quarta-feira, 24 de março de 2021

Dia Mundial da Poesia (+ 1.º ciclo)

Hoje partilhamos as leituras poéticas dos alunos das turmas FAR3 e PAB4, das Escolas Básicas de Farminhão e Póvoa de Abraveses. Os alunos mais novos não quiseram deixar de assinalar o Dia Mundial da Poesia e partilharam connosco excelentes leituras poéticas.

Agradecemos a todos o envolvimento, participação, colaboração e a ótima prestação.   

Amanhã haverá novas leituras poéticas!

EB de Farminhão



EB de Póvoa de Abraveses



terça-feira, 23 de março de 2021

Dia Mundial da Poesia (Novas leituras)

Hoje partilhamos as leituras de poemas dos alunos do 2.º ciclo. A voz dos alunos é a melhor forma de assinalar esta data que contribui imensamente para a diversidade criativa.

Os alunos da docente Cristina Félix, em Espanhol, também realizaram uma atividade relacionada com o tema e intitulada Un poema en mis manos.

Agradecemos a todos os envolvidos pela vossa colaboração, participação e prestação. Estão de parabéns!

 

Amanhã haverá novas leituras poéticas!





Un poema en mis manos


segunda-feira, 22 de março de 2021

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água celebra-se anualmente a 22 de março.

A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992. A celebração desta data visa alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural tão valioso.

No âmbito da articulação entre o PES e o Projeto Eco - Escolas, o Grupo 520 propõe-te um conjunto de atividades para assinalar o Dia Mundial da Água disponível em http://nortedeleituras.blogspot.com/ (no dia 22 de março).

A ideia é participares individualmente, em família, ou em contexto de aula, nos vários desafios propostos na semana de 22 a 26 de março.

A solução dos desafios será publicada no blogue da biblioteca, no dia 26 de março.

 

                                                                              Ana Freitas

(Representante do Grupo 520 e Coordenadora Projeto Eco - Escolas)


Desafio 1
Desafio 1

Desafio 2
Desafio 3


Desafio 4

Desafio 5


Desafio 6


Desafio 7


Desafio 8


domingo, 21 de março de 2021

Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia celebra-se todos os anos em 21 de março e a data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.

O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. Como a poesia contribui para a diversidade criativa, convidámos os alunos a lerem um poema.

O resultado foi excelente e todos estão de parabéns! Obrigada pela vossa participação!

 

Ao longo da semana partilharemos outras leituras poéticas!

 

Turma PAB4 – EB de Póvoa de Abraveses


Turma PAS23 – EB de Pascoal






sexta-feira, 19 de março de 2021

@mostras da Semana da leitura – 2.º e 3.º ciclos

A originalidade e a criatividade andaram à solta entre os livros que marcaram a vida dos nossos alunos e os livros dos seus escritores preferidos. Numa atividade da semana da Leitura 2021, os alunos do 2.º e 3.º ciclos foram convidados a fazer um registo fotográfico dos seus livros. Os livros aliaram-se a diferentes objetos, animais de estimação e muita imaginação! 

Parabéns a todos!

"Está comprovado que bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto, influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maior nível de literacia na leitura e escrita, aprendizagem, resolução de problemas, uso da informação e das tecnologias de comunicação e informação."

in Manifesto das Bibliotecas Escolares da IFLA/UNESCO (2000)






Ler sempre. Ler em qualquer lugar.

quinta-feira, 18 de março de 2021

@mostras da Semana da leitura – Pré-escolar

A Educação Pré-escolar participou massivamente na Semana da leitura. Pais, educadoras e crianças envolveram-se nas atividades propostas pelas bibliotecas escolares e o formato online foi uma mais-valia, dando possibilidade a todos os pais de participar. Ao longo da semana foram partilhadas centenas de fotografias com as diversas atividades desenvolvidas. Apesar da distância, a comemoração da Semana da leitura foi um sucesso e superou as expectativas.

Agradecemos a todas as colegas, pais e crianças pelo empenho, trabalho e profissionalismo.

Parabéns pela criatividade e originalidade!

Fotografias literárias criativas e originais

Marcadores de livros



 

 
Caio do JI de Póvoa de Abraveses
Marcador de livro do Caio do JI de Póvoa de Abraveses


Nuvens de palavras no Mentimeter
 


Leituras em Família - JI Professor Rolando de Oliveira - Sala 4
Ler sempre. Ler em qualquer lugar.

quarta-feira, 17 de março de 2021

@mostras da Semana da leitura - Comunidade Escolar

Hoje divulgamos a participação da comunidade escolar nos desafios lançados na Semana da leitura.

Deixamos o nosso agradecimento a toda a comunidade escolar que se envolveu. Criatividade e originalidade não faltaram!!!

Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Confúcio




terça-feira, 16 de março de 2021

@mostras da Semana da leitura – 1.º ciclo

Durante a semana passada, várias escolas, professores, alunos, pais e comunidade assinalaram a Semana da leitura. Houve leituras em família, fotografias literárias muito criativas e originais, trabalhos em torno do livro, da leitura e das bibliotecas...

Houve de tudo um pouco!

