Hoje, na EB D. Duarte e na EB Dr. Azeredo Perdigão, realizaram-se as Olimpíadas da Língua Portuguesa. Nesta competição participaram 50 alunos de várias turmas do 3.º ciclo.
Boa sorte para todos os participantes!
Hoje, na EB D. Duarte e na EB Dr. Azeredo Perdigão, realizaram-se as Olimpíadas da Língua Portuguesa. Nesta competição participaram 50 alunos de várias turmas do 3.º ciclo.
Boa sorte para todos os participantes!
Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa e os alunos dos
Clubes de Leitura do Agrupamento, depois de selecionarem excertos e poemas de
escritores que se destacam ou destacaram a escrever em português, fizeram a
leitura e respetiva gravação áudio destas obras.
No documento digital que se segue, podem
ouvir as palavras de Afonso Cruz, José Mauro de Vasconcelos, Ondjaki, Cristina
Carvalho, Mia Couto, Carlos Drummond de Andrade, Olavo Bilac, José Saramago,
Fernando Pessoa, Hélia Correia, Miguel Torga, Paulo Coelho, Manuel Bandeira e
Sebastião da Gama, na voz de alguns alunos dos Clubes de Leitura.
Faz como os teus colegas, passa pelas Bibliotecas Escolares, escolhe um livro de autores de língua portuguesa e assinala este dia com a leitura de um poema, de um excerto ou de um livro.
Boas leituras!
Nos dias 19 e 20 de abril, as crianças e alunos, da EB Professor Rolando
de Oliveira, realizaram uma atividade de ensino experimental, na biblioteca
escolar.
As sementeiras têm sido acompanhadas, de
perto, por todos e, ao fim de 14 dias, o resultado está à vista e as previsões
estão a ser analisadas.
Será que o feijão continua a ser o que
cresce mais depressa? Esta pergunta será respondida durante as visitas à
biblioteca, para verificarem os resultados e tirarem conclusões. Provavelmente,
neste momento, todas as crianças e alunos já conseguem responder à
Questão/Problema, lançada no início da atividade.
Fiquem atentos e boas observações!
Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no âmbito do domínio “Interculturalidade”,
os alunos do 6.º CD visualizaram vários filmes sobre os diferentes tipos de
ensino no mundo, as diferentes culturas, jogos, desportos, tradições, costumes e
gastronomia. Da reflexão e diálogo sobre os diferentes vídeos, surgiram frases
sobre a importância da Interculturalidade no mundo. Os alunos, numa pétala de
uma flor, escreveram uma frase sobre a temática que ilustraram. O trabalho
realizado, em sala de aula, está exposto, na biblioteca escolar, e foi
acompanhado de fundo documental.
Que a flor da Interculturalidade seja uma flor de Paz e Tolerância!
Para assinalar o Dia da Mãe partilhámos algum fundo documental sobre o
tema. Muitos dos livros retratam o amor, a amizade e os laços entre mães e
filhos. A leitura é uma excelente forma de partilhar momentos em família,
experiências e afetos.
As tulipas de tecido, concebidas pela coordenadora
do PES, vieram embelezar e acompanhar os livros e promover a saúde emocional e
bem-estar.
Os alunos do 7.º B, 7.º E e 8.º D, nas
aulas de Francês, construíram cartões para oferecer às mães, neste dia tão
especial.
As turmas do 7.º A e 7.º BD, nas aulas de Espanhol, fizeram a leitura dramatizada da obra “Soy el mas fuerte”, de Mario Ramos e construíram uma tulipa, com um acróstico e com frases elaboradas pelos alunos.
A professora de Espanhol ainda esteve na turma do 6.º C, para ler a mesma obra e mostrar que as mães são muito fortes, corajosas e especiais. Os alunos estiveram muito atentos e interessados, pois queriam saber como terminava a história. Também fizeram tulipas que irão oferecer, hoje, às mães.
Um excelente dia para todas as Mães e boas
leituras!
