segunda-feira, 11 de março de 2019

Miúdos a votos - EB D. Duarte

Os alunos do 2.º ciclo da EB D. Duarte já iniciaram a campanha eleitoral dos "Miúdos a votos!". Esta iniciativa promove a leitura e o desenvolvimentos de competências de cidadania ativa. 
Os alunos e professoras de português abraçaram com muito entusiasmo e empenho esta iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da Visão Júnior. 
Na sexta-feira, 15 de março, na Biblioteca Escolar D. Duarte irão realizar-se as eleições. Todos os alunos do 2.º e 3.º ciclo são convidados a participar. 

As escolhas dos alunos recaíram sobre quatro obras e para apoiar a campanha foram realizados seis vídeos que podem ajudar nas escolhas de todos os (e)leitores.  

"Boa sorte" a todos os livros candidatos e parabéns a todos os alunos e professoras envolvidos.


5.º AD – “Avozinha Gângster” de David Walliams


5.º BD – “Diário de um Banana 7 – O Emplastro” de Jeff Kinney

5.º CD – “Como ser um Unicórnio – Descobre a magia que há em ti” de Sea3P0
6.º AD – “Ulisses” de Maria Alberta Menéres
6.º BD – “Avozinha Gângster” de David Walliams
6.º CD – “Ulisses” de Maria Alberta Menéres

sexta-feira, 1 de março de 2019

Sugestões de leitura de carnaval

Para promover a leitura, a Biblioteca Escolar Dr. Azeredo Perdigão sugere algum do fundo documental. Aliamos a comemoração do carnaval à importância dos livros e ao prazer da leitura. Por isso, a Biblioteca foi decorada para motivar para a leitura e divulgar a coleção. 

Neste carnaval leia muito!

Boas leituras!


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Doação à Biblioteca Escolar D. Duarte

Hoje, a Biblioteca Escolar D. Duarte recebeu uma excelente e generosa doação da docente Ana Paula Vila Maior. Depois de catalogados e etiquetados, os livros estarão disponíveis para requisição. 

Agradecemos imenso esta dádiva que sem dúvida irá enriquecer o fundo documental desta Biblioteca. 

Bem-haja e boas leituras!




quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Spelling Contest (primeira fase)

Durante a manhã de hoje, os alunos do 7.º ano estiveram na Biblioteca Escolar Dr. Azeredo Perdigão para a realização da primeira fase do Spelling Contest. Este concurso consiste na soletração de palavras em inglês e advém da articulação curricular entre a Biblioteca Escolar e o grupo de recrutamento de inglês do 3.º ciclo. 
A professora bibliotecária, Raquel Sequeira, presidiu esta seleção e os alunos foram selecionados de acordo com o seu desempenho. 
Sem exceções, todos os alunos estão de parabéns pelo seu interesse, empenho e prestação. 
Agradecemos a todos os alunos e professores a disponibilidade, interesse e participação.

Bom trabalho e boas leituras!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

European Money Quiz 2019

No final da semana passada expusemos algum fundo documental relacionado com a temática da literacia financeira. 

Para preparar o European Money Quiz construímos um kahoot com questões sobre o tema e divulgámos a todos os participantes. Desta forma foi possível que os alunos treinassem, estudassem e desenvolvessem competências de literacia financeira. 

Durante a manhã de hoje, os alunos do 9.º A, B, D e E participaram no European Money Quiz 2019. Este concurso promovido pela Associação Portuguesa de Bancos em parceria com a Júnior Achievement foi dinamizado pela Biblioteca Escolar em parceria com as docentes Ana Maria Santos, Armanda Cavaleiro, Beatriz Leitão e Berta Ferreira do grupo 500. 
Os alunos responderam a um kahoot sobre literacia financeira e os dois alunos com o melhor resultado irão representar a escola, no dia 28 de março, em Lisboa.  

Agradecemos a todos os alunos que participaram pelo empenho, interesse e prestação. Às docentes que apoiaram esta iniciativa e que contribuíram para que a sua realização fosse possível o nosso sincero agradecimento. 


