sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Projeto Digital Learning - Livros Digitais em OFCLV

Nas duas últimas semanas, quatro turmas de 8.º ano, da EB Dr. Azeredo Perdigão, e o 8.° BD, da EB D. Duarte, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, participaram em sessões de formação de utilizadores, com destaque para a ferramenta WriteReader. Através desta, os alunos elaboraram livros digitais em diferentes línguas (espanhol, francês e inglês), com histórias repletas de aventuras e muita criatividade.

Esta iniciativa, da Biblioteca Escolar em articulação com as docentes desta disciplina, possibilitou, mais uma vez, o desenvolvimento de diferentes literacias, permitiu a articulação curricular e o desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o trabalho no âmbito do “Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar”, a promoção da competência digital dos alunos e o desenvolvimento de atividades no âmbito do Plano 21|23 Escola +.

Mais uma vez, os alunos mostraram-se muito interessados e empenhados, ao longo das diferentes sessões, e produziram livros fantásticos com histórias muito originais.

 

Parabéns pelo excelente trabalho e desempenho!


segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro de 2021), as bibliotecas escolares escolheram duas formas de comunicação utilizadas por pessoas com necessidades específicas.


A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma das três línguas oficiais de Portugal, através da qual grande parte da comunidade surda comunica entre si. É uma língua visuo-motora, cuja produção se processa através dos gestos e das expressões facial e corporal, e cuja perceção se realiza através da visão. É utilizada por pessoas surdas portuguesas e por toda a comunidade envolvente (familiares, educadores, professores, técnicos, entre outros).

 

O Braille é um Sistema de leitura para pessoas cegas e amblíopes, baseado em 6 pontos em alto relevo, dispostos em duas colunas de 3 pontos cada que, combinados entre si, resultam em 64 combinações/ símbolos e permitem responder às diversas necessidades de representações escritas, como o alfabeto, a Matemática ou a Música.

 

Aqui deixamos alguns vídeos que retratam ambas as formas de comunicar e que têm sido uma mais-valia e verdadeira inclusão.

 

LGP

Movimento LGP a circular



“Perdida de Riso” – LGP


 

 Braille 

ACAPO Uma Visão Inclusiva

   

Guia do Guia 2021

  


Nas Bibliotecas Escolares Dr. Azeredo Perdigão e D. Duarte, durante a próxima semana, será disponibilizada mais informação sobre o código Braille e sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Para além disso, podem ainda encontrar uma exposição de fundo documental. 

  

Quando asseguramos os direitos das pessoas com deficiência, ficamos mais perto de alcançar a principal promessa da Agenda 2030: não deixar ninguém para trás.

Organização das Nações Unidas



sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Aqui também há ciência!

No âmbito das comemorações da Semana da Cultura Científica, os alunos da EB Professor Rolando de Oliveira e as crianças da educação Pré-escolar de Oliveira de Baixo ouviram a história “O ciclo do azeite” de Cristina Quental e Mariana Magalhães.

As crianças do Pré-escolar e os alunos do 1.º e 2.º anos seguiram o protocolo experimental e verificaram que há substâncias que se dissolvem na água, como o vinagre e o açúcar, e que há outras que não se dissolvem na água, como é o caso do azeite e do arroz.

Os alunos do 3.º e 4.º anos, executaram outro protocolo experimental e concluíram que há substâncias líquidas que são combustíveis, como o azeite, e outras são incombustíveis como a água.  Observaram ainda uma candeia alimentada a azeite.

Todos tiveram ainda a oportunidade de observar produtos produzidos a partir do azeite e partilhar vivências sobre a apanha da azeitona.

As crianças do Pré-escolar de Oliveira de Baixo procederam à apanha da azeitona, das oliveiras existentes na escola. Depois do árduo “trabalho” que foi muito divertido, colocaram algumas azeitonas em frascos, temperadas com diferentes ervas aromáticas. Agora estão a curtir (processo de preparação para se tornarem comestíveis, pois agora estão muito amargas) e daqui a algum tempo serão saboreadas por todas as crianças.

 

Obrigada pela vossa colaboração, boas leituras e ótimas experiências!



Curadoria de Conteúdos - Vulcões

quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Campanha #PortugalContraAViolência

Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género lançam a campanha #PortugalContraAViolência, com a colaboração da:

AMCV - Associação de Mulheres Contra a Violência, Associação Projeto Criar, Associação Ser Mulher, APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, Associação Plano I, Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, Coolabora, Cruz Vermelha Portuguesa, Movimento Democrático de Mulheres, Mulheres Século XXI, UMAR - União das Mulheres Alternativa e Resposta e Quebrar o Silêncio Associação.

