sábado, 4 de fevereiro de 2023

CLE à conversa com versos

Na última sessão do Clube de Leitura nas Escolas, o tempo dedicado à leitura tive por base o livro “Conversas Com Versos”, de Maria Alberta Menéres. Desta vez, as conversas e as leituras giraram em torno de versos, rimas e poesias. Entre poemas de animais, de família, de tagarelices, de danças de letras, de castelos, de pedras, de fantoches, de tesouros, de canções para fazer um bolo, as leituras foram realizadas individualmente e em voz alta.

Ao todo foram realizadas inúmeras leituras e de diferentes temáticas.

Todos estes momentos de leitura ajudam as alunas a melhorar as suas competências leitoras, despertam o seu gosto pela leitura e levam-nas a viajar através da imaginação.



Boas leituras!

 

#bibliotecasescolares

#rededebibliotecasescolares

#pnl2027

#clubedeleituranasescolas

#cle

#bibliotecas_aevn


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Escola a Ler - Leitura Orientada sobre o Holocausto

Inserida na ação “Escola a Ler” numa atividade Leitura Orientada, para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, as turmas A e D, do sexto ano, leram a obra “Anne Frank” de Josephine Poole, refletiram sobre o tema e responderam a um questionário sobre a obra.

Este momento de leitura orientada serviu também para refletir sobre os direitos humanos, para contextualizar factos históricos,  para desenvolver a literacia da leitura e para desenvolver o espírito crítico.

Através de “Anne Frank” foi ainda possível saber mais, pesquisar, descobrir e valorizar.

 

Boas leituras!



“Uma turma difícil” - Trabalhos produzidos

Após a visualização do filme do Plano Nacional de Cinema “Uma turma difícil”, os alunos de nono ano, na aula de História com a docente Alberta Saldanha, refletiram sobre o mesmo, contextualizando historicamente o Holocausto. Partindo do filme os alunos foram ainda convidados a elaborar uma ilustração, uma frase, uma pesquisa de frases ou de personalidades dessa época, entre outras. Os trabalhos realizados foram expostos num painel à entrada da biblioteca, permitindo à comunidade escolar observar os trabalhos realizados.

Mesmo sendo um tema que nos entristece e aterroriza pelas atrocidades cometidas naquela época, os trabalhos elaborados merecem o nosso aplauso pela qualidade e empenho.

"A memória tornou-se o dever sagrado de todos os povos de boa vontade".

Elie Wiesel



sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, as bibliotecas escolares em articulação com o Plano Nacional de Cinema selecionaram fundo documental, produziram uma curadoria de conteúdos, prepararam duas exposições (Cinema e Heróis e Heroínas do Holocausto) e convidaram alunos e docentes, do nono ano, a visualizar o filme “Uma turma difícil”. Em sala de aula, os alunos refletiram também sobre este tema e produzirão um trabalho individual que contribuirá para destacar esta efeméride e lembrar que o Holocausto nunca mais se poderá repetir.

 

“Apesar de tudo, ainda acredito na bondade humana.” Anne Frank



Heróis e Heroínas do Holocausto (Curadoria de conteúdos)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Clube de Leitura nas Escolas

Ontem, o Clube de Leitura reuniu na biblioteca escolar, da EB Dr. Azeredo,  com vários alunos do 8.º B.

A tarde iniciou-se com a leitura de poemas da obra “Herbário” de Jorge Sousa Braga e com “Trava-línguas” de Luísa Costa Gomes. A sessão culminou com a leitura da obra “O Nabo Gigante” de Alexis Tolstoi, uma obra que alguns alunos já conheciam da infância. A leitura partilhada, os momentos de diversão e as gargalhadas prometem regressar e continuar numa próxima oportunidade.



Boas leituras! 

#bibliotecasescolares

#rededebibliotecasescolares

#pnl2027

#clubedeleituranasescolas

#cle

#bibliotecas_aevn 


sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Clube de Leitura nas Escolas e o Dia de Reis

Na primeira semana de aulas, as alunas do CLE já se encontram preparadas para as novas aventuras em torno dos livros e das leituras. Esta semana, as atividades do Clube de Leitura passaram pela pesquisa de informação sobre o dia que se celebra hoje, “Dia de Reis”. As pesquisas realizadas foram registadas em áudio.  

