segunda-feira, 25 de abril de 2022
sábado, 23 de abril de 2022
Dia Mundial do Livro
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Livro que, desde 1996 e por decisão da
UNESCO, foi a data escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste
dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge, e
recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro. Neste
dia, comemora-se também o Direito de Autor.
Para assinalar a data, sugerimos fundo
documental para a leitura por prazer; partilhámos, com os docentes de português
do 2.º ciclo, a obra “A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas”, de Luísa
Ducla Soares e um questionário on-line sobre a obra, promovendo mais atividades
de leitura orientada no âmbito do projeto Escola a Ler; com as docentes
do 3.º ciclo, o conto O rato de Alexandria da obra “O Livro Que Falava
Com o Vento e Outros Contos”, de José Jorge Letria; e nas escolas com
bibliotecas escolares do 1.º ciclo demos início à celebração que terá
continuidade nos próximos dias. Na disciplina de Espanhol, os alunos também
leram a obra "Soy el más Guapo", de Mario Ramos e construíram um acróstico com a
palavra Leer e Día del Libro.
Boas leituras!
quinta-feira, 21 de abril de 2022
CLE – Dia Mundial da Terra e Dia Mundial do Livro
No âmbito das atividades dos Clubes de Leitura nas escolas, hoje, os
alunos leram obras relacionadas com o Dia Mundial da Terra (que se comemora a
22 de abril) e o Dia Mundial do Livro (que se comemora a 23 de abril).
Para a primeira efeméride foram
selecionadas as obras “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago e “O Cuquedo”,
de Clara Cunha. Para assinalar o Dia Mundial do Livro, lemos os contos O livro
que falava com o vento e O rato de Alexandria da obra “O Livro Que
Falava Com o Vento e Outros Contos”, de José Jorge Letria. Para aliar a leitura
ao conhecimento, procurámos informações sobre a Biblioteca de Alexandria que foi
uma das mais significativas e célebres bibliotecas e um dos maiores centros de
produção do conhecimento na Antiguidade. Ficámos a conhecer um pouco da
história deste imponente centro de conhecimento, criado no início do século III
a.C., na cidade de Alexandria, ao norte do Egito, a oeste do Rio Nilo, nas
margens do Mediterrâneo.
Boas leituras!
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
quarta-feira, 20 de abril de 2022
Dia Mundial da Terra
Ontem e hoje, para assinalar o Dia Mundial da Terra, todas as turmas e
salas de educação pré-escolar, da EB Professor Rolando de Oliveira, estiveram
na biblioteca escolar. A atividade iniciou-se com a leitura da obra “Em cima e
em baixo”, de Janet Stevens. Ao longo da leitura, todos ficaram a conhecer a
astúcia do Coelho e os prejuízos da preguiça do Urso.
Aproveitando alguns dos legumes que
surgiram na história, seguimos o protocolo experimental e fizemos as sementeiras
de feijão, milho, abóbora e alface. Com a ajuda dos alunos semeámos os produtos,
em vasos, que ficaram na biblioteca escolar a germinar. Ao longo das próximas
semanas verificaremos a evolução de cada uma das sementeiras de forma a
responder à Questão/problema – “Sementes de espécies distintas demoram o mesmo
tempo a germinar, sujeitas a idênticas condições ambientais?”.
No final ouvimos e cantámos a música “Planeta
Azul”, de André Barbosa.
Toda a atividade teve como objetivo a
preservação do meio ambiente e do Planeta Terra, o desenvolvimento sustentável e
a sustentabilidade, bem como a saúde e o bem-estar, privilegiando a agricultura
biológica.
Na sala de aula, várias turmas vão fazer
as suas sementeiras, aguardar e acompanhar a germinação e crescimento das
leguminosas.
terça-feira, 19 de abril de 2022
Escola a Ler - Vou levar-te comigo
Na primeira semana de abril e hoje, no âmbito do projeto “Escola a Ler”,
as docentes Piedade Fonte e Raquel Sequeira prepararam e dinamizaram sessões de
apresentação de obras.
No dia 7 de abril, a obra trabalhada e consequente
apresentação foi “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares.
Hoje, as sessões foram dinamizadas nas
turmas do 5.º A e 5.º D. Foram dadas várias sugestões de apresentação, para que
os alunos possam diversificar e melhorar as suas apresentações orais, de forma
criativa e original. Para as sessões foram utilizadas as obras “O Segredo do
Rio”, de Miguel Sousa Tavares; “As cozinheiras de livros”, de Margarida Botelho;
e “A noite dos animais inventados”, de David Machado.
Todo o trabalho realizado tem como
objetivos primordiais a promoção da leitura, a motivação para a leitura e
aquisição de competências leitoras.
Boas leituras!
Digital Learning Project – Canva
Hoje, os alunos do 8.º C, na disciplina de Oficina de Línguas Vivas,
estiveram na Biblioteca Escolar para participar numa sessão sobre a ferramenta
Canva. Ao longo da sessão, os alunos tiveram acesso a um tutorial, a uma
apresentação guiada e puderam criar diferentes posters no Canva. A capacitação
digital, as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória e o Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar estiveram
interligados e permitiram a aquisição de novas aprendizagens.
