quinta-feira, 1 de julho de 2021

Leitura ao Postigo

Na era digital, a atenção das crianças é cada vez mais disputada por dispositivos eletrónicos. Logo, incentivar a leitura desde cedo torna-se ainda mais essencial: as histórias oferecem às crianças oportunidades de entrar em contacto com estímulos diversos, desde o folhear das páginas até ao imaginar e interpretar a narrativa.

Neste contexto, mas condicionados pelas regras da pandemia atual, colocámos em prática a “Leitura ao Postigo”. Partindo da ideia e vontade dos pais a “obra” nasceu, começando pela decoração do espaço de entrada do portão e em seguida as visitas regulares “ao postigo”. O sucesso foi tal que, rapidamente, outros elementos da comunidade quiseram participar neste projeto. Todas as quintas-feiras, os alunos ouvem uma história contada por alguém da comunidade, pais, presidente da junta de freguesia, antigas professoras desta escola, pároco, professoras bibliotecárias do nosso agrupamento, idosos da Associação Coutoense…

Muito variadas, tanto na temática como nos dinamizadores, englobaram histórias divertidas, histórias ilustradas, contos populares, dramatizações e também conselhos para ser um aluno….

O empenho e a dedicação manifestada por estes nossos queridos leitores, na preparação e produção destes momentos, foi revelador daquilo que sempre soubemos: A escola não tem grades quando a vontade pode mais.

 

EB Couto de Cima

 

Os nossos parabéns aos professores, pais e alunos pela excelente iniciativa!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.