No âmbito das atividades de leitura orientada, as turmas do 5.º E, F, G e
H, desafiadas pelas docentes Márcia Lopes e Lurdes Bastos, construíram
papagaios alusivos à obra “A Viúva e o Papagaio”, de Virginia Woolf. Nas aulas,
durante e após a leitura, os alunos responderam a várias questões sobre a obra
e deram a sua opinião sobre a mesma. Com as respostas e as motivações para a
leitura da obra, escreveram pequenos textos nos papagaios. A criatividade não
faltou e os papagaios estão expostos e podem ser vistos, no pavilhão A, nos
placares à entrada da biblioteca. Houve até alunos que reaproveitaram materiais
para a construção dos papagaios, mostrando que é possível reutilizar e reduzir
de forma tão simples e eficaz.
Muitos parabéns a todos pelos trabalhos e boas leituras!
Hoje decorreu mais uma sessão dos Clubes de Leitura nas Escolas.
Na EB Dr. Azeredo Perdigão lemos a obra “O Tesouro”, de Manuel António Pina, que retrata a forma como se vivia antes do 25 de abril de 1974 e como ficou o país após a conquista do tesouro que tanto apreciamos. No final, os alunos responderam às atividades propostas no Nearpod.
Na EB D. Duarte, os
alunos começaram a ler várias obras, de diferentes autores. Durante a leitura
foram partilhando com os colegas o que mais lhes despertou e captou a atenção.
Foi mais uma sessão de leituras, de partilhas e de sugestões literárias.
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
Para assinalar o Dia Mundial da Terra, na EB de Torredeita, a professora
Carla Sousa Costa convidou as famílias a irem à escola ler uma história. Nos
casos em que os horários dos pais e encarregados de educação não são
compatíveis, foi aberta a possibilidade de gravarem um vídeo ou produzirem um
trabalho alusivo ao tema.
Partilhamos, com toda a comunidade
educativa, alguns dos trabalhos criados pelos alunos da turma, com a
colaboração das mães: o vídeo do Carlos Correia, do 1.º ano, com a leitura da
obra “O Protesto”, de Eduarda Lima, gravado pela mãe Filipa Marques; “O dia em
que o mar desapareceu”, de José Fanha, apresentado pela Bruna Feliciano e lido
pela mãe Magda Campos; e o vídeo e trabalho da Vitória Almeida, com a
colaboração da mãe Juliana Almeida.
Muitos parabéns a todos e continuem a
proteger o nosso Planeta.
Cada gesto, por menor que seja, é imprescindível.
A propósito do episódio “As Despedidas em Belém” da obra “Os Lusíadas” de
Luís de Camões, a partir de uma proposta da professora Olga Cardoso, desafiamos
os nossos alunos do 9.º BD e do 9.º CD para uma troca de correspondência. Na
época dos Descobrimentos, a comunicação era escassa e a ausência de notícias
acentuava o sofrimento de quem ficava no cais à espera dos homens que partiam
em busca do desconhecido. Assim, foi
proposto aos alunos do 9.º CD que se colocassem no lugar das mães, dos filhos,
das noivas e das esposas dos navegadores e que redigissem uma carta ao seu
familiar embarcado na armada de Vasco de Gama. Coube aos alunos do 9º BD
devolver as respetivas respostas.
Embalados pelo vento da imaginação e
navegando pelos versos de Camões, o resultado traduziu-se em belas cartas em
que o conhecimento da obra está bem presente.
As docentes agradecem aos alunos a sua
motivação, interesse e empenho em levar a bom porto esta proposta de
intercâmbio de escrita bem diferente do habitual!
As professoras Elisa Rodrigues e Olga Cardoso
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro que, desde 1996 e por decisão da
UNESCO, foi a data escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste
dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e
recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste
dia, comemora-se também o Direito de Autor.
Para assinalar a data, sugerimos fundo
documental para a leitura por prazer; partilhámos, com os docentes de português
do 2.º ciclo, a obra “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, de Luísa
Ducla Soares e um questionário on-line sobre a obra, promovendo mais atividades
de leitura orientada no âmbito do projeto Escola a Ler; com as docentes
do 3.º ciclo, o conto O rato de Alexandria da obra “O Livro Que Falava
Com o Vento e Outros Contos”, de José Jorge Letria; e nas escolas com
bibliotecas escolares do 1.º ciclo demos início à celebração que terá
continuidade nos próximos dias. Na disciplina de Espanhol, os alunos também
leram a obra "Soy el más Guapo", de Mario Ramos e construíram um acróstico com a
palavra Leer e Día del Libro.
