Na EB de Portela, o projeto "Um livro é um amigo" continua a
desenvolver-se com muito afinco, motivação e trabalho.
Dado que as bruxas não têm de ser
necessariamente mazinhas....
Aqui fica o 3º desafio!
Na EB de Portela, o projeto "Um livro é um amigo" continua a
desenvolver-se com muito afinco, motivação e trabalho.
Dado que as bruxas não têm de ser
necessariamente mazinhas....
Aqui fica o 3º desafio!
O dia começou novamente com a atividade “Ler Saramago”, em
homenagem ao centenário do escritor. Muitos caligramas, muitas leituras, muitos
quizzes de exploração e interpretação da obra foram realizados.
As “Capas literárias” dos alunos do
3.º ciclo continuam a ser vistas, comentadas e apreciadas por toda a
comunidade.
Alguns alunos do 8.ºB participaram,
durante a manhã de hoje, na atividade “Vem Conhecer… Escritores Imortais”.
O Bernardo, o Eduardo, a Francisca, a Leonor Almeida, a Madalena, a Margarida
Silva e o Mateus, acompanhados pela diretora de turma e pelas professoras das
disciplinas de espanhol, inglês e português, apresentaram, a alunos do 6.º ano,
os escritores Luís Vaz de Camões, Miguel de Cervantes, Jean de La Fontaine e
William Shakespeare. Na visita a uma das salas, tivemos a sorte de ser
acompanhados ao piano pela professora Celeste Cardoso, que abrilhantou este
momento de forma extraordinária.
No âmbito da atividade “Leituras em
família”, a mãe da Bruna Feliciano, do 1.º ano, da EB de Torredeita
também partilhou com todos os alunos e professoras a leitura, em vídeo, da obra
“Os meus amigos invisíveis”, de Mafalda Mota. Agradecemos a partilha e a
sugestão de leitura à mãe Magda Campos.
As crianças da educação pré-escolar de
Oliveira de Baixo iniciaram a Semana da Leitura com a atividade “Todos a
ler”. Aproveitaram o dia para ouvir “Miffy vai à escola”, de Dick Bruna no
recreio. Estiveram na companhia da Miffy e, depois da leitura, entraram para a
sala e começaram a trabalhar. Começaram por fazer o desenho ditado da Miffy;
realizaram contagens e somas com a personagem principal; desenharam curvas em
sentido ascendente e descendente; construíram, com os blocos lógicos, uma cidade
como a Miffy fez na história; e inspiraram-se nas atividades da Miffy e
desenharam um sol, uma árvore verde, um barco, um castelo, um avião e uma casa.
Ouviram também a história “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop e
fizeram o registo gráfico da história. Houve também uma caça ao livro e todos
encontraram, no recreio, muitos livros que têm sido lidos e explorados pelas
educadoras e crianças. A semana tem sido uma verdadeira aventura literária,
repleta de aprendizagens, consolidação e aquisição de competências.
Na sala 5, da EB Professor
Rolando de Oliveira, há muitas histórias à solta. As crianças contam e
recontam as histórias que ouvem em casa. Os pais preparam vários vídeos, com
histórias fantásticas, que têm sido partilhados com todas as crianças da sala.
Também já ouviram a história “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop e
fizeram o registo gráfico da mesma.
Hoje, durante a manhã os alunos do 1.º ano
da EB de Oliveira de Baixo, estiveram na biblioteca escolar, onde
ouviram a história “Leónia Devora os Livros” de Laurence Herbert”, que fala de
uma menina que apresenta um apetite insaciável por livros. Os alunos do 4.º ano
também estiveram na biblioteca para ouvir a história: “Mais Net, Não!”, de Josh
Lawson, que conta a história de uma menina que só queria telemóveis e tablets, até
que um dia, a Net deixou de funcionar… Os alunos mostraram-se atentos,
interessados e animados com o desenrolar das histórias. Todos requisitaram
livros… e talvez consigam descobrir a melhor app de sempre… a IMAGINAÇÃO.
As “Fotografias literárias” também
têm feito parte desta aventura e, alguns pais e encarregados de educação, já
partilharam esses momentos criativos e originais.
Ler sempre. Ler em qualquer lugar.
No dia 3 de março, às 12 horas, todos os alunos do AEVN fizeram um minuto
de silêncio.
As crianças do jardim de infância de Lordosa também cumpriram a missão e, na sequência do minuto de silêncio feito num gesto de apelo à Paz na Ucrânia, construíram a Árvore da Paz pela Ucrânia. Sensibilizadas para este momento tão dramático para a história mundial, todas as crianças pintaram a bandeira da Ucrânia e localizaram, no globo, três países: Portugal Rússia e Ucrânia.
Com tudo o que têm visto na comunicação
social, cada criança construiu uma frase sobre a guerra, desejando que esta
termine rapidamente.
O objetivo de toda a comunidade educativa
de Lordosa é que haja Paz e que a Guerra acabe!
