quinta-feira, 8 de julho de 2021

Povo que Canta no Ensino da Música

No início do século XX, vários investigadores tentaram recolher as canções populares portuguesas, de modo a não se perder tão valioso património musical. Na segunda metade do século XX, Giacometti (1929-1990) e os seus colaboradores, após percorrerem várias regiões do país à procura das suas tradições musicais, criaram a mais completa obra de canções populares: o Cancioneiro Popular Português. POVO QUE CANTA foi uma série da sua autoria, exibida entre 1971 e 1974. Uma viagem pelo Portugal profundo, em busca das imagens e das vozes com que se produziu uma das mais importantes recolhas antológicas de sempre da música regional portuguesa.

Na disciplina de Ensino da Música, lecionada pela docente Anabela Duarte, foi lançado o desafio aos alunos do 8.º ano. Cada um dos alunos iniciou uma tarefa de recolha junto de familiares e amigos no sentido de preservar músicas, cantos, sonoridades, memórias que compilaram num trabalho global. O nome do trabalho POVO QUE CANTA surge em homenagem ao trabalho desenvolvido por Giacometti. 

 

Muitos parabéns à professora Anabela, a todos os alunos e familiares que participaram neste Povo que Canta.


quarta-feira, 7 de julho de 2021

Campanha Laço Azul – EB de Couto de Cima

A EB de Couto de Cima associou-se à iniciativa do Laço Azul - Sensibilização para a Prevenção dos Maus-Tratos Infantis e ao repto lançado pela CPCJ de Viseu, na pessoa do professor António Jorge Rodrigues, para assinalar o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-tratos na Infância.

Foi dado a conhecer aos alunos, em sala de aula, a história “Movimento Laço Azul” e explorado o significado da expressão “maus-tratos na infância”.

Seguiu-se a construção coletiva de um grande laço azul. A simplicidade e a utilização de objetos/materiais do dia do dia da escola foram o principal critério para a concretização da atividade.

A par com a elaboração deste laço azul foi também construído um outro laço azul digital.

Durante o mês de abril, o laço ficou exposto na fachada da escola de forma a despertar as consciências para esta problemática.


EB Couto de Cima





quinta-feira, 1 de julho de 2021

Leitura ao Postigo

Na era digital, a atenção das crianças é cada vez mais disputada por dispositivos eletrónicos. Logo, incentivar a leitura desde cedo torna-se ainda mais essencial: as histórias oferecem às crianças oportunidades de entrar em contacto com estímulos diversos, desde o folhear das páginas até ao imaginar e interpretar a narrativa.

Neste contexto, mas condicionados pelas regras da pandemia atual, colocámos em prática a “Leitura ao Postigo”. Partindo da ideia e vontade dos pais a “obra” nasceu, começando pela decoração do espaço de entrada do portão e em seguida as visitas regulares “ao postigo”. O sucesso foi tal que, rapidamente, outros elementos da comunidade quiseram participar neste projeto. Todas as quintas-feiras, os alunos ouvem uma história contada por alguém da comunidade, pais, presidente da junta de freguesia, antigas professoras desta escola, pároco, professoras bibliotecárias do nosso agrupamento, idosos da Associação Coutoense…

Muito variadas, tanto na temática como nos dinamizadores, englobaram histórias divertidas, histórias ilustradas, contos populares, dramatizações e também conselhos para ser um aluno….

O empenho e a dedicação manifestada por estes nossos queridos leitores, na preparação e produção destes momentos, foi revelador daquilo que sempre soubemos: A escola não tem grades quando a vontade pode mais.

