Nas duas últimas semanas, quatro turmas de 8.º ano, da EB Dr. Azeredo
Perdigão, e o 8.° BD, da EB D. Duarte, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, participaram em sessões de
formação de utilizadores, com destaque para a ferramenta WriteReader.
Através desta, os alunos elaboraram livros digitais em diferentes línguas
(espanhol, francês e inglês), com histórias repletas de aventuras e muita
criatividade.
Esta iniciativa, da Biblioteca Escolar em
articulação com as docentes desta disciplina, possibilitou, mais uma vez, o
desenvolvimento de diferentes literacias, permitiu a articulação curricular e o
desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória, o trabalho no âmbito do “Referencial Aprender com a Biblioteca
Escolar”, a promoção da competência digital dos alunos e o desenvolvimento de
atividades no âmbito do Plano 21|23 Escola +.
Mais uma vez, os alunos mostraram-se muito
interessados e empenhados, ao longo das diferentes sessões, e produziram livros
fantásticos com histórias muito originais.
Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de
dezembro de 2021), as bibliotecas escolares escolheram duas formas de
comunicação utilizadas por pessoas com necessidades específicas.
A Língua Gestual Portuguesa
(LGP) é uma das três línguas oficiais de Portugal, através da qual grande parte
da comunidade surda comunica entre si. É uma língua visuo-motora, cuja produção
se processa através dos gestos e das expressões facial e corporal, e cuja
perceção se realiza através da visão. É utilizada por pessoas surdas
portuguesas e por toda a comunidade envolvente (familiares, educadores, professores,
técnicos, entre outros).
O Braille é um Sistema de
leitura para pessoas cegas e amblíopes, baseado em 6 pontos em alto relevo,
dispostos em duas colunas de 3 pontos cada que, combinados entre si, resultam
em 64 combinações/ símbolos e permitem responder às diversas necessidades de
representações escritas, como o alfabeto, a Matemática ou a Música.
Aqui deixamos alguns vídeos que retratam
ambas as formas de comunicar e que têm sido uma mais-valia e verdadeira
inclusão.
LGP
Movimento LGP a circular
“Perdida de Riso” – LGP
Braille
ACAPO Uma Visão Inclusiva
Guia do Guia 2021
Nas Bibliotecas Escolares Dr. Azeredo Perdigão e D. Duarte, durante a
próxima semana, será disponibilizada mais informação sobre o código Braille e
sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Para além disso, podem ainda encontrar
uma exposição de fundo documental.
Quando asseguramos os direitos das
pessoas com deficiência, ficamos mais perto de alcançar a principal promessa da
Agenda 2030: não deixar ninguém para trás.
No
âmbito das comemorações da Semana da Cultura Científica, os alunos da EB
Professor Rolando de Oliveira e as crianças da educação Pré-escolar de Oliveira
de Baixo ouviram a história “O ciclo do azeite” de Cristina Quental e Mariana
Magalhães.
As crianças do Pré-escolar e os alunos do 1.º
e 2.º anos seguiram o protocolo experimental e verificaram que há substâncias
que se dissolvem na água, como o vinagre e o açúcar, e que há outras que não se
dissolvem na água, como é o caso do azeite e do arroz.
Os alunos do 3.º e 4.º anos, executaram
outro protocolo experimental e concluíram que há substâncias líquidas que são
combustíveis, como o azeite, e outras são incombustíveis como a água.Observaram ainda uma candeia alimentada a
azeite.
Todos tiveram ainda a oportunidade de
observar produtos produzidos a partir do azeite e partilhar vivências sobre a
apanha da azeitona.
As crianças do Pré-escolar de Oliveira de
Baixo procederam à apanha da azeitona, das oliveiras existentes na escola.
Depois do árduo “trabalho” que foi muito divertido, colocaram algumas azeitonas
em frascos, temperadas com diferentes ervas aromáticas. Agora estão a curtir (processo
de preparação para se tornarem comestíveis, pois agora estão muito amargas) e
daqui a algum tempo serão saboreadas por todas as crianças.
Obrigada pela vossa colaboração, boas leituras e ótimas experiências!
Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as
Mulheres, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro,
e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género lançam a campanha
#PortugalContraAViolência, com a colaboração da:
AMCV - Associação de Mulheres Contra a
Violência, Associação Projeto Criar, Associação Ser Mulher, APAV - Associação
Portuguesa de Apoio à Vítima, Associação Plano I, Associação Portuguesa de
Mulheres Juristas, Coolabora, Cruz Vermelha Portuguesa, Movimento Democrático
de Mulheres, Mulheres Século XXI, UMAR - União das Mulheres Alternativa e
Resposta e Quebrar o Silêncio Associação.
Divulgamos aqui o cartaz e o spot de
vídeo da campanha.
“Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é
temporário; o mal que faz é que é permanente.”
Na semana dedicada à
ciência, os alunos do 9.º BD, depois de trabalharem o texto informativo na
disciplina de Português, partilharam, com as turmas de 5.º ano, duas notícias
sobre o fenómeno natural que decorre na ilha de La Palma. De seguida, os alunos
apresentaram dois protocolos experimentais sobre como realizar uma erupção
vulcânica e, consequentemente, realizaram as duas experiências. Face à situação
pandémica, as experiências realizaram-se na Biblioteca Escolar, mas os alunos
assistiram, na sala de aula, via Teams.
Estas atividades estão interligadas com os conteúdos da disciplina de Português,
Física e Química e Ciências Naturais e têm como objetivo chamar a atenção dos
alunos para este fenómeno tão inquietante das ilhas vulcânicas, onde se incluem
também as nossas belas ilhas açorianas.
Este ano, a escolha do tema centrou-se na necessidade de trabalhar temas
atuais, na proximidade da localização deste fenómeno, na promoção de atividades
de articulação curricular com a Biblioteca Escolar, na dinamização do Clube de
Leitura e no desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à
saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, pelas mãos e vozes dos alunos, nas
Bibliotecas Escolares e em sala de aula, a Ciência e a Leitura andaram a par,
para que todos os intervenientes pudessem usufruir de uma verdadeira erupção de
aprendizagens.
Parabéns a todos os alunos que desenvolveram as diferentes atividades, o
nosso bem-haja ao grupo disciplinar de Física e Química, pelo material
disponibilizado para as atividades experimentais, e o nosso agradecimento a
todos os que tão bem nos receberam.
“Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para
ser descoberta.”
Os alunos Afonso, Guilherme, Letícia, Margarida e Sofia, do 5.º BD, quiseram
surpreender os colegas, professores e assistentes operacionais, do CAA da EB D.
Duarte, com a dramatização da lenda de São Martinho. Assim, para que tudo
estivesse pronto no dia da atividade, os alunos ensaiaram a lenda, com muita
dedicação. Além dos ensaios, criaram alguns dos recursos materiais necessários
para a dramatização e ainda fizeram cubos com a ilustração da história de São
Martinho, para oferecer e acarinhar todos os colegas. Na preparação da
atividade, o grupo contou com a generosa colaboração dos encarregados de
educação, a Sr.ª Melania e o Sr. Diamantino, bem como de alguns dos elementos
da equipa da biblioteca escolar, a quem deixamos o nosso sincero obrigada.
O dia da atuação chegou e, incorporando o
verdadeiro papel de atores, apresentaram a lenda e entregaram as lembranças a
todos os alunos, que os acolheram de forma muito ternurenta e calorosa… Esta
foi mais uma bonita partilha, que queremos continuar a promover!
Muitos parabéns a todos os responsáveis pela
atuação, por todo o empenho e responsabilidade, no desempenho de tão nobres funções!
Bem-haja, a todos os elementos do Centro
de Apoio à Aprendizagem, pela forma ternurenta com que sempre nos acolhem… é
um prazer trabalhar convosco!
O Dia Nacional do Pijama é um dia educativo e solidário feito por
crianças que ajudam outras crianças. Este ano, o dia assinala-se a 22 de
novembro e pretende valorizar e sensibilizar para a importância da Convenção
Internacional dos Direitos da Criança.
É um dia em que as crianças pequenas
lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa
família" e é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida.
No âmbito da Estratégia de Educação para a
Cidadania do Agrupamento, para assinalar a importância da família, da diferença
e dos direitos das crianças, nas escolas com bibliotecas escolares, as crianças
ouviram a história “O elefante sortudo”, realizaram um puzzle on-line com o
cartaz da história, dançaram e cantaram a DANÇA-CANÇÃO 2021 - MISSÃO PIJAMA que
se chama “Acreditar”. A música é cantada pela Soraia Ramos - madrinha musical
deste ano e coreografada pelo Cifrão (padrinho artístico). Também ilustraram
elefantes diferentes, mas muito especiais.
