domingo, 25 de setembro de 2022

Curadoria de conteúdos - Dia Europeu das Línguas

Para assinalar o Dia Europeu das Línguas, as Bibliotecas Escolares selecionaram alguns sítios web e elaboraram uma curadoria de conteúdos para descobrires mais sobre este dia que se comemora a 26 de setembro.  

Poderás participar numa sondagem, visualizar vídeos com questões sobre as línguas, aceder a infográficos em espanhol, francês e inglês, jogar ao "Where am I?" ou ao "Which language is it?", participar em desafios linguísticos para agentes secretos ou no desafio multilingue de trava-línguas, enviar anedotas para o grande livro multilingue de anedotas e aceder a um livro de receitas.


Boas leituras!


Novidades de outono (Fundo documental)

BOAS LEITURAS!


segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

Com o ano letivo a iniciar, os alunos, para além das primeiras visitas às Bibliotecas Escolares e das primeiras requisições, já começaram a participar numa atividade do Clube de Leitura nas Escolas (projeto do Plano Nacional de Leitura). 

As leituras de “Histórias em verso para meninos perversos”, de “Poemas da Mentira e da Verdade” e as histórias “O ovo” e “A gota de água” da obra “O rapaz que vivia na televisão e outras histórias” invadiram a Biblioteca. As leituras foram feitas em silêncio, em voz alta, a diferentes vozes, cheias de entoação e com recurso a diferentes sons. 

No final, o resultado não podia ter sido mais positivo, pois a despedida ficou registada com um “Amanhã voltamos!”. 

 

#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares



sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Bom regresso à escola!

Hoje começou o ano letivo. 
Os alunos regressaram à escola e já estiveram na biblioteca escolar.
Aguardamos pela vossa visita para momentos de leitura, partilha e muita aprendizagem!



terça-feira, 28 de junho de 2022

Digital Learning Project – Genially

No âmbito do Digital Learning Project, os alunos do 8.ºBD, na disciplina de inglês, participaram numa sessão de apresentação da ferramenta digital Genially. Com recurso a esta ferramenta e recolha de informação através de Travel Guides, disponibilizados na ferramenta Wakelet, os alunos elaboraram uma imagem interativa sobre uma cidade à sua escolha, na qual constavam a forma de viajar até à mesma, os locais a visitar, outros locais emblemáticos e de interesse, a gastronomia e o alojamento local, entre outros. Ao longo das sessões, que foram realizadas em articulação com a docente da disciplina, os alunos puderam desenvolver as aprendizagens essenciais, algumas áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a literacia da informação e a literacia digital, a quais permitiram também a capacitação digital dos alunos proposta no âmbito do PADDE. O produto final desta atividade culminou numa produção oral em língua inglesa.  

Para além das diferentes aprendizagens realizadas, o interesse, a motivação e o empenho, foram uma constante ao longo das sessões e, mais uma vez, os alunos estão de parabéns por mais uma atividade realizada com enorme sucesso e plenamente conseguida. 

 


domingo, 19 de junho de 2022

Interculturalidade - 6.º A

Os alunos do 6.º A, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento com a professora Celeste Cardoso, no âmbito do domínio da "Interculturalidade", realizaram trabalhos alusivos ao tema.

Numa "mão", cada aluno escreveu uma frase sobre a importância da interculturalidade, quer a nível individual quer a nível coletivo.

O resultado final foi exposto, no placar exterior da biblioteca, e foi apreciado por toda a comunidade educativa.

Parabéns a todos e que o respeito pela interculturalidade seja uma constante na vossa vida.



sexta-feira, 17 de junho de 2022

Cidadania e Desenvolvimento - 7.º C


Os alunos do 7.º C, com a docente de Cidadania e Desenvolvimento Carla Duarte, criaram um Padlet, onde foram disponibilizados todos os trabalhos realizados, ao longo do semestre. 

Fica o convite para acederem e verem os recursos criados nos diferentes domínios da disciplina.

 

Há coisas que são resolvidas por governos. Há coisas que nenhum governo é capaz de resolver. Seremos nós, com o tempo que nos for concedido, que resolveremos. Por via da nossa cidadania em construção.

Mia Couto


Criado com o Padlet

Escola a Ler (Atividades de junho)

Na reta final do ano letivo, as turmas, envolvidas no projeto Escola a Ler, dedicaram-se a partilhar os livros escolhidos para o Projeto Pessoal de Leitura, com os restantes colegas e com as docentes que desenvolveram as atividades nesse âmbito.

As apresentações, em diferentes formatos, recursos e ferramentas, foram surpreendentes não só pelo conteúdo, como também pela originalidade e exposição. Os alunos mostraram-se muito empenhados com esta tarefa, fascinados com os títulos que estavam a apresentar, deixaram os colegas cheios de curiosidade para conhecer novos livros e plantaram novas “sementes de leitura”.  