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura 2019

Hoje, realizou-se, na escola básica de Mundão, a fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura. Alunos da EB do Campo, Dr. Azeredo Perdigão e D. Duarte representaram o agrupamento nesta fase. Durante a tarde, os alunos realizaram a prova escrita, conviveram com os restantes colegas dos diversos agrupamentos, assistiram ao espetáculo e, os selecionados, realizaram a fase oral. Na prova oral contámos com a presença do José da EB Dr. Azeredo Perdigão. 

Agradecemos a todos os pais, restantes familiares e ao diretor do agrupamento, Dr. José Alexandre, que estiveram presentes neste evento para apoiar e felicitar todos os alunos envolvidos. 

À organização da Biblioteca Municipal e do Agrupamento de Escolas de Mundão, o nosso muito obrigada pela receção e acompanhamento. 

A todos os alunos, familiares e professores envolvidos os nossos parabéns! 

"O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis." 
José de Alencar 


sábado, 16 de fevereiro de 2019

“B & W Networks - Kahoot time!”

Ontem, na Biblioteca Escolar D. Duarte, para assinalar o último dia da semana em Portugal entre os parceiros do projeto Erasmus + “Within Networks. The Best and the Worst of Social Networks”, a biblioteca escolar foi convidada a realizar uma sessão para os 51 alunos (espanhóis, polacos e portugueses) que participaram ao longo da semana nas atividades/reuniões.
Neste sentido, a professora bibliotecária Raquel preparou um Kahoot intitulado “B & W Networks - Kahoot time!”, através do qual os alunos testaram conhecimentos relacionados com o tema do projeto, recorrendo aos seus dispositivos móveis. Após a realização do jogo conseguimos constatar que os alunos dominam o tema e que esta atividade despertou o interesse e o empenho dos mesmos. Um dos alunos espanhóis até sugeriu à docente que os acompanhava para realizarem fichas de avaliação com recurso aquela ferramenta. Para finalizar, foi ainda sugerida a realização de um segundo Kahoot relacionado com a data assinalada a 14 de fevereiro (Dia dos Namorados). Este foi também um muito bem aceite pelos alunos, despertando nos mesmos um espírito mais “apaixonado”.
As professoras bibliotecárias agradecem a participação e interesse dos alunos na realização dos diferentes Kahoots e o convite dos colegas responsáveis pela dinamização deste projeto no nosso agrupamento.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Semana dos Afetos

Para assinalar os afetos, as bibliotecas escolares "vestiram-se" de acordo com o tema. 
A todas as educadoras de infância e professores do 1.º ciclo foram também sugeridas as obras "O pequeno crocodilo e o amor de uma vida" de Daniela Kulot e "O que é o amor" de Davide Cali para promover a leitura e os afetos.  

Boa semana, cheia de afetos e boas leituras!



terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Projeto Digital Learning - 9.º ano

Dando continuidade ao projeto "Digital learning" e de acordo com o Referencial Aprender com Biblioteca Escolar todas as turmas do 9. ano estiveram, durante estas duas semanas na biblioteca escolar Dr. Azeredo Perdigão para realizarem uma sessão sobre Internet e aprenderem a fazer um vídeo na ferramenta Animoto. As sessões tiveram como objetivos a articulação curricular tendo em conta unidade que os alunos se encontram a trabalhar, a produção de um vídeo utilizando as ferramentas digitais da Web 2.0, o desenvolvimento da literacia digital e a melhoria das áreas de competência inseridas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. As aprendizagens realizadas ao longo das sessões serão objeto de utilização na atividade de Spoken Production, da disciplina de Inglês que será realizada neste período.
Para a apresentação destas sessões, a biblioteca escolar produziu um Prezi e um tutorial da ferramenta Animoto, que foi entregue a cada aluno para conseguirem produzir os seus trabalhos autonomamente.






sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Dia da Internet Mais Segura

No dia 5 de fevereiro assinalou-se o "Dia da Internet Mais Segura". Nesse âmbito, as professoras bibliotecárias, ao longo da semana, receberam as dez turmas de 6.º ano nas bibliotecas escolares D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão. As sessões tiveram como objetivo promover uma utilização segura da internet, esclarecer dúvidas, responder a questões, dar dicas de segurança e mostrar as potencialidades da internet na vida social e profissional. Além disso, falámos de alguns riscos e comportamentos inseguros durante a utilização das redes sociais e na instalação de aplicações em dispositivos móveis.
Este ano o tema central foi "Online pelos Direitos Humanos", portanto, também abordámos o tema e mostrámos o valor que a internet pode ter na denúncia de crimes contra os direitos humanos. Para decorar os espaços e promover a leitura, construímos um enorme telemóvel com as Apps mais utilizadas pelos alunos e sugerimos algum fundo documental sobre a internet.