Neste dia, as crianças foram felizes,
porque são imensamente ricas! Ter uma família, escola, amor e alimentação é possuir
um verdadeiro tesouro!
Obrigada a todas as colegas e crianças,
pelos momentos únicos e de enorme alegria!
Esta semana, assinalamos a Semana da Cultura Científica. Aproveita e fica
a saber mais sobre ciência, com o fundo documental divulgado, nas bibliotecas
escolares.
Hoje, dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos da Criança. Foi em 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e em 1989, no mesmo dia, adotou-se a Convenção sobre os Direitos da Criança.
Para assinalar a data e com o objetivo de
destacar e cumprir os direitos das crianças de todo o mundo, as bibliotecas
escolares, no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento,
divulgaram recursos educativos e obras sobre o tema, no Padlet.
Para as crianças da educação pré-escolar, sugerimos “Os cachorros não
dançam balé” de Anna Kemp e para os alunos do 1.º ciclo as histórias “E viva a
diferença” de Thierry Lenain (1.º e 2.º anos) e “As crianças têm direitos” de
Dominique Dimey (3.º e 4.º anos).Também
aos docentes de Cidadania e Desenvolvimento foram enviadas sugestões sobre os
Direitos Humanos e Direitos das Crianças.
Na sala do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, depois da leitura e exploração da história, a professora Sandra Simões aproveitou para abordar duplamente a diferença e sua importância. Recorrendo aos nomes das personagens da história e à diminuição do grupo de amigos de Lucien, os alunos fizeram subtrações. Ainda pintaram o cartaz que representa a igualdade, o respeito, a união e amizade entre todas as crianças do mundo. E de uma forma tão interligada trabalha-se a Cidadania, os Direitos, a Matemática e as Artes.
Declaração dos Direitos da Criança
"Declaração dos Direitos da Criança,
às vezes conhecida como a Declaração de Genebra dos Direitos da Criança, é um
documento internacional que promove os direitos da criança, elaborado por
Eglantyne Jebb, adotado pela Liga das Nações em 1924 e aprovado pelas Nações
Unidas (ONU).
Foi proclamada pela Resolução 1386 (XIV)
da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 20 de Novembro de 1959."
A Declaração dos Direitos da Criança
proclama, para o bem da criança e da sociedade, uma infância feliz e plena dos
direitos e liberdades nela estabelecidos, com vista a chamar a atenção dos
pais, das organizações voluntárias, autoridades locais e governos nacionais,
para o reconhecimento destes direitos e para a necessidade de se empenharem na
aplicação dos mesmos.
O vídeo, que agora publicamos, promove os
princípios desta declaração.
"Mas ainda que tenha todos os direitos, se não tiver amor, nada
terei."
(Autor desconhecido)
Boas leituras e feliz dia para todas as
crianças do mundo!
Hoje, na Biblioteca Municipal de Viseu, o Presidente da Câmara Municipal,
Dr. Fernando Ruas, entregou os prémios da 7.ª edição do Concurso “Quadras de
S. Martinho”. Este ano, foram premiados o Daniel Mendes Rodrigues, da EB de Moselos, a
professora Ana Paula Vila Maior, da EB D. Duarte e a D. Mafalda, da EB D. Duarte.
No âmbito das comemorações do Centenário de José Saramago, os alunos
Afonso, Guilherme, Letícia, Margarida e Sofia, do 5.º BD, homenagearam este
nosso grande escritor, com a gravação áudio de algumas das suas frases.
Assim, convidamos toda a comunidade a ver
e a ouvir estas ações, através do vídeo que agora publicamos.
Na biblioteca também se destacou a vida e
obra de José Saramago.
Finalmente, não podíamos deixar de
enaltecer o desempenho destes nossos jovens na participação de mais esta atividade.
Muitos parabéns, é uma satisfação
trabalhar convosco!
"E se as histórias para crianças
passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos?
Seriam eles capazes de aprender realmente o
que há tanto tempo têm andado a ensinar."