Mesmo à distância foi possível criar laços, promover o livro, despertar para a importância da leitura, motivar, sensibilizar e acolher.

Perante a enorme adesão, deixamos o nosso agradecimento a todos aqueles que tornaram esta semana tão especial e mágica.

Parabéns!

 

EB de Abraveses (ABR2), EB de Lustosa, EB de Portela (POR14), EB Professor Rolando de Oliveira (ROL2B e ROL4A), EB de Tondelinha (TON3) e EB de Torredeita (TOR14)




EB de Couto de Cima (CDC34), EB de Pascoal (PAS23) e EB de Póvoa de Abraveses (PAB4)



Once upon a time

 

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.

segunda-feira, 15 de março de 2021

@mostras da Semana da leitura

Durante a semana passada assinalou-se a Semana da leitura, no Agrupamento.

Uma das atividades propostas foi a criação de uma fotografia original relacionada com as línguas estrangeiras. Vários alunos e docentes participaram e aqui deixamos o resultado final.

Agradecemos a todos os que se envolveram, promovendo desta forma o livro, a leitura, as línguas estrangeiras e sua importância para o desenvolvimento pessoal e educativo.  

 A criatividade é contagiante. Passa-a.

Albert Einstein

Ler sempre sempre. Ler em qualquer lugar.

 

sábado, 13 de março de 2021

Dia Internacional da Matemática

 

O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do pi (π). Porquê a escolha do dia 14 de março? Na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos da expansão decimal do número pi. Esta é a única combinação das três primeiras casas decimais de pi que podem referir-se a uma data, já que o dia 31 de abril não existe. 

A partir de 2020, o dia 14 de março passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. Todos os anos, no dia 14 de março, todos os países são convidados a participar por meio de atividades para estudantes e público em geral em escolas, museus, bibliotecas e outros espaços.

Em 2021, o tema do IDM (Dia Internacional da Matemática) é: “Matemática para um Mundo Melhor”. Para celebrar este tema, os participantes foram convidados a mostrar com imagens uma maneira de tornar o mundo um pouco melhor usando a matemática. Em vez de palavras, são usadas figuras combinadas com números, formas geométricas, fórmulas e outros elementos matemáticos para expressar uma ideia. Todas as pessoas de todo o mundo devem poder entender a mensagem, mesmo que não falem português.

Os alunos da nossa escola contribuíram para este evento com a elaboração dos cartazes que, a seguir, se apresentam.



Para comemorar este dia fica o convite, a toda a comunidade educativa, para assistirem ao filme de animação “Donald in Mathmagic Land” ou “Donald no País da Matemágica”. Nesta animação, o curioso Pato Donald aprende matemática ao aventurar-se num mundo onde as árvores têm raízes quadradas e os rios estão repletos de números. No decorrer da aventura, Donald compreende a importância da matemática e como ela está relacionada com a música, a escultura, a pintura, a arquitetura, a mecânica, o desporto e outras atividades humanas.



Sugere-se, ainda, o visionamento do documentário “Alterações Climáticas”, onde é feita uma abordagem às alterações climáticas através de um vídeo de ficção. A Matemática desempenha um papel significativo na compreensão e na resolução de muitos dos problemas importantes do planeta Terra.



Grupo 500

Coordenadoras: Ana Marques Santos e Berta Ferreira


sexta-feira, 12 de março de 2021

Semana da leitura - Dia 5

Depois de um desafio, lançado pela professora de Ensino da Música, Anabela de Jesus Duarte para uma atividade interdisciplinar, a professora de Português do 8.ºBD, Elisa Rodrigues, aceitou-o. Os alunos, apesar de confinados e em E@D, fizeram um excelente trabalho! Esta excelente apresentação final foi da responsabilidade da docente Anabela.

Agradecemos a todos o resultado final e deixamos os nossos sinceros parabéns!

 

Whatever you do, do it well. Do it so well that when people see you do it, they will want to come back and see you do it again, and they will want to bring others and show them how well you do what you do.

Walt Disney


 

A Humildade e a leitura

A partir da história "Humildade", lida pela professora Madalena Duarte, os alunos do 2.º e 3.º anos, da EB de Pascoal, deram asas à sua criatividade e, em família, elaboraram flores mágicas, muito diferentes, originais, únicas e especiais!

Tal como os 19 alunos da turma, também estas flores são humildes e todas diferentes!

Parabéns a todos os alunos, pais e professora Madalena e obrigada pela partilha e promoção da leitura!

 

“Com a liberdade, livros, flores e a lua, quem poderia não ser feliz?” – Oscar Wilde



3.º ciclo @ ler!

