sexta-feira, 10 de dezembro de 2021
Biblioteca de turma – 6.º F
Esta semana, a turma do 6.º F deu início à Biblioteca
de turma. A articulação entre Diretora de turma, Biblioteca Escolar e
Encarregados de Educação tem como objetivos: melhorar os hábitos de leitura,
desenvolver competências na área da literacia da leitura, promover a leitura e
o livro, a autonomia e desenvolvimento pessoal, a responsabilidade, o bem-estar
e o relacionamento interpessoal.
Já há muitos livros a sair da caixa e
outros virão.
Desejamos a todos os alunos muito sucesso e boas leituras!
quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
Bscience no English Corner
Os trabalhos produzidos, no âmbito da disciplina BScience (9.º ano),
encontram-se expostos no English Corner, da EB D. Duarte. Grandes descobertas e
a língua inglesa inundaram este cantinho de conhecimento e permitem a
descoberta de novos factos na área da ciência, tecnologia, entre outras.
Se queres saber mais sobre a descoberta
das vacinas, antibióticos, satélites, anestesia, raio-X, motor a jato, aviação,
radioatividade e outros, visita o English Corner, observa os trabalhos
realizados pelos teus colegas e aprende mais sobre este mundo de diferentes
descobertas.
“Nearly every great discovery in science has come as the result of
providing a new question rather than a new answer.”
Paul A. Meglitsch
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
Atividades diferentes, eficientes e envolventes!
Este ano, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3
de dezembro de 2021), as bibliotecas escolares e o departamento da educação
especial propuseram a leitura das seguintes obras: “Nem todas as girafas são
iguais” de Márcia Honora (Educação Pré-escolar), “Matilde, a galinha diferente”
de Sofia Patrício Dias (1.º e 2.º anos) e “A menina gigante” de Manuel Jorge
Marmelo e Maria Miguel Marmelo (3.º e 4.º anos). Qualquer uma das obras mostra
que ser diferente é muito importante e que todos são especiais e essenciais no
mundo, independentemente das diferenças.
As crianças do Jardim de Infância de Pascoal visualizaram e ouviram a história "Nem todas as Girafas são iguais”, exploraram/ refletiram sobre a história e registaram o que mais as sensibilizou, como se pode ver pelos desenhos do vídeo. Na sala da Educação Pré-escolar da EB de Póvoa de Abraveses, depois da audição da história “Nem todas as girafas são iguais”, as crianças construíram girafas com tamanhos diferentes e com cores variadas. O trabalho culminou num mural que teve como objetivo mostrar que, apesar das diferenças, todos são iguais e importantes.
Também na sala da Educação Pré-escolar de
Oliveira de Baixo, as crianças vivenciaram diferentes experiências: construíram
o nome em Braille, usaram óculos e bengalas que lhes dificultaram a mobilidade,
o lanche foi-lhes dado por outros colegas, colocaram fraldas uns aos outros,
andaram de carrinho, colocaram algodão nos ouvidos, ilustraram a obra e
pintaram uma enorme “Tina”, a personagem da história, apresentada em sala de aula.
Desta forma, experimentaram muitas coisas diferentes, mas sempre com a certeza
de que todos somos iguais e muito importantes, exatamente, por sermos
diferentes. Na sala 5 da EB Professor Rolando de Oliveira, as crianças fizeram o registo gráfico da obra e refletiram sobre a importância de sermos iguais, apesar das nossas diferenças. Na sala 1, da EB de Vila Nova do Campo, as crianças também desenharam e ilustraram girafas diferentes e chegaram à conclusão que, independentemente do tamanho, cor ou aspeto, amam as girafas todas!
Na EB de Campo, a turma CAP3 decidiu dramatizar a obra "A menina gigante". Num trabalho de equipa, todos se colocaram no lugar do outro e ficaram a saber que o preconceito é errado e que não deve existir. Nas EB de Portela e de Póvoa de Abraveses, os alunos das turmas POR 1234 e PAB 1, no Domínio de Autonomia Curricular – Cidadania e Desenvolvimento, Matemática, Português e Artes – e ainda no âmbito do Plano 21 |23 Escola +, trabalharam o tema e ainda vendaram os olhos, para perceberem as dificuldades que surgem da falta de visão. Na EB de Torredeita, as crianças da Educação Pré-escolar, 2.º e 3.º anos contruíram cartazes alusivos às histórias e, no recreio, vendaram os olhos e tentaram orientar-se no espaço. Com as diferentes atividades realizadas, os alunos aprenderam que é uma obrigação de todos os cidadãos aceitarem a diferença, porque diferentes somos todos nós!
Aos olhos das crianças não há diferenças!
Com os docentes de Cidadania e
Desenvolvimento, a lecionar a disciplina neste semestre, foram partilhados
alguns vídeos da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) sobre o
tema que se insere no domínio “Direitos Humanos”.