Parabéns a todos pelo empenho, criatividade, interesse e pelos fantásticos cartazes.
segunda-feira, 11 de abril de 2022
domingo, 10 de abril de 2022
Imprevistos de Leitura na EB Professor Rolando de Oliveira
No último dia de aulas estivemos na EB Professor Rolando de Oliveira,
onde colaborámos nas atividades de encerramento do 2.º período, com a leitura
das histórias "Um Presente Diferente", de Coby Hol, para as crianças
da educação pré-escolar e "Para onde foram os ovos da Paulina", de
Alessia Garilli, para todos os alunos do 1.º ciclo.
A primeira história aborda, de uma forma
simples, a quadra festiva que se avizinha e a importância da partilha.
A segunda história, para além de envolver
os ovos e as galinhas de chocolate bem presentes na Páscoa, levou a que os
alunos fossem para férias a tentar procurar as respostas que a Paulina não
conseguiu encontrar, durante a sua primeira aventura.
Foram momentos de leitura divertidos e
enriquecedores, nos quais ainda houve tempo para alguns alunos partilharem as
suas tradições.
Boas leituras!
sábado, 9 de abril de 2022
Escola a Ler – Março de 2022 (1.º e 3.º ciclos)
Nas bibliotecas escolares, os seis elementos da equipa das bibliotecas
escolares têm planificado/organizado e dinamizado atividades promotoras de
leitura e de competências leitoras, no âmbito do projeto “Escola a Ler”.
Os alunos, sempre que necessário, recorrem
às docentes para obter apoio na seleção de obras, quer para o “Projeto Pessoal
de Leitura”, quer para o “Livr’ à mão”. Os momentos livres têm sido ocupados
pela leitura silenciosa dos livros escolhidos.
Em várias escolas e salas de aula têm sido
realizadas sessões de “Leitura orientada” e de mediação da leitura em sala de
aula, incentivando os alunos para a importância de ler + para ler melhor.
Semanalmente, em articulação com os
professores titulares de turma, as turmas deslocam-se às bibliotecas escolares
para o “Vou levar-te comigo!”. Nestes momentos, os alunos, com o apoio das
docentes envolvidas no projeto, selecionam os livros que realmente querem levar
consigo. As requisições e sugestões são sempre fundamentadas no conhecimento
dos alunos, no nível de ensino e faixa etária e, acima de tudo, nos seus
interesses.
Além disso, as seis docentes têm
selecionado obras e textos, elaborado guiões de exploração das obras e
construído recursos educativos, para motivar para a leitura por prazer, para a
fluência e velocidade de leitura.
Boas leituras!
sexta-feira, 8 de abril de 2022
Leitura orientada - 3.º ciclo
Os alunos do 7º AD e BD, nas aulas de Português com a docente Olga
Cardoso, leram a obra "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello
Breyner Andresen. Depois da leitura e exploração da obra, cada aluno escreveu
um pequeno comentário sobre a obra e a sua opinião sobre a mesma. Para além da
leitura, esta atividade dá ferramentas e competências aos alunos para a
construção do “Projeto Pessoal de Leitura”, de forma a facilitar as
apresentações orais e o compromisso com a leitura.
Os comentários podem ser lidos e
apreciados na apresentação que se segue.
Boas leituras!
quinta-feira, 7 de abril de 2022
Clube de Leitura nas Escolas
Hoje, para finalizar as atividades do 2.º período do Clube de Leitura nas
Escolas, lemos a obra “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares.
Selecionámos a obra por vários motivos: estar relacionada com a Páscoa; abordar
os valores humanos, personificados nos animais; retratar a importância dos
afetos e das relações familiares; permitir a criatividade e imaginação; e, acima
de tudo, por ser do agrado dos alunos. No final, todos os leitores foram
convidados a criar e ilustrar um ovo misterioso. Para adoçar as férias e as
leituras, todos receberam um saquinho de ovos de chocolate “misteriosos e deliciosos”.
Também na biblioteca escolar da EB D.
Duarte, os alunos do CLE, na companhia da professora Elisa Rodrigues, leram,
nas últimas semanas, “A árvore generosa”, de Shel Silverstein, o “Herbário”,
de Jorge Sousa Braga e “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge
Amado.
Estes momentos de leitura e de partilhas
têm sido enriquecedores, quer para os alunos quer para as docentes que orientam,
dinamizam e participam.
Boas leituras!
#CLE
#clubedeleituranasescolas
#pnl2027
#bibliotecaescolar
#rededebibliotecasescolares
quarta-feira, 6 de abril de 2022
Escola a Ler - Leitura Orientada (2.º ciclo)
No âmbito do projeto “Escola a Ler”, os alunos do 5.º A e do 5.ºD
realizaram, durante o mês de março, a leitura orientada da obra “O Rapaz de
Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ao longo da leitura orientada, os
alunos foram preenchendo o guião de leitura, elaborado pela docente Piedade
Fonte (elemento do projeto), que os foi orientando, possibilitando a
interpretação e a discussão sobre a obra.
Uma das atividades de leitura orientada,
em turma, acabou por contar também com a participação das professoras
bibliotecárias que aproveitaram para se dedicar à leitura conjunta, com os
alunos das turmas.
Estas sessões de leitura orientada
permitem não só o trabalho colaborativo em torno de diferentes títulos, como
também o treino da competência leitora e ainda a promoção da leitura.
Boas leituras!