Boas leituras!
segunda-feira, 11 de abril de 2022
domingo, 10 de abril de 2022
Imprevistos de Leitura na EB Professor Rolando de Oliveira
No último dia de aulas estivemos na EB Professor Rolando de Oliveira,
onde colaborámos nas atividades de encerramento do 2.º período, com a leitura
das histórias "Um Presente Diferente", de Coby Hol, para as crianças
da educação pré-escolar e "Para onde foram os ovos da Paulina", de
Alessia Garilli, para todos os alunos do 1.º ciclo.
A primeira história aborda, de uma forma
simples, a quadra festiva que se avizinha e a importância da partilha.
A segunda história, para além de envolver
os ovos e as galinhas de chocolate bem presentes na Páscoa, levou a que os
alunos fossem para férias a tentar procurar as respostas que a Paulina não
conseguiu encontrar, durante a sua primeira aventura.
Foram momentos de leitura divertidos e
enriquecedores, nos quais ainda houve tempo para alguns alunos partilharem as
suas tradições.
Boas leituras!
sábado, 9 de abril de 2022
Escola a Ler – Março de 2022 (1.º e 3.º ciclos)
Nas bibliotecas escolares, os seis elementos da equipa das bibliotecas
escolares têm planificado/organizado e dinamizado atividades promotoras de
leitura e de competências leitoras, no âmbito do projeto “Escola a Ler”.
Os alunos, sempre que necessário, recorrem
às docentes para obter apoio na seleção de obras, quer para o “Projeto Pessoal
de Leitura”, quer para o “Livr’ à mão”. Os momentos livres têm sido ocupados
pela leitura silenciosa dos livros escolhidos.
Em várias escolas e salas de aula têm sido
realizadas sessões de “Leitura orientada” e de mediação da leitura em sala de
aula, incentivando os alunos para a importância de ler + para ler melhor.
Semanalmente, em articulação com os
professores titulares de turma, as turmas deslocam-se às bibliotecas escolares
para o “Vou levar-te comigo!”. Nestes momentos, os alunos, com o apoio das
docentes envolvidas no projeto, selecionam os livros que realmente querem levar
consigo. As requisições e sugestões são sempre fundamentadas no conhecimento
dos alunos, no nível de ensino e faixa etária e, acima de tudo, nos seus
interesses.
Além disso, as seis docentes têm
selecionado obras e textos, elaborado guiões de exploração das obras e
construído recursos educativos, para motivar para a leitura por prazer, para a
fluência e velocidade de leitura.
Boas leituras!
sexta-feira, 8 de abril de 2022
Leitura orientada - 3.º ciclo
Os alunos do 7º AD e BD, nas aulas de Português com a docente Olga
Cardoso, leram a obra "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello
Breyner Andresen. Depois da leitura e exploração da obra, cada aluno escreveu
um pequeno comentário sobre a obra e a sua opinião sobre a mesma. Para além da
leitura, esta atividade dá ferramentas e competências aos alunos para a
construção do “Projeto Pessoal de Leitura”, de forma a facilitar as
apresentações orais e o compromisso com a leitura.
Os comentários podem ser lidos e
apreciados na apresentação que se segue.
Boas leituras!
quinta-feira, 7 de abril de 2022
Clube de Leitura nas Escolas
Hoje, para finalizar as atividades do 2.º período do Clube de Leitura nas
Escolas, lemos a obra “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares.
Selecionámos a obra por vários motivos: estar relacionada com a Páscoa; abordar
os valores humanos, personificados nos animais; retratar a importância dos
afetos e das relações familiares; permitir a criatividade e imaginação; e, acima
de tudo, por ser do agrado dos alunos. No final, todos os leitores foram
convidados a criar e ilustrar um ovo misterioso. Para adoçar as férias e as
leituras, todos receberam um saquinho de ovos de chocolate “misteriosos e deliciosos”.
Também na biblioteca escolar da EB D.
Duarte, os alunos do CLE, na companhia da professora Elisa Rodrigues, leram,
nas últimas semanas, “A árvore generosa”, de Shel Silverstein, o “Herbário”,
de Jorge Sousa Braga e “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge
Amado.
Estes momentos de leitura e de partilhas
têm sido enriquecedores, quer para os alunos quer para as docentes que orientam,
dinamizam e participam.
Boas leituras!
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
quarta-feira, 6 de abril de 2022
Escola a Ler - Leitura Orientada (2.º ciclo)
No âmbito do projeto “Escola a Ler”, os alunos do 5.º A e do 5.ºD
realizaram, durante o mês de março, a leitura orientada da obra “O Rapaz de
Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ao longo da leitura orientada, os
alunos foram preenchendo o guião de leitura, elaborado pela docente Piedade
Fonte (elemento do projeto), que os foi orientando, possibilitando a
interpretação e a discussão sobre a obra.
Uma das atividades de leitura orientada,
em turma, acabou por contar também com a participação das professoras
bibliotecárias que aproveitaram para se dedicar à leitura conjunta, com os
alunos das turmas.
