Aguardamos pela vossa visita para momentos de leitura, partilha e muita aprendizagem!
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
Bom regresso à escola!
Aguardamos pela vossa visita para momentos de leitura, partilha e muita aprendizagem!
terça-feira, 28 de junho de 2022
Digital Learning Project – Genially
No âmbito do Digital Learning Project, os alunos do 8.ºBD, na disciplina
de inglês, participaram numa sessão de apresentação da ferramenta digital
Genially. Com recurso a esta ferramenta e recolha de informação através de
Travel Guides, disponibilizados na ferramenta Wakelet, os alunos elaboraram uma
imagem interativa sobre uma cidade à sua escolha, na qual constavam a forma de
viajar até à mesma, os locais a visitar, outros locais emblemáticos e de
interesse, a gastronomia e o alojamento local, entre outros. Ao longo das
sessões, que foram realizadas em articulação com a docente da disciplina, os
alunos puderam desenvolver as aprendizagens essenciais, algumas áreas de
competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, a
literacia da informação e a literacia digital, a quais permitiram também a
capacitação digital dos alunos proposta no âmbito do PADDE. O produto final
desta atividade culminou numa produção oral em língua inglesa.
Para além das diferentes aprendizagens
realizadas, o interesse, a motivação e o empenho, foram uma constante ao longo
das sessões e, mais uma vez, os alunos estão de parabéns por mais uma atividade
realizada com enorme sucesso e plenamente conseguida.
domingo, 19 de junho de 2022
Interculturalidade - 6.º A
Os alunos do 6.º A, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento com a
professora Celeste Cardoso, no âmbito do domínio da
"Interculturalidade", realizaram trabalhos alusivos ao tema.
Numa "mão", cada aluno escreveu
uma frase sobre a importância da interculturalidade, quer a nível individual
quer a nível coletivo.
O resultado final foi exposto, no placar
exterior da biblioteca, e foi apreciado por toda a comunidade educativa.
Parabéns a todos e que o respeito pela
interculturalidade seja uma constante na vossa vida.
sexta-feira, 17 de junho de 2022
Cidadania e Desenvolvimento - 7.º C
Os alunos do 7.º C, com a docente de Cidadania e Desenvolvimento Carla Duarte, criaram um Padlet, onde foram disponibilizados todos os trabalhos realizados, ao longo do semestre.
Fica o convite para acederem e verem os
recursos criados nos diferentes domínios da disciplina.
Há coisas que são resolvidas por
governos. Há coisas que nenhum governo é capaz de resolver. Seremos nós, com o
tempo que nos for concedido, que resolveremos. Por via da nossa cidadania em
construção.
Mia Couto
Escola a Ler (Atividades de junho)
Na reta final do ano letivo, as turmas, envolvidas no projeto Escola a
Ler, dedicaram-se a partilhar os livros escolhidos para o Projeto Pessoal de
Leitura, com os restantes colegas e com as docentes que desenvolveram as
atividades nesse âmbito.
As apresentações, em diferentes formatos,
recursos e ferramentas, foram surpreendentes não só pelo conteúdo, como também
pela originalidade e exposição. Os alunos mostraram-se muito empenhados com
esta tarefa, fascinados com os títulos que estavam a apresentar, deixaram os
colegas cheios de curiosidade para conhecer novos livros e plantaram novas
“sementes de leitura”.
Por último, depois de terminarem a leitura
orientada da obra “O Príncipe Nabo” de Ilse Losa, os alunos 5.º ano puderam
testar os conhecimentos adquiridos com recurso a um questionário na ferramenta
Kahoot. Assim, de forma muito divertida, com alguma competição à mistura e com
uma atenção redobrada, os alunos conseguiram mostrar as suas aprendizagens e
refletir sobre a importância da leitura.
Na educação pré-escolar e nos três ciclos
do agrupamento, para a despedida, finalizaram-se as atividades "Livr' à
mão" e “Leva-me contigo”. Os alunos ficaram a conhecer novos títulos,
novos autores e novas aventuras. Com as requisições e os livros sempre à mão, formaram-se
e consolidaram-se bons leitores.