 

EB Couto de Cima

 

Os nossos parabéns aos professores, pais e alunos pela excelente iniciativa!




quarta-feira, 30 de junho de 2021

Produção oral - Disciplina de Inglês em articulação com a BE

Os alunos do 7.ºBD, na disciplina de inglês, realizaram uma sessão, com a Biblioteca Escolar, onde aprenderam a utilizar a ferramenta WriteReader para a produção de apresentações digitais em formato livro. Através desta ferramenta e tendo em conta as orientações da docente da disciplina, os alunos, depois de realizarem pesquisas sobre “Different Types of Houses”, produziram apresentações, nas quais lhes foi possível desenvolver a escrita, a criatividade e a originalidade. Os trabalhos elaborados foram apresentados em sala de aula, tendo sido objeto de avaliação à referida disciplina.

Esta atividade tornou-se um veículo para o desenvolvimento de algumas áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, possibilitou a capacitação digital dos alunos e facilitou o desenvolvimento de diferentes literacias.

Por último, importa salientar o empenho, envolvimento, motivação e interesse dos alunos ao longo das três sessões de trabalho e a importância da Biblioteca Escolar no desenvolvimento não só das diferentes literacias, mas também das competências nos alunos.   

 

Parabéns a todos os envolvidos!


terça-feira, 29 de junho de 2021

Textos Dramáticos em Vídeo – 8.ºBD

Os alunos do 8.ºBD têm sido muito recetivos a todas as propostas de atividades quer em articulação com diferentes disciplinas quer com o Clube de Leitura da Biblioteca, apesar de todas as condicionantes, devido à pandemia. Este último trabalho: produção de textos dramáticos e respetiva representação teatral, no âmbito da disciplina de Português, foi mais um que os desafiou e que eles realizaram com muito empenho, superando-se a si próprios. Nada como registar as palavras de um dos grupos: “Queríamos deixar aqui um agradecimento especial à professora Elisa por nos ter proposto este tipo trabalho e por nos ter deixado viver outro tipo de experiência. Também queríamos fazer um agradecimento muito especial às nossas “testemunhas” (mãe e avó da Sara). Acima de tudo, adorámos fazer este trabalho, do qual nos orgulhamos muito! E também queríamos agradecer à nossa querida turma por nos ter ouvido. Não podíamos ter acabado este maravilhoso ano doutra forma!”

Só me resta dar os parabéns a todos pelo excelente trabalho!

Parabéns a todos os alunos e professora!

quarta-feira, 23 de junho de 2021

Jobs - 9.ºE

Os alunos da turma do 9.ºE, nas aulas da disciplina de inglês, de acordo com os conteúdos temáticos abordados, elaboraram posters sobre futuras profissões e entrevistas sobre experiências de trabalho.

Os trabalhos desenvolvidos nas aulas de inglês, para além de permitirem o desenvolvimento da competência linguística e de abordarem os conteúdos temáticos, também possibilitaram o desenvolvimento de algumas áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e a capacitação digital dos alunos.

 

Parabéns a todos pelos fantásticos trabalhos!


Posters



Criado com o Padlet


Interviews


segunda-feira, 14 de junho de 2021

Dia Mundial dos Oceanos

O Dia Mundial dos Oceanos é celebrado a 8 de junho e com esta data pretende-se lembrar a importância dos oceanos na vida quotidiana de todos os seres vivos, enquanto “pulmões do planeta” e emissores de grande parte do oxigénio que respiramos. As bibliotecas escolares sugeriram, para os alunos do 1.º ciclo, a leitura da obra “O lobo que sonhava com o oceano” de Orianne Lallemand e Éléonore Thuillier e para a educação pré-escolar três vídeos do SNIMAR (Sistema Nacional de Informação do Mar) intitulados: “Oceano. O grande pulmão azul”; “A sardinha e o upwelling. Uma história que acaba no prato ou no pão” e “Como se forma a onda da Nazaré?”.

Na EB de Povoa de Abraveses, os alunos da professora Sandra Simões, turma PAB4, leram e trabalharam a história enviada. A partir desta construíram um texto informativo sobre os Oceanos. Para que esta data não fosse apenas assinalada na escola, cada aluno, em casa, com colaboração com dos pais, fez um trabalho alusivo ao tema. Desta forma sensibilizaram os adultos para a proteção do mar e para o seu indiscutível valor.

