quarta-feira, 10 de março de 2021

Semana da leitura - Dia 3

Gostas de ler em voz alta?

A Biblioteca Escolar tem um desafio para ti.

Na próxima semana assinala-se o Dia Mundial da Poesia, dia 21 de março, e sugerimos que escolhas um poema, que treines a sua leitura em voz alta e que graves um ficheiro áudio e o envies para o formulário disponível em https://forms.office.com/r/MJYOZ-Vdwq até ao dia 12 de março. Tens que utilizar o endereço de email institucional.

Durante a semana dedicada à comemoração desta efeméride, a leitura do teu poema será publicada no blogue das nossas bibliotecas.

Sê original e criativo quando leres o teu poema.

Partilhamos também leituras em sala de aula, realizadas pelas turmas do 2.º e 3.º anos de Pascoal e pelo 7.º D da EB Dr. Azeredo Perdigão. Obrigada professoras Madalena Duarte e Ana Cristina Santos! Parabéns! 





Comunidade escolar @ ler!

As histórias que se estragam, por Afonso Cruz

Num conto intitulado Conversa de quintal, Olinda Beja põe uma personagem a dizer que tem na sua cabeça um mundo de histórias a estragarem-se (Eu tem um mundo de sóya aqui no cabeça a estragá).

Culpamos muitas vezes as novas tecnologias e as redes sociais pelo desinteresse a respeito de certas tradições e partilhas culturais e, por isso, as histórias ficam a estragar-se na cabeça de algumas pessoas. Eu, na altura em que poderia ter impedido uma série de histórias de se estragarem, cometi exactamente o mesmo erro, o da indiferença. Hoje tenho muita pena de não ter ouvido dos meus avós, da minha mãe, as histórias que poderia ter ouvido. Como não havia redes sociais, creio que o culpado só posso ser eu. Penso que o meu caso não será único, e muitos de nós deixaram histórias estragarem-se assim como verão muitas das suas a definharem sem se cumprirem, sem terem a possibilidade de sair e habitar outro corpo, não por causa das redes sociais, nem por causa de culpados anteriores, a televisão ou as brincadeiras de rua, mas por mero desinteresse ou, se quisermos, incapacidade para avaliar e detectar as riquezas que nos cercam. O que nos interessa na juventude não é o mesmo que nos interessa na maturidade ou na velhice, e isso é um problema difícil de sanar. Em África repete-se muito um conhecido adágio: quando morre um velho desaparece uma biblioteca.

Podemos fazer grandes viagens, Samarcanda, Bagdade, Wadi Rum, Agra, podemos subir as montanhas mais altas, deixar pegadas num deserto africano, dormir com leões e nadar com tubarões, fotografar auroras boreais, cavalos selvagens e vulcões zangados, mas há viagens demasiado próximas que têm mais grandiosidade do que as maiores e mais belas quedas de água ou picos nevados ou selvas luxuriantes ou imponentes túmulos de pedra. A grande viagem começa às vezes ao nosso lado, pode estar a um pequeno percurso de carro ou de autocarro ou a pé ou de bicicleta, pode ser facilmente encontrada no interior do país, por exemplo, onde a solidão se cultiva com mais zelo do que os campos de searas, pode estar no café de uma esquina ou no quintal. Pode estar sentada na nossa sala. Há grandes viagens que se deitam todos os dias em nossa casa e sonham sozinhas. A essas viagens fundamentais, as mais belas de todas, chamamos simplesmente “disponibilidade para ouvir”. Ou partilha. Ou tomar um chá ao fim da tarde.

É isso que salva as histórias de se estragarem: não é preciso gastar uma fortuna num hotel charmoso nem levar passaporte ou boletim de vacinas, basta sentarmo-nos e fazer com que esse mundo, esse mundo imenso de histórias não se esboroe. É evidente que isso pode ser feito na Cochinchina ou no Japão ou em Moçambique, e que essa Cochinchina, esse Japão e esse Moçambique serão uma viagem muito mais espessa e rica do que simplesmente passar por esses lugares como turistas fantasmas, atravessando tudo, sem nos determos em nada, mas não será surpresa para ninguém perceber que há mundos de uma vastidão assombrosa no nosso quotidiano ou muito perto, a uns passos, a uns minutos, a umas horas.

