segunda-feira, 21 de março de 2022

Dia Mundial da Poesia e Dia Mundial da Árvore ou da Floresta

Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore ou da Floresta.

Os alunos do 7.º AD, acompanhados pela docente de português, começaram o dia, na biblioteca escolar, com a leitura de alguns poemas. Além da leitura, houve também oportunidade para a criação de pequenos poemas, com rimas, recorrendo aos nomes dos colegas e da professora. Nesta criação apostou-se na criatividade e originalidade.

Os alunos do 6.º CD começaram a aula, de Cidadania e Desenvolvimento, com a leitura do poema “Alguém” de Rita Borges Gouveia, da obra 39 poemas e contos contra o racismo. O poema aborda a “Interculturalidade”, domínio iniciado hoje na aula.

As turmas do 7.º ano e as professoras de português, da EB D. Duarte, estiveram numa oficina de poesia, dinamizada pela professora Elisa Rodrigues, na biblioteca escolar. Durante a sessão “Naturalmente… Poesia”, os alunos receberam poemas sem pontuação e, após a leitura, pontuaram cada um. Depois de pontuados, os poemas foram lidos, pelos alunos, para toda a turma. Os alunos estiveram atentos, motivados e empenhados no desempenho das suas tarefas, quer ao nível da pontuação, quer ao nível da leitura, quer ao nível da produção escrita.

Nas salas da educação pré-escolar, da EB Professor Rolando, todas as crianças ouviram a história “O Lobo que Amava as Árvores”, de Orianne Lallemand. Com esta obra abordou-se a importância das árvores e da floresta para a vida. Tal como o Lobo também as nossas crianças adoram as árvores e cuidam muito bem delas. Cada sala recebeu uma suculenta que foi transplantada e será cuidada por todos. Também recebemos um lindo girassol, para assinalar a primavera.

Nas bibliotecas escolares foi exposto fundo documental alusivo à temática. Com alguns poemas foram construídas árvores, nos painéis das bibliotecas, de forma a divulgar as obras, autores e motivar para a leitura. 

 

Boas leituras!



Dia Mundial da Árvore

 

sábado, 19 de março de 2022

Dia do Pai – Turma FAR23

A leitura e os livros estão sempre presentes! São um excelente auxiliar para realizar qualquer atividade, seja em português, matemática, artes e até na dança.

Em articulação com a professora de dança, do Projeto Viseu Educa, os alunos da turma FAR23, da EB de Farminhão, realizaram a atividade “Histórias em Movimento, tendo por base a obra “O Meu Pai”, de Anthony Browne.


Muitos parabéns pela performance!



Dia do Pai – articulação entre Espanhol e a BE

Para assinalar o Dia do Pai, a docente de Espanhol em articulação com a Biblioteca Escolar, selecionaram livros onde os pais são as personagens principais. Escreveram o título desta efeméride nas diferentes línguas estrangeiras, lecionadas no agrupamento.  

Os alunos das turmas do 5.º A e 6.º C receberam a visita da Prof. Cristina Félix, numa das aulas da disciplina de inglês, que lhes contou a história “Soy el más guapo” de Mario Ramos. Depois de ouvirem a história, os alunos refletiram sobre as características dos pais e selecionaram algumas palavras nas duas línguas (espanhol e inglês). Com as palavras selecionadas, os alunos aprenderam a fazer um “Quantos Queres” bilingue. Alguns dos “Quantos Queres” foram expostos na entrada do pavilhão A, juntamente com as capas dos livros expostos na Biblioteca Escolar. 

Mais uma vez, os alunos adoraram esta atividade, puderam rever e aprender novo vocabulário, nestas duas línguas estrangeiras, desenvolver a oralidade e assinalar esta efeméride de uma forma diferente. 

 

Feliz dia e boas leituras!



