As turmas do 3.º ciclo, na disciplina de português, de forma a homenagear
o Centenário de José Saramago, gravaram AudioCrónicas da obra “A bagagem do
viajante”. Esta foi mais uma atividade da Semana da Leitura, em que os alunos
se envolveram com motivação e eficiência.
Aqui deixamos as AudioCrónicas das várias turmas que participaram com
muito empenho!
As crianças da educação
pré-escolar da EB de Tondelinhareceberam muitas visitas, ao longo da Semana da
Leitura. Pais e encarregados de educação marcaram presença na atividade “Leituras em família”e contaram lindas histórias. Foi
uma semana de aprendizagens e repleta de muitas leituras!
Na turma do 2.º e 4.º
anos, da EB de Tondelinha, os alunos começaram a semana com a
leitura do excerto selecionado para a atividade “Todos a ler.” Depois de
conhecerem os bichinhos-de-leitura, cada aluno se questionou se já tinha sido
mordido e como era o seu bichinho. Desta atividade resultaram variados,
criativos e originais bichinhos-da-leitura. A turma também leu a obra “A Maior
Flor do Mundo”, de José Saramago. Após a exploração e interpretação, cada um
criou a sua maior flor do mundo, recorrendo a lindas ilustrações. Os pais e
encarregados de educação também disseram “Presente”, na atividade “Leituras em família” e partilharam várias obras, com
todos os alunos. Foi um momento
de partilha, de proximidade e de acompanhamento. A semana foi pautada pela
leitura, pelos livros e pela aquisição de competências.
Os alunos da turma do2.º ano, da EB de Vila Nova do Campo, também assinalaram a Semana da Leitura com a obra "A Maior Flor do Mundo", de José Saramago. Cada aluno criou a sua flor, com criatividade e originalidade. Outra história trabalhada, ao longo da semana, foi "O Rato Renato não quer arrumar o quarto", de Anna Casalis. Além da ilustração da obra, os alunos fizeram o reconto escrito e elaboraram lindos trabalhos. A semana foi dedicada à leitura, aos livros e à aprendizagem.
Ao longo do ano, por autonomia ou nas atividades do Clube de Leitura, é
normal encontrar alunos a ler, nos mais diversos espaços escolares. Na Semana
da Leitura lançámos a atividade “Momentos Ler Sempre e Ler em Qualquer Lugar” e vários alunos
rodearam-se de livros e passaram os seus tempos livres a ler. Assim vos
queremos continuar a encontrar.
No dia 10 de março de 2022, a Escola Básica D. Duarte participou no
Corta-Mato/ CLDE de Viseu, com a presença marcante de seis alunos nos escalões
de Iniciados e Juvenis.
Uma equipa especial de alunos que pontuou
pelo saber estar, desportivismo, convívio salutar e boa disposição. Nem as
condições climatéricas desfavoráveis, muitos períodos de chuva, demoveram este
pequeno grande grupo, em que todos realizaram as respetivas provas, procurando
alcançar o melhor desempenho, competindo em primeira instância consigo
próprios.
O mais importante não são os números, os
lugares alcançados… mas, não podemos deixar de referir a excelente prestação do
discente Santiago Lopes, gerindo muito bem a corrida, permanecendo no pelotão
da frente, ultrapassando progressivamente os seus adversários e entrando na
reta final, sem margens para dúvidas, seria o primeiro a ultrapassar a meta.
O Santiago está apuradíssimo para o
próximo desafio - O Corta-Mato Nacional.
As turmas da EB de
Farminhão, iniciaram a Semana da Leitura com a Atividade “Todos a
ler”, com a leitura de um excerto da obra "O meu livro tem
bicho", de Madalena da Luz Costa.No mesmo dia, os alunos foram incentivados a convidar a família para ir
à escola ler, para que deste modo fosse dinamizada a atividade “Leituras em
família”. Foram ainda dinamizadas várias atividades nas disciplinas de
Expressões Artísticas, principalmente nas Artes Visuais, Música e Dança, com a
colaboração da professora das AEC de Música. Houve muita adesão para participar
e, ao longo da semana, alguns familiares, desde pais, mães, irmãos,
presentearam as turmas com boas leituras. Foi uma semana diferente, repleta de
leitura e livros, de aprendizagens, com grande motivação e diversão!
No JI de Lordosa, ao longo da semana leram-se
muitas histórias e manipularam-se muitos livros. Para além dos pais e
encarregados de educação que aceitaram prontamente o convite para as “Leituras
em família”, as crianças ainda ouviram histórias contadas pela educadora,
assistentes e pela professora da ELI (Equipa Local de Intervenção – Intervenção
Precoce na Infância). O feedback das crianças e adultas, a tão importantes
visitas, foi: “Gostamos muito de receber as pessoas no nosso jardim. Adorámos!
Parabéns a quem tornou os nossos dias mais enriquecedores e alegres. Estamos
muito felizes.”. Uma outra atividade muito importante e motivadora foi a construção
do enorme e imponente “Castelo das Histórias”. Todas as crianças colaboraram
na sua edificação e tiveram o privilégio de subir à sua torre. A cada criança,
foi oferecido um livro, para sinalizar esta Semana da Leitura.
A educação pré-escolar de Lustosaviveu intensamente a Semana
da Leitura. Houve “Leituras em família”, muitas histórias, muitas
vivências, aprendizagens e muita alegria, porque todas as crianças foram
envolvidas nas várias atividades, todas foram ouvidas e partilharam a sua
paixão pelos livros e pelas histórias que se escondem em cada um. Deixamos, no Padlet
produzido pela professora Adelaide Oliveira, as várias atividades e trabalhos
realizados, ao longo da semana.