 

Divulgamos aqui o cartaz e o spot de vídeo da campanha.




“Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é temporário; o mal que faz é que é permanente.”

Mahatma Gandhi

 

#portugalcontraaviolência 

#seci 

#cig


quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Aqui há ciência com experiência!

Na semana dedicada à ciência, os alunos do 9.º BD, depois de trabalharem o texto informativo na disciplina de Português, partilharam, com as turmas de 5.º ano, duas notícias sobre o fenómeno natural que decorre na ilha de La Palma. De seguida, os alunos apresentaram dois protocolos experimentais sobre como realizar uma erupção vulcânica e, consequentemente, realizaram as duas experiências. Face à situação pandémica, as experiências realizaram-se na Biblioteca Escolar, mas os alunos assistiram, na sala de aula, via Teams.

Estas atividades estão interligadas com os conteúdos da disciplina de Português, Física e Química e Ciências Naturais e têm como objetivo chamar a atenção dos alunos para este fenómeno tão inquietante das ilhas vulcânicas, onde se incluem também as nossas belas ilhas açorianas. 

Este ano, a escolha do tema centrou-se na necessidade de trabalhar temas atuais, na proximidade da localização deste fenómeno, na promoção de atividades de articulação curricular com a Biblioteca Escolar, na dinamização do Clube de Leitura e no desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, pelas mãos e vozes dos alunos, nas Bibliotecas Escolares e em sala de aula, a Ciência e a Leitura andaram a par, para que todos os intervenientes pudessem usufruir de uma verdadeira erupção de aprendizagens.

Parabéns a todos os alunos que desenvolveram as diferentes atividades, o nosso bem-haja ao grupo disciplinar de Física e Química, pelo material disponibilizado para as atividades experimentais, e o nosso agradecimento a todos os que tão bem nos receberam.

 

“Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta.”

                         Carl Sagan


#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares


terça-feira, 23 de novembro de 2021

O São Martinho esteve no Centro de Apoio à Aprendizagem

Os alunos Afonso, Guilherme, Letícia, Margarida e Sofia, do 5.º BD, quiseram surpreender os colegas, professores e assistentes operacionais, do CAA da EB D. Duarte, com a dramatização da lenda de São Martinho. Assim, para que tudo estivesse pronto no dia da atividade, os alunos ensaiaram a lenda, com muita dedicação. Além dos ensaios, criaram alguns dos recursos materiais necessários para a dramatização e ainda fizeram cubos com a ilustração da história de São Martinho, para oferecer e acarinhar todos os colegas. Na preparação da atividade, o grupo contou com a generosa colaboração dos encarregados de educação, a Sr.ª Melania e o Sr. Diamantino, bem como de alguns dos elementos da equipa da biblioteca escolar, a quem deixamos o nosso sincero obrigada.  

O dia da atuação chegou e, incorporando o verdadeiro papel de atores, apresentaram a lenda e entregaram as lembranças a todos os alunos, que os acolheram de forma muito ternurenta e calorosa… Esta foi mais uma bonita partilha, que queremos continuar a promover!

Muitos parabéns a todos os responsáveis pela atuação, por todo o empenho e responsabilidade, no desempenho de tão nobres funções!

 

Bem-haja, a todos os elementos do Centro de Apoio à Aprendizagem, pela forma ternurenta com que sempre nos acolhem… é um prazer trabalhar convosco!



segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Dia Nacional do Pijama 2021

O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças. Este ano, o dia assinala-se a 22 de novembro e pretende valorizar e sensibilizar para a importância da Convenção Internacional dos Direitos da Criança.

É um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família" e é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida.

No âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento, para assinalar a importância da família, da diferença e dos direitos das crianças, nas escolas com bibliotecas escolares, as crianças ouviram a história “O elefante sortudo”, realizaram um puzzle on-line com o cartaz da história, dançaram e cantaram a DANÇA-CANÇÃO 2021 - MISSÃO PIJAMA que se chama “Acreditar”. A música é cantada pela Soraia Ramos - madrinha musical deste ano e coreografada pelo Cifrão (padrinho artístico). Também ilustraram elefantes diferentes, mas muito especiais.