Hoje de manhã, em articulação com os docentes de português, o dia começou
com a atividade “Ler Saramago”, na biblioteca escolar Dr. Azeredo Perdigão,
com as turmas do 6.º D e B. A “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, esteve
novamente nas mãos dos nossos alunos que, depois de completarem o puzzle, lerem
e recontarem a história, criaram os seus próprios caligramas, recorrendo a
flores originais. Depois de trabalhada a obra, todos responderam ao kahoot
e testaram o que foi apreendido. Também as turmas do 5.º A e D, no âmbito do
projeto “Escola a ler” realizaram as atividades propostas.
Na EB D. Duarte, em articulação com os
docentes de línguas (português, espanhol, francês e inglês), os alunos do 3.º
ciclo realizaram a atividade “Vem Conhecer... Escritores Imortais”. Esta
atividade teve como objetivo dar a conhecer, aos alunos do 6.º ano, Fernando
Pessoa, Miguel de Cervantes, Jean de La Fontaine e William Shakespeare. Além de
uma breve apresentação dos escritores, ainda foram lidos excertos de algumas
das suas obras.
Em articulação com os docentes de Artes
Visuais, os alunos do 3.º ciclo criaram “Capas Literárias” que expusemos
nas duas escolas. As capas dos livros foram criadas pelos alunos, são diferentes
das originais e resultaram num excelente cenário que homenageia a leitura e os
livros.
As “Leituras no Eco-Jardim”, em
articulação com os docentes responsáveis pelo projeto, também já começaram. Os Books…,
dos alunos do 2.º ciclo, já estão a “invadir” a biblioteca.
Nos jardins de infância e escolas do 1.º
ciclo, os livros não param e têm sido companheiros inseparáveis de toda a
comunidade, inclusive dos pais e encarregados de educação.
Muito obrigada a todos os que participaram,
colaboraram e contribuíram para mais um dia repleto de muitas e boas leituras!
Ler sempre. Ler em qualquer lugar.
“Ler Saramago” e “Vem Conhecer... Escritores Imortais”
Capas Literárias
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
Testa os teus conhecimentos!
Boa sorte!
Hoje, todas as mulheres (adultas, jovens e crianças), que estiveram na
biblioteca escolar Dr. Azeredo Perdigão, receberam um marcador de livros. Mais
um marcador para guiar as leituras que têm sido muitas, ao longo da semana.
Começou hoje a Semana da Leitura!
O dia começou com a atividade “Todos a ler”, para todos os alunos do
agrupamento. Na educação pré-escolar ouviram o excerto da obra “Miffy vai à
escola”, Dick Bruna; no 1.º ciclo "O meu livro tem bicho", de
Madalena da Cruz Costa; no 2.º ciclo “O narciso com pelos no nariz”, de Andreia
Pereira e no 3.º ciclo “Abraço”, de José Luís Peixoto.
Durante a manhã, iniciou-se a atividade “Ler Saramago”, na biblioteca
escolar D. Duarte, com todas as turmas de 6.º ano. Lemos a obra “A Maior Flor
do Mundo”, de José Saramago e os alunos fizeram lindos caligramas.
À tarde, os alunos do 2.º ano, da EB de Abraveses, visitaram a biblioteca
escolar da EB Dr. Azeredo Perdigão. Ficaram a conhecer o espaço, as regras de
funcionamento e ouviram a obra “O livro com fome”, de André Madaleno. Os alunos
adoram ler e já ficou prometida uma nova visita, mais prolongada, para usufruírem
da biblioteca, dos livros e da leitura.
Também já começámos a receber as criativas e originais “Fotografias Literárias” de vários alunos, professores e assistentes.
Muito obrigada a todos os que participaram e contribuíram para que a
leitura e os livros fossem as “personagens principais” do dia!
Fotografias Literárias
A Semana da Leitura começa já amanhã. Desejamos, a toda a comunidade educativa, uma semana repleta de leituras, aprendizagens e aquisição de competências. Vamos dedicar esta semana à leitura, aos livros e às boas experiências que eles nos proporcionam.
Ler sempre. Ler em qualquer lugar.
A turma do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, assinalou o carnaval,
com máscaras decoradas em família e com fatos característicos da época. As máscaras
elaboradas com os pais foram expostas na escola.
Aproveitaram a temática para, em
articulação com as bibliotecas escolares, abordar as áreas de Cidadania e
Desenvolvimento (Direitos Humanos e Voluntariado), o plano 21| 23 escola +, as
artes e a leitura. Para a concretização dos objetivos foi trabalhada "A
Lenda do Arlequim". Abordaram-se os Direitos Humanos e o Voluntariado, pois
o fato da personagem foi feito com a bondade dos seus amigos e o coração da mãe.
Depois da leitura e exploração da lenda,
os alunos decoraram o Arlequim coletivo com retalhos de tecidos. Também tiveram
oportunidade de decorar, individualmente, com lápis de cor um Arlequim.
Aproveitando a moral da lenda e devido ao
contexto atual, os alunos falaram sobre os últimos acontecimentos mundiais,
nomeadamente a guerra na Ucrânia. Refletiram de que forma cada um de nós pode
ajudar os que mais precisam, abordando o Domínio da Segurança, Defesa e Paz.