Porque tudo se resume a isto: a maior viagem possível é ouvir.

Disponível em https://euleioemcasa.pt

 

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.


terça-feira, 9 de março de 2021

Semana da leitura - Dia 2

Este ano propusemos a todos a criação de Fotografias literárias. Já começámos a receber algumas bastante originais e criativas.

No entanto, mais importante que a reportagem fotográfica é mesmo que os livros assumam um papel muito importante na nossa vida. Vamos falar e pensar neles, vamos folheá-los e lê-los.

Deixamos uma pequena amostra. Obrigada a todos!



Sugerimos também a leitura do "Alfabeto da Amizade" realizado, pelos alunos do 2.º e 3.º ano de Pascoal, numa sessão síncrona com a professora Madalena Duarte. 
Obrigada e parabéns!

Alfabeto da AMIZADE

Acalmar os amigos quando estão nervosos

Brincar com todos os colegas na escola

Cantar músicas alegres com os amigos

Dialogar e dar bons conselhos

Ensinar brincadeiras e jogos novos

Felicitar os amigos aniversariantes

Gostar de toda a nossa família

Honrar todas as qualidades das pessoas

Iluminar o dia com alegria e harmonia

Jogar todos juntos no recreio da escola

Laborar com alegria uma festa de amigos

Mentalizar que devemos acarinhar e ajudar

Naturalizar as boas ações no dia-a-dia

Organizar uma brincadeira divertida

Pintar um desenho para um amigo

Querer partilhar amor e carinho

Respeitar e apoiar os amigos

Saudar as pessoas com educação

Tentar que os amigos sejam felizes

Unir pessoas que se sentem tristes

Valorizar quem se preocupa connosco

Xadrezar verbos sobre a amizade

Zelar pela saúde dos familiares e amigos 


2.º ciclo @ ler!

Queres descobrir a relação que o Francisco Geraldes, jogador de futebol do Rio Ave, tem com os livros? Então, clica na imagem, lê a notícia partilhada pela revista Visão e segue as pisadas do Francisco Geraldes.  


Ler sempre. Ler em qualquer lugar.


segunda-feira, 8 de março de 2021

Semana da leitura - Dia 1

Iniciamos hoje a Semana da leitura, no agrupamento. Enviámos várias sugestões e esperamos pelas preciosas contribuições.

Neste primeiro dia, na primeira aula síncrona, docentes e alunos participar na atividade “Todos a ler” com leituras selecionadas para as diferentes faixas etárias.

Convidamos toda a comunidade para a “A Biblioteca Desafia-te… Autores dos teus livros favoritos!”. Neste desafio podem testar conhecimentos sobre autores.   

Kahoot disponível em  https://kahoot.it/challenge/7cf9e0c6-625e-4c10-a00a-32e19a85c5ed_1615056112220

Para quem preferir, pode jogar através do código que é 03570769.

 

Pré-escolar @ ler!

Sugerimos a obra “O dia em que os lápis desistiram” de Drew Daywalt.



Ler sempre. Ler em qualquer lugar.


quarta-feira, 3 de março de 2021

Ensino experimental em FQ

A Lei da Inércia, ou 1.ª Lei de Newton, estabelece que, se a força resultante sobre um corpo for nula (igual a zero), esse corpo estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

A inércia é uma propriedade da matéria que mede a resistência que um corpo oferece a uma alteração do seu estado de repouso ou de movimento.


A experiência apresentada, realizada pelos alunos do 9.º A, na disciplina de Físico-Química, com a docente Elsa Silva, ilustra a inércia da moeda, ou seja, a sua tendência em permanecer em repouso, caindo em linha reta no copo devido à ausência de suporte.

Partilhamos, com toda a comunidade, os resultados da experiência realizada.