Boas leituras!
No âmbito das atividades dos Clubes de Leitura nas escolas, hoje, os
alunos leram obras relacionadas com o Dia Mundial da Terra (que se comemora a
22 de abril) e o Dia Mundial do Livro (que se comemora a 23 de abril).
Para a primeira efeméride foram
selecionadas as obras “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago e “O Cuquedo”,
de Clara Cunha. Para assinalar o Dia Mundial do Livro, lemos os contos O livro
que falava com o vento e O rato de Alexandria da obra “O Livro Que
Falava Com o Vento e Outros Contos”, de José Jorge Letria. Para aliar a leitura
ao conhecimento, procurámos informações sobre a Biblioteca de Alexandria que foi
uma das mais significativas e célebres bibliotecas e um dos maiores centros de
produção do conhecimento na Antiguidade. Ficámos a conhecer um pouco da
história deste imponente centro de conhecimento, criado no início do século III
a.C., na cidade de Alexandria, ao norte do Egito, a oeste do Rio Nilo, nas
margens do Mediterrâneo.
Boas leituras!
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
Ontem e hoje, para assinalar o Dia Mundial da Terra, todas as turmas e
salas de educação pré-escolar, da EB Professor Rolando de Oliveira, estiveram
na biblioteca escolar. A atividade iniciou-se com a leitura da obra “Em cima e
em baixo”, de Janet Stevens. Ao longo da leitura, todos ficaram a conhecer a
astúcia do Coelho e os prejuízos da preguiça do Urso.
Aproveitando alguns dos legumes que
surgiram na história, seguimos o protocolo experimental e fizemos as sementeiras
de feijão, milho, abóbora e alface. Com a ajuda dos alunos semeámos os produtos,
em vasos, que ficaram na biblioteca escolar a germinar. Ao longo das próximas
semanas verificaremos a evolução de cada uma das sementeiras de forma a
responder à Questão/problema – “Sementes de espécies distintas demoram o mesmo
tempo a germinar, sujeitas a idênticas condições ambientais?”.
No final ouvimos e cantámos a música “Planeta
Azul”, de André Barbosa.
Toda a atividade teve como objetivo a
preservação do meio ambiente e do Planeta Terra, o desenvolvimento sustentável e
a sustentabilidade, bem como a saúde e o bem-estar, privilegiando a agricultura
biológica.
Na sala de aula, várias turmas vão fazer
as suas sementeiras, aguardar e acompanhar a germinação e crescimento das
leguminosas.
Na primeira semana de abril e hoje, no âmbito do projeto “Escola a Ler”,
as docentes Piedade Fonte e Raquel Sequeira prepararam e dinamizaram sessões de
apresentação de obras.
No dia 7 de abril, a obra trabalhada e consequente
apresentação foi “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares.
Hoje, as sessões foram dinamizadas nas
turmas do 5.º A e 5.º D. Foram dadas várias sugestões de apresentação, para que
os alunos possam diversificar e melhorar as suas apresentações orais, de forma
criativa e original. Para as sessões foram utilizadas as obras “O Segredo do
Rio”, de Miguel Sousa Tavares; “As cozinheiras de livros”, de Margarida Botelho;
e “A noite dos animais inventados”, de David Machado.
Todo o trabalho realizado tem como
objetivos primordiais a promoção da leitura, a motivação para a leitura e
aquisição de competências leitoras.
Boas leituras!
Hoje, os alunos do 8.º C, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas,
estiveram na Biblioteca Escolar para participar numa sessão sobre a ferramenta
Canva. Ao longo da sessão, os alunos tiveram acesso a um tutorial, a uma
apresentação guiada e puderam criar diferentes posters no Canva. A capacitação
digital, as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória e o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar estiveram
interligados e permitiram a aquisição de novas aprendizagens.
Parabéns a todos pelo empenho, criatividade, interesse e pelos fantásticos cartazes.