram os principais efeitos das vagas de frio, refletiram sobre os grupos de risco e medidas de proteção e investigaram quais as medidas de autoproteção necessárias.  

Para complementar e consolidar os conceitos, ilustraram imagens, elaboraram um cartaz e pintaram roupas de inverno para agasalhar os personagens.

Seguidamente, ouviram a história “Um Dia de Tempestade”, de Tina Macnaughton, e fizeram o registo gráfico do momento que mais gostaram.

Aqui ficam alguns trabalhos e atividades que promoveram a aprendizagem e aquisição de conhecimentos.  



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

“Juntos por uma Internet melhor” 2022

O Dia da Internet mais segura é promovido pela rede de Centros para uma Internet Mais Segura nos Estados-Membros da UE. Durante o mês de fevereiro assinalam-se iniciativas promotoras do tema “Juntos por uma Internet melhor”.

Pela pertinência do tema e sua importância no dia-a-dia dos jovens e em torno do trabalho realizado com base no Referencial de Segurança, Defesa e Paz, as bibliotecas escolares sugeriram algum fundo documental e dinamizaram sessões, sobre segurança na internet, para as turmas do 6.º ano, em articulação com as docentes a lecionar Cidadania e Desenvolvimento, neste segundo semestre.

As sessões tiveram como objetivo esclarecer os alunos sobre a utilização segura da internet (redes sociais, páginas web não fidedignas, fake news), dicas para a criação de passwords seguras, a importância da privacidade, os riscos a evitar, as opções conscientes para instalar aplicações digitais e o Cyberbullying.

As questões relacionadas com a Cidadania Digital são imprescindíveis para que a utilização da Internet e dos dispositivos móveis se faça de forma segura e responsável. Desta forma pretendemos promover a paz e um ambiente de confiança entre a comunidade, reforçando o conhecimento e alertando para alguns perigos e cuidados a ter.

No final, para testar conhecimentos e aprendizagens, os alunos realizaram um kahoot sobre segurança na internet. Além dos destinatários, outros alunos, que estavam nas bibliotecas escolares, também testaram os seus conhecimentos e ficaram mais esclarecidos.

 

Todos “Juntos por uma Internet melhor”!



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura

Hoje, decorreu, durante a tarde, na Escola Básica de Mundão, a fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura. O Agrupamento fez-se representar pelos alunos Benedita Maria da Costa Rodrigues (EB do Campo), Gael Bonilla Lins e Alexandre Rodrigues Bispo (EB Póvoa de Abraveses), Inês Queirós Rodrigues (5.º C da EB Dr. Azeredo Perdigão), Mateus Lopes (6.º CD da EB D. Duarte), Tiago Nascimento (7.º B da EB Dr. Azeredo Perdigão, Inês Ferreira (8.º AD) e Ana Sofia Silva (8.º BD da EB D. Duarte).

Durante a tarde, todos os alunos realizaram a prova escrita e os cinco finalistas de cada ciclo a prova oral.

Enquanto esperavam os primeiros resultados, lancharam e assistiram ao espetáculo de leitura.   

A todos os alunos do AEVN, pais e professores, os nossos sinceros parabéns.

Agradecemos o vosso empenho, colaboração, prestação e interesse.

 

Boas leituras!



terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

“Árvore dos Afetos”

A semana dos Afetos foi vivenciada, pelos Jardins de Infância do Agrupamento Viseu Norte, com múltiplas atividades. Uma das propostas, no âmbito do PES, foi a construção de uma “Árvore dos Afetos”. Esta atividade teve como objetivo promover a reflexão sobre os sentimentos como o amor, amizade, carinho, partilha, interajuda e também estimular competências socioemocionais, reforçando a consciência de si e do outro. O resultado foi surpreendente, árvores diversificadas, muito originais, com mensagens e desenhos elaborados pelas crianças.

 

Parabéns pelo empenho, interesse, entusiasmo e pelos lindos trabalhos!


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Semana dos Afetos – Pré-escolar e 1.º ciclo

Durante a semana, várias salas e turmas da educação pré-escolar e 1.º ciclo trabalharam os afetos. As bibliotecas escolares sugeriram a leitura das obras “O Cuquedo e um amor que mete medo” de Clara Cunha, “Um amigo como tu” de Andrea Schomburg e “A Princesa da neve” de Emily Hawkins. Para além da leitura, ainda foram sugeridas ilustrações de corações e um puzzle, para uma abordagem interdisciplinar entre o português, as artes, a matemática e a cidadania. 

As crianças da educação pré-escolar de Oliveira de Baixo depois da leitura da obra, construíram uma tabela de dupla entrada para numerar a ordem de entrada dos animais na história; construíram o puzzle da bondade; uma enorme teia da amizade; um jogo do galo repleto de afetos; ouviram ainda a história “Xi-coração à procura de um abraço” de Natalina Cóias: construíram um Xi-coração com materiais de desperdício e decoraram a porta da sala que ficou linda. As crianças participaram na ilustração, construção e dinamização de todas as atividades, com muita alegria, interesse e felicidade.