Boas leituras e para o próximo ano há
mais!
terça-feira, 14 de junho de 2022
Projeto PES - Pré-Escolar na Comemoração do Dia da Criança/ junho 2022
No dia 1 de junho, comemorou-se o Dia da
Criança, com várias atividades, principalmente lúdicas, de forma a tornar este
dia especial. A proposta de atividade, sugerida no âmbito do programa PES, foi
elaborar um estendal com T-shirts decoradas com a ajuda das crianças ou com a
colaboração dos encarregados de educação sobre a importância de ser criança. O
objetivo era trabalhar os afetos, mas também os direitos das crianças numa
perspetiva de cidadania.
Vários jardins aderiram a esta proposta, nomeadamente, Oliveira de Baixo,
Travanca de Bodiosa, Farminhão, Pascoal, Lordosa, Rolando de Oliveira e Póvoa
de Abraveses. As fotos ilustram as atividades realizadas onde se incluem os
estendais cheios de cor.
Luísa Roque Leitão
quarta-feira, 8 de junho de 2022
Dia Mundial dos Oceanos em Oliveira de Baixo
O Dia Mundial dos Oceanos foi assinalado
na biblioteca escolar de Oliveira de Baixo, com a leitura da história “A
Baleia”, de Benji Davies, às crianças da educação pré-escolar. Esta história
conta que Noé, um menino que vivia com o pai à beira mar, acorda certa manhã, depois
de uma noite de tempestade, e avista qualquer coisa ao longe… Uma pequena
baleia tinha dado à costa e ele sabia que não era bom que ela ficasse fora de
água… Então mete mãos à obra para a salvar…
Tal como
Noé, também estas crianças se preocupam com os oceanos e com os animais que
neles vivem. Apontaram soluções para evitar que os plásticos acabem nos oceanos
e sejam alimento para a vida marinha.
Conheceram
ainda a mascote do Oceanário “O VASCO”, cantaram uma das suas músicas e mais uma vez
requisitaram livros.
Para
finalizar, estes pequenos ambientalistas ofereceram-nos um carvalho, resultado
das sementeiras que fizeram com as bolotas que, apanharam na floresta, durante
o outono.
Foi uma manhã muito animada e repleta de partilha de experiências e aquisição de conhecimentos.
As plantas da Escola D. Duarte (BScience)
Os alunos do 9.º ano da E.
B. D. Duarte, no âmbito da disciplina BScience, definiram grupos de dois e
escolheram plantas dos jardins da escola para estudarem. Saíram para o recreio,
tiraram fotografias das plantas/folhas/frutos e partiram para a pesquisa.
Produziram cartazes nos quais apresentaram: nomes científico e comum,
taxonomia, tipo de folha, aplicações e curiosidades sobre cada planta. Claro,
em inglês! Os trabalhos foram expostos, numa vitrina destinada para o efeito
(The plants of our school), aquando da comemoração do Dia Mundial do Ambiente.
“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas
folhas” [Johann Goethe].
Professores
de BScience
Bruno
Joel Ferreira e Fátima Casais
terça-feira, 7 de junho de 2022
Dia Mundial do Meio Ambiente
Este ano, as Nações Unidas celebram o Dia Mundial do Meio Ambiente com o
tema “Uma só Terra”. Para assinalar a data na escola, os alunos do 5.º e 6.º
anos, nas aulas de inglês, escreveram mensagens sobre a importância de proteger
a atmosfera, a riqueza e a diversidade da vida no planeta, os perigos da
poluição e as consequências nefastas das alterações climáticas. Os trabalhos foram
expostos num mapa mundo, para apelar a consciência de cada um na preservação do
meio ambiente.
Parabéns a todos!
“Vamos ser claros: as atividades humanas estão na raiz da nossa queda, mas isso significa que a ação humana pode ajudar a resolver este problema. Fazer as pazes com a natureza é a tarefa definidora do século XXI. Deve ser a maior prioridade para todos, em todos os lugares.”
António Guterres
segunda-feira, 6 de junho de 2022
Comentários ao conto "A Aia" de Eça de Queirós - 9.º CD
No seguimento da leitura
e análise do conto “A Aia” de Eça de Queirós, a professora Olga Cardoso propôs
que os alunos do 9.º CD dessem a conhecer a história às suas mães. Essa
partilha de leituras motivou a redação de um comentário, em que mães e filhos
refletiram acerca das ações das personagens.