“Dia do Pai” nos JI de Pascoal e Oliveira de Baixo

No JI de Pascoal, as educadoras Laurinda Silva e Eduarda Almeida leram, a todas as crianças, as histórias: “O pai galinha e o seu filho pintainho”, de Bernardino Pacheco e Raquel Pinheiro; e a história: “Um dia especial com o meu papá”, de Guido Van Genechten. No final, foram exploradas as obras e as crianças fizeram o registo gráfico. Para comemorar o “Dia do Pai”, entre 14 a 18 de março, foram proporcionados muitos momentos de diálogo em grande grupo, onde as crianças foram as protagonistas, pois verbalizaram como eram os seus pais (retrato físico) e fizeram o seu registo gráfico. Também ouviram e cantaram canções alusivas, exploraram e compreenderam o poema selecionado para o cartão que fizeram para o pai, elaboraram uma prenda muito especial para oferecerem ao Pai: um porta lápis, com rolos de papel higiénico e espátulas. Foi ainda gravado um vídeo com a coreografia da canção “Coração de chocolate”, de Alda Casqueira Fernandes para partilhar com os Pais.

No JI de Pascoal, continua-se a reciclar e a reaproveitar os desperdícios para lhes dar uma nova vida, protegendo desta forma o meio ambiente e o nosso Planeta. Todas as atividades foram exploradas em todas as áreas e domínios de aprendizagem, para maior aquisição de conhecimentos e desenvolvimento integral de todas as crianças.

 

As educadoras Isolda Mendes e Cristina Correia, na sala da educação pré-escolar de Oliveira de Baixo, trabalharam as obras “Eu e o meu papá” e “O meu pai!”, sugeridas pelas bibliotecas escolares. As crianças fizeram o registo gráfico das histórias, com lápis de cor e tintas, construíram o “Quantos queres?” alusivo à data e ainda produziram e ilustraram um carro para pendurar, para que todos os pais os possam levar a viajar. Os pais receberão um diploma personalizado e envelopes artesanais, com o melhor presente do mundo: o amor!

 

Feliz dia, para todos os pais e crianças!

 


quinta-feira, 17 de março de 2022

Físico-Química: Aqui há leitura!

Ainda no âmbito da Semana da Leitura 2022, os alunos do 8.º BD realizaram, hoje, a atividade de ensino experimental, tendo por base um texto selecionado para assinalar esta semana. A docente da disciplina, depois de elaborar e distribuir o protocolo experimental, pediu a um dos alunos para ler o texto selecionado, o qual foi analisado de forma a introduzir a atividade experimental. A atividade foi um verdadeiro sucesso, pois permitiu desenvolver o ensino experimental e algumas áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e os alunos mostraram-se muito empenhados e interessados. 

Parabéns e muito obrigada!

 

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.



AudioCrónicas de José Saramago

As turmas do 3.º ciclo, na disciplina de português, de forma a homenagear o Centenário de José Saramago, gravaram AudioCrónicas da obra “A bagagem do viajante”. Esta foi mais uma atividade da Semana da Leitura, em que os alunos se envolveram com motivação e eficiência.  Aqui deixamos as AudioCrónicas das várias turmas que participaram com muito empenho!

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.


quarta-feira, 16 de março de 2022

Semana da Leitura 2022

As crianças da educação pré-escolar da EB de Tondelinha receberam muitas visitas, ao longo da Semana da Leitura. Pais e encarregados de educação marcaram presença na atividade “Leituras em família” e contaram lindas histórias. Foi uma semana de aprendizagens e repleta de muitas leituras!  

Na turma do 2.º e 4.º anos, da EB de Tondelinha, os alunos começaram a semana com a leitura do excerto selecionado para a atividade “Todos a ler.” Depois de conhecerem os bichinhos-de-leitura, cada aluno se questionou se já tinha sido mordido e como era o seu bichinho. Desta atividade resultaram variados, criativos e originais bichinhos-da-leitura. A turma também leu a obra “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago. Após a exploração e interpretação, cada um criou a sua maior flor do mundo, recorrendo a lindas ilustrações. Os pais e encarregados de educação também disseram “Presente”, na atividade “Leituras em família” e partilharam várias obras, com todos os alunos.  Foi um momento de partilha, de proximidade e de acompanhamento. A semana foi pautada pela leitura, pelos livros e pela aquisição de competências. 

Os alunos da turma do 2.º ano, da EB de Vila Nova do Campo, também assinalaram a Semana da Leitura com a obra "A Maior Flor do Mundo", de José Saramago. Cada aluno criou a sua flor, com criatividade e originalidade. Outra história trabalhada, ao longo da semana, foi "O Rato Renato não quer arrumar o quarto", de Anna Casalis. Além da ilustração da obra, os alunos fizeram o reconto escrito e elaboraram lindos trabalhos. A semana foi dedicada à leitura, aos livros e à aprendizagem. 

