quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Teatro na Escola Básica de Oliveira de Baixo

Hoje, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, as educadoras de infância Paula Prada e Isolda Mendes dramatizaram a obra "Eu nunca na vida comerei tomate" de Lauren Child para todos os alunos da Escola Básica de Oliveira de Baixo. Com recurso a adereços, materiais, movimento e criatividade, as docentes encantaram os alunos e retrataram de uma forma muito natural a importância dos alimentos na vida de cada criança. Desta forma, promove-se uma alimentação saudável e incute-se a necessidade de alterar/manter hábitos na alimentação do dia a dia. 

Um teatro fantástico que ensina e motiva! 

Formação de utilizadores - 5.º BD (BE D. Duarte)

Hoje, os alunos do 5.º BD e a professora Amália Ribeiro estiveram, na biblioteca escolar, na sessão de formação de utilizadores. Durante a sessão, os utilizadores ficaram a conhecer as regras de utilização da biblioteca escolar, o sistema de arrumação documental de acordo com CDU (Classificação Decimal Universal), os desafios mensais, o desafio "As mais belas bibliotecas" (alusivo ao Mês Internacional da Biblioteca Escolar), entre outras coisas.
No final pesquisamos, no catálogo digital, alguns títulos. Desta forma, em qualquer lugar todos conseguimos saber o que existe nas cinco bibliotecas escolares do agrupamento.







terça-feira, 16 de outubro de 2018

Dia Mundial da Alimentação - Sugestões de Leitura

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação e a sua importância na vida de todos nós, as bibliotecas escolares expuseram algum do fundo documental relacionado com o tema. 
Com as educadoras e os docentes do 1.º ciclo partilhámos as obras "Nunca na vida comerei" e o "Caldo de Pedra" e algumas atividades. 
Desejamos a toda a comunidade um feliz dia repleto de alimentos saudáveis!

Boas leituras!  


segunda-feira, 15 de outubro de 2018

PES - Dia Mundial da Alimentação

Este ano, em articulação com o Projeto de Educação para a Saúde, o blogue das bibliotecas escolares fará a divulgação de materiais e atividades dinamizadas pela equipa do PES. 
De forma a assinalar o Dia Mundial da Alimentação, deixamos aqui os benefícios do consumo da sopa e algumas receitas simples de sopas naturais. 

Uma alimentação saudável, variada e equilibrada traz apenas benefícios para a saúde.   








DICA DE SEGURANÇA DOS ALIMENTOS
1. Conserve a sopa em recipientes adequados e bem fechados.
2. Se a sopa tiver na sua composição carne ou leguminosas é mais seguro congelar.

SUGESTÕES:  
Sopa de legumes com feijão e arroz

Ingredientes (6 pessoas):

300g de feijão vermelho ou outro cozido
2 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho
2 nabos com rama
1 couve portuguesa ou outra a gosto
400g de abóbora
80g de arroz carolino (grão médio)
6 colheres de chá de azeite
Sal q.b.
Preparação:

Descasque a cebola, as batatas, as cenouras, os nabos, os alhos e a abóbora e guarde a rama dos nabos. Corte a abóbora em pedaços, a cebola, as batatas, uma cenoura e um nabo. Lave tudo e deite para um tacho juntamente com 2,5 litros de água quente e leve ao lume. Deixe cozinhar durante 20 minutos. Entretanto, limpe a couve e corte-a em pedaços pequenos e corte também a rama do nabo em pedaços pequenos. Lave tudo e deixe escorrer, corte a outra cenoura em cubos e o outro nabo.
Junte à sopa metade do feijão e reduza tudo a puré. Leve de novo ao lume, deixe ferver, junte o arroz e mexa. Deixe de novo ferver e junte a cenoura e o nabo cortados e deixe cozer por 5 minutos. Junte a couve e a rama do nabo, misture, deixe ferver. Junte o resto do feijão e tempere de sal, deixando cozer por mais 10 minutos. No fim adicione o azeite e sirva quente.


Sopa de feijão com espinafres

Ingredientes (5 pessoas):

500g de feijão ou sobra de feijoada (qualquer tipo)
1 litro de água
300g de espinafres limpos
5 colheres de chá de azeite
Sal q.b.

Se a feijoada tiver alguma carne, retire-a e desfie. Junte à sopa ao mesmo tempo que juntar os espinafres. Os espinafres podem ser substituídos por agriões, acelgas ou nabiças.