Deixamos aqui os comentários de mães e filhos.
quinta-feira, 2 de junho de 2022
Clube de Leitura nas Escolas
Os Clubes de Leitura mantêm a sua atividade normal e nas últimas semanas
lemos as obras “Mana”, de Joana Estrela e “Rafael e o Segredo de Leonor”, de de
Anik Le Ray. Além da leitura e da partilha de experiências literárias, foi
aplicada uma rubrica aos alunos, de forma a avaliar e autoavaliar o desempenho
de cada um, nas atividades propostas e realizadas.
Numa outra sessão, no Clube de Leitura da
EB Dr. Azeredo Perdigão, as leituras foram alusivas aos “Contos Tradicionais”,
recontados por António Mota.
Algumas alunas do Clube de Leitura, da EB
D. Duarte, assinalaram o Dia Europeu do Mar com a leitura de poemas sobre o
tema. As alunas, desta vez, decidiram partilhar alguns momentos do CLE em
vídeo.
Para além da leitura por prazer, os CLE
têm assinalado várias efemérides, com a leitura de muitas obras de diferentes
autores. Têm sido momentos de prazer, de treino da competência leitora, de
partilha e de aprendizagem.
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
quarta-feira, 1 de junho de 2022
Dia da Criança no JI de Pascoal
No Jardim de Infância de Pascoal, o Dia da
Criança foi vivido de forma mágica, a “Brincar”, sentido com muita alegria e
com muita animação, por todas as crianças.
Usufruíram
de um insuflável oferecido pela Associação pelos Alunos de Pascoal (APAP), onde
extravasaram as suas energias de forma lúdica. Também tivemos a possibilidade
de articular com o 1.º ciclo onde, todos juntos, assistimos ao excelente
espetáculo de animação (palhaços malabaristas), oferecido pela junta de
freguesia de Abraveses, e ainda uns chapéus. No final do espetáculo ainda
saborearam umas pipocas oferecidas na escola do 1.º ciclo. Para além desta
oferta, tiveram também uma camisola oferecida pela APAP, as quais foram
decoradas com desenhos feitos pelas crianças anteriormente.
Viveram um dia especial, de cooperação entre a
comunidade educativa e, acima de tudo, tiveram momentos felizes e muito
compensadores para o seu desenvolvimento global.
As
Educadoras:
Laurinda Silva e Eduarda Almeida
Imprevistos de leitura em OBX
Hoje, os alunos do 1.º ciclo da EB Oliveira de Baixo, para além de
participarem em todas as atividades organizadas pela escola, também estiveram
na biblioteca escolar para requisitar livros e ouvir a história “O lápis mágico
de Malala”, de Malala Yousafzai.
Este livro conta a história de Malala, uma
menina que vivia no Paquistão e sonhava ter um lápis mágico para desenhar: uma
fechadura na porta do seu quarto, para que os seus irmãos não a incomodassem;
parar o tempo para poder dormir todas as manhãs mais uma hora…
…Mas os Homens maus chegaram e destruíram
os sonhos de Malala e de muitas meninas do seu vale…
Malala cresceu e os seus desejos mudaram.
Não tem um lápis mágico, mas tem o lápis que faz levar as suas palavras a todo
o mundo.
Foi desta forma que, no Dia Mundial da
Criança, as suas palavras e a sua história chegaram a estes alunos, que ficaram
muito sensibilizadas com a realidade que ficaram a conhecer e com a falta de
direitos de que muitas crianças ainda se sentem privadas, em muitas partes do
mundo.
Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.
Malala Yousafzai
terça-feira, 31 de maio de 2022
Digital Learning Project – Gráficos na Ferramenta Canva
De forma a dar continuidade ao Digital Learning
Project, a capacitar digitalmente os alunos e a desenvolver atividades de
articulação com a Biblioteca Escolar, os alunos do 8.ºBD, na disciplina de
Oficina de Línguas Vivas, foram desafiados a elaborar um guião de entrevista
com questões relacionadas com o ambiente e o desenvolvimento sustentável,
entrevistaram colegas, professores e assistentes operacionais e realizaram o
tratamento dos dados recorrendo à ferramenta Canva.
Estas atividades permitiram o desenvolvimento de
algumas áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória e a utilização da língua estrangeira entre elementos da comunidade
escolar.
Os alunos mostraram-se muito empenhados no desenvolvimento das diferentes tarefas e o resultado final foi surpreendente-
Parabéns!
segunda-feira, 30 de maio de 2022
Projeto Pessoal de Leitura - 7.º C
A Leonor Martins, do 7.º C, no âmbito do Projeto Pessoal de Leitura e tendo como referência o músico, cantor, escritor e ativista John Lennon, criou o texto intitulado “Sonhos”.