Valter Hugo Mãe – O rapaz que habitava os livros

Barafustaram comigo, nem escutaram o que eu queria que entendessem. Diziam que os livros queimavam os olhos, eram diurnos, não serviam para as noites. As regras do nosso colégio interno, para meninos casmurros como eu, mandavam assim. Queriam os livros no corredor. As luzes apagadas às nove. Eu ainda deitei mão a alguns volumes, toquei-lhes brevemente igual a quem cai num precipício e procura agarrar-se, mas não me deixaram nada. Apenas o candeeiro já apagado, como se a luz tivesse morrido de tristeza. Adormeci muito mais tarde, de todo o modo. O coração rasgado em papelinhos pequenos. E uma gula esquisita embrulhada no estômago parecia dizer que eu não havia jantado. Fui ver a minha nova estante logo pela manhã. Era um bocado de espaço arranjado entre tralhas meio esquecidas. Fiquei ofendido. Os livros não esquecem nada. Eles são para sempre a mesma memória admirável. Esquecer livros é uma agressão à sua própria natureza. Embora, na verdade, eles nem se devam importar, porque podem esperar eternamente. Alguém colocara um pequena placa dizendo: não alimente os animais. Fiquei sem saber se queriam dizer que os livros eram bichos comendo as nossas ideias ou se seria eu um devorador de páginas, alimentado de palavras como as histórias. As histórias podem comer muitas palavras. Pensei: os meus queridos livros. Era o que pensava e sentia: os meus queridos livros. Olhava-os como se estivessem vivos e pudessem sofrer. Como se pudessem também entristecer. Gostei de colocar a hipótese de os livros serem como bichos. Isso faz deles o que sempre suspeitei: os livros são objetos cardíacos. Pulsam, mudam, têm intenções, prestam atenção. Lidos profundamente, eles estão incrivelmente vivos. Escolhem leitores e entregam mais a uns do que a outros. Têm uma preferência. São inteligentes e reconhecem a inteligência. Os livros estão esbugalhados a olhar para nós. Quando os seguramos, páginas abertas, eles também estão esbugalhados a olhar para nós. Os meus colegas ficaram todos a rir-se de mim. Eu era conhecido como o rapaz que perdia a hora de dormir. Tinha a cabeça na lua, diziam. Não me importei nada. Rirem-se de nós pode ser só um erro no ponto de vista. E eles, todos eles, estavam errados. A primeira vez que vi um livro, que me lembre, era um que estava aberto, pousado sobre a mesa, com as folhas em leque como se fossem uma colorida flor contente. Podia ser uma caixa esquisita para arquivar pétalas secas. Podia ser para guardar documentos ou cartas de amor. De perto, era afinal um livro muito branco, cheio de palavras impressas. Julguei que podia ser um bordado miudinho.

Um enfeite para que as páginas ficassem bonitas. Pensei que fosse uma prenda de enxoval. Depois, compreendi, era o modo silencioso das conversas. Todos os livros são conversas que os escritores nos deixam. Podemos conversar com Camões, Shakespeare ou Machado de Assis, mesmo que tenham morrido há tantos anos. A morte não importa muito para os livros. Mais tarde, aprendi que os livros acontecem dentro de nós. Claro que eles podem ser bonitos de ver, mas são sobretudo incríveis de pensar. Eu disse que ler é como caminhar dentro de mim mesmo. E é verdade. Quando lemos estamos a percorrer o nosso próprio interior. (…)

     Era comum, subitamente, que eu me esquecesse de tudo durante os intervalos. Corria para os bancos no lado da frente do colégio, à vista dos janelões principais, e aí deitava os olhos às letras e a alma inteira à imaginação. Quando era hora de entrar, tantas vezes algum colega vinha cutucar-me. Diziam: anda, seu distraído. Anda embora. Um dia, ninguém me cutucou. Fiquei apenas caminhando dentro de mim mesmo, o que era diferente da solidão. A professora mandou dois rapazes aos janelões da frente a chamar por mim. Assim chamaram. Mas eu, juro muito, não os ouvi. Voltaram para dizer à professora: parece que se mudou para dentro do livro porque não ouve a nossa voz. Usámos os binóculos da sala de ciências e vimos bem, senhora professora. Ela sorri. Está feliz. Isso levantara o problema de saber como trocar a felicidade pelo regresso à aula.

Valter Hugo Mãe, O rapaz que habitava os livros

 

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.


quinta-feira, 11 de março de 2021

Semana da leitura - Dia 4

“A Biblioteca Desafia-te…”

Convidamos os alunos do 1.º ciclo a ler e ouvir a história O lobo que não gostava de ler de Orianne Lallemand.

Desafiamos os alunos a jogar um Kahoot sobre a obra disponível em https://kahoot.it/challenge/01949638?challenge-id=7cf9e0c6-625e-4c10-a00a-32e19a85c5ed_1615396324566

Para quem preferir, pode jogar através do código que é 01949638.


Pré-escolar @ ler! e 1.º ciclo @ ler!

Hoje partilhamos “As fadas falam-nos de… Coragem” contada pela mãe da Matilde Rodrigues do Jardim-de-infância de Lustosa a quem agradecemos a generosidade.

À professora Adelaide Oliveira, a todas as crianças e à mãe corajosa, os nossos parabéns!



Também as mães dos alunos da turma do 2.º e 3.º anos, da EB de Pascoal da professora Madalena Duarte, partilharam, com todos, várias leituras. Durante a manhã, todos fizeram uma grande viagem pelos livros e pela literatura. Muitas sugestões, muitos livros, muitos formatos, muitos assuntos, muitas viagens, muitas leituras e muitos parabéns!



Ler sempre. Ler em qualquer lugar.