quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Semana dos Afetos

Para assinalar os afetos, as bibliotecas escolares "vestiram-se" de acordo com o tema. 
A todas as educadoras de infância e professores do 1.º ciclo foram também sugeridas as obras "O pequeno crocodilo e o amor de uma vida" de Daniela Kulot e "O que é o amor" de Davide Cali para promover a leitura e os afetos.  

Boa semana, cheia de afetos e boas leituras!



terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Projeto Digital Learning - 9.º ano

Dando continuidade ao projeto "Digital learning" e de acordo com o Referencial Aprender com Biblioteca Escolar todas as turmas do 9. ano estiveram, durante estas duas semanas na biblioteca escolar Dr. Azeredo Perdigão para realizarem uma sessão sobre Internet e aprenderem a fazer um vídeo na ferramenta Animoto. As sessões tiveram como objetivos a articulação curricular tendo em conta unidade que os alunos se encontram a trabalhar, a produção de um vídeo utilizando as ferramentas digitais da Web 2.0, o desenvolvimento da literacia digital e a melhoria das áreas de competência inseridas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. As aprendizagens realizadas ao longo das sessões serão objeto de utilização na atividade de Spoken Production, da disciplina de Inglês que será realizada neste período.
Para a apresentação destas sessões, a biblioteca escolar produziu um Prezi e um tutorial da ferramenta Animoto, que foi entregue a cada aluno para conseguirem produzir os seus trabalhos autonomamente.






sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Dia da Internet Mais Segura

No dia 5 de fevereiro assinalou-se o "Dia da Internet Mais Segura". Nesse âmbito, as professoras bibliotecárias, ao longo da semana, receberam as dez turmas de 6.º ano nas bibliotecas escolares D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão. As sessões tiveram como objetivo promover uma utilização segura da internet, esclarecer dúvidas, responder a questões, dar dicas de segurança e mostrar as potencialidades da internet na vida social e profissional. Além disso, falámos de alguns riscos e comportamentos inseguros durante a utilização das redes sociais e na instalação de aplicações em dispositivos móveis.
Este ano o tema central foi "Online pelos Direitos Humanos", portanto, também abordámos o tema e mostrámos o valor que a internet pode ter na denúncia de crimes contra os direitos humanos. Para decorar os espaços e promover a leitura, construímos um enorme telemóvel com as Apps mais utilizadas pelos alunos e sugerimos algum fundo documental sobre a internet.

Agradecemos a todos os alunos e respetivos diretores de turma que aceitaram o nosso convite!


domingo, 3 de fevereiro de 2019

“Um bocadinho de inverno” - Pré-escolar de Oliveira de Baixo

Na última quinzena de janeiro, no âmbito das “Histórias de Laboratório”, atividade de articulação entre a Biblioteca Escolar e a Educação Pré-escolar, a educadora Manuela Malheiro trabalhou a história “Um bocadinho de inverno” de Paul Stewart e Chris Riddell. À exploração da história seguiu-se a confeção de neve que contou com o apoio das educadoras Isolda e Paula. Desta forma explorou-se a Área de Conhecimento do Mundo, a metodologia científica e as ciências. Com esta experiência as crianças ficaram a saber que a neve é a água congelada que, em estado sólido, cai das nuvens devido a um fenómeno meteorológico. A neve é composta por cristais gelados reunidos que, ao caírem na superfície terrestre, cobrem tudo com um manto branco. A queda de neve é frequente em muitas regiões que se caracterizam por ter baixas temperaturas, durante o inverno.
As belas decorações ficaram a cargo da educadora Paula Prada que criou um cenário tão apelativo e cativante.

Parabéns e boas leituras!

A Carochinha da obra "Robertices" na EB de Oliveira de Baixo

Ao longo do mês de janeiro, os alunos do 3.º ano trabalharam a obra “Robertices” de Luísa Dacosta em contexto de leitura orientada na Biblioteca Escolar. Após a leitura orientada com a educadora Manuela, os alunos foram convidados a fazer uma pequena dramatização da história “Carochinha” como resultado da exploração do texto. Através da dramatização, os alunos desenvolveram a leitura em voz alta, a memorização, a expressão motora, a expressividade, entre outras competências essenciais ao perfil de saída da escolaridade obrigatória. A dramatização foi apresentada na Biblioteca Escolar e teve como espectadores todos os alunos e professores da escola.
Foi uma tarde magnífica onde os nossos pequenos atores foram verdadeiras estrelas. Nada disto seria possível sem a colaboração de alunos, professores, educadoras e assistentes operacionais que tanto contribuem para o sucesso educativo.