Parabéns e boas leituras!
Sonhos
Um sonho é algo que uma pessoa deseja individualmente
como, por exemplo, querer ser escritor ou querer ter um telemóvel, mas existem
sonhos que temos em comum com outras pessoas, como querer fazer com que a
poluição acabe ou o fim do abandono de animais. Esses sonhos são
compartilhados, ou seja, várias pessoas juntas que lutam pela mesma causa, que
vão unindo cada vez mais pessoas até que, finalmente, essa causa seja aceite
por grande parte de uma comunidade, e então, acaba por se tornar realidade.
Eu acredito que isso é verdade, porque várias pessoas
juntas têm muito mais força do que uma só e podem chegar bem longe se quiserem.
Obviamente o sonho de uma única pessoa é menos valorizado do que o de 100 ou de
500 pessoas e é também por isso que concordo com a afirmação “Um sonho que
sonhes sozinho é apenas um sonho. Um sonho que sonhes em conjunto com outros é
realidade”, de John Lennon.
Leonor Gonçalves Martins
N.º 15 - 7.º C
Apresentação de trabalhos no WriteReader – 8.º C
Os alunos do 8.º C, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, após
conhecerem a ferramenta WriteReader, decidiram realizar vários trabalhos
solicitados pelas docentes. No dia da apresentação, mostraram, aos colegas e às
docentes Carla Duarte e Maria dos Anjos, os trabalhos realizados com recurso à
ferramenta que se mostrou de grande utilidade para as aulas e apresentações.
Estão tecnologicamente mais aptos e cada vez mais capazes! Parabéns!
Erasmus + - Diário da Viagem a Velletri, Roma, Itália
Segunda-feira, 9 de maio
Nós,
os cincos alunos de Erasmus, juntamente com os dois professores responsáveis,
acordámos bem cedo para irmos para o nosso ponto de encontro, a escola D. Duarte.
Nessa mesma madrugada, estivemos reunidos durante algum tempo para nos podermos
despedir dos nossos pais e tirar algumas fotografias, claro.
Entretanto
chegou o motorista, o senhor que nos ia levar para o aeroporto do Porto, e
arrancámos. Eram duas horas da manhã. Depressa chegámos ao aeroporto. Já dentro
do aeroporto, tivemos de esperar algumas horas para que o nosso avião partisse.
Durante esse tempo de espera, fizemos um pequeno lanche da manhã e pudemos
descansar um pouco.
Quando
embarcámos no avião, a única coisa que passou pela nossa cabeça foi: “Chegou o
momento, a nossa esperada viagem a Itália”.
Dentro
do avião, assistimos à apresentação das normas de segurança para sabermos o que
devíamos fazer se algo corresse mal. Passaram-se 15 minutos e lá estávamos nós
no ar. Depois desta longa viagem de quase três horas, finalmente chegámos ao
aeroporto de Ciampino perto da cidade Velletri, o nosso destino. Dirigimo-nos à
parte de fora para apanharmos o nosso transfer, que nos aguardava, até
Velletri.
Depois
de algum tempo, chegámos à escola onde os nossos parceiros nos esperavam e
começámos logo a trabalhar. Participámos num workshop, com orientação do
artista local Sergio Gotti, em que tínhamos de recortar, num cartão, um homem e
uma mulher que seguravam o planeta Terra, rodeado de doze estrelas, já que o
tema deste projeto Erasmus é o planeta sustentável.
No
final, tivemos um almoço agradável com várias comidas típicas de Itália, com
uma sobremesa especial, um bolo com o símbolo do projeto.
Mais
ao fim da tarde, fizemos um pequeno passeio pela cidade e fomos recebidos pelo
presidente da Câmara. Finalmente, fomos para casa dos nossos respetivos
parceiros, cansados, mas felizes.
Afonso Santos, n.º1, 8.ºAD
Terça-feira,
10 de maio
Na terça-feira, dia 10 de maio, segundo dia de
Erasmus em Itália, após ter acordado muito cedo, saí por volta das sete da
manhã de Velletri, uma cidade perto de Roma onde estava hospedado em casa do
meu parceiro.
Ao fim de três horas de viagem de autocarro,
chegámos a Terni, outra cidade de Itália. Perto desta cidade, visitámos parque
PER (Parque de Energias Renováveis), onde só se utilizam energias renováveis.