Agradecemos a partilha a todos os alunos e à professora Elsa e parabéns!



segunda-feira, 1 de março de 2021

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Cidadania @ construir e partilhar… (3)

“A presença mais acentuada da cidadania na educação configura, assim, a intenção de assegurar «um conjunto de direitos e deveres que devem ser veiculados na formação das crianças e jovens portugueses de modo que no futuro sejam adultos e adultas com uma conduta cívica que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pelos Direitos Humanos e a valorização de valores e conceitos de cidadania nacional.».”

Finalizamos a semana com as atividades realizadas em torno dos restantes temas.

Parabéns a todos pelo trabalho e pela partilha!   



quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Cidadania @ construir e partilhar… (2)

Hoje, as atividades e projetos realizados no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento do agrupamento de escolas Viseu Norte, do pré-escolar ao 9.º ano, são dedicadas ao tema dos “Direitos Humanos”.

Foram várias as atividades realizadas pelas crianças, alunos e docentes, tendo sempre como objetivo desenvolver a estratégia de Educação para a Cidadania delineada pelo Agrupamento.   

Deixamos uma amostra do trabalho realizado!

 

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Cidadania @ construir e partilhar… (1)

A meio do nosso percurso de aprendizagem, é hora de fazer um balanço, descrevendo as atividades e projetos realizados no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento do agrupamento de escolas Viseu Norte, do pré-escolar ao 9º ano.

Todos andámos bem ocupados, em ação em torno de temas como: a Saúde, os Direitos Humanos, a Interculturalidade, a Igualdade de Género, o Desenvolvimento Sustentável, a Segurança, Defesa e Paz e o Voluntariado.

Ao longo da semana, convidamos-vos a visualizar pequenas partilhas em vídeo, que ilustram a nossa atuação como cidadãos conscientes e participativos… fica muito mais para mostrar, porém esta amostra já dá uma ideia do nosso empenho e vontade em construir uma sociedade mais justa, inclusiva e humanista! 

Crianças, alunos, educadores e professores de CD do agrupamento



domingo, 14 de fevereiro de 2021

Semana dos Afetos

Numa altura em que os afetos estão um pouco limitados de forma a podermos proteger-nos uns aos outros, faz todo o sentido refletirmos sobre esta temática que tanto contribuiu não só para a nossa saúde física como também para a nossa saúde mental. Assim, para assinalar a Semana dos Afetos, a Biblioteca Escolar partilha com todos uma seleção de histórias em vídeo relacionadas com afetos. 

Mais abaixo deixamos dois jogos Kahoot! sobre o tema. Joguem e divirtam-se!


Saudades do teu abraço de Eoin McLaughlin e Polly Dunbar


Gosto de ti de Todd Parr

 

Amor Monstro de Rachel Bright

 

 

O sapo apaixonado de Max Velthuijs




O novelo de emoções de Elizabete Neves 


Apresentação do livro no Porto Canal 


Olá, como te sentes? Do programa Zig Zag


Para os mais pequenos e crescidos deixamos dois Kahoot! sobre "Os casais românticos da Disney" e a “História do Dia dos Namorados”. 


Let’s play!






terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Dia da Internet mais Segura

No dia da Internet mais Segura, a Biblioteca Escolar partilha contigo alguns vídeos para que possas refletir sobre este tema. Numa altura em que todos nos encontramos em E@D todas as dicas são importantes e todos os cuidados são poucos.

Não te esqueças que a segurança na Internet começa por ti! 



 

 

 

Para professores: 

No próximo dia 9 de fevereiro de 2021, pelas 21h21 assista à sessão de Internet Segura promovida pela #SomosSolução, em parceria com a Microsoft. Fevereiro é o mês da internet segura. Neste contexto de ensino remoto, reforçamos o nosso apoio e continuamos com os professores portugueses realizando uma ação de sensibilização online, direcionada para diretores e professores. Participe!

 

Link para participar na sessão:

https://www.youtube.com/watch?v=_mDO6-h-u5c

 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Leitur@s para o futuro

Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, a professora Paula Garcia desafiou os alunos a redigir uma carta ao seu futuro "eu" de 2040. Os alunos imaginaram-se no futuro e escreveram a si próprios: dúvidas, colocaram questões e, acima de tudo, desejos…

Partilhamos dois textos elaborados que primam pela originalidade, criatividade e qualidade.