Nas Bibliotecas Escolares Dr. Azeredo Perdigão e D. Duarte foi disponibilizada informação sobre o código Braille e sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP), bem como fundo documental. Durante a semana, os alunos e docentes tiveram a oportunidade de escrever o seu nome em Braille e de comunicar através da Língua Gestual Portuguesa.
Todos somos deficientes. O meu pai era deficiente em matemática, eu
sou deficiente a preencher um impresso de finanças, há pessoas que não
conseguem jamais aprender uma língua estrangeira ou mudar um pneu, ou, noutro
plano, amar ou perdoar. Todos somos especiais.
Rita Ferro
sábado, 4 de dezembro de 2021
Os nossos alunos assinalaram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
No dia 3 de dezembro, o Afonso e a Letícia, alunos do 5.º ano de
escolaridade da turma BD, marcaram o Dia Internacional das Pessoas com
Deficiência, com a gravação áudio, de algumas das frases que constam no livro
que se encontra na biblioteca escolar e que tem por título "Não faz mal
ser diferente". Esta obra foi escrita por Todd Parr e é recomendada pelo
Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-escolar.
Uma forma original e divertida, usando
palavras simples e ilustrações ousadas, de ensinar aos mais pequenos que não
faz mal ser diferente.
"Somos TODOS IGUAIS nas
diferenças!"
Para ouvirem os alunos, convidamos todos a
verem o vídeo que agora publicamos. Salientamos que as imagens, desta gravação,
não são as originais do livro, mas sim adaptadas.
Muitos parabéns, Letícia e Afonso, pela
vossa prestação!
sexta-feira, 3 de dezembro de 2021
Projeto Digital Learning - Livros Digitais em OFCLV
Nas duas últimas semanas, quatro turmas de 8.º ano, da EB Dr. Azeredo
Perdigão, e o 8.° BD, da EB D. Duarte, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, participaram em sessões de
formação de utilizadores, com destaque para a ferramenta WriteReader.
Através desta, os alunos elaboraram livros digitais em diferentes línguas
(espanhol, francês e inglês), com histórias repletas de aventuras e muita
criatividade.
Esta iniciativa, da Biblioteca Escolar em
articulação com as docentes desta disciplina, possibilitou, mais uma vez, o
desenvolvimento de diferentes literacias, permitiu a articulação curricular e o
desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória, o trabalho no âmbito do “Referencial Aprender com a Biblioteca
Escolar”, a promoção da competência digital dos alunos e o desenvolvimento de
atividades no âmbito do Plano 21|23 Escola +.
Mais uma vez, os alunos mostraram-se muito
interessados e empenhados, ao longo das diferentes sessões, e produziram livros
fantásticos com histórias muito originais.
Parabéns pelo excelente trabalho e
desempenho!
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de
dezembro de 2021), as bibliotecas escolares escolheram duas formas de
comunicação utilizadas por pessoas com necessidades específicas.
A Língua Gestual Portuguesa
(LGP) é uma das três línguas oficiais de Portugal, através da qual grande parte
da comunidade surda comunica entre si. É uma língua visuo-motora, cuja produção
se processa através dos gestos e das expressões facial e corporal, e cuja
perceção se realiza através da visão. É utilizada por pessoas surdas
portuguesas e por toda a comunidade envolvente (familiares, educadores, professores,
técnicos, entre outros).
O Braille é um Sistema de
leitura para pessoas cegas e amblíopes, baseado em 6 pontos em alto relevo,
dispostos em duas colunas de 3 pontos cada que, combinados entre si, resultam
em 64 combinações/ símbolos e permitem responder às diversas necessidades de
representações escritas, como o alfabeto, a Matemática ou a Música.
Aqui deixamos alguns vídeos que retratam
ambas as formas de comunicar e que têm sido uma mais-valia e verdadeira
inclusão.
LGP
Movimento LGP a circular
“Perdida de Riso” – LGP
Nas Bibliotecas Escolares Dr. Azeredo Perdigão e D. Duarte, durante a
próxima semana, será disponibilizada mais informação sobre o código Braille e
sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Para além disso, podem ainda encontrar
uma exposição de fundo documental.
Quando asseguramos os direitos das
pessoas com deficiência, ficamos mais perto de alcançar a principal promessa da
Agenda 2030: não deixar ninguém para trás.
Organização das Nações Unidas
sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Aqui também há ciência!
No
âmbito das comemorações da Semana da Cultura Científica, os alunos da EB
Professor Rolando de Oliveira e as crianças da educação Pré-escolar de Oliveira
de Baixo ouviram a história “O ciclo do azeite” de Cristina Quental e Mariana
Magalhães.
As crianças do Pré-escolar e os alunos do 1.º
e 2.º anos seguiram o protocolo experimental e verificaram que há substâncias
que se dissolvem na água, como o vinagre e o açúcar, e que há outras que não se
dissolvem na água, como é o caso do azeite e do arroz.
Os alunos do 3.º e 4.º anos, executaram
outro protocolo experimental e concluíram que há substâncias líquidas que são
combustíveis, como o azeite, e outras são incombustíveis como a água. Observaram ainda uma candeia alimentada a
azeite.