Ao longo do ano, por autonomia ou nas atividades do Clube de Leitura, é normal encontrar alunos a ler, nos mais diversos espaços escolares. Na Semana da Leitura lançámos a atividade “Momentos Ler Sempre e Ler em Qualquer Lugar” e vários alunos rodearam-se de livros e passaram os seus tempos livres a ler. Assim vos queremos continuar a encontrar.

  Ler Sempre. Ler em Qualquer Lugar.


Educação Pré-escolar de Tondelinha

 

 EB de Tondelinha – turma 2/4

 

EB de Vila Nova do Campo - turma VNC2

 

 “Momentos Ler Sempre e Ler em Qualquer Lugar”

 


Corta-mato Fase Distrital

No dia 10 de março de 2022, a Escola Básica D. Duarte participou no Corta-Mato/ CLDE de Viseu, com a presença marcante de seis alunos nos escalões de Iniciados e Juvenis.

Uma equipa especial de alunos que pontuou pelo saber estar, desportivismo, convívio salutar e boa disposição. Nem as condições climatéricas desfavoráveis, muitos períodos de chuva, demoveram este pequeno grande grupo, em que todos realizaram as respetivas provas, procurando alcançar o melhor desempenho, competindo em primeira instância consigo próprios.

O mais importante não são os números, os lugares alcançados… mas, não podemos deixar de referir a excelente prestação do discente Santiago Lopes, gerindo muito bem a corrida, permanecendo no pelotão da frente, ultrapassando progressivamente os seus adversários e entrando na reta final, sem margens para dúvidas, seria o primeiro a ultrapassar a meta.

O Santiago está apuradíssimo para o próximo desafio - O Corta-Mato Nacional.

 

PARABÉNS A TODOS!!!

André Figueiredo

Ana Sofia Madeira

Leandro Rodrigues

Maria Inês Santos

Raquel Dias

Santiago Lopes




segunda-feira, 14 de março de 2022

Semana da Leitura 2022 (+ atividades, + escolas, + partilhas)

As turmas da EB de Farminhão, iniciaram a Semana da Leitura com a Atividade “Todos a ler”, com a leitura de um excerto da obra "O meu livro tem bicho", de Madalena da Luz Costa.  No mesmo dia, os alunos foram incentivados a convidar a família para ir à escola ler, para que deste modo fosse dinamizada a atividade “Leituras em família”. Foram ainda dinamizadas várias atividades nas disciplinas de Expressões Artísticas, principalmente nas Artes Visuais, Música e Dança, com a colaboração da professora das AEC de Música. Houve muita adesão para participar e, ao longo da semana, alguns familiares, desde pais, mães, irmãos, presentearam as turmas com boas leituras. Foi uma semana diferente, repleta de leitura e livros, de aprendizagens, com grande motivação e diversão!

 

No JI de Lordosa, ao longo da semana leram-se muitas histórias e manipularam-se muitos livros. Para além dos pais e encarregados de educação que aceitaram prontamente o convite para as “Leituras em família”, as crianças ainda ouviram histórias contadas pela educadora, assistentes e pela professora da ELI (Equipa Local de Intervenção – Intervenção Precoce na Infância). O feedback das crianças e adultas, a tão importantes visitas, foi: “Gostamos muito de receber as pessoas no nosso jardim. Adorámos! Parabéns a quem tornou os nossos dias mais enriquecedores e alegres. Estamos muito felizes.”. Uma outra atividade muito importante e motivadora foi a construção do enorme e imponente “Castelo das Histórias”. Todas as crianças colaboraram na sua edificação e tiveram o privilégio de subir à sua torre. A cada criança, foi oferecido um livro, para sinalizar esta Semana da Leitura.  

 

A educação pré-escolar de Lustosa viveu intensamente a Semana da Leitura. Houve “Leituras em família”, muitas histórias, muitas vivências, aprendizagens e muita alegria, porque todas as crianças foram envolvidas nas várias atividades, todas foram ouvidas e partilharam a sua paixão pelos livros e pelas histórias que se escondem em cada um. Deixamos, no Padlet produzido pela professora Adelaide Oliveira, as várias atividades e trabalhos realizados, ao longo da semana.

 

Em Várzea de Calde, as crianças também receberam a visita dos pais e encarregados de educação, que trouxeram lindas histórias para partilhar nas “Leituras em família”. Ouviram também a história “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop e fizeram o registo gráfico da mesma. Foi uma semana cheia de livros, histórias, atividades e aprendizagens.