Neste dia, as crianças foram felizes, porque são imensamente ricas! Ter uma família, escola, amor e alimentação é possuir um verdadeiro tesouro!

 

Obrigada a todas as colegas e crianças, pelos momentos únicos e de enorme alegria!



Puzzle “O elefante sortudo”


Dança-Canção | Missão Pijama 2021


Semana da Cultura Científica - Sugestões de leitura

Esta semana, assinalamos a Semana da Cultura Científica. Aproveita e fica a saber mais sobre ciência, com o fundo documental divulgado, nas bibliotecas escolares.

 

Boas leituras!


sábado, 20 de novembro de 2021

Dia Internacional dos Direitos da Criança


Hoje, dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos da Criança. Foi em 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e em 1989, no mesmo dia, adotou-se a Convenção sobre os Direitos da Criança. 

Para assinalar a data e com o objetivo de destacar e cumprir os direitos das crianças de todo o mundo, as bibliotecas escolares, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento, divulgaram recursos educativos e obras sobre o tema, no Padlet.

Para as crianças da educação pré-escolar, sugerimos “Os cachorros não dançam balé” de Anna Kemp e para os alunos do 1.º ciclo as histórias “E viva a diferença” de Thierry Lenain (1.º e 2.º anos) e “As crianças têm direitos” de Dominique Dimey (3.º e 4.º anos).  Também aos docentes de Cidadania e Desenvolvimento foram enviadas sugestões sobre os Direitos Humanos e Direitos das Crianças. 


Na sala do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, depois da leitura e exploração da história, a professora Sandra Simões aproveitou para abordar duplamente a diferença e sua importância. Recorrendo aos nomes das personagens da história e à diminuição do grupo de amigos de Lucien, os alunos fizeram subtrações. Ainda pintaram o cartaz que representa a igualdade, o respeito, a união e amizade entre todas as crianças do mundo. E de uma forma tão interligada trabalha-se a Cidadania, os Direitos, a Matemática e as Artes. 





Declaração dos Direitos da Criança

 

"Declaração dos Direitos da Criança, às vezes conhecida como a Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, é um documento internacional que promove os direitos da criança, elaborado por Eglantyne Jebb, adotado pela Liga das Nações em 1924 e aprovado pelas Nações Unidas (ONU).

 

Foi proclamada pela Resolução 1386 (XIV) da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 20 de Novembro de 1959."

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Declaração_Universal_dos_Direitos_da_Criança

 

 

A Declaração dos Direitos da Criança proclama, para o bem da criança e da sociedade, uma infância feliz e plena dos direitos e liberdades nela estabelecidos, com vista a chamar a atenção dos pais, das organizações voluntárias, autoridades locais e governos nacionais, para o reconhecimento destes direitos e para a necessidade de se empenharem na aplicação dos mesmos.

 

O vídeo, que agora publicamos, promove os princípios desta declaração.


 


"Mas ainda que tenha todos os direitos, se não tiver amor, nada terei."

                                                                     (Autor desconhecido)


 Boas leituras e feliz dia para todas as crianças do mundo!

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

Entrega de prémios da 7.ª edição “Quadras de S. Martinho”

Hoje, na Biblioteca Municipal de Viseu, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Fernando Ruas, entregou os prémios da 7.ª edição do Concurso “Quadras de S. Martinho”. Este ano, foram premiados o Daniel Mendes Rodrigues, da EB de Moselos, a professora Ana Paula Vila Maior, da EB D. Duarte e a D. Mafalda, da EB D. Duarte. 

As quadras vencedoras podem ser consultadas AQUI.

 

Parabéns a todos os vencedores e a todos os 45 participantes do AEVN!









quinta-feira, 18 de novembro de 2021

José Saramago na voz dos nossos jovens...

No âmbito das comemorações do Centenário de José Saramago, os alunos Afonso, Guilherme, Letícia, Margarida e Sofia, do 5.º BD, homenagearam este nosso grande escritor, com a gravação áudio de algumas das suas frases.

Assim, convidamos toda a comunidade a ver e a ouvir estas ações, através do vídeo que agora publicamos.

Na biblioteca também se destacou a vida e obra de José Saramago.

Finalmente, não podíamos deixar de enaltecer o desempenho destes nossos jovens na participação de mais esta atividade.

Muitos parabéns, é uma satisfação trabalhar convosco!

 

"E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?

Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar."

in A maior flor do mundo, de José Saramago

 

#centenariosaramago