Preparação:

Deite a feijoada no copo do liquidificador, junte metade da água e bata. Retire o preparado e coloque num tacho. Junte o resto da água (adicione água quente, assim ferve mais rápido, minimizando o gasto de gás ou eletricidade) e leve ao lume, deixando ferver. Verifique o sal e junte os espinafres e deixe cozer durante 3 minutos. Desligue o lume e tempere com o azeite.
Base de Sopa
1 batata
400 g de abóbora
2 curgetes
1 cebola 
3 cenouras
4 dentes de alho
5 colheres de chá de azeite

Preparação:
Descasque a cebola, a batatas, as cenouras, as curgetes, os alhos e a abóbora. Corte em pedaços, a abóbora, as curgetes, a cebola, a batata e as cenouras. Lave tudo e deite para um tacho juntamente com 2,5 litros de água quente e leve ao lume. Deixe cozinhar durante 20 minutos. Triture com a varinha mágica ou no liquidificador. Conserve a sopa em recipientes adequados e bem fechados.

Nota:
Quando for utilizar esta base deve colocá-la ao lume até ferver. Adicione um hortícola à sua escolha (cenoura ralada, cebola laminada, couve, agrião, ervilhas, brócolos etc.) e junte o azeite. Também pode consumir a base com ervas aromáticas. 


quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Formação de utilizadores - 5.º AD (BE D. Duarte)

Hoje, iniciou-se, na biblioteca escolar D. Duarte, a formação de utilizadores. Os alunos do 5.º AD, com a professora Celeste Rocha, estiveram na sessão de formação de utilizadores, onde ficaram a conhecer as regras de utilização da biblioteca escolar, o sistema de arrumação documental de acordo com CDU (Classificação Decimal Universal), os desafios mensais, o desafio "As mais belas bibliotecas" (alusivo ao Mês Internacional da Biblioteca Escolar), entre outras coisas. 
Além disso, fizemos algumas pesquisas no catálogo online e encontrámos alguns dos títulos preferidos dos alunos. 

O catálogo das bibliotecas escolares encontra-se disponível em:






quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Dia Internacional da Saúde Mental

No âmbito do Projeto “Observatório do Bem-Estar”, inserido no Programa Viseu Educa, a equipa de Psicólogas em Contexto Escolar convidaram as escolas a assinalar Dia Internacional da Saúde Mental.
As bibliotecas escolares Dr. Azeredo Perdigão e D. Duarte colaboraram nesta iniciativa e elaboraram os cartazes que foram preenchidos pela comunidade escolar.

As pessoas preocupam-se tanto com a estética que se esquecem da saúde mental.
Mestre Arievlis


 
Deixamos ainda uma sugestão de leitura: o artigo de opinião de Mésicles Helin no Dia Mundial da Saúde Mental (na TSF Rádio Notícias, disponível em: https://www.tsf.pt/sociedade/interior/eles-andam-por-ai---dia-mundial-da-saude-mental-9981005.html
Eles andam por aí.
E ainda bem.
Carlos é um jovem rapaz de 37 anos. Vive com mais dois companheiros numa residência autónoma e trabalha, há ano e meio, como jardineiro num museu. Com o outono a chegar, diz andar atento às folhas caducas que caem das árvores:
- Quando começar a chover isto não pode ficar tudo entupido. As pessoas depois têm que vir trabalhar e visitar o museu - Sente-se responsável e zeloso pelo lugar onde trabalha.
Há 2 anos, Carlos teve alta hospitalar. Ao ler a história clínica, perde-se a conta ao número de internamentos. Desde a adolescência, é um regular frequentador dos serviços de Psiquiatria dos hospitais. Estudou até ao quarto ano do ensino básico com repetições sucessivas. Carlos tem dificuldades intelectuais, sociais e de adaptação. No perfil de competências cognitivas é incapaz de fazer cálculos com mais de dois algarismos por parcela, tem dificuldade na escrita e em contar uma história. O pensamento abstrato, a memória imediata e a capacidade de resolver um problema estão comprometidos e muito abaixo do nível esperado quando comparado com as pessoas da mesma idade. Nas relações sociais, Carlos é imaturo e tem dificuldade em regular as emoções de forma adequada ao contexto. Não tem história de consumo excessivo de bebidas alcoólicas, nem abuso de drogas. Na vida profissional, viveu de biscates e o trabalho mais longo que teve, antes do último internamento, durou 7 meses. Tinha como tarefa contar parafusos e colocá-los em sacos de plástico para seguirem para uma grande superfície comercial.
Da história familiar percebe-se que Carlos vem de uma família desestruturada. A mãe viveu em diferentes cidades, consoante a relação amorosa que tivesse na altura. O pai morreu por consumo de drogas, há mais de 20 anos. Tem irmãos mas diz que não se relacionam:
- Dois vivem lá fora e outros dois não sei deles. Acho que moram em Lisboa, mas não sei bem.
Refere ter os colegas do trabalho, os companheiros de casa e os amigos da Associação X.
- Vou lá todos os sábados. Almoçamos e costumamos ir dar um passeio. Às vezes vemos filmes ou jogamos às cartas.
A frequência da Associação é um compromisso que Carlos estabeleceu com a equipa prestadora de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental (CCISM). Como Carlos, há outros homens e mulheres que - em conjunto com voluntários, técnicos de serviço social, terapia ocupacional, psicologia e enfermeiros especialistas em saúde mental - planeiam e organizam as atividades para o grupo. Na residência também tem apoio de uma equipa que, uma vez por mês, monitoriza a arrumação e limpeza da casa. No caso de Carlos, há ainda o apoio na ida às compras. Tem dificuldade em gerir o dinheiro mas, com a aprendizagem de estratégias compensatórias que consistem em lidar com pequenas parcelas de dinheiro, consegue fazer pequenas compras e ainda guardar o dinheiro para um café diário na cafetaria do museu.
Carlos sente-se bem. Diz que o jardim do museu "é o mais lindo de Portugal". Sonha um dia andar de avião. Tem uma identidade. Tem uma casa. Tem um salário. Tem vida social e está no meio de nós. Como o Carlos, eles andam por aí. E ainda bem.
Nota: "Carlos" é um caso fictício, baseado num somatório de casos reais.