 

Quando a família se une à escola, o processo educativo torna-se mais sólido e garante os melhores resultados.

(Desconhecido)



domingo, 6 de junho de 2021

Dia Mundial do Ambiente em OBX

A Biblioteca Escolar convidou as crianças da educação Pré-Escolar de Oliveira de Baixo a ouvir a história “As ideias de Bia” de Elizabeth Baguley.

Hugo e o Neno são dois amigos que passam o seu tempo no quintal, onde ninguém se atreve a entrar, pois é o seu território. Até que um dia, lhes aparece uma miúda que também quer brincar.

Mas eles armados em mauzões, fizeram questão de proferir: "Nós não brincamos com raparigas. As raparigas não sabem brincar".

Mas, Bia ignora-os, e com o lixo existente no quintal constrói um fantástico carro de corridas e um magnífico navio pirata, com os quais eles também brincam. Por fim admitem que afinal ela tem ideias brilhantes.

As crianças ouviram a história com atenção e discordaram com a atitude dos rapazes por não quererem brincar com a Bia. Também ficaram entusiasmadas com os brinquedos construídos ao longo da história, com o lixo existente no quintal. De seguida observaram um foguetão construído com lixo.

No final estas crianças contaram que em casa também construíam brinquedos com os pais, reutilizando material que estava destinado a ir para o lixo, dando desta forma um pequeno contributo para a preservação do planeta.



sábado, 5 de junho de 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente

As professoras e os alunos das turmas 8.ºB, 8.ºC e 8.ºD, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, não quiseram deixar de assinalar este dia, uma vez que, para além permitir uma reflexão sobre os cuidados a ter com o nosso planeta, esta temática é também parte integrante da planificação da disciplina. De forma a envolver as duas línguas e partindo de imagens relacionadas com o planeta, os alunos criaram pequenas histórias, em inglês e francês, através das quais chamam à atenção para os problemas ambientais e possíveis resoluções dos mesmos.

Após a criação das histórias, as docentes e alunos do 8.ºB e o 8.ºD fizeram a compilação das mesmas e criaram um e-book na ferramenta Flipsnack. Os alunos do 8.ºC participaram numa sessão, em articulação com a Biblioteca Escolar, onde aprenderam a criar e-books na ferramenta WriteReader e a publicar num mural coletivo na ferramenta Padlet.

Esta atividade, além de possibilitar a articulação curricular entre a disciplina e a Biblioteca Escolar, encontra-se inserida nas áreas a trabalhar do Referencial de Educação para o Risco, do Plano Intermunicipal Viseu Dão-Lafões - adaptação às alterações climáticas e da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento de Escolas Viseu Norte – AEVN. Importa ainda referir que estas atividades ainda permitem trabalhar as áreas de competências do Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, promovendo ainda a capacitação digital dos alunos e desenvolver atividades tendo em conta o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.

Os alunos brindaram-nos com muita originalidade e criatividade na elaboração dos diferentes e-books, não descurando as suas preocupações com o meio ambiente.

"Earth provides enough to satisfy every man's needs, but not every man's greed."

Mahatma Gandhi

“Il y a assez de tout dans le monde pour satisfaire aux besoins de l'homme, mais pas assez pour assouvir son avidité.” 

Mahatma Gandhi


8.º B




8.º C

Made with Padlet



8.º D





quinta-feira, 3 de junho de 2021

Dia Mundial do Brincar

O Dia Mundial do Brincar tem como objetivo principal dar a conhecer a importância do brincar nas nossas vidas e, particularmente, na vida das crianças que através das brincadeiras aprendem a falar, a fazer amigos, a fazer exercício físico, a imaginar, a criar, a memorizar e a serem felizes!