Todos tiveram ainda a oportunidade de
observar produtos produzidos a partir do azeite e partilhar vivências sobre a
apanha da azeitona.
As crianças do Pré-escolar de Oliveira de
Baixo procederam à apanha da azeitona, das oliveiras existentes na escola.
Depois do árduo “trabalho” que foi muito divertido, colocaram algumas azeitonas
em frascos, temperadas com diferentes ervas aromáticas. Agora estão a curtir (processo
de preparação para se tornarem comestíveis, pois agora estão muito amargas) e
daqui a algum tempo serão saboreadas por todas as crianças.
Obrigada pela vossa colaboração, boas leituras e ótimas experiências!
quinta-feira, 25 de novembro de 2021
Campanha #PortugalContraAViolência
Para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as
Mulheres, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro,
e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género lançam a campanha
#PortugalContraAViolência, com a colaboração da:
AMCV - Associação de Mulheres Contra a
Violência, Associação Projeto Criar, Associação Ser Mulher, APAV - Associação
Portuguesa de Apoio à Vítima, Associação Plano I, Associação Portuguesa de
Mulheres Juristas, Coolabora, Cruz Vermelha Portuguesa, Movimento Democrático
de Mulheres, Mulheres Século XXI, UMAR - União das Mulheres Alternativa e
Resposta e Quebrar o Silêncio Associação.
Divulgamos aqui o cartaz e o spot de vídeo da campanha.
“Eu sou contra a violência porque parece fazer bem, mas o bem só é
temporário; o mal que faz é que é permanente.”
Mahatma Gandhi
#portugalcontraaviolência
#seci
#cig
quarta-feira, 24 de novembro de 2021
Aqui há ciência com experiência!
Na semana dedicada à
ciência, os alunos do 9.º BD, depois de trabalharem o texto informativo na
disciplina de Português, partilharam, com as turmas de 5.º ano, duas notícias
sobre o fenómeno natural que decorre na ilha de La Palma. De seguida, os alunos
apresentaram dois protocolos experimentais sobre como realizar uma erupção
vulcânica e, consequentemente, realizaram as duas experiências. Face à situação
pandémica, as experiências realizaram-se na Biblioteca Escolar, mas os alunos
assistiram, na sala de aula, via Teams.
Estas atividades estão interligadas com os conteúdos da disciplina de Português,
Física e Química e Ciências Naturais e têm como objetivo chamar a atenção dos
alunos para este fenómeno tão inquietante das ilhas vulcânicas, onde se incluem
também as nossas belas ilhas açorianas.
Este ano, a escolha do tema centrou-se na necessidade de trabalhar temas
atuais, na proximidade da localização deste fenómeno, na promoção de atividades
de articulação curricular com a Biblioteca Escolar, na dinamização do Clube de
Leitura e no desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à
saída da Escolaridade Obrigatória. Assim, pelas mãos e vozes dos alunos, nas
Bibliotecas Escolares e em sala de aula, a Ciência e a Leitura andaram a par,
para que todos os intervenientes pudessem usufruir de uma verdadeira erupção de
aprendizagens.
Parabéns a todos os alunos que desenvolveram as diferentes atividades, o
nosso bem-haja ao grupo disciplinar de Física e Química, pelo material
disponibilizado para as atividades experimentais, e o nosso agradecimento a
todos os que tão bem nos receberam.
“Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para
ser descoberta.”
Carl Sagan
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
terça-feira, 23 de novembro de 2021
O São Martinho esteve no Centro de Apoio à Aprendizagem
Os alunos Afonso, Guilherme, Letícia, Margarida e Sofia, do 5.º BD, quiseram
surpreender os colegas, professores e assistentes operacionais, do CAA da EB D.
Duarte, com a dramatização da lenda de São Martinho. Assim, para que tudo
estivesse pronto no dia da atividade, os alunos ensaiaram a lenda, com muita
dedicação. Além dos ensaios, criaram alguns dos recursos materiais necessários
para a dramatização e ainda fizeram cubos com a ilustração da história de São
Martinho, para oferecer e acarinhar todos os colegas. Na preparação da
atividade, o grupo contou com a generosa colaboração dos encarregados de
educação, a Sr.ª Melania e o Sr. Diamantino, bem como de alguns dos elementos
da equipa da biblioteca escolar, a quem deixamos o nosso sincero obrigada.
O dia da atuação chegou e, incorporando o
verdadeiro papel de atores, apresentaram a lenda e entregaram as lembranças a
todos os alunos, que os acolheram de forma muito ternurenta e calorosa… Esta
foi mais uma bonita partilha, que queremos continuar a promover!
Muitos parabéns a todos os responsáveis pela
atuação, por todo o empenho e responsabilidade, no desempenho de tão nobres funções!
Bem-haja, a todos os elementos do Centro de Apoio à Aprendizagem, pela forma ternurenta com que sempre nos acolhem… é um prazer trabalhar convosco!