Em Várzea de Calde, as crianças também receberam a
visita dos pais e encarregados de educação, que trouxeram lindas histórias para
partilhar nas “Leituras em família”. Ouviram também a história “O urso e
a casa dos livros”, de Poppy Bishop e fizeram o registo gráfico da mesma. Foi
uma semana cheia de livros, histórias, atividades e aprendizagens.
E ainda há mais “Fotografias Literárias”, mais criatividade,
mais originalidade, partilha e mais sorrisos! Obrigada a todos!
O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do pi (π). Porquê a escolha do
dia 14 de março?
Na notação anglo-saxónica, o dia 14 de
março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos da expansão decimal do número
pi. Esta é a única combinação das três primeiras casas decimais de pi que podem
referir-se a uma data, já que o dia 31 de abril não existe.
A partir de 2020, o dia 14 de março passou
a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. Anualmente, nesse
dia, todos os países são convidados a participar em atividades, para estudantes
e público em geral, nas escolas, museus, bibliotecas e outros espaços.
Em 2022, o tema do Dia Internacional da
Matemática (IDM) é: A Matemática Une! Para celebrar este tema, os
participantes foram convidados para um desafio fotográfico: “Fotos com
Matemática”.
Os alunos da nossa escola contribuíram
para este evento, tirando as fotografias que, a seguir, se apresentam.
Para comemorar este dia fica o convite, a toda a comunidade educativa,
para assistirem ao filme de animação “Donald in Mathmagic Land” ou “Donald no
País da Matemágica”. Nesta animação, o curioso Pato Donald aprende matemática
ao aventurar-se num mundo onde as árvores têm raízes quadradas e os rios estão
repletos de números. No decorrer da aventura, Donald compreende a importância
da matemática e como ela está relacionada com a música, a escultura, a pintura,
a arquitetura, a mecânica, o desporto e outras atividades humanas. A Matemática
une.
Durante a semana, vários professores, alunos, pais e comunidade enviaram
as suas “Fotografias Literárias” que já tivemos o prazer de partilhar. Mas
há mais, muito mais criatividade e originalidade para partilhar. A idealização,
o sonho e a magia andaram à solta e os livros aliaram-se a diferentes objetos,
animais de estimação e muita imaginação! Parabéns a todos os participantes!
A turma do 1.º ano, da EB de
Póvoa de Abraveses, iniciou a Semana da Leitura, com a leitura e exploração
do excerto da obra "O meu livro tem bicho", de Madalena da Luz Costa,
no âmbito da atividade “Todos a ler”. Depois de "infetados"
pelos bichinhos-da-leitura, os alunos deram largas à imaginação e desenharam o
seu próprio "Bichinho", com muita inspiração e criatividade.
Ao longo da semana, trabalharam a obra “A
Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, de forma transversal. Em formação
pessoal e social, a professora fez com que os alunos refletissem sobre o valor
da VIDA e enalteceram valores como a bondade, esforço, dedicação (por parte do
menino que salvou a vida da Flor) e o sentimento de gratidão (da parte da flor,
ao abrigá-lo). Viram o filme da história narrado pelo próprio autor, exploraram
vocabulário desconhecido e ficaram a saber o seu significado. Em estudo do
meio, trabalharam a planta enquanto ser vivo, as características que lhe estão
associadas, bem como os fatores ambientais essenciais à sua sobrevivência. Nas
expressões, os alunos ilustraram o momento preferido da história e decoraram
uma pétala, em colaboração com a família, da “Flor da Paz” e ainda dramatizaram
o “revitalizar” da planta, depois da bondade do menino. Ao longo da
semana, foi solicitada a participação dos pais, para que cada um partilhasse,
através de uma mensagem, a sua opinião sobre a importância da leitura.
Posteriormente, foi elaborado um "Mural da Leitura", no qual
se juntou a opinião dos alunos. Alguns pais presentearam-nos com a sua presença
na escola, para a dinamização da atividade “Leituras em família”, lendo
uma história para toda a turma. Sob o lema “Ler é partilhar”, os alunos
trouxeram para a escola um dos seus livros preferidos, permitindo uma troca de
livros e de ensinamentos. Foi uma semana rica em “experiências literárias”.
Na sala da educação pré-escolar, da
EB de Póvoa de Abraveses, também se leram muitas histórias,
desfolharam-se muitos livros e vários pais marcaram a sua presença, na
atividade “Leituras em família”. A presença dos pais é sempre uma alegria e promove
momentos de partilha e aprendizagem.
Neste último dia, foi o 6.º C a “Ler Saramago”. A história foi
lida e recontada por toda a turma, os caligramas ficaram lindíssimos e todos
adoraram as atividades.
Na sala da educação pré-escolar de
Oliveira de Baixo, além das várias atividades realizadas, ao longo da
semana, os pais também se envolveram nas “Leituras em família”. Vários pais
e encarregados de educação aceitaram o convite e estiveram, na sala dos seus
educandos, a partilhar lindas histórias. Estes momentos ficam para sempre na
memória dos crescidos e dos mais pequenos, porque ler em família continua a ser
o melhor exemplo para criar bons leitores. A sala da educação pré-escolar que
já tem tantas histórias, recebeu ainda mais para enriquecer a imaginação, o
sonho e a felicidade.
No Jardim de infância de Pascoal,
além da leitura e exploração das histórias recomendas para esta semana,
realizaram-se várias atividades relacionadas com a temática. As crianças verbalizaram
frases sobre o livro e a sua importância, fizeram registos e com as frases
ditas pelas crianças, as educadoras Laurinda Silva e Eduarda Almeida elaboraram
uma poesia. Em conjunto criaram um mural: “A Hora do Conto”, que se vai alargar
durante o mês de março com livros trazidos de casa, pelas crianças. Primeiro
são contadas em casa pelos pais e depois vêm para a escola para