Agradecemos às autoras e à docente a partilha!

Parabéns!

                                                                                              6 de janeiro de 2021

Querida Eu do futuro,

Espero que esteja tudo bem contigo. Sei que, tecnicamente, somos a mesma pessoa, mas daqui a vinte anos, já não serei a mesma, por isso, nesta carta, irei tratar-te por tu.

Neste momento, ainda estamos na época do covid-19 e está tudo muito mal, mas acredito (ou pelo menos quero acreditar) que, na altura em que estás a ler isto, a situação seja apenas uma vaga e triste memória. De qualquer das formas, não vim aqui para falar de desgraças.

Bem, se estás a ler isto, é porque não foste esquecida nem distraída ao ponto de perderes a carta! Fico orgulhosa de ti!

Não sei como está a tua vida agora e nem se conseguiste concretizar os teus sonhos. Como não sei se te vais lembrar do que querias ser quando eras mais nova, vou relembrar-te. A tua Eu mais nova tem dois sonhos distintos, mas iremos começar com o que já nasceu contigo: uma vida onde viajas pelo mundo, cantas, danças e fazes boas ações, uma vida digamos nada fácil de conseguir, principalmente porque não nasceste no país certo para isso e porque receias não ser boa o suficiente, mas adiante, passemos a falar do outro, aquele em que já começas a pensar como alcançá-lo de maneira mais racional. Na verdade, este sonho de realidade está ainda bastante indeciso, tendo eu algumas opções em mente para decidir. Então, eu quero ser pediatra/psicóloga/psiquiatra e acreditas que, apenas por causa de um filme que deu no fim de semana chamado “Angel Dog”, eu quero ser veterinária? Com efeito, essa é a última opção, mas sei lá, também gosto bastante.

Apesar de o emprego ser um fator muito importante na nossa vida, o que eu quero saber agora é se conseguiste realizar o teu verdadeiro sonho, aquele que está no teu coração, nada a ver com emprego ou fama, mas sim se conseguiste ou estás a caminho disso, pois ainda és nova, aquele de constituíres a tua família. Espero que ainda penses da mesma maneira que eu neste momento em relação à família!

Ainda queres ter aqueles Natais com que sempre sonhaste? Aqueles dias especiais em que montas a árvore de Natal, cozinhas receitas natalícias e decoras a tua casa na companhia das pessoas que mais amas? Bem, talvez para ti o Natal já não seja tão especial, todos os adultos que conheço dizem que esta época festiva é para os mais novos e que já não ligam nada, principalmente porque muitos deles já perderam pessoas queridas e qualquer época festiva automaticamente passa a ser mais triste e cheia de memórias felizes que poderão não obter tão cedo. Eu espero, do fundo do coração, que ainda tenhas ao teu lado as pessoas mais importantes para ti, eu sei que existe um ciclo da vida e que tudo o que nasce um dia desaparece, mas só de pensar na possibilidade de perder o meu maior apoio, a minha mãe, eu choro. Eu choro como estou a fazer neste momento. Eu sei que sou sensível e talvez, aí nesse futuro, estejas a rir-te do que escrevo ou a chorar, pois a tua “bipolaridade” é do outro mundo.

Mudando completamente de assunto, para espantar as emoções, digo que, no presente, tens dois gatos, a Luna e o Kiko.

Por fim, queria dizer-te que o que quer que estejas a passar na tua vida, tu és forte! Mesmo sendo sensível, tu consegues ultrapassar, com apoio ou não. Nunca te esqueças de quem realmente és, não importa os comentários que te façam. Tu serás sempre o meu orgulho! Aproveita cada segundo da tua vida, como eu estou a tentar até chegar a ti!

Um beijinho,

                                                                                              da tua antiga Eu

 

P.S Sei que agora talvez aches que sou infantil e sonho muito alto, mas enquanto sonhar não tiver preço, eu fico bem!