Parabéns e boas leituras!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O que é pediculose?

A equipa do PES vai responder à questão e pretende alertar para a pediculose e sua propagação. 

Lê atentamente e protege a tua saúde! 


A pediculose, popularmente conhecida como infestações de piolhos, é uma doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça, corpo, cílios, sobrancelhas ou na região dos pelos pubianos.

O piolho é um inseto pequeno e sem asas, figura 1, pode ser visto a olho nu. Nos últimos trinta anos observou-se um aumento significativo na incidência de casos devido a multiplicação rápida do parasita, que, ao longo de sua curta vida de trinta a quarenta dias, é capaz de depositar mais de duzentos ovos, as lêndeas, figura 2.
Figura 1

Figura 2
Nota: As figuras mostram o animal e o seu ovo bastante ampliados.

Como ocorre a transmissão do piolho?
Os piolhos são mais comuns em ambientes onde existem várias pessoas (escolas, piscinas, ginásios, etc., e espalham-se facilmente. A transmissão ocorre de maneira semelhante às causas, como:
·         Contato com uma pessoa que possua piolhos, como colegas de trabalho, colegas escolares ou que dividem a mesma casa;
·         Partilha de objetos de uso capilar, como chapéus, escovas, tiaras, entre outros;
·         Partilha de roupas, almofadas e roupas de cama infestadas;
·         No caso de piolhos pubianos, contato íntimo entre as regiões pubianas durante o ato sexual.
Piolhos capilares são difíceis de prevenir por se tratar de transmissão por aglomeração e não por higiene e derivados, mas seguem as adequações que podem ser feitas para evitar a infestação:
·         Não dividir pertences pessoais, principalmente os que têm contato direto com o couro cabeludo;
·         Com um pente fino, inspecionar os fios à procura de piolhos e lêndeas;
·         Nas crianças, observar quando coçam frequentemente a cabeça;
·         Influenciar inspeção das crianças nas escolas;
·         Não omitir caso aconteça alguma manifestação de piolho e influenciar para que outros não omitam também, pois dessa forma o tratamento é limitado a alguns e não evita  com que o parasita se espalhe. 
Para a prevenção dos demais piolhos também é aconselhado:
·         Manter uma boa higiene corporal;
·         Tomar cuidado com locais de uso público;
·         Não partilhar toalhas e roupas íntimas;
·         Garantir a escolha cuidadosa do parceiro sexual;
·         Lavar roupas, lençóis, almofadas, ursos de pelúcia, entre outros, regularmente.
Fique alerta a qualquer sinal de coceira e examine com frequência a cabeça das crianças. A infestação de piolhos é algo comum, tal como o tratamento é simples e ao alcance de todos.


 Extraído e adaptado de: 
e



domingo, 27 de janeiro de 2019

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

27 de janeiro foi a data escolhida para a assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia possui um significado especial, pois foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz, localizado na Polónia, pelas tropas da União Soviética. Para que a MEMÓRIA não se perca, a Biblioteca Escolar Dr. Azeredo Perdigão assinalou a data com um painel, imagens e livros sobre o tema. 

"Tenho de salvar estas pessoas, quantas eu puder. Se estou desobedecendo ordens, prefiro estar com Deus e contra os homens, que com os homens contra Deus."

Aristides de Sousa Mendes


sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Projeto Digital Learning

No âmbito do projeto "Digital learning" e do Referencial Aprender com Biblioteca Escolar, todas as turmas do 7.º ano estiveram, durante os últimos dias, nas bibliotecas escolares D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão. As sessões tiveram como objetivos a articulação curricular e dotar os alunos de ferramentas de apresentação de trabalhos e de competências de literacia digital. Os alunos aprenderam a trabalhar com a ferramenta digital Prezi e praticaram, criando novos prezis a título experimental. 
Esta articulação teve como finalidade ensinar os alunos para que possam realizar a apresentação oral deste período, da disciplina de inglês que será feita com recurso ao Prezi
Para a realização das atividades, dinamizadas pela professora bibliotecária Raquel, foram construídos três prezis que serviram de apoio às sessões e serão úteis para os alunos.




  



Tutorial do Prezi next


















quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Gripe … será?


