quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Día de los Reyes Magos

Para assinalar o Dia de Reis, os alunos do 8.º BD e a professora da disciplina de Espanhol quiseram levar a algumas salas de aula as tradições e salientar para a importância desta data festiva. Neste dia tão especial para os espanhóis, a turma do 8.º BD escreveu ainda uma carta, com um conteúdo muito especial, para os Reis Magos. Em vez dos tradicionais presentes, estes alunos pensaram nos outros e pediram, aos Reis Magos, paz, uma família e escola para todas as crianças e que a fome no Mundo pudesse acabar. Durante a manhã tivemos Reis Magos trajados a rigor, apresentadores que explicaram de forma extraordinária como os “Nuestros Hermanos” celebram este dia, duas alunas que leram a carta escrita pela turma e uma mensagem muito especial dos três Reis Magos. 

Todas as turmas nos receberam com muito entusiasmo, atenção e interesse. Conseguimos ainda verificar que, para além de conhecerem alguns detalhes sobre esta tradição, os alunos também reconheceram muitas palavras em espanhol! 

 

Feliz Día de Reyes! 



quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Sessões de preparação - Projeto Pessoal de Leitura

Durante o 1.º período e inserido no Escola a Ler, os alunos do 5.º ano participaram em sessões de preparação dos seus projetos pessoais de leitura, dinamizadas pelas professoras bibliotecárias que também integram a equipa do Escola a Ler do agrupamento.

No decorrer das sessões, as docentes apresentaram três formas distintas de abordagem para três livros diferentes. Todas as apresentações tiveram em conta o documento facultado aos alunos para os orientar nas exposições orais. Aquando destas apresentações, os alunos estiveram muito atentos e interessados, tiraram apontamentos, fizeram algumas questões e mostraram-se muito motivados para participar nas tarefas propostas pelas docentes.

Estas sessões tiveram como objetivo principal dotar os alunos com ideias e prepará-los para as apresentações dos seus projetos pessoais de leitura.  No momento das exposições orais verificou-se que as aprendizagens realizadas surtiram o efeito desejado. Os alunos para além de desenvolverem a literacia da leitura, melhoraram o seu desempenho, apresentaram livros de forma extraordinária e mostraram-se muito à vontade durante o desempenho desta tarefa.

 

Parabéns a todos e boas leituras! 



terça-feira, 20 de dezembro de 2022

BScience em articulação com a Biblioteca Escolar

Ao longo do 1.º período, os alunos do 9.º BD, na disciplina de BScience, produziram cartazes digitais sobre as grandes invenções científicas/ tecnológicas que se encontram publicados num mural digital na ferramenta Wakelet. Depois de escolherem a respetiva invenção, os alunos realizaram um trabalho de pesquisa sobre a mesma. De forma a produzirem cartazes, cada aluno recebeu um documento com orientações específicas sobre o que seria necessário constar e as possíveis formas de apresentação.

Durante semanas, o interesse, o empenho e a motivação não faltaram! Os alunos desenvolveram diferentes áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e aquando das apresentações finais, realizadas em língua inglesa, fomos surpreendidas com Kahoots com questões sobre os cartazes apresentados por cada grupo, que permitiram testar as aprendizagens e a atenção ao longo das sessões.

Para a produção de todos os trabalhos, contámos ainda com o apoio da Biblioteca Escolar, no que concerne à disponibilização de tutoriais sobre as ferramentas Canva e Wakelet, apoio na elaboração e publicação dos cartazes e orientação e ajuda na elaboração dos diferentes Kahoots. 



segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Escola a Ler - Livr'à mão (1.º Período)

No âmbito do Escola a Ler, muitos alunos da escola andam sempre acompanhados pelos livros. Entre livros das coleções pessoais de cada um e livros das Bibliotecas Escolares, a companhia acaba por transformar momentos solitários em momentos em que as viagens se fazem através das leituras.

Nas turmas de 5.º ano, sempre que os alunos são apanhados com um "Livr'à mão", acabam por transformá-lo num momento de leituras partilhadas entre amigos. Outros alunos de 3.º ciclo foram apanhados com um "Livr'à mão" depois de realizarem o teste de inglês. Por último, noutras disciplinas, em distintos espaços da escola e em diferentes momentos, existem sempre alunos presos à leitura.   

 

Boas leituras!



sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, os professores e alunos da EB de Torredeita leram a história “Elmer, o Elefante Xadrez”. Desta forma, sensibilizaram para a importância do respeito e altruísmo face à diferença.

Ser diferente é normal e todos somos importantes por sermos diferentes e especiais.

Os alunos pintaram elefantes originais e diferentes, para que nunca se esqueçam que a diferença é que nos une.

Parabéns pelos excelentes trabalhos!



Os alunos da turma do 8.º C, na aula de Português, leram excertos da obra “Aos olhos da Rita” e visualizaram a curta-metragem do filme “Como estrelas na terra”.

A aula culminou com a procura das maiores imperfeições de cada um. 

Eis o excelente resultado da reflexão e da sensibilização.




 

Só porque um homem não usa os olhos, não significa que ele não tenha visão.

Stevie Wonder


quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura – 1.º ciclo

Entre 12 e 15 de dezembro, os alunos, das escolas básicas de Campo, Farminhão, Moselos, Pascoal, Professor Rolando de Oliveira e Torredeita, realizaram a prova da fase escolar, do Concurso Nacional de Leitura.

