segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Sugestões de leitura de Natal

Nas bibliotecas escolares encontras muitos livros relacionados com a época natalícia.
Esperamos por ti!


Boas leituras!

domingo, 12 de dezembro de 2021

A Maior Lição do Mundo 2021

Amanhã, 13 de dezembro, a partir das 11h00, via streaming (https://dge.mec.pt/videodifusao) poderão assistir ao evento A Maior Lição do Mundo (AMLM), no qual participarão o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e alunos do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima de Viana do Castelo.

A Maior Lição do Mundo é uma iniciativa internacional anual que conta com o apoio do Comité Português para a UNICEF e do Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação.

sábado, 11 de dezembro de 2021

A 10 de dezembro a EB D. Duarte assinalou o Dia Internacional dos Direitos Humanos

Os alunos do 5.º BD e alguns elementos da equipa da biblioteca escolar marcaram a celebração do Dia Internacional dos Direitos Humanos com a história que deu origem a esta data. Além disso, foram lidas frases de grandes personalidades que se destacaram na defesa dos Direitos do Homem. Aqui deixamos o vídeo que vos convidamos a ver.

 

Bem-haja a todos os que se envolveram nesta ação!

 

“A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos.”

Hannah Arendt



sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Este ano, para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, decidimos visitar oito turmas do 5.º e 6.º anos, da EB Dr. Azeredo Perdigão, nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, uma vez que os Direitos Humanos são trabalhados em Cidadania e Desenvolvimento, em qualquer área curricular de forma interdisciplinar e, de forma muito marcante, em EMRC. Escolhemos o conto “Um tribunal na sala de aula” de Maria Alice N. Sarabando, da obra Contos de um mundo com esperança, porque aborda o problema dos preconceitos, a intolerância e a falta de respeito pelos Direitos do Homem. O desfecho do conto era imprevisível e por isso captou a atenção e curiosidade dos alunos. Felizmente, todos os alunos ficaram indignados com o preconceito, o racismo e a ignorância manifestados por algumas das personagens. 

Após a leitura da obra, os alunos foram convidados a responder à questão “Como seria o mundo se os Direitos Humanos fossem sempre respeitados?” na ferramenta Mentimeter, colaborando na construção de uma nuvem de palavras.

No final refletimos sobre o quão necessário é o respeito pelos Direitos Humanos, que devemos lutar para que estes sejam aplicados a todos os seres humanos e que, com a nossa colaboração, o mundo será um lugar bem melhor!



Foi a 10 de dezembro de 1948 que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Uma declaração que foi assinada por 58 estados e que teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2.ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas. Por esta razão e para que a história não se repita, continuaremos a promover, a sensibilizar e a trabalhar com os alunos este tema tão importante e intemporal. É ainda nesta data que se anuncia e entrega o Prémio Nobel da Paz. 

A jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Muratov venceram o Nobel da Paz 2021 "pelos esforços de salvaguarda da liberdade de expressão, que é  uma pré-condição para a democracia e paz duradouras".  



#direitoshumanos

#cidadania

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares

Curadoria de Conteúdos - Direitos Humanos

Biblioteca de turma – 6.º F

Esta semana, a turma do 6.º F deu início à Biblioteca de turma. A articulação entre Diretora de turma, Biblioteca Escolar e Encarregados de Educação tem como objetivos: melhorar os hábitos de leitura, desenvolver competências na área da literacia da leitura, promover a leitura e o livro, a autonomia e desenvolvimento pessoal, a responsabilidade, o bem-estar e o relacionamento interpessoal. 

Já há muitos livros a sair da caixa e outros virão.


Desejamos a todos os alunos muito sucesso e boas leituras!



quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Bscience no English Corner

Os trabalhos produzidos, no âmbito da disciplina BScience (9.º ano), encontram-se expostos no English Corner, da EB D. Duarte. Grandes descobertas e a língua inglesa inundaram este cantinho de conhecimento e permitem a descoberta de novos factos na área da ciência, tecnologia, entre outras. 

Se queres saber mais sobre a descoberta das vacinas, antibióticos, satélites, anestesia, raio-X, motor a jato, aviação, radioatividade e outros, visita o English Corner, observa os trabalhos realizados pelos teus colegas e aprende mais sobre este mundo de diferentes descobertas.

 

“Nearly every great discovery in science has come as the result of providing a new question rather than a new answer.”

Paul A. Meglitsch



segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Atividades diferentes, eficientes e envolventes!