As bibliotecas escolares propuseram a comemoração junto do departamento da Educação Pré-escolar e 1.º ciclo com a leitura das histórias “Brincar às escondidas” (pré-escolar e 1.º ano), “O avô Lop” (2.º e 3.º anos) e “Brincar às guerras” (4.º ano).

No Jardim de Infância de Pascoal, a educadora Eduarda Guterres e as crianças adoraram a história e exploraram-na oralmente. Assinalaram também o dia com a elaboração de um "brinquedo" para fazer bolas de sabão, com materiais reutilizados. As crianças e adultos divertiram-se tanto a fazer bolas de sabão que voltaram a usar o novo brinquedo no dia da criança.

Nos Jardins de Infância de Figueiró, Póvoa de Abraveses e na sala 5 da EB Professor Rolando de Oliveira, as educadoras Manuela Mota, Luísa Leitão e Anabela Oliveira contaram a história aos seus grupos. As crianças ouviram a história, colocaram as mãos na brincadeira, deram corda à imaginação, revestiram-se de criatividade e decoraram “Um mar de brincadeiras” com desenhos e ilustrações muito originais e que revelam o que cada um sonhou e mais gosta de fazer. 

A turma PAB 4 e a professora Sandra Simões trabalharam a história "Brincar às Guerras", refletiram sobre a mensagem transmitida e os alunos registaram no caderno o momento que mais gostaram. De uma forma geral todos destacaram o momento em que o personagem Luke se arrependeu da sua atitude e sugeriu uma brincadeira diferente, pois percebeu que brincar às guerras trazia recordações muito tristes ao amigo Sameer. Depois de refletirem sobre a história e conversarem sobre as brincadeiras do "antigamente" e a forma como os alunos ocupam o seu tempo livre, o Rodrigo Pais, por autoiniciativa, escreveu um poema sobre a importância de brincar em detrimento dos jogos de computador.

No início da semana, a professora desafiou cada aluno a construir o seu próprio brinquedo, com material reciclável. Com a colaboração dos pais, todos construíram e trouxeram robôs muito giros. A brincar e na companhia dos familiares planificaram e colocaram em ação a construção de um brinquedo. Além de tudo isto, ainda realizaram muitas outras brincadeiras.

Parabéns pelas excelentes brincadeiras!

Afinal a brincar aprende-se muito.


quarta-feira, 2 de junho de 2021

Dia Mundial da Criança

Tal como muitas crianças, também os alunos da EB Professor Rolando de Oliveira festejaram, com alegria, o Dia Mundial da Criança.

Mas para lembrar que por esse mundo fora, nem todos os meninos vivem infâncias felizes e que ainda há crianças sem direitos, que são vendidas, exploradas, forçadas a trabalhar ou a combater em guerras, sem que ninguém as protejas, a biblioteca escolar convidou os alunos do 3.º ano a ouvir a história “No Dia Da Criança” de Luísa Ducla Soares.

Enquanto a professora Maria João lia a história, os alunos estiveram atentos e ansiosos, pois queriam saber como iria terminar a história. Todos ficaram muito felizes por Terça-feira (nome da personagem) conseguir concretizar alguns dos seus sonhos, como ter uma família e ir à escola.

 

De todos os presentes da natureza para a raça humana, o que é mais doce para o homem do que as crianças?

Ernest Hemingway



terça-feira, 1 de junho de 2021

Olimpíadas da Língua Portuguesa

    
Decorreu, no dia 21 de maio, a 1ª fase das Olimpíadas de Língua Portuguesa, a nível nacional. Participaram 22 alunos do 3.º ciclo da Escola Básica D. Duarte.

A prova foi aplicada e corrigida pelas docentes de Português. Os alunos com os melhores resultados foram os seguintes: 


1.º lugar – Beatriz Silva Oliveira 8.ºBD – 70,5 pontos;

2.º lugar – Afonso Gonçalves 8.ºAD – 68 pontos;

3.º lugar – Rebeca Fernandes – 7.ºCD – 66 pontos.

 

Todos os participantes estão de parabéns!