P.S 2 Sabes bem que não te escrevi mais, porque senão não saía daqui tão cedo … e que há muitas coisas no texto acima que teriam de ser mais detalhadas, mas… acho que esta pequena carta já dá para refletir.  



CARTA AO MEU FUTURO EU

… para reler em 2041…

Viseu, 13 de janeiro de 2021

Olá!!!

Então, querida Mel, como vais? (ainda te tratam por Mel?)

Estou a escrever-te (me) em 2021 e, neste momento que te (me) estou a escrever, tenho 14 anos e sou divertida, organizada, tiro boas notas (menos a português e a inglês, nessas duas não estou muito bem, estou quase no 3, mas isso é outra história!). Digamos que és bonita, tens saúde, uma ótima família e uma gata fofa (no dia em que estás a escrever isto, ela teve bebés, mas morreram), continuando, és um pouco insegura, muito TÍMIDA, … e isso, com a pandemia, piorou um bocado (não sei se te lembras, mas estamos em plena pandemia, quer dizer, uma coisa destas é difícil de esquecer!!). Contudo, estava a pensar em alguns “serás” do futuro, sendo que, pelas minhas contas, deves ter 34 anos. Vamos, ou melhor, vou fazer algumas muitas perguntas:

v  Acabaste a faculdade?

v  Tiraste boas notas?

v  Foste a festas?

v  Participaste nas praxes?

v  Divertiste-te?

v  Aproveitaste?

v  Moras sozinha? / Tens casa própria?

v  Trabalhas?

v  És casada?

v  Tens filhos? 1? 2? 3?

v  Tens amigas?

v  Manténs amizades da escola?

v  És médica? Professora?

 

v  Já pagaste as propinas os teus pais? (acho que isso não vai acontecer, ah, ah, ah)

v  Não vives às custas de ninguém, certo?

v  És independente?

v  A tua família tem saúde?

v  Agradeces aos teus pais pela pessoa que és hoje, pela educação que te deram e por tudo o que fizeram por ti?

v  Já suportas o teu irmão? Esse, já vive sozinho? Já tem namorada?

v  Ainda tens avó? (neste momento, ela tem 87 anos e está um pouco frágil…)

v  Ainda ligas muito à tua aparência?

v  Ainda tens medo dos olhares das outras pessoas?

v  Continuas a ter uma relação com Deus?

v  És saudável? Fisicamente, socialmente e psicologicamente?

v  E a tua gata, ainda vive contigo?

v  Ainda és tão orgulhosa?

v  Tens orgulho da pessoa que és?

v  Eu tinha noção da vida de adulto antes de lá chegar? Já votaste?

v  Manténs uma boa relação com os teus familiares como tinhas em 2021?

v  Ainda és muito tímida?

v  Tens carta?

v  Tens carro?

v  Já viajaste sozinha?

v  Já viajaste só com o teu irmão? Só com as tuas primas ou só com as tuas amigas?

v  Já foste ao MEO SUDOESTE ou algo parecido?

v 

Bem, já fiz muitas perguntas, acho que estou a ser muito ambiciosa, mas tenho a certeza de que devagarinho se lá chega, se acreditar, acontece! Ainda tenho muitas dúvidas (mas essas, sei que já as passaste, porque já és adulta!!) e objetivos (e os principais são: deixar de ser tímida e de ter medo de ser julgada).

                                                               Um beijinho da tua criança de 14 anos!


P.S Nunca te esqueças que nunca estás sozinha!!!!!!

 

Outro P.S: Nunca, mas nunca deixes de ser tu própria!! Não te esqueças que não podes agradar a todos, talvez para esses outros serás “Never Enough” mas será o suficiente seres sempre tu própria e não te colocares por baixo de camadas!

 

Só mais um prometo: já agora, esses outros devem ser “tapadinhos”, porque tu és uma das pessoas mais fixes que conheço! (e a tua pessoa de 14 anos não é convencida, mas tem amor-próprio, espero que continues a tê-lo).

 

                                                               Um beijo da tua Mélanie.