A equipa do PES mantém-nos bem informados!

Tens sentido…
A gripe (ou Vírus INFLUENZA) é uma doença aguda viral que afeta especialmente as vias respiratórias. 
A transmissão do vírus da gripe é feita através de espirros ou de tosse, em que a pessoa infetada expele partículas.                    
O contágio é evitado através do uso de máscara, isolamento, lavagem frequente das mãos com água e sabão (utilize toalhetes se não puder lavar as mãos). Quando tossir ou espirrar, utilize um lenço de papel ou o antebraço para tapar a zona da boca (não use as mãos).

Qual a gravidade da gripe? 
A gripe é, habitualmente, uma doença de curta duração (3 a 4 dias) com sintomas de intensidade ligeira ou moderada, evolução benigna e recuperação completa em 1 ou 2 semanas.
Nas pessoas idosas e nos doentes crónicos a recuperação pode ser mais longa e o risco de complicações é maior, nomeadamente, pneumonia e/ou descompensação da doença de base (asma, diabetes, doença cardíaca, pulmonar ou renal). 
Como se evita a gripe?


E ainda… pode ser evitada através da vacinação anual. 
Se estiver com gripe, o que fazer?
  • Fique em casa, em repouso;
  • Não se agasalhe demasiado;
  • Meça a temperatura ao longo do dia;
  • Se tiver febre pode tomar paracetamol (mesmo as crianças). Não dê ácido acetilsalicílico (aspirina) às crianças;
  • Se está grávida ou amamenta não tome medicamentos sem falar com o seu médico;
  • Utilize soro fisiológico para tratar a obstrução nasal;
  • Não tome antibióticos sem recomendação médica. Não atuam nas infeções virais, não melhoram os sintomas nem aceleram a cura;
  • Beba muitos líquidos: água e sumos de fruta;
  • Se viver sozinho, especialmente se tiver limitações de mobilidade ou estiver doente, deve pedir a alguém que lhe telefone regularmente para saber como está.
Se tiver dúvidas, contacte o SNS24: 808 24 24 24 
Gripe: Proteja-se!




terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Projeto "Escovar na Escola" na sala de pré-escolar de Lustosa

Hoje estivemos na sala da educação pré-escolar de Lustosa. O projeto "Escovar na Escola", submetido no ano transato, não contemplou as crianças do pré-escolar e não recebemos kits suficientes para as necessidades. Como sentimos que não era justo, decidimos comprar copos, escovas e pastas dentífricas e levar o "Escovar na Escola" até às nossas crianças. Levámos também o Diogo e o Tomás, personagens da obra "Não Quero… Lavar os Dentes" de Ana Oom, para falarmos sobre a saúde oral. A história foi lida em dois suportes (impresso e digital) e prendeu a atenção dos alunos. 
No final, chegou a surpresa que as crianças adoraram: um kit de escovagem personalizado! 

Agradecemos à educadora Adelaide, à assistente Sandra e às crianças, a simpatia e o acolhimento com que nos receberam. 

Bem haja pelo vosso carinho! Adorámos estar convosco! 






quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Projeto "Escovar na Escola" na EB de Oliveira de Baixo

Os alunos da escola básica de Oliveira de Baixo (incluindo a sala de Travanca) já receberam os seus kits de escovagem. Depois da contada a história do "Chaminhas", o dragão com lindos dentes, todos os alunos o ilustraram e receberam o seu copo, pasta dentífrica e escova.
O Salvador, que almoça em casa, também teve direito a um kit diferente, oferecido pelas professoras bibliotecárias, pois assim também ele escovará os dentes na escola com os colegas, depois da sua refeição.
Agora todos os alunos já podem dar início à escovagem na escola e manter uma boa saúde oral! 


quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Projeto "Escovar na escola"

Hoje, os alunos do 1.º ciclo de Lustosa e Tondelinha receberam os kits de escovagem do projeto "Escovar na escola". Cada aluno tem um kit novo para realizar a escovagem na escola, ao fim do almoço. 
Além da entrega dos kits, também reservámos um momento para a leitura da história "Aprende a escovar os dentes" de Gaby Goldsack. Os alunos ficaram a conhecer o "Chaminhas" e irão certamente seguir os seus ensinamentos. 
A atividade culminou com uma ilustração da personagem principal da história que nos presenteou com um belo e saudável sorriso! 

Boa saúde oral e boas leituras!