 

Informações sobre o Dia de Reis

Dia de Reis de Biblioteca Escolar

Ainda assim e pela enorme vontade de manter as boas práticas de leitura coletiva, as alunas quiserem ler uma história relacionada com este dia festivo. Desta vez, escolhemos o livro “Dezembro à porta” de António Torrado e como não podia deixar de ser, pelo dia que hoje assinalamos, lemos a história “O Bolo-Rei” que arrancou muitos sorrisos e imensas gargalhadas. Se também queres ouvir esta história, basta veres o vídeo que se segue!


“O Bolo-Rei”, de António Torrado

O Bolo-Rei de Biblioteca Escolar

Boas Leituras e Feliz Dia de Reis!


#bibliotecasescolares

#rededebibliotecasescolares

#pnl2027

#clubedeleituranasescolas

#cle

#bibliotecas_aevn  

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Día de los Reyes Magos

Para assinalar o Dia de Reis, os alunos do 8.º BD e a professora da disciplina de Espanhol quiseram levar a algumas salas de aula as tradições e salientar para a importância desta data festiva. Neste dia tão especial para os espanhóis, a turma do 8.º BD escreveu ainda uma carta, com um conteúdo muito especial, para os Reis Magos. Em vez dos tradicionais presentes, estes alunos pensaram nos outros e pediram, aos Reis Magos, paz, uma família e escola para todas as crianças e que a fome no Mundo pudesse acabar. Durante a manhã tivemos Reis Magos trajados a rigor, apresentadores que explicaram de forma extraordinária como os “Nuestros Hermanos” celebram este dia, duas alunas que leram a carta escrita pela turma e uma mensagem muito especial dos três Reis Magos. 

Todas as turmas nos receberam com muito entusiasmo, atenção e interesse. Conseguimos ainda verificar que, para além de conhecerem alguns detalhes sobre esta tradição, os alunos também reconheceram muitas palavras em espanhol! 

 

Feliz Día de Reyes! 



quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Sessões de preparação - Projeto Pessoal de Leitura

Durante o 1.º período e inserido no Escola a Ler, os alunos do 5.º ano participaram em sessões de preparação dos seus projetos pessoais de leitura, dinamizadas pelas professoras bibliotecárias que também integram a equipa do Escola a Ler do agrupamento.

No decorrer das sessões, as docentes apresentaram três formas distintas de abordagem para três livros diferentes. Todas as apresentações tiveram em conta o documento facultado aos alunos para os orientar nas exposições orais. Aquando destas apresentações, os alunos estiveram muito atentos e interessados, tiraram apontamentos, fizeram algumas questões e mostraram-se muito motivados para participar nas tarefas propostas pelas docentes.

Estas sessões tiveram como objetivo principal dotar os alunos com ideias e prepará-los para as apresentações dos seus projetos pessoais de leitura.  No momento das exposições orais verificou-se que as aprendizagens realizadas surtiram o efeito desejado. Os alunos para além de desenvolverem a literacia da leitura, melhoraram o seu desempenho, apresentaram livros de forma extraordinária e mostraram-se muito à vontade durante o desempenho desta tarefa.

 

Parabéns a todos e boas leituras! 



terça-feira, 20 de dezembro de 2022

BScience em articulação com a Biblioteca Escolar

Ao longo do 1.º período, os alunos do 9.º BD, na disciplina de BScience, produziram cartazes digitais sobre as grandes invenções científicas/ tecnológicas que se encontram publicados num mural digital na ferramenta Wakelet. Depois de escolherem a respetiva invenção, os alunos realizaram um trabalho de pesquisa sobre a mesma. De forma a produzirem cartazes, cada aluno recebeu um documento com orientações específicas sobre o que seria necessário constar e as possíveis formas de apresentação.

Durante semanas, o interesse, o empenho e a motivação não faltaram! Os alunos desenvolveram diferentes áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e aquando das apresentações finais, realizadas em língua inglesa, fomos surpreendidas com Kahoots com questões sobre os cartazes apresentados por cada grupo, que permitiram testar as aprendizagens e a atenção ao longo das sessões.

Para a produção de todos os trabalhos, contámos ainda com o apoio da Biblioteca Escolar, no que concerne à disponibilização de tutoriais sobre as ferramentas Canva e Wakelet, apoio na elaboração e publicação dos cartazes e orientação e ajuda na elaboração dos diferentes Kahoots.