A obra selecionada, este ano, foi “O Senhor do Seu Nariz e outras histórias” de Álvaro Magalhães.

Contámos com a participação de 55 alunos do 3.º e 4.º anos do Agrupamento e desejamos, a todos, boa sorte!

 

Parabéns a todos os participantes e agradecemos o vosso interesse e adesão!



segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Clube de Leitura nas Escolas - "A Noite de Natal"

Com o Natal quase a chegar, as alunas do Clube de Leitura nas Escolas leram a obra "A Noite de Natal", de Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta leitura a diferentes vozes permitiu-nos conhecer a Joana, o seu amigo Manuel, descobrir a forma como a família da Joana celebrava o Natal e presenciar, através da leitura, uma caminhada da Joana com os três Reis Magos.

Para embelezar o Natal do grupo de alunas, que participa nas atividades semanais deste clube, no final da atividade de leitura desenvolveram a sua criatividade e elaboraram marcadores de livros alusivos a esta quadra.

 

Feliz Natal e boas leituras são os desejos do CLE!  



#bibliotecasescolares

#rededebibliotecasescolares

#pnl2027

#clubedeleituranasescolas

#cle

#bibliotecas_aevn  


sábado, 3 de dezembro de 2022

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

As bibliotecas escolares mantêm a interligação com as educadoras e as crianças dos jardins de infância do agrupamento com a partilha de histórias e propostas de atividades para assinalar efemérides e trabalhar os domínios de Cidadania e Desenvolvimento.

Dos jardins de infância de Pascoal e Lordosa chegaram-nos os testemunhos de como vivenciaram e trabalharam o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Agradecemos às educadoras Laurinda e Conceição, às assistentes e a todas as crianças pelo vosso trabalho, empenho e interesse pela data.

 

Para assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, as crianças do Jardim de Infância de Pascoal visualizaram e ouviram a história “O elefante diferente (que espantava toda a gente)”. Exploraram e refletiram sobre a história e registaram o que mais as sensibilizou e motivou, através dos seus desenhos e exploração de várias técnicas de expressão plástica.

Fizeram o puzzle do elefante no computador e ainda o jogo do elefante - exploração do espaço, noção de dentro/fora, em cima/em baixo, leve/pesado.

Posteriormente, elaboraram um texto, com a verbalização das ideias das crianças sobre o que para elas é ser diferente.

 

O que é ser diferente?

• SER DIFERENTE É TER A PELE DE OUTRA COR - DAVI

• ANDAR NUMA CADEIRA DE RODAS - DINIS

• SÃO DIFERENTES AS PESSOAS QUE NÃO VEEM - SANTIAGO

• MENINOS QUE ESTÃO DOENTES E NÃO TÊM CABELO - INÊS

• NÃO TER BRAÇOS - NICOLAS

• NÃO TER BRAÇOS NEM PERNAS E ESCREVEREM COM A BOCA - MARLENE

• É MENINOS TEREM FOME PORQUE HÁ GUERRA - TOMÁS

• OUTROS NÃO TÊM FAMÍLIA - VICENTE LOUREIRO

• MENINOS QUE NÃO FALAM, SÓ FAZEM GESTOS - SIMÃO

• HÁ CRIANÇAS DIFERENTES, PORQUE A SUA CABEÇA NÃO CONSEGUE PENSAR COMO NÓS - LAURINDA

• NÃO TER NENHUM BRINQUEDO PARA BRINCAR - ÍRIS

• ESTES MENINOS E PESSOAS DIFERENTES, PRECISAM TODOS DE MUITO AMOR, CARINHO E A AJUDA DE TODOS NÓS - LAURINDA


Interiorizaram atitudes de solidariedade para com a outro, sensibilizando-os para atitudes e valores que promovam uma participação ativa, cívica e mais solidária.

 

   Os meninos do jardim de infância de Pascoal


No Jardim de Infância de Lordosa também viram e ouviram a obra de Manuela Castro Neves "O Elefante Diferente (que espantava toda a gente)". 

A obra foi interpretada e explorada por todos e responderam ao questionário on-line. No final cada criança fez o registo gráfico da história, exibindo os pormenores que mais lhes captaram a atenção.

No final completaram os puzzles on-line. As crianças adoraram realizar as atividades propostas e divertiram-se muito. 

Afinal, para as crianças ser diferente é normal, porque todos somos diferentes!   



Boas leituras! 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Semana da Cultura Científica 2022

Partindo de artigos e notícias sobre impressões digitais, as bibliotecas escolares selecionaram fundo documental e partilharam leituras em salas de aula.

Durante estas duas semanas foram recolhidas impressões digitais, de alunos, pessoal não docente e docentes, de forma a abrilhantar o painel exposto nas bibliotecas escolares e a dar resposta à questão: Se te pedissem para identificares a tua impressão digital, conseguias?

Por último, para além das exposições de fundo documental, também foi possível realizar atividades de ensino experimental nas bibliotecas escolares e em sala de aula. Através dessas, os alunos descobriram alguns procedimentos de recolha de impressões digitais num copo ou num frasco, tornando-se investigadores por alguns minutos.

Assim, recorrendo aos Media, foi possível estabelecer uma ligação com a Ciência e levar mais conhecimento para fora das portas das bibliotecas. 

 

Boas leituras e boas investigações!