Agradecemos a todos os alunos e respetivos diretores de turma que aceitaram o nosso convite!


domingo, 3 de fevereiro de 2019

“Um bocadinho de inverno” - Pré-escolar de Oliveira de Baixo

Na última quinzena de janeiro, no âmbito das “Histórias de Laboratório”, atividade de articulação entre a Biblioteca Escolar e a Educação Pré-escolar, a educadora Manuela Malheiro trabalhou a história “Um bocadinho de inverno” de Paul Stewart e Chris Riddell. À exploração da história seguiu-se a confeção de neve que contou com o apoio das educadoras Isolda e Paula. Desta forma explorou-se a Área de Conhecimento do Mundo, a metodologia científica e as ciências. Com esta experiência as crianças ficaram a saber que a neve é a água congelada que, em estado sólido, cai das nuvens devido a um fenómeno meteorológico. A neve é composta por cristais gelados reunidos que, ao caírem na superfície terrestre, cobrem tudo com um manto branco. A queda de neve é frequente em muitas regiões que se caracterizam por ter baixas temperaturas, durante o inverno.
As belas decorações ficaram a cargo da educadora Paula Prada que criou um cenário tão apelativo e cativante.

Parabéns e boas leituras!

A Carochinha da obra "Robertices" na EB de Oliveira de Baixo

Ao longo do mês de janeiro, os alunos do 3.º ano trabalharam a obra “Robertices” de Luísa Dacosta em contexto de leitura orientada na Biblioteca Escolar. Após a leitura orientada com a educadora Manuela, os alunos foram convidados a fazer uma pequena dramatização da história “Carochinha” como resultado da exploração do texto. Através da dramatização, os alunos desenvolveram a leitura em voz alta, a memorização, a expressão motora, a expressividade, entre outras competências essenciais ao perfil de saída da escolaridade obrigatória. A dramatização foi apresentada na Biblioteca Escolar e teve como espectadores todos os alunos e professores da escola.
Foi uma tarde magnífica onde os nossos pequenos atores foram verdadeiras estrelas. Nada disto seria possível sem a colaboração de alunos, professores, educadoras e assistentes operacionais que tanto contribuem para o sucesso educativo.

Parabéns e boas leituras!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O que é pediculose?

A equipa do PES vai responder à questão e pretende alertar para a pediculose e sua propagação. 

Lê atentamente e protege a tua saúde! 


A pediculose, popularmente conhecida como infestações de piolhos, é uma doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça, corpo, cílios, sobrancelhas ou na região dos pelos pubianos.

O piolho é um inseto pequeno e sem asas, figura 1, pode ser visto a olho nu. Nos últimos trinta anos observou-se um aumento significativo na incidência de casos devido a multiplicação rápida do parasita, que, ao longo de sua curta vida de trinta a quarenta dias, é capaz de depositar mais de duzentos ovos, as lêndeas, figura 2.
Figura 1

Figura 2
Nota: As figuras mostram o animal e o seu ovo bastante ampliados.