Estas sessões de leitura orientada
permitem não só o trabalho colaborativo em torno de diferentes títulos, como
também o treino da competência leitora e ainda a promoção da leitura.
Boas leituras!
segunda-feira, 4 de abril de 2022
Clube de Leitura nas Escolas
Ao longo das últimas semanas, os alunos do Clube de Leitura têm lido muitas
obras.
A 24 de fevereiro, os alunos do 2.º ciclo,
na EB Dr. Azeredo Perdigão, leram alguns poemas da obra “O limpa-palavras e
outros poemas”, de Álvaro Magalhães. Nesse mesmo dia, lemos vários contos
da obra “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”, de João Pedro Mésseder
e Isabel Ramalhete. Como alguns dos contos fazem parte do manual de português,
alguns dos alunos acompanharam a leitura através deste. Em alguns contos e
lendas foi necessário dar informações adicionais, nomeadamente na “História de
Caio Carpo” que, segundo reza a lenda, transportou o corpo de Santiago para
Compostela. Recorremos à internet para obter mais informações e esclarecimentos.
A 3 de março, reunimos novamente e
decidimos ler a obra “Contos de Animais com Manhas de Gente”, de
Alexandre Parafita. Cada aluno leu um conto que foi explorado e analisado,
retirando sempre a moral da história.
No dia 10 de março, para treinar a leitura
e a velocidade e alegrar o início da tarde, escolhemos a obra “Trava-línguas”,
de Luísa Costa Gomes. Nestas travagens de língua contámos com a colaboração de
duas alunas do 3.º ciclo, que também leram e animaram a sessão.
A 17 de março, a pedido de algumas alunas,
continuámos a ler vários trava e destrava línguas. Mas desta vez até
cronometrámos o tempo, numa competição saudável de velocidade de leitura. O
problema eram mesmo as “travagens” linguísticas. Animámos a sessão com as obras
“O livro dos trava-línguas”, de António Mota e “Destrava Línguas”,
de Luísa Ducla Soares. O professor José Machado juntou-se e leu connosco,
alguns trava-línguas e destrava línguas. Também analisámos alguns deles e
compreendemos o conteúdo e o que se pretendia transmitir.
Os encontros têm sido muito importantes
para a promoção da leitura e treino da competência leitora. Além disso, têm
sido momentos de partilha, de proximidade e de bem-estar.
Obrigada a todos os leitores e boas
leituras!
No dia 24 de março, as leituras foram
dedicadas à poesia, de forma a promover a leitura de diferentes tipos de texto,
bem como assinalar o Dia Mundial da Poesia. Os livros escolhidos foram “Ou
isto ou aquilo”, de Cecília Meireles; “Herbário”, de Jorge Sousa
Braga; “Mais ou menos meio metro…”, de Ana Saldanha; “A cavalo no
tempo”, de Luísa Ducla Soares; “O que eu quero ser…”, de José Jorge
Letria; e “Histórias a rimar para ler e brincar”, de Alexandre Parafita.
Boas leituras!
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
terça-feira, 29 de março de 2022
European Money Quiz (fase nacional)
Na sexta-feira, dia 25 de março, os finalistas da EB D. Duarte e Dr.
Azeredo Perdigão jogaram a nacional do European Money Quiz. Estiveram em
competição 38 equipas e as duas duplas alcançaram o 10.º lugar e o 12.º lugar. Com
esta participação, podemos afirmar que os alunos desenvolveram as suas
aprendizagens na área da Literacia Financeira, tornando-se financeiramente mais
competentes e mais conscientes da necessidade de gerir corretamente o seu
dinheiro.
Muitos parabéns à Margarida Santos, ao
Simão Moita, ao Duarte Lourenço e ao Santiago Vilar pela participação e
excelente prestação!
Ontem e hoje, reunimos os alunos, nas bibliotecas escolares, para dar uma oferta simbólica e agradecer a participação!
segunda-feira, 28 de março de 2022
Exposição de trabalhos de Cidadania e Desenvolvimento - 6.º CD
Os alunos do 6.º CD, no âmbito da disciplina de Cidadania e
Desenvolvimento – domínio de Educação Ambiental, realizaram vários trabalhos
manuais, aproveitando materiais de desperdício. Com diversos materiais foram
elaborados objetos úteis, dando uma nova vida ao que já não utilizamos.
A imaginação e a criatividade foram
colocadas à prova e o resultado final superou as expectativas. Foram criados
vários jogos (galo, matraquilhos, damas, Minecraft), porta-lápis, vasos,
mealheiros, caixas e malas de arrumação, robots. Os trabalhos foram expostos,
na biblioteca escolar da EB D. Duarte, de forma a divulgar boas práticas e
valorizar o trabalho e empenho dos alunos.
quinta-feira, 24 de março de 2022
Dia Mundial da Poesia - Clube de Leitura
Hoje, o Clube de Leitura dedicou-se à leitura de poesia, para assinalar o
Dia Mundial da Poesia. Escolhemos várias obras de autores portugueses,
direcionadas para a faixa etária dos alunos, de forma a trabalhar a
competência leitora.
