sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Este ano, para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, decidimos visitar oito turmas do 5.º e 6.º anos, da EB Dr. Azeredo Perdigão, nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica, uma vez que os Direitos Humanos são trabalhados em Cidadania e Desenvolvimento, em qualquer área curricular de forma interdisciplinar e, de forma muito marcante, em EMRC. Escolhemos o conto “Um tribunal na sala de aula” de Maria Alice N. Sarabando, da obra Contos de um mundo com esperança, porque aborda o problema dos preconceitos, a intolerância e a falta de respeito pelos Direitos do Homem. O desfecho do conto era imprevisível e por isso captou a atenção e curiosidade dos alunos. Felizmente, todos os alunos ficaram indignados com o preconceito, o racismo e a ignorância manifestados por algumas das personagens. 

Após a leitura da obra, os alunos foram convidados a responder à questão “Como seria o mundo se os Direitos Humanos fossem sempre respeitados?” na ferramenta Mentimeter, colaborando na construção de uma nuvem de palavras.

No final refletimos sobre o quão necessário é o respeito pelos Direitos Humanos, que devemos lutar para que estes sejam aplicados a todos os seres humanos e que, com a nossa colaboração, o mundo será um lugar bem melhor!



Foi a 10 de dezembro de 1948 que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Uma declaração que foi assinada por 58 estados e que teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2.ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas. Por esta razão e para que a história não se repita, continuaremos a promover, a sensibilizar e a trabalhar com os alunos este tema tão importante e intemporal. É ainda nesta data que se anuncia e entrega o Prémio Nobel da Paz. 

A jornalista filipina Maria Ressa e o jornalista russo Dmitry Muratov venceram o Nobel da Paz 2021 "pelos esforços de salvaguarda da liberdade de expressão, que é  uma pré-condição para a democracia e paz duradouras".  



#direitoshumanos

#cidadania

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.