Como ocorre a transmissão do piolho?
Os piolhos são mais comuns em ambientes onde existem várias pessoas (escolas, piscinas, ginásios, etc., e espalham-se facilmente. A transmissão ocorre de maneira semelhante às causas, como:
·         Contato com uma pessoa que possua piolhos, como colegas de trabalho, colegas escolares ou que dividem a mesma casa;
·         Partilha de objetos de uso capilar, como chapéus, escovas, tiaras, entre outros;
·         Partilha de roupas, almofadas e roupas de cama infestadas;
·         No caso de piolhos pubianos, contato íntimo entre as regiões pubianas durante o ato sexual.
Piolhos capilares são difíceis de prevenir por se tratar de transmissão por aglomeração e não por higiene e derivados, mas seguem as adequações que podem ser feitas para evitar a infestação:
·         Não dividir pertences pessoais, principalmente os que têm contato direto com o couro cabeludo;
·         Com um pente fino, inspecionar os fios à procura de piolhos e lêndeas;
·         Nas crianças, observar quando coçam frequentemente a cabeça;
·         Influenciar inspeção das crianças nas escolas;
·         Não omitir caso aconteça alguma manifestação de piolho e influenciar para que outros não omitam também, pois dessa forma o tratamento é limitado a alguns e não evita  com que o parasita se espalhe. 
Para a prevenção dos demais piolhos também é aconselhado:
·         Manter uma boa higiene corporal;
·         Tomar cuidado com locais de uso público;
·         Não partilhar toalhas e roupas íntimas;
·         Garantir a escolha cuidadosa do parceiro sexual;
·         Lavar roupas, lençóis, almofadas, ursos de pelúcia, entre outros, regularmente.
Fique alerta a qualquer sinal de coceira e examine com frequência a cabeça das crianças. A infestação de piolhos é algo comum, tal como o tratamento é simples e ao alcance de todos.


 Extraído e adaptado de: 
e



domingo, 27 de janeiro de 2019

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27 de janeiro foi a data escolhida para a assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia possui um significado especial, pois foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, localizado na Polónia, pelas tropas da União Soviética. Para que a MEMÓRIA não se perca, a Biblioteca Escolar Dr. Azeredo Perdigão assinalou a data com um painel, imagens e livros sobre o tema. 

"Tenho de salvar estas pessoas, quantas eu puder. Se estou desobedecendo ordens, prefiro estar com Deus e contra os homens, que com os homens contra Deus."

Aristides de Sousa Mendes


sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Projeto Digital Learning

No âmbito do projeto "Digital learning" e do Referencial Aprender com Biblioteca Escolar, todas as turmas do 7.º ano estiveram, durante os últimos dias, nas bibliotecas escolares D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão. As sessões tiveram como objetivos a articulação curricular e dotar os alunos de ferramentas de apresentação de trabalhos e de competências de literacia digital. Os alunos aprenderam a trabalhar com a ferramenta digital Prezi e praticaram, criando novos prezis a título experimental. 
Esta articulação teve como finalidade ensinar os alunos para que possam realizar a apresentação oral deste período, da disciplina de inglês que será feita com recurso ao Prezi
Para a realização das atividades, dinamizadas pela professora bibliotecária Raquel, foram construídos três prezis que serviram de apoio às sessões e serão úteis para os alunos.




  



Tutorial do Prezi next


















quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Gripe … será?


A equipa do PES mantém-nos bem informados!

Tens sentido…
A gripe (ou Vírus INFLUENZA) é uma doença aguda viral que afeta especialmente as vias respiratórias. 
A transmissão do vírus da gripe é feita através de espirros ou de tosse, em que a pessoa infetada expele partículas.                    
O contágio é evitado através do uso de máscara, isolamento, lavagem frequente das mãos com água e sabão (utilize toalhetes se não puder lavar as mãos). Quando tossir ou espirrar, utilize um lenço de papel ou o antebraço para tapar a zona da boca (não use as mãos).

Qual a gravidade da gripe? 
A gripe é, habitualmente, uma doença de curta duração (3 a 4 dias) com sintomas de intensidade ligeira ou moderada, evolução benigna e recuperação completa em 1 ou 2 semanas.
Nas pessoas idosas e nos doentes crónicos a recuperação pode ser mais longa e o risco de complicações é maior, nomeadamente, pneumonia e/ou descompensação da doença de base (asma, diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal). 
Como se evita a gripe?