Este ano, para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro de 2021), as bibliotecas escolares e o departamento da educação especial propuseram a leitura das seguintes obras: “Nem todas as girafas são iguais” de Márcia Honora (Educação Pré-escolar), “Matilde, a galinha diferente” de Sofia Patrício Dias (1.º e 2.º anos) e “A menina gigante” de Manuel Jorge Marmelo e Maria Miguel Marmelo (3.º e 4.º anos). Qualquer uma das obras mostra que ser diferente é muito importante e que todos são especiais e essenciais no mundo, independentemente das diferenças.  

 

As crianças do Jardim de Infância de Pascoal visualizaram e ouviram a história "Nem todas as Girafas são iguais”, exploraram/ refletiram sobre a história e registaram o que mais as sensibilizou, como se pode ver pelos desenhos do vídeo. Na sala da Educação Pré-escolar da EB de Póvoa de Abraveses, depois da audição da história “Nem todas as girafas são iguais”, as crianças construíram girafas com tamanhos diferentes e com cores variadas. O trabalho culminou num mural que teve como objetivo mostrar que, apesar das diferenças, todos são iguais e importantes.

Também na sala da Educação Pré-escolar de Oliveira de Baixo, as crianças vivenciaram diferentes experiências: construíram o nome em Braille, usaram óculos e bengalas que lhes dificultaram a mobilidade, o lanche foi-lhes dado por outros colegas, colocaram fraldas uns aos outros, andaram de carrinho, colocaram algodão nos ouvidos, ilustraram a obra e pintaram uma enorme “Tina”, a personagem da história, apresentada em sala de aula. Desta forma, experimentaram muitas coisas diferentes, mas sempre com a certeza de que todos somos iguais e muito importantes, exatamente, por sermos diferentes. Na sala 5 da EB Professor Rolando de Oliveira, as crianças fizeram o registo gráfico da obra e refletiram sobre a importância de sermos iguais, apesar das nossas diferenças. Na sala 1, da EB de Vila Nova do Campo, as crianças também desenharam e ilustraram girafas diferentes e chegaram à conclusão que, independentemente do tamanho, cor ou aspeto, amam as girafas todas!

Na EB de Campo, a turma CAP3 decidiu dramatizar a obra "A menina gigante". Num trabalho de equipa, todos se colocaram no lugar do outro e ficaram a saber que o preconceito é errado e que não deve existir. Nas EB de Portela e de Póvoa de Abraveses, os alunos das turmas POR 1234 e PAB 1, no Domínio de Autonomia Curricular – Cidadania e Desenvolvimento, Matemática, Português e Artes – e ainda no âmbito do Plano 21 |23 Escola +, trabalharam o tema e ainda vendaram os olhos, para perceberem as dificuldades que surgem da falta de visão. Na EB de Torredeita, as crianças da Educação Pré-escolar, 2.º e 3.º anos contruíram cartazes alusivos às histórias e, no recreio, vendaram os olhos e tentaram orientar-se no espaço. Com as diferentes atividades realizadas, os alunos aprenderam que é uma obrigação de todos os cidadãos aceitarem a diferença, porque diferentes somos todos nós! 

Aos olhos das crianças não há diferenças!

 

Com os docentes de Cidadania e Desenvolvimento, a lecionar a disciplina neste semestre, foram partilhados alguns vídeos da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) sobre o tema que se insere no domínio “Direitos Humanos”. Também no âmbito da disciplina de CeD, os alunos do 9.ºBD, após pesquisa e apresentação de diferentes desportos paralímpicos, em sala de aula, criaram um vídeo sobre o tema.  

 

Nas Bibliotecas Escolares Dr. Azeredo Perdigão e D. Duarte foi disponibilizada informação sobre o código Braille e sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP), bem como fundo documental.  Durante a semana, os alunos e docentes tiveram a oportunidade de escrever o seu nome em Braille e de comunicar através da Língua Gestual Portuguesa.


 

 


 Todos somos deficientes. O meu pai era deficiente em matemática, eu sou deficiente a preencher um impresso de finanças, há pessoas que não conseguem jamais aprender uma língua estrangeira ou mudar um pneu, ou, noutro plano, amar ou perdoar. Todos somos especiais. 

Rita Ferro

 


sábado, 4 de dezembro de 2021

Os nossos alunos assinalaram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

No dia 3 de dezembro, o Afonso e a Letícia, alunos do 5.º ano de escolaridade da turma BD, marcaram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, com a gravação áudio, de algumas das frases que constam no livro que se encontra na biblioteca escolar e que tem por título "Não faz mal ser diferente". Esta obra foi escrita por Todd Parr e é recomendada pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-escolar.