Primeiro, assistimos a uma palestra com o fundador do parque, e a seguir
fizemos uma visita na qual nos foi mostrada como se podia produzir energia
através do calor, do vento e do sol. Mostraram-nos também que era possível
cozinhar através do calor que o sol fornece, como aproveitar a água da chuva e como
utilizar as plantas para aquecer e arrefecer o ar para substituir os aparelhos
de ar condicionado. Com esta visita pelo parque, ensinaram-nos a ser pessoas
mais sustentáveis.
Depois, fomos almoçar e durante almoço falei
com alunos de outros países, fazendo, assim, novas amizades.
Ao fim de almoço, fizemos vasos para plantas
usando folhas de jornal e ainda tivemos uma aula de yoga.
Chegámos a Velletri às 20h30, já depois da
hora prevista, porque, à saída do parque de energias renováveis, o autocarro
teve um problema na porta, o que fez atrasar a hora de chegada.
Já em casa do meu parceiro, deram-me a provar
ao jantar um prato típico de Roma, chamado “Saltimboca” (carne de vaca e presunto
frita e folhas de sálvia) e de sobremesa comi o famoso tiramisu. Ao fim do
jantar, joguei bilhar e, por fim, fui dormir.
Foi um dia muito interessante, onde fiz coisas
divertidas, conheci novas pessoas e experimentei coisas novas.
Gonçalo Carvalho, nº10, 7ºAD
Quarta-feira,
11 de maio
Neste dia, encontrámo-nos por volta
das 7h30 da manhã, no ponto de encontro, à espera do autocarro para podermos partir
em direção ao primeiro destino.
O primeiro destino foi o Jardim das
Ninfas, monumento natural, onde vimos ruínas romanas e com lindas paisagens.
Depois de visitarmos o Jardim das
Ninfas, fizemos uma pausa para lanchar e voltámos para o autocarro.
Depois, visitámos a Abadia
Valvisciolo e vimos um presépio enorme. Quando acabámos a visita, fomos almoçar
ao ar livre e, mais tarde, após o almoço, voltámos para o autocarro e fomos
visitar um castelo, o Castelo da família Caetani, que tem origens no século
XIII. Antes de visitarmos o castelo, aproveitámos para provar os famosos gelados
italianos.
Aproveitámos também para comprar
algumas recordações.
Regressámos a Velletri, e cada um
juntou-se com o seu parceiro e fomos para casa.
Já fora das atividades de grupo,
reunimo-nos às 20h em frente a uma pizzaria italiana. Comemos risoto e a famosa
pizza. Era uma pizza para cada pessoa!
Quando acabámos o jantar fomos todos
juntos dar uma volta por Velletri e mais tarde fomos para casa.
Mara Queiroz, n.º12, 7.ºCD
Quinta-feira,
12 de maio
Na quinta-feira, começámos o dia todos juntos,
enquanto esperávamos o autocarro chegar. Nesse dia, uma professora búlgara fazia
anos. Então, decidimos fazer-lhe uma surpresa: quando ela chegou, os alunos ofereceram-lhe
balões, um bolo e cantaram os parabéns.
Passados alguns minutos, o autocarro chegou, e
fomos para Roma. Quando chegámos ao ponto de encontro, dividiram-nos em grupos
e entregaram a cada aluno uns fones e uma espécie de rádio para ouvirmos melhor
a guia a falar. Visitámos um parque que tinha várias muralhas destruídas e mais
alguns pontos. Visitámos também a Via Appia Antica,
Fomos almoçar e deram-nos algum tempo para
comprarmos algumas lembranças. Voltámos para o autocarro e fomos para uma rua
em que havia bastantes lojas de chapéus, ímanes, bolsas…!
Ficámos também a conhecer a cidade de Castel
Gandolfo, conhecida por ser a cidade onde o Papa passava as suas férias de
Verão, perto do Lago Albano.
Regressámos a Velletri e cada um foi cada para
casa do seu parceiro.
Na quinta-feira, eu e a Rebeca decidimos
passar mais tempo com a irmã da nossa parceira, a Alice, e brincámos e jogámos
jogos com ela. O jantar desse dia foi lasanha e estava muito boa.
Quinta-feira foi um dos meus dias preferidos.
Maria
Inês Pereira, n.º14, 7.ºCD
Sexta-feira,
13 de maio
Foi sexta-feira, dia 13 de maio, que
encerrámos esta incrível experiência. Foi uma semana fantástica e não vou
perder a próxima vez.