 

E ainda há mais “Fotografias Literárias”, mais criatividade, mais originalidade, partilha e mais sorrisos! Obrigada a todos!

 

EB de Farminhão

 

JI de Lordosa 

 

Padlet do JI de Lustosa


Criado com o Padlet


JI de Várzea de Calde

   

 Fotografias Literárias


Dia Internacional da Matemática

O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do pi (π). Porquê a escolha do dia 14 de março?


Na notação anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos da expansão decimal do número pi. Esta é a única combinação das três primeiras casas decimais de pi que podem referir-se a uma data, já que o dia 31 de abril não existe.  

A partir de 2020, o dia 14 de março passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. Anualmente, nesse dia, todos os países são convidados a participar em atividades, para estudantes e público em geral, nas escolas, museus, bibliotecas e outros espaços.

Em 2022, o tema do Dia Internacional da Matemática (IDM) é: A Matemática Une! Para celebrar este tema, os participantes foram convidados para um desafio fotográfico: “Fotos com Matemática”.

Os alunos da nossa escola contribuíram para este evento, tirando as fotografias que, a seguir, se apresentam.


Para comemorar este dia fica o convite, a toda a comunidade educativa, para assistirem ao filme de animação “Donald in Mathmagic Land” ou “Donald no País da Matemágica”. Nesta animação, o curioso Pato Donald aprende matemática ao aventurar-se num mundo onde as árvores têm raízes quadradas e os rios estão repletos de números. No decorrer da aventura, Donald compreende a importância da matemática e como ela está relacionada com a música, a escultura, a pintura, a arquitetura, a mecânica, o desporto e outras atividades humanas. A Matemática une.



sábado, 12 de março de 2022

Semana da Leitura 2022

Durante a semana, vários professores, alunos, pais e comunidade enviaram as suas “Fotografias Literárias” que já tivemos o prazer de partilhar. Mas há mais, muito mais criatividade e originalidade para partilhar. A idealização, o sonho e a magia andaram à solta e os livros aliaram-se a diferentes objetos, animais de estimação e muita imaginação! Parabéns a todos os participantes!

 

A turma do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, iniciou a Semana da Leitura, com a leitura e exploração do excerto da obra "O meu livro tem bicho", de Madalena da Luz Costa, no âmbito da atividade “Todos a ler”. Depois de "infetados" pelos bichinhos-da-leitura, os alunos deram largas à imaginação e desenharam o seu próprio "Bichinho", com muita inspiração e criatividade.

Ao longo da semana, trabalharam a obra “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, de forma transversal. Em formação pessoal e social, a professora fez com que os alunos refletissem sobre o valor da VIDA e enalteceram valores como a bondade, esforço, dedicação (por parte do menino que salvou a vida da Flor) e o sentimento de gratidão (da parte da flor, ao abrigá-lo). Viram o filme da história narrado pelo próprio autor, exploraram vocabulário desconhecido e ficaram a saber o seu significado. Em estudo do meio, trabalharam a planta enquanto ser vivo, as características que lhe estão associadas, bem como os fatores ambientais essenciais à sua sobrevivência. Nas expressões, os alunos ilustraram o momento preferido da história e decoraram uma pétala, em colaboração com a família, da “Flor da Paz” e ainda dramatizaram o “revitalizar” da planta, depois da bondade do menino. Ao longo da semana, foi solicitada a participação dos pais, para que cada um partilhasse, através de uma mensagem, a sua opinião sobre a importância da leitura. Posteriormente, foi elaborado um "Mural da Leitura", no qual se juntou a opinião dos alunos. Alguns pais presentearam-nos com a sua presença na escola, para a dinamização da atividade “Leituras em família”, lendo uma história para toda a turma. Sob o lema “Ler é partilhar”, os alunos trouxeram para a escola um dos seus livros preferidos, permitindo uma troca de livros e de ensinamentos. Foi uma semana rica em “experiências literárias”.

 

Na sala da educação pré-escolar, da EB de Póvoa de Abraveses, também se leram muitas histórias, desfolharam-se muitos livros e vários pais marcaram a sua presença, na atividade “Leituras em família”. A presença dos pais é sempre uma alegria e promove momentos de partilha e aprendizagem.

 

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.