Uma forma original e divertida, usando palavras simples e ilustrações ousadas, de ensinar aos mais pequenos que não faz mal ser diferente.

"Somos TODOS IGUAIS nas diferenças!"

 

Para ouvirem os alunos, convidamos todos a verem o vídeo que agora publicamos. Salientamos que as imagens, desta gravação, não são as originais do livro, mas sim adaptadas.

 

Muitos parabéns, Letícia e Afonso, pela vossa prestação!



sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Projeto Digital Learning - Livros Digitais em OFCLV

Nas duas últimas semanas, quatro turmas de 8.º ano, da EB Dr. Azeredo Perdigão, e o 8.° BD, da EB D. Duarte, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas, participaram em sessões de formação de utilizadores, com destaque para a ferramenta WriteReader. Através desta, os alunos elaboraram livros digitais em diferentes línguas (espanhol, francês e inglês), com histórias repletas de aventuras e muita criatividade.

Esta iniciativa, da Biblioteca Escolar em articulação com as docentes desta disciplina, possibilitou, mais uma vez, o desenvolvimento de diferentes literacias, permitiu a articulação curricular e o desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o trabalho no âmbito do “Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar”, a promoção da competência digital dos alunos e o desenvolvimento de atividades no âmbito do Plano 21|23 Escola +.

Mais uma vez, os alunos mostraram-se muito interessados e empenhados, ao longo das diferentes sessões, e produziram livros fantásticos com histórias muito originais.

 

Parabéns pelo excelente trabalho e desempenho!


segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro de 2021), as bibliotecas escolares escolheram duas formas de comunicação utilizadas por pessoas com necessidades específicas.


A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma das três línguas oficiais de Portugal, através da qual grande parte da comunidade surda comunica entre si. É uma língua visuo-motora, cuja produção se processa através dos gestos e das expressões facial e corporal, e cuja perceção se realiza através da visão. É utilizada por pessoas surdas portuguesas e por toda a comunidade envolvente (familiares, educadores, professores, técnicos, entre outros).

 

O Braille é um Sistema de leitura para pessoas cegas e amblíopes, baseado em 6 pontos em alto relevo, dispostos em duas colunas de 3 pontos cada que, combinados entre si, resultam em 64 combinações/ símbolos e permitem responder às diversas necessidades de representações escritas, como o alfabeto, a Matemática ou a Música.

 

Aqui deixamos alguns vídeos que retratam ambas as formas de comunicar e que têm sido uma mais-valia e verdadeira inclusão.

 

LGP

Movimento LGP a circular



“Perdida de Riso” – LGP


 

 Braille 

ACAPO Uma Visão Inclusiva

   

Guia do Guia 2021

  


Nas Bibliotecas Escolares Dr. Azeredo Perdigão e D. Duarte, durante a próxima semana, será disponibilizada mais informação sobre o código Braille e sobre a Língua Gestual Portuguesa (LGP). Para além disso, podem ainda encontrar uma exposição de fundo documental. 

  

Quando asseguramos os direitos das pessoas com deficiência, ficamos mais perto de alcançar a principal promessa da Agenda 2030: não deixar ninguém para trás.

Organização das Nações Unidas



sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Aqui também há ciência!

No âmbito das comemorações da Semana da Cultura Científica, os alunos da EB Professor Rolando de Oliveira e as crianças da educação Pré-escolar de Oliveira de Baixo ouviram a história “O ciclo do azeite” de Cristina Quental e Mariana Magalhães.

As crianças do Pré-escolar e os alunos do 1.º e 2.º anos seguiram o protocolo experimental e verificaram que há substâncias que se dissolvem na água, como o vinagre e o açúcar, e que há outras que não se dissolvem na água, como é o caso do azeite e do arroz.

Os alunos do 3.º e 4.º anos, executaram outro protocolo experimental e concluíram que há substâncias líquidas que são combustíveis, como o azeite, e outras são incombustíveis como a água.  Observaram ainda uma candeia alimentada a azeite.

Todos tiveram ainda a oportunidade de observar produtos produzidos a partir do azeite e partilhar vivências sobre a apanha da azeitona.

As crianças do Pré-escolar de Oliveira de Baixo procederam à apanha da azeitona, das oliveiras existentes na escola. Depois do árduo “trabalho” que foi muito divertido, colocaram algumas azeitonas em frascos, temperadas com diferentes ervas aromáticas. Agora estão a curtir (processo de preparação para se tornarem comestíveis, pois agora estão muito amargas) e daqui a algum tempo serão saboreadas por todas as crianças.

 

Obrigada pela vossa colaboração, boas leituras e ótimas experiências!