Cada aluno decorou a sua mala e colocou nela aquilo que é mais importante: paz,
saúde, amor, compreensão, solidariedade, amizade, alimentos e bons desejos para
todo o mundo.
A aula contou com a bondade e o coração de
todos os envolvidos!
O Plano Nacional de Leitura atribuiu uma verba ao AEVN, para
enriquecimento da coleção, no âmbito da candidatura ao “Clube de Leitura nas
Escolas”.
As atividades dos Clubes de Leitura já
remontam ao ano letivo 2019/2020 e foram agora reconhecidas e apoiadas
financeiramente, o que nos deixa muito felizes.
A candidatura previa a criação de dois
clubes de leitura, em dois ciclos de ensino distintos. Na BE Dr. Azeredo
Perdigão funciona o clube de leitura do 2.º ciclo e na BE D. Duarte o clube de
leitura do 3.º ciclo.
Durante as últimas semanas, os alunos do
Clube de Leitura leram muitas obras e realizaram várias atividades. A três de
fevereiro, os alunos do Clube de Leitura do 2.º ciclo, na EB Dr. Azeredo
Perdigão, começaram a ler a obra “A viúva e o papagaio”, de Virginia Woolf e
concluíram a sua leitura, na semana seguinte. A dez de fevereiro, leram o conto
“Pedro das Malasartes”, recontado por Luísa Ducla Soares. Para concluir esta
atividade de leitura animada, responderam a um Kahoot sobre o conto. A
dezassete de fevereiro, escolhemos “A Escola dos Disparates - A escola é um
lugar divertido onde é bom aprender”, de Vergílio Alberto Vieira. Nesta obra,
onde não falta uma boa dose de humor e criatividade, encontrámos expressões idiomáticas
e provérbios portugueses e descodificámos o seu significado. Eis algumas das
expressões que lemos e analisámos: “Em Roma, sê romano”, “Ver-me grego”, “Para
inglês ver”, “Ter o rei na barriga”, “Meter o Rossio na Betesga”.
Também os alunos da EB D. Duarte, do Clube
de Leitura do 3.º ciclo, começaram a ler a obra “A árvore generosa”, Shel
Silverstein. Para já em português, mas em breve haverá novidades sobre esta
atividade do Clube de Leitura.
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
Numa atividade de articulação curricular entre as disciplinas de Estudo
do Meio, Cidadania e Desenvolvimento, Formação Pessoal e Social, Português e
Artes Visuais, os alunos do 1.º ano, da EB de Póvoa de Abraveses, falaram sobre
as Vagas de frio, cuidados a ter e formas de proteção.
A turma começou por ouvir uma reportagem
sobre uma vaga de frio, que ocorreu em janeiro, de 2021 e exploraram o tema, abordando
as suas causas. Para compreenderem as causas e efeitos, compararam o inverno
deste ano com os anteriores, focando-se na problemática das alterações
climáticas. Com recurso a imagens apresentadas no quadro e questões, identificaram
os principais efeitos das vagas de frio, refletiram sobre os grupos de risco e
medidas de proteção e investigaram quais as medidas de autoproteção necessárias.
Para complementar e consolidar os
conceitos, ilustraram imagens, elaboraram um cartaz e pintaram roupas de
inverno para agasalhar os personagens.
Seguidamente, ouviram a história “Um Dia
de Tempestade”, de Tina Macnaughton, e fizeram o registo gráfico do momento que
mais gostaram.
Aqui ficam alguns trabalhos e atividades que
promoveram a aprendizagem e aquisição de conhecimentos.
O Dia da Internet mais segura é promovido pela rede de Centros para uma
Internet Mais Segura nos Estados-Membros da UE. Durante o mês de fevereiro
assinalam-se iniciativas promotoras do tema “Juntos por uma Internet melhor”.
Pela pertinência do tema e sua importância
no dia-a-dia dos jovens e em torno do trabalho realizado com base no
Referencial de Segurança, Defesa e Paz, as bibliotecas escolares sugeriram algum fundo documental e dinamizaram
sessões, sobre segurança na internet, para as turmas do 6.º ano, em articulação
com as docentes a lecionar Cidadania e Desenvolvimento, neste segundo semestre.
As sessões tiveram como objetivo esclarecer
os alunos sobre a utilização segura da internet (redes sociais, páginas web não
fidedignas, fake news), dicas para a criação de passwords seguras, a
importância da privacidade, os riscos a evitar, as opções conscientes para
instalar aplicações digitais e o Cyberbullying.
As questões relacionadas com a Cidadania
Digital são imprescindíveis para que a utilização da Internet e dos
dispositivos móveis se faça de forma segura e responsável. Desta forma
pretendemos promover a paz e um ambiente de confiança entre a comunidade,
reforçando o conhecimento e alertando para alguns perigos e cuidados a ter.
No final, para testar conhecimentos e
aprendizagens, os alunos realizaram um kahoot sobre segurança na
internet. Além dos destinatários, outros alunos, que estavam nas bibliotecas
escolares, também testaram os seus conhecimentos e ficaram mais esclarecidos.
Todos “Juntos por uma Internet melhor”!