E ainda… pode ser evitada através da vacinação anual. 
Se estiver com gripe, o que fazer?
  • Fique em casa, em repouso;
  • Não se agasalhe demasiado;
  • Meça a temperatura ao longo do dia;
  • Se tiver febre pode tomar paracetamol (mesmo as crianças). Não dê ácido acetilsalicílico (aspirina) às crianças;
  • Se está grávida ou amamenta não tome medicamentos sem falar com o seu médico;
  • Utilize soro fisiológico para tratar a obstrução nasal;
  • Não tome antibióticos sem recomendação médica. Não atuam nas infeções virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura;
  • Beba muitos líquidos: água e sumos de fruta;
  • Se viver sozinho, especialmente se tiver limitações de mobilidade ou estiver doente, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.
Se tiver dúvidas, contacte o SNS24: 808 24 24 24 
Gripe: Proteja-se!




terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Projeto "Escovar na Escola" na sala de pré-escolar de Lustosa

Hoje estivemos na sala da educação pré-escolar de Lustosa. O projeto "Escovar na Escola", submetido no ano transato, não contemplou as crianças do pré-escolar e não recebemos kits suficientes para as necessidades. Como sentimos que não era justo, decidimos comprar copos, escovas e pastas dentífricas e levar o "Escovar na Escola" até às nossas crianças. Levámos também o Diogo e o Tomás, personagens da obra "Não Quero… Lavar os Dentes" de Ana Oom, para falarmos sobre a saúde oral. A história foi lida em dois suportes (impresso e digital) e prendeu a atenção dos alunos. 
No final, chegou a surpresa que as crianças adoraram: um kit de escovagem personalizado! 

Agradecemos à educadora Adelaide, à assistente Sandra e às crianças, a simpatia e o acolhimento com que nos receberam. 

Bem haja pelo vosso carinho! Adorámos estar convosco! 






quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Projeto "Escovar na Escola" na EB de Oliveira de Baixo

Os alunos da escola básica de Oliveira de Baixo (incluindo a sala de Travanca) já receberam os seus kits de escovagem. Depois da contada a história do "Chaminhas", o dragão com lindos dentes, todos os alunos o ilustraram e receberam o seu copo, pasta dentífrica e escova.
O Salvador, que almoça em casa, também teve direito a um kit diferente, oferecido pelas professoras bibliotecárias, pois assim também ele escovará os dentes na escola com os colegas, depois da sua refeição.
Agora todos os alunos já podem dar início à escovagem na escola e manter uma boa saúde oral! 


quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Projeto "Escovar na escola"

Hoje, os alunos do 1.º ciclo de Lustosa e Tondelinha receberam os kits de escovagem do projeto "Escovar na escola". Cada aluno tem um kit novo para realizar a escovagem na escola, ao fim do almoço. 
Além da entrega dos kits, também reservámos um momento para a leitura da história "Aprende a escovar os dentes" de Gaby Goldsack. Os alunos ficaram a conhecer o "Chaminhas" e irão certamente seguir os seus ensinamentos. 
A atividade culminou com uma ilustração da personagem principal da história que nos presenteou com um belo e saudável sorriso! 

Boa saúde oral e boas leituras!


terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Histórias com sorrisos no CAA - D. Duarte

Hoje assinalou-se, no Centro de Apoio à Aprendizagem, o Dia de Reis.
"O Bolo-Rei" de António Torrado fez as delícias das nossas crianças.
O bolo-rei, o pastel de nata, o bolo inglês, a tarte de amêndoa e a gelatina não podiam faltar. Os quatro primeiros, construídos pela Joana Amaral (da equipa da biblioteca escolar da EB Dr. Azeredo Perdigão) foram manipulados pelos alunos. Não se ficaram apenas pela visualização, pois o toque e o cheiro também estiveram no centro das atenções.
A gelatina, essa sim, era verdadeira! Por esse motivo, no final da atividade, os alunos lancharam e saborearam a sua taça!
Há sorrisos que valem por mil palavras e, hoje, os alunos presentearam-nos com sorrisos sinceros, puros e maravilhosos! 

Agradecemos às professoras Isabel e Maria de Deus e às assistentes operacionais por nos abrirem sempre as portas e promoverem uma verdadeira articulação entre a biblioteca escolar e o Centro de Apoio à Aprendizagem.