sábado, 5 de junho de 2021

Dia Mundial do Meio Ambiente

As professoras e os alunos das turmas 8.ºB, 8.ºC e 8.ºD, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, não quiseram deixar de assinalar este dia, uma vez que, para além permitir uma reflexão sobre os cuidados a ter com o nosso planeta, esta temática é também parte integrante da planificação da disciplina. De forma a envolver as duas línguas e partindo de imagens relacionadas com o planeta, os alunos criaram pequenas histórias, em inglês e francês, através das quais chamam à atenção para os problemas ambientais e possíveis resoluções dos mesmos.

Após a criação das histórias, as docentes e alunos do 8.ºB e o 8.ºD fizeram a compilação das mesmas e criaram um e-book na ferramenta Flipsnack. Os alunos do 8.ºC participaram numa sessão, em articulação com a Biblioteca Escolar, onde aprenderam a criar e-books na ferramenta WriteReader e a publicar num mural coletivo na ferramenta Padlet.

Esta atividade, além de possibilitar a articulação curricular entre a disciplina e a Biblioteca Escolar, encontra-se inserida nas áreas a trabalhar do Referencial de Educação para o Risco, do Plano Intermunicipal Viseu Dão-Lafões - adaptação às alterações climáticas e da Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento de Escolas Viseu Norte – AEVN. Importa ainda referir que estas atividades ainda permitem trabalhar as áreas de competências do Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória, promovendo ainda a capacitação digital dos alunos e desenvolver atividades tendo em conta o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar.

Os alunos brindaram-nos com muita originalidade e criatividade na elaboração dos diferentes e-books, não descurando as suas preocupações com o meio ambiente.

"Earth provides enough to satisfy every man's needs, but not every man's greed."

Mahatma Gandhi

“Il y a assez de tout dans le monde pour satisfaire aux besoins de l'homme, mais pas assez pour assouvir son avidité.” 

Mahatma Gandhi


8.º B




8.º C

Made with Padlet



8.º D





Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.