Por último, depois de terminarem a leitura orientada da obra “O Príncipe Nabo” de Ilse Losa, os alunos 5.º ano puderam testar os conhecimentos adquiridos com recurso a um questionário na ferramenta Kahoot. Assim, de forma muito divertida, com alguma competição à mistura e com uma atenção redobrada, os alunos conseguiram mostrar as suas aprendizagens e refletir sobre a importância da leitura. 

Na educação pré-escolar e nos três ciclos do agrupamento, para a despedida, finalizaram-se as atividades "Livr' à mão" e “Leva-me contigo”. Os alunos ficaram a conhecer novos títulos, novos autores e novas aventuras. Com as requisições e os livros sempre à mão, formaram-se e consolidaram-se bons leitores.

 

Boas leituras e para o próximo ano há mais!



terça-feira, 14 de junho de 2022

Projeto PES - Pré-Escolar na Comemoração do Dia da Criança/ junho 2022

      No dia 1 de junho, comemorou-se o Dia da Criança, com várias atividades, principalmente lúdicas, de forma a tornar este dia especial. A proposta de atividade, sugerida no âmbito do programa PES, foi elaborar um estendal com T-shirts decoradas com a ajuda das crianças ou com a colaboração dos encarregados de educação sobre a importância de ser criança. O objetivo era trabalhar os afetos, mas também os direitos das crianças numa perspetiva de cidadania.

     Vários jardins aderiram a esta proposta, nomeadamente, Oliveira de Baixo, Travanca de Bodiosa, Farminhão, Pascoal, Lordosa, Rolando de Oliveira e Póvoa de Abraveses. As fotos ilustram as atividades realizadas onde se incluem os estendais cheios de cor.   

 

Luísa Roque Leitão



quarta-feira, 8 de junho de 2022

Dia Mundial dos Oceanos em Oliveira de Baixo

O Dia Mundial dos Oceanos foi assinalado na biblioteca escolar de Oliveira de Baixo, com a leitura da história “A Baleia”, de Benji Davies, às crianças da educação pré-escolar. Esta história conta que Noé, um menino que vivia com o pai à beira mar, acorda certa manhã, depois de uma noite de tempestade, e avista qualquer coisa ao longe… Uma pequena baleia tinha dado à costa e ele sabia que não era bom que ela ficasse fora de água… Então mete mãos à obra para a salvar…

Tal como Noé, também estas crianças se preocupam com os oceanos e com os animais que neles vivem. Apontaram soluções para evitar que os plásticos acabem nos oceanos e sejam alimento para a vida marinha.

Conheceram ainda a mascote do Oceanário “O VASCO”,  cantaram uma das suas músicas e mais uma vez requisitaram livros.

Para finalizar, estes pequenos ambientalistas ofereceram-nos um carvalho, resultado das sementeiras que fizeram com as bolotas que, apanharam na floresta, durante o outono.

Foi uma manhã muito animada e repleta de partilha de experiências e aquisição de conhecimentos.



As plantas da Escola D. Duarte (BScience)

Os alunos do 9.º ano da E. B. D. Duarte, no âmbito da disciplina BScience, definiram grupos de dois e escolheram plantas dos jardins da escola para estudarem. Saíram para o recreio, tiraram fotografias das plantas/folhas/frutos e partiram para a pesquisa. Produziram cartazes nos quais apresentaram: nomes científico e comum, taxonomia, tipo de folha, aplicações e curiosidades sobre cada planta. Claro, em inglês! Os trabalhos foram expostos, numa vitrina destinada para o efeito (The plants of our school), aquando da comemoração do Dia Mundial do Ambiente. “A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas” [Johann Goethe].

 

Professores de BScience

Bruno Joel Ferreira e Fátima Casais



terça-feira, 7 de junho de 2022

Dia Mundial do Meio Ambiente

Este ano, as Nações Unidas celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente com o tema “Uma só Terra”. Para assinalar a data na escola, os alunos do 5.º e 6.º anos, nas aulas de inglês, escreveram mensagens sobre a importância de proteger a atmosfera, a riqueza e a diversidade da vida no planeta, os perigos da poluição e as consequências nefastas das alterações climáticas. Os trabalhos foram expostos num mapa mundo, para apelar a consciência de cada um na preservação do meio ambiente.

Parabéns a todos!


“Vamos ser claros: as atividades humanas estão na raiz da nossa queda, mas isso significa que a ação humana pode ajudar a resolver este problema. Fazer as pazes com a natureza é a tarefa definidora do século XXI. Deve ser a maior prioridade para todos, em todos os lugares.”

António Guterres