sexta-feira, 29 de abril de 2022

Exposição de papagaios

No âmbito das atividades de leitura orientada, as turmas do 5.º E, F, G e H, desafiadas pelas docentes Márcia Lopes e Lurdes Bastos, construíram papagaios alusivos à obra “A Viúva e o Papagaio”, de Virginia Woolf. Nas aulas, durante e após a leitura, os alunos responderam a várias questões sobre a obra e deram a sua opinião sobre a mesma. Com as respostas e as motivações para a leitura da obra, escreveram pequenos textos nos papagaios. A criatividade não faltou e os papagaios estão expostos e podem ser vistos, no pavilhão A, nos placares à entrada da biblioteca. Houve até alunos que reaproveitaram materiais para a construção dos papagaios, mostrando que é possível reutilizar e reduzir de forma tão simples e eficaz.    

 

Muitos parabéns a todos pelos trabalhos e boas leituras!



quinta-feira, 28 de abril de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

Hoje decorreu mais uma sessão dos Clubes de Leitura nas Escolas.

Na EB Dr. Azeredo Perdigão lemos a obra “O Tesouro”, de Manuel António Pina, que retrata a forma como se vivia antes do 25 de abril de 1974 e como ficou o país após a conquista do tesouro que tanto apreciamos. No final, os alunos responderam às atividades propostas no Nearpod.

Na EB D. Duarte, os alunos começaram a ler várias obras, de diferentes autores. Durante a leitura foram partilhando com os colegas o que mais lhes despertou e captou a atenção.

Foi mais uma sessão de leituras, de partilhas e de sugestões literárias.



 


#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares


Dia Mundial da Terra na EB de Torredeita

Para assinalar o Dia Mundial da Terra, na EB de Torredeita, a professora Carla Sousa Costa convidou as famílias a irem à escola ler uma história. Nos casos em que os horários dos pais e encarregados de educação não são compatíveis, foi aberta a possibilidade de gravarem um vídeo ou produzirem um trabalho alusivo ao tema.

Partilhamos, com toda a comunidade educativa, alguns dos trabalhos criados pelos alunos da turma, com a colaboração das mães: o vídeo do Carlos Correia, do 1.º ano, com a leitura da obra “O Protesto”, de Eduarda Lima, gravado pela mãe Filipa Marques; “O dia em que o mar desapareceu”, de José Fanha, apresentado pela Bruna Feliciano e lido pela mãe Magda Campos; e o vídeo e trabalho da Vitória Almeida, com a colaboração da mãe Juliana Almeida.

Muitos parabéns a todos e continuem a proteger o nosso Planeta.

Cada gesto, por menor que seja, é imprescindível.






Boas leituras!

terça-feira, 26 de abril de 2022

Ainda se escrevem cartas!

A propósito do episódio “As Despedidas em Belém” da obra “Os Lusíadas” de Luís de Camões, a partir de uma proposta da professora Olga Cardoso, desafiamos os nossos alunos do 9.º BD e do 9.º CD para uma troca de correspondência. Na época dos Descobrimentos, a comunicação era escassa e a ausência de notícias acentuava o sofrimento de quem ficava no cais à espera dos homens que partiam em busca do desconhecido.  Assim, foi proposto aos alunos do 9.º CD que se colocassem no lugar das mães, dos filhos, das noivas e das esposas dos navegadores e que redigissem uma carta ao seu familiar embarcado na armada de Vasco de Gama. Coube aos alunos do 9º BD devolver as respetivas respostas.

Embalados pelo vento da imaginação e navegando pelos versos de Camões, o resultado traduziu-se em belas cartas em que o conhecimento da obra está bem presente.

As docentes agradecem aos alunos a sua motivação, interesse e empenho em levar a bom porto esta proposta de intercâmbio de escrita bem diferente do habitual!

 

As professoras Elisa Rodrigues e Olga Cardoso


sábado, 23 de abril de 2022

Dia Mundial do Livro

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro que, desde 1996 e por decisão da UNESCO, foi a data escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste dia, comemora-se também o Direito de Autor.

Para assinalar a data, sugerimos fundo documental para a leitura por prazer; partilhámos, com os docentes de português do 2.º ciclo, a obra “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, de Luísa Ducla Soares e um questionário on-line sobre a obra, promovendo mais atividades de leitura orientada no âmbito do projeto Escola a Ler; com as docentes do 3.º ciclo, o conto O rato de Alexandria da obra “O Livro Que Falava Com o Vento e Outros Contos”, de José Jorge Letria; e nas escolas com bibliotecas escolares do 1.º ciclo demos início à celebração que terá continuidade nos próximos dias. Na disciplina de Espanhol, os alunos também leram a obra "Soy el más Guapo", de Mario Ramos e construíram um acróstico com a palavra Leer e Día del Libro.