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Receção na BE Professor Rolando de Oliveira - 1.º B

Hoje, os alunos do 1.º B e os professores Clara e José Carlos estiveram na biblioteca escolar Professor Rolando de Oliveira. 
A atividade, dinamizada pela professora Maria João Gonçalves, iniciou-se com a apresentação do espaço e as regras da biblioteca. De seguida, os alunos ouviram a história "A menina que não queria livros" de Luísa Ducla Soares e completaram um dominó com a história. 
No final, cada aluno escolheu um livro e deu-se início à requisição domiciliária. Também os alunos do 2.º B, do professor José Manuel, estiveram na biblioteca e requisitaram livros para leitura domiciliária. 



segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Desafio mensal "Quem é o/a autor(a)?

O desafio mensal "Quem é o/a autor(a)?" já está disponível. Mensalmente, nas bibliotecas escolares D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão, serão disponibilizadas fotografias dos autores selecionados. Basta descobrir, preencher o formulário e esperar que no final do mês seja divulgada a resposta e a lista de participantes. 
Contamos com a vossa participação! 

Boas leituras!









domingo, 7 de outubro de 2018

"Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?"



A iniciativa "Miúdos a votos!" está de volta! Até ao dia 4 de novembro, os alunos interessados devem manifestar as suas escolhas através do formulário 
No dia 5 de dezembro serão divulgadas as listas dos livros mais escolhidos. Seguidamente, alunos e professores devem escolher os livros e iniciar a campanha eleitoral. 
As votações serão organizadas pelas bibliotecas escolares e decorrerão no dia 15 de março de 2019. 

Vamos participar! 

Boas leituras!

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Concurso "Quadras de S. Martinho"

A Biblioteca Municipal Dr. Miguel da Silva lança a 4.ª edição do concurso "Quadras de S. Martinho". Os destinatários são os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e a comunidade em geral. A participação é facultativa e a entrega dos trabalhos pode ser feita nas bibliotecas escolares. 
Deixamos as normas de participação para todos os interessados! 

Basta usar criatividade e deixar a imaginação voar!



terça-feira, 2 de outubro de 2018

Receção na BE Professor Rolando de Oliveira

Hoje, os alunos do 1.º ano e a professora Rosa Gouveia estiveram na biblioteca escolar Professor Rolando de Oliveira. 
A atividade iniciou-se com a apresentação do espaço e as regras da biblioteca. De seguida, os alunos ouviram a história "A menina que não queria livros" de Luísa Ducla Soares e completaram um dominó com a história. 
No final, cada aluno escolheu um livro e deu-se início à requisição domiciliária. Também os alunos do 2.º A, da professora Maria da Luz, estiveram na biblioteca e requisitaram livros para leitura em casa. 



No mês internacional da biblioteca escolar desejamos a todos boas leituras!

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Ópera no Património - 1.º ciclo

No âmbito das ações pedagógicas do projeto "Ópera no Património", promovidas pelo Município de Viseu, as escolas do 1.º ciclo de Abraveses, Vila Nova do Campo, Campo, Póvoa de Abraveses e Oliveira de Baixo receberam o tenor Paulo Lapa. Desta forma os alunos, além de assistirem a uma ação pedagógica sobre ópera, assinalaram da melhor forma o Dia Mundial da Música.  
As crianças e adultos adoraram e iniciaram-se no mundo da ópera! 

Boas leituras acompanhadas de boa música!