Os alunos do 1.º ano da EB de Póvoa de Abraveses trabalharam de forma interdisciplinar o tema. Em estudo do meio falaram sobre a família e exploraram as diferentes formas de amor. O amor entre pai e mãe (paixão), amor entre pais e filhos, carinho, ternura, partilha, brincadeira, miminhos... e o amor pelos amigos - a amizade. Exploraram a história “Um amigo como tu”, registaram o que é o amor para cada um, de forma individual num coração e colocaram o resultado do trabalho na árvore dos afetos da biblioteca escolar. Decoraram e realizaram coletivamente o puzzle da bondade. Ainda decoraram uma pequena lembrança, que ofereceram a alguém de quem gostam muito com a mensagem “Gosto de ti!”. Desta forma trabalharam em equipa, participaram com empenho e interesse e não se esqueceram que é muito importante partilhar sempre o que sentem.

As crianças da sala 4 da EB Professor Rolando de Oliveira também ouviram o “O Cuquedo e um amor que mete medo” e fizeram o registo gráfico da história; registaram graficamente as questões “O que é gostar?” e “De quem eu gosto do fundo do coração?”; ouviram e entoaram canções; ilustraram e realizaram o puzzle da bondade; construíram coletivamente o texto “O que é Amar?” e construíram, em colaboração com a sala 5, a árvore dos afetos. Foi uma semana intensa e repleta de alegria, trabalho e dedicação.

Na sala 5 da EB Professor Rolando de Oliveira, além da construção coletiva, com a sala 4, da árvore dos afetos, as crianças ouviram a obra “O Cuquedo e um amor que mete medo” e realizaram o registo gráfico da história; construíram um painel de afetos cheio de corações (mandalas) ilustrados; escreveram e ilustraram o que para cada um significa “Gostar é”; construíram um coração com recurso ao origami; as crianças mais velhas encontraram palavras relacionadas com afetos e rodearam as que repetiam com a mesma cor; e ainda construíram coletivamente um texto intitulado “Gostar é”, recorrendo a pictogramas para representar o significado de gostar para cada criança. Foi com enorme alegria e dedicação que todos realizaram as atividades diversificadas e motivadoras.    

As crianças do JI de Várzea de Calde também receberam o “O Cuquedo e um amor que mete medo” na sala; registaram tudo o que ouviram na história; elaboraram o puzzle da bondade; ilustraram os corações (mandalas) com tintas e pincel e construíram um lindo painel dos sentimentos. Com alegria, entusiasmo e concentração realizaram-se todas as propostas, que foram concluídas com sucesso.

As educadoras, do JI de Pascoal, proporcionaram às crianças diversas atividades, durante a semana da amizade e dos afetos. A semana foi vivida, intensamente, com recurso às histórias “O Cuquedo e Um Amor que Mete Medo”, de Clara Cunha” e “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas. As crianças visualizaram as histórias no quadro interativo, expressaram o que mais gostaram, colocaram a imaginação em ação, criaram e foi elaborado o registo do que para cada uma elas é o amor. Fizeram as personagens da história utilizando materiais de desperdício, reciclando e reutilizando, pois há sempre uma grande preocupação com a “Nossa Casa”. As personagens ganharam vida, na dramatização, e cada criança utilizou o seu fantoche.

As crianças fizeram ainda um mural relacionado com os afetos, o puzzle “coração da bondade”, registos e diversas atividades de acordo com a história “O Monstro das cores”.

Foi uma semana animada, repleta de afetos, de conhecimentos e de aquisição de competências.  


Nas bibliotecas escolares do 1.º ciclo decoraram-se árvores, corações e painéis com o contributo de todos os professores e com os trabalhos realizados pelos alunos.


Parabéns a todos os professores e alunos pelo trabalho, pela dedicação, pela partilha e pela oportunidade de proporcionarem atividades divertidas, diversificadas e importantes!

 


O que é Amar?, pelas crianças de 3, 4, 5 e 6 anos da 0ROL4

…é a mãe e o pai!

…é dar miminhos!

…é gostar dos presentes que nos dão!

…é fazer novos amigos!

…é regar!

…é ter pulseiras da amizade!

…é o coração!

…é o que fazemos pelas pessoas!

…é brincar!

…é dizer bem-vindo!

…é dar carinho!

…é gostar!

…é saber partilhar!

…é respeitar!

…é dizer olá!

…é ser amigo do fundo do coração!

…é pedir desculpa!

…é apaixonar!

…é ajudar uns aos outros!

…é dizer eu adoro-te!

…é devolver!

…é brincar com a nossa família!

…é a amizade!

…é fazer carinho!

…é amar as pessoas!

…é dar beijinhos!

…é fazer as coisas bem!

…é ajudar o planeta Terra!

…é fazer festinhas aos animais!

…é amar as professoras!

…é fazer amor por todo o lado!

…é ajudar os amigos quando estão magoados!

…tudo é amor!

…é cuidar!

…é um leão!...