 

Boas leituras!



quinta-feira, 21 de abril de 2022

CLE – Dia Mundial da Terra e Dia Mundial do Livro

No âmbito das atividades dos Clubes de Leitura nas escolas, hoje, os alunos leram obras relacionadas com o Dia Mundial da Terra (que se comemora a 22 de abril) e o Dia Mundial do Livro (que se comemora a 23 de abril).  

Para a primeira efeméride foram selecionadas as obras “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago e “O Cuquedo”, de Clara Cunha. Para assinalar o Dia Mundial do Livro, lemos os contos O livro que falava com o vento e O rato de Alexandria da obra “O Livro Que Falava Com o Vento e Outros Contos”, de José Jorge Letria. Para aliar a leitura ao conhecimento, procurámos informações sobre a Biblioteca de Alexandria que foi uma das mais significativas e célebres bibliotecas e um dos maiores centros de produção do conhecimento na Antiguidade. Ficámos a conhecer um pouco da história deste imponente centro de conhecimento, criado no início do século III a.C., na cidade de Alexandria, ao norte do Egito, a oeste do Rio Nilo, nas margens do Mediterrâneo.

 

Boas leituras!



#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares


quarta-feira, 20 de abril de 2022

Dia Mundial da Terra

Ontem e hoje, para assinalar o Dia Mundial da Terra, todas as turmas e salas de educação pré-escolar, da EB Professor Rolando de Oliveira, estiveram na biblioteca escolar. A atividade iniciou-se com a leitura da obra “Em cima e em baixo”, de Janet Stevens. Ao longo da leitura, todos ficaram a conhecer a astúcia do Coelho e os prejuízos da preguiça do Urso.

Aproveitando alguns dos legumes que surgiram na história, seguimos o protocolo experimental e fizemos as sementeiras de feijão, milho, abóbora e alface. Com a ajuda dos alunos semeámos os produtos, em vasos, que ficaram na biblioteca escolar a germinar. Ao longo das próximas semanas verificaremos a evolução de cada uma das sementeiras de forma a responder à Questão/problema – “Sementes de espécies distintas demoram o mesmo tempo a germinar, sujeitas a idênticas condições ambientais?”.

No final ouvimos e cantámos a música “Planeta Azul”, de André Barbosa.

Toda a atividade teve como objetivo a preservação do meio ambiente e do Planeta Terra, o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade, bem como a saúde e o bem-estar, privilegiando a agricultura biológica.

Na sala de aula, várias turmas vão fazer as suas sementeiras, aguardar e acompanhar a germinação e crescimento das leguminosas.



terça-feira, 19 de abril de 2022

Escola a Ler - Vou levar-te comigo

Na primeira semana de abril e hoje, no âmbito do projeto “Escola a Ler”, as docentes Piedade Fonte e Raquel Sequeira prepararam e dinamizaram sessões de apresentação de obras.

No dia 7 de abril, a obra trabalhada e consequente apresentação foi “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares.

Hoje, as sessões foram dinamizadas nas turmas do 5.º A e 5.º D. Foram dadas várias sugestões de apresentação, para que os alunos possam diversificar e melhorar as suas apresentações orais, de forma criativa e original. Para as sessões foram utilizadas as obras “O Segredo do Rio”, de Miguel Sousa Tavares; “As cozinheiras de livros”, de Margarida Botelho; e “A noite dos animais inventados”, de David Machado.

Todo o trabalho realizado tem como objetivos primordiais a promoção da leitura, a motivação para a leitura e aquisição de competências leitoras.  

 

Boas leituras!



Digital Learning Project – Canva

Hoje, os alunos do 8.º C, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, estiveram na Biblioteca Escolar para participar numa sessão sobre a ferramenta Canva. Ao longo da sessão, os alunos tiveram acesso a um tutorial, a uma apresentação guiada e puderam criar diferentes posters no Canva. A capacitação digital, as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar estiveram interligados e permitiram a aquisição de novas aprendizagens. 

 

Parabéns a todos pelo empenho, criatividade, interesse e pelos fantásticos cartazes.  



domingo, 10 de abril de 2022

Imprevistos de Leitura na EB Professor Rolando de Oliveira

No último dia de aulas estivemos na EB Professor Rolando de Oliveira, onde colaborámos nas atividades de encerramento do 2.º período, com a leitura das histórias "Um Presente Diferente", de Coby Hol, para as crianças da educação pré-escolar e "Para onde foram os ovos da Paulina", de Alessia Garilli, para todos os alunos do 1.º ciclo.

A primeira história aborda, de uma forma simples, a quadra festiva que se avizinha e a importância da partilha.

A segunda história, para além de envolver os ovos e as galinhas de chocolate bem presentes na Páscoa, levou a que os alunos fossem para férias a tentar procurar as respostas que a Paulina não conseguiu encontrar, durante a sua primeira aventura.

Foram momentos de leitura divertidos e enriquecedores, nos quais ainda houve tempo para alguns alunos partilharem as suas tradições.

 

Boas leituras!