Para concluir as atividades e os bons momentos passados, os leitores do CLE
tiveram oportunidade de testar os seus conhecimentos, no “Jogo da Roleta”. O
jogo criado para esta sessão foi uma animação. A participação e interesse
foram notáveis e, mais uma vez, a leitura e os livros foram o foco da
sessão. A leitura em voz alta e partilhada tem proporcionado excelentes
momentos de aprendizagem, interação e prazer.
Boas leituras!
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
“Físico-Química: Aqui há leitura!” (conclusão)
Ainda no âmbito das atividades da Semana da Leitura, os alunos do 7.º D
concluíram as atividades experimentais programadas para a Química. Hoje, com as
pesagens realizadas anteriormente, os alunos dissolveram os componentes
químicos. Além disso, ainda usaram a lamparina de álcool e aqueceram o tubo de
ensaio, verificando-se a condensação durante o processo. Agradecemos a
colaboração, empenho e trabalho da professora Elsa Silva e de todos os alunos.
Boas experiências e boas leituras!
Comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
No âmbito da disciplina BScience, os alunos do 9.º ano produziram
trabalhos relativos à vida e ao legado científico de mulheres de relevo na
Ciência, em Portugal e a nível mundial. Os alunos abordaram o contributo
relevante de mulheres cientistas em áreas diversas: bioquímica, vulcanologia,
espeleologia, matemática, microbiologia, virologia, ecologia, genética, entre
outras.
Os trabalhos foram afixados no BScience
corner e permitem conhecer cientistas que poderão inspirar, as novas
gerações de raparigas, para percursos académicos e profissionais nestas áreas.
Professores de BScience
Bruno Joel Ferreira e Fátima Casais
quarta-feira, 23 de março de 2022
Dia Mundial da Árvore e da Floresta em OBX
Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta,
as crianças da educação pré-escolar de Oliveira de Baixo estiveram, na
biblioteca da sua escola, para ouvir a história "O lobo que amava as
árvores" de Orianne Lallemand. Esta história veio ao encontro das
atividades realizadas pelas crianças ao longo da semana como: a visita a uma
floresta, observação de árvores, construção de um bilhete de identidade de um
carvalho, registo gráfico sobre plantas, realização de plantações... A suculenta oferecida será colocada no jardim da escola.
Tal como o Sr. Lobo, também estas crianças
se preocupam com a floresta e com a Natureza.
Devido às condições climatéricas, alguns dos alunos da EB de Oliveira de Baixo trocaram as brincadeiras no pátio pela biblioteca escolar, onde foram improvisadas atividades. Tiveram assim a oportunidade de ouvir a história "O lobo que amava as árvores", de Orianne Lallemand.
Boas leituras!
Bibliotecas e Flores da Semana da Leitura
Durante a Semana da Leitura, vários jardins de infância e escolas do 1.º
ciclo, após a leitura e exploração das obras “O urso e a casa dos livros”, de
Poppy Bishop e “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, construíram Bibliotecas
e Flores. As bibliotecas tiveram por base a biblioteca do Urso, que tinha
muitos livros e muitos animais leitores. As flores representaram a obra e a amizade
do menino pela flor.
Esta atividade teve como objetivo a
valorização das bibliotecas, enquanto espaços de aprendizagem e de aquisição de
competências, e dos livros, enquanto mestres e amigos. Além disso, a bondade e
o altruísmo foram também representados nas lindas flores. Todos os trabalhos
foram expostos na biblioteca escolar da escola sede, que ficou linda e
enriquecida. Criatividade, originalidade, empenho, dedicação, reutilização e
reciclagem não faltaram e o resultado final foi magnífico.
Muitos parabéns a todas as crianças, alunos,
professoras e pais envolvidos na criação dos excelentes trabalhos!
Boas leituras!
terça-feira, 22 de março de 2022
Dia Mundial da Árvore e da Floresta – EB de Póvoa de Abraveses
Hoje estivemos na EB de Póvoa de Abraveses, para assinalar o Dia Mundial
da Árvore e da Floresta. Em articulação com os docentes da escola,
dinamizaram-se quatro sessões para as diferentes turmas, no âmbito da temática.
Aos alunos do 4.º ano lemos a obra “O Dia em Que a Mata Ardeu”, de José Fanha e
às restantes turmas a obra “O Lobo que Amava as Árvores”, de Orianne Lallemand.
Os alunos estiveram sempre muito atentos e participaram com empenho. Cada intervenção
foi enriquecedora e todos ficaram ainda mais sensibilizados para a proteção da
natureza, do meio ambiente e do nosso planeta. Como hoje também se assinala o Dia
Mundial da Água, a sua importância também foi abordada e até se partilharam
várias dicas para a poupar. Desta forma, também se trabalhou o domínio da
Educação Ambiental, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
As crianças da educação pré-escolar
fizeram o registo gráfico da obra e as ilustrações ficaram lindas!
No final, cada turma recebeu uma suculenta que será plantada no jardim da escola, para que todos possam apreciar e cuidar das suas plantas.
Muito obrigada pelo vosso interesse, empenho e atenção.
Boas leituras!