Mas chegando o dia de regresso,
apanhámos o voo às 6h30. Chegámos ao aeroporto do Porto mais ou menos às 8h00.
Depois, recolhemos as malas de porão e partimos rumo a Viseu, com divertidas
conversas. Quando chegámos à escola, uns ficaram na escola, outros preferiram
matar saudades de casa.
Considero esta experiência muito
importante, por várias razões: primeiro, pessoas com menos condições financeiras
têm a oportunidade de fazer uma viagem com poucos custos; depois, é muito bom termos
a oportunidade de conhecer novas pessoas e novas culturas; e por último,
praticamos línguas estrangeiras, principalmente o inglês.
Espero que da próxima se inscrevam,
e tenham uma ótima experiência, como a que eu tive.
Rebeca Salgueiro, n.º12, 8.ºCD
sábado, 28 de maio de 2022
Dia Internacional do Brincar
Poema
do Brincar
“Quando me virem a montar blocos, a
construir casas, cidades…
… Não digam que estou só a brincar.
Porque a brincar estou a aprender, a
aprender sobre o equilíbrio e as formas.
Um dia posso vir a ser Engenheiro ou
Arquiteto.
Quando me virem coberto de tinta, ou a
pintar, ou a esculpir e a moldar barro…
…Não digam que estou só a brincar.
Porque a brincar estou a aprender, a
aprender sobre expressar-me e a criar.
Um dia posso vir a ser Artista ou
Inventor.
Quando me virem sentado, a ler para uma
plateia imaginária…
… Não digam que estou só a brincar.
Porque a brincar estou a aprender, a
aprender a comunicar e a interpretar.
Um dia posso vir a ser Professora ou
Atriz.
Quando me virem à procura de insetos no
mato ou a encher os bolsos com bugigangas…
… Não digam que estou só a brincar.
Porque a brincar estou a aprender, a
aprender a prestar atenção e a explorar. Um dia posso vir a ser Cientista.
Quando
me virem a pular, a saltar, a correr e a movimentar-me…
… Não digam que estou só a brincar.
Porque a brincar estou a aprender, a
aprender como funciona o meu corpo.
Um dia posso vir a ser Médico, Enfermeiro
ou Atleta.
Quando me perguntarem o que fiz na escola,
e eu disser que brinquei…
… Não me entendam mal.
Porque a brincar estou a aprender, a
aprender a trabalhar com prazer e eficiência, estou a preparar-me para o
futuro.
Hoje sou Criança e o meu trabalho é
Brincar”
(Autor Desconhecido)
quarta-feira, 25 de maio de 2022
Imprevistos de leitura em Oliveira de Baixo
Os alunos do 1.º e 4.º anos, da EB de Oliveira de Baixo, passaram na BE
para requisitar livros e pediram que lhes fosse contada uma história.
Para começar bem o dia, selecionámos o
conto “Criado Esperto”, da Obra “Contos para rir”, de Luísa Ducla Soares. Este conto
fala de um mau patrão chamado “Unhas de Fome” que explorava todos os empregados
que passavam pela sua casa. Até ao dia em que lhe bateu à porta um rapaz “Chico
Esperto”, que conseguia ser mais esperto que o próprio patrão, acabando por lhe
levar o saco grande de moedas, como forma de pagamento pelo seu trabalho e pelo
de todos os empregados que por ali passaram sem receberem um cêntimo.
Esta história arrancou várias gargalhadas
e deixou todos os alunos bem-dispostos.
“Um dia sem rir é um dia desperdiçado.”
Sébastien-Roch Chamfort
terça-feira, 24 de maio de 2022
Escola a Ler (Atividades de maio)
Ao longo das últimas semanas, os alunos do 5.º A e 5.º D, orientados pela
docente Piedade Fonte, têm realizado atividades de Leitura Orientada, do
Projeto Escola a Ler. A obra escolhida é “O Príncipe Nabo”, de Ilse Losa.
Durante a leitura orientada, os alunos preenchem o guião de leitura elaborado e
reconhecem as características do texto dramático.
Têm sido semanas em que o divertimento e a
leitura estão em perfeita sintonia.
Além das atividades de leitura orientada,
as docentes afetas ao projeto têm realizado as diferentes atividades, orientando
os alunos e apoiando as escolhas e necessidades de cada um.
Boas leituras!