segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
Feliz Natal e boas festas!
sábado, 19 de dezembro de 2020
Postais de Natal em Francês
Este ano tudo foi diferente, mas as boas intenções não foram esquecidas e as tradições mantiveram-se, apesar de este tempo nos impelir para a distância. No entanto, e para fazer jus à tradição natalícia da escola, deixamos aqui uma mostra de postais de natal, elaborados pelos alunos do 7.º E, na disciplina de francês, com a professora Lina Rodrigues.
Mesmo impedidos de estar juntos de quem tanto amamos, vamos manter a magia do natal!
Estes postais, apesar de já termos perdido o hábito de
os enviar no Natal, são uma forma de confraternização natalícia e dar asas à
criatividade e imaginação.
Parabéns a todos os participantes pelos lindos e
originais postais.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2020
Sugestões para um Natal mais acolhedor
Na época de Natal para além de dedicares mais
tempo à tua família, podes aproveitar para te dedicares à leitura e viajar sem
sair do lugar e também viajar através dos filmes que te sugerimos.
Frosty the Snowman
Seguem algumas quadras elaboradas pela docente Teresa Almeida da equipa da biblioteca escolar a quem agradecemos a colaboração. Que esta interrupção letiva seja o mais agradável possível para toda a comunidade educativa.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
Atividade em família
Depois de serem convidados para decorar um elefante diferente em família, os alunos do Jardim-de-Infância e respetivas famílias brindaram a Biblioteca da EB de Oliveira de Baixo com elefantes muito diferentes, coloridos e únicos.
Muito obrigada aos nossos pequenos artistas e às suas famílias por embelezarem a nossa Biblioteca de forma tão original.
Boas leituras!
quarta-feira, 16 de dezembro de 2020
1.ª fase do Concurso Nacional de Leitura
Durante as duas últimas semanas, nas escolas de Bigas, Couto de Cima, Farminhão, Moselos, Pascoal, Portela, Póvoa de Abraveses, Professor Rolando Oliveira e Vila Nova do Campo, realizou-se a primeira fase do Concurso Nacional de Leitura. Nesta fase participaram 111 alunos das várias escolas. Para esta fase, a obra selecionada foi “Gui e a batalha contra os plásticos” de Rita Vilela, uma vez que está relacionada com o tema global do agrupamento "Planeta (con) Vida!?" e transmite uma mensagem muito importante de cidadania e de prevenção contra a poluição.
A mensagem transmitida tem como objetivo consciencializar os alunos para a importância de cuidar dos oceanos.
Numa junção de leitura, cidadania e Humanidade criaram-se momentos de aprendizagem e conhecimento. A leitura permite-nos viajar até onde a imaginação nos levar!
Deixamos aqui o nosso
agradecimento a todos os alunos que participaram neste concurso e aos
professores Alcina Silva, Aldina Rodrigues, Cristina Oliveira, Daniel Pereira, Fátima
Fraga, Fernanda Sul, Laura Trindade Lopes, Madalena Duarte, Manuela Ferreira,
Márcia Almeida, Rosa Gouveia e Sandra Simões pelo interesse e participação!
Gratas pela vossa enorme adesão e parabéns a todos os participantes!
terça-feira, 15 de dezembro de 2020
"Camila celebra o Natal" no CAA
sábado, 5 de dezembro de 2020
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Ainda no âmbito deste dia e depois de partilhar com os docentes da Educação Pré-escolar e de 1.ºCEB as sugestões de leitura para assinalar esta data, além de outros professores e alunos, as docentes da EB de Vila Nova do Campo, da turma VNC3, da EB de Póvoa de Abraveses, da turma PAB4, e da EB de Oliveira de Baixo, sala de Jardim-de-Infância, trabalharam as histórias enviadas e realizaram diferentes atividades para assinalar esta data tão significativa. Na realidade esta atividade, que se encontra também inserida na Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento de Escolas Viseu Norte, possibilitou aos alunos refletirem sobre os Direitos Humanos, em especial os direitos das crianças portadoras de deficiência.
Os alunos do Jardim-de-infância da EB de Oliveira de Baixo ainda participaram numa atividade dinamizada pela Biblioteca Escolar. Depois de refletirem sobre a atividade que realizaram em sala de aula e descreverem como são os elefantes, os alunos ouviram a história “O Elefante diferente (que espantava toda a gente)”, de Manuela Castro Neves, com ilustrações de Madalena Matoso. Depois de ouvirem a história e observarem as ilustrações, os alunos chegaram à conclusão que os elefantes também podem ser diferentes. Mas embora diferente e um tanto malandreco este elefante era um elefante muito divertido e bem especial. No final da atividade, os alunos puderam ainda dar sugestões de como decorar um elefante, tendo em conta os materiais que tinham à disposição. O elefante ficou pronto e passou a decorar a sala de aula. Por último, os alunos e as suas famílias foram convidados a decorar elefantes para posteriormente serem expostos e embelezarem a Biblioteca Escolar da EB de Oliveira de Baixo.
quinta-feira, 3 de dezembro de 2020
Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência
A 3 de dezembro assinala-se o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência. Num contexto de inclusão em que se pretende envolver sem nunca discriminar, as turmas do 8.º ano construíram cartazes alusivos ao tema. Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, com as docentes Elisabete Aparício e Cristina Guerra, os alunos selecionaram as mensagens e refletiram sobre a importância da aceitação e da interajuda e apoio entre todos. Na disciplina de Oficina de Artes Visuais, com o docente José Manuel Machado, foram trabalhados e criados os cartazes. Os alunos do 8.º C, com a docente Elisabete Aparício, ainda realizaram um vídeo sobre a temática.
Numa simbiose entre cidadania, curiosidade, criatividade, pesquisa, trabalho colaborativo, houve ainda espaço para o desenvolvimento de competências digitais e estéticas.
Parabéns aos alunos e docentes envolvidos pelos trabalhos realizados e pelas mensagens carregadas de Humanidade.
Eis o resultado final!
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
Canva na disciplina BScience
Durante o mês de novembro, as turmas de 9.º ano do agrupamento e os docentes da disciplina BScience participaram na atividade de articulação curricular com a Biblioteca Escolar, inserida no Digital Learning Project. Esta atividade teve como objetivo principal a apresentação da ferramenta Canva, através da qual é possível elaborar diferentes designs, entre os quais se inserem os cartazes. Sendo estes uma ferramenta de trabalho essencial na área das ciências, tornaram-se agora também muito relevantes para o ensino da língua inglesa. Assim, após trabalharem a temática das vacinas em sala de aula, os alunos elaborarão um cartaz sobre a importância das mesmas que será publicado num Padlet coletivo.
Nesta sessão, os alunos para além de aprenderem a trabalhar com a ferramenta ainda elaboraram e publicaram cartazes sobre diferentes temáticas.
No decorrer das sessões, os alunos mostraram-se sempre muito atentos, interessados, motivados e empenhados e realizaram fantásticos cartazes experimentais.
Esta atividade permitiu
aos alunos desenvolverem algumas áreas de competência do Perfil dos Alunos à
saída da Escolaridade Obrigatória, trabalharam a literacia da informação, a
literacia digital e as suas competências digitais.
Parabéns a todos pelo
excelente trabalho!
terça-feira, 1 de dezembro de 2020
Restauração da independência
Após 60 anos de domínio castelhano, em 1640 o desagrado que havia vindo a crescer entre a população portuguesa culminou numa revolta que voltou a instaurar a independência do país.
Será nos próprios locais, ou reconstituições dos mesmos, que a história vai ser contada. Como seriam as reuniões secretas dos Conjurados? E o que realmente aconteceu dentro do Palácio Real do Terreiro do Paço nesse dia 1 de Dezembro de 1640? Como terá sido a aclamação do duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV? É isto que vamos ficar a saber.
sexta-feira, 27 de novembro de 2020
A literacia fílmica e a ciência
Para terminar esta semana dedicada à Cultura Científica, a Biblioteca Escolar escolheu vídeos de um filme sobre o cientista britânico, Stephen Hawking, uma vez que através dos filmes também é possível viajar, conhecer e aprender.
O legado que Stephen Hawking deixou ao mundo começou a ser edificado nos anos 60, quando era um estudante de segundo ano em Cambridge e o seu caminho se cruzou com o do físico matemático Roger Penrose.
“Eu estabeleci um certo teorema matemático de relevância. Com base em alguns pressupostos plausíveis, demonstrava que uma estrela extremamente maciça em colapso resultaria numa singularidade no tecido espaço-tempo, um lugar onde seria de esperar que as densidades e as curvaturas se tornem infinitas, dando-nos a imagem do que agora nos referimos como um buraco negro”, explicou o próprio Roger Penrose ao The Guardian.”
(Fonte: Observador)
E foi assim que tudo começou: (Excerto do filme “A teoria de tudo”)
Trailer
do filme “A teoria de tudo”
E por último, segue um vídeo da visita de Stephen e Jane Hawking quando visitaram o set de filmagens de "A Teoria de Tudo".
quinta-feira, 26 de novembro de 2020
Poema das folhas secas de plátano
As folhas dos plátanos desprendem-se e lançam-se na aventura do espaço,
e os olhos de uma pobre criatura
comovidos as seguem.
São belas as folhas dos plátanos
quando caem, nas tardes de novembro,
contra o fundo de um céu desgrenhado e sangrento.
Ondulam como os braços da preguiça
no indolente bocejo.
Sobem e descem, baloiçam-se e repousam,
traçam erres e esses, ciclóides e volutas,
no espaço escrevem com o pecíolo breve,
numa caligrafia requintada,
o nome que se pensa,
e seguem e regressam,
dedilhando em compassos sonolentos
a música outonal do entardecer.
São belas as folhas dos plátanos espalhadas no chão.
Eram verdes e lisas no apogeu
da sua juventude em clorofila,
mas agora, no outono de si mesmas,
o velho citoplasma, queimado e exausto pela luz do Sol,
deixou-se trespassar por afiados ácidos.
A verde clorofila, perdido o seu magnésio,
vestiu-se de burel,
de um tom que não é cor,
nem se sabe dizer que nome tenha,
a não ser o seu próprio,
folha seca de plátano.
A secura do Sol causticou-a de rugas,
um castanho mais denso acentuou-lhe os nervos,
e esta real e pobre criatura
vendo o solo coberto de folhas outonais
medita no malogro das coisas que a rodeiam:
dá-lhes o tom a ausência de magnésio;
os olhos, a beleza.
António Gedeão (1906-1997),
in Poemas Escolhidos, Edições JSC, 1997.
A informação ao serviço da ciência
quarta-feira, 25 de novembro de 2020
"O Pequeno Inventor" no JI de Oliveira de Baixo
No âmbito da Semana da Cultura Científica, as crianças da educação pré-escolar de Oliveira de Baixo foram à biblioteca ouvir a história “O pequeno Inventor”, da autoria do escritor coreano Hyun Duk.
Noma era um menino que desejava construir um comboio. Arranjou uma caixa de cartão, cola e uma tesoura e começou a sua construção.
Sempre que lhe surgia uma dúvida perguntava à mãe “Quantas rodas tem um comboio?”, “Quantas carruagens…. Mas a mãe não sabia tudo sobre comboios, então o menino decidiu consultar o Livro dos Comboios e terminar o seu projeto.
No final Noma sentia-se um verdadeiro inventor!
Ao longo da história, as crianças mostraram-se muito atentas e demonstraram curiosidade, pois, quando no final, a professora Maria João Gonçalves lhes apresentou um comboio construído com materiais reciclados, aperceberam-se de imediato que o comboio ainda estava incompleto.
Foram desafiados a construir o seu próprio comboio com a colaboração da família.
Então estes pequenos inventores meteram mãos à obra e responderam ao desafio. Os trabalhos de grande qualidade foram a cereja no topo do bolo.
Muitas vezes as histórias permitem-nos sonhar e dar asas à nossa imaginação e quem sabe se um dia viajaremos num comboio construído pelas nossas crianças…
Parabéns
a todos os envolvidos e boas leituras!
terça-feira, 24 de novembro de 2020
A Biblioteca Desafia-te!
Kahoot! - Semana da Cultura Científica 2020 – 3.º ciclo
Para acederem ao desafio poderão fazê-lo através do
seguinte endereço: https://kahoot.it/
e colocar o seguinte Challenge Pin (09287505). Podem ainda aceder ao mesmo
através do seguinte link: https://kahoot.it/challenge/09287505?challenge-id=7cf9e0c6-625e-4c10-a00a-32e19a85c5ed_1606158683036.
Quanto ao Nickname, deverão colocar o ano, turma e número (por exemplo, se forem o número 1, do 9.ºA (EB Azeredo Perdigão), o Nickname será 9A1; se forem o número 1, do 9.ºAD (EB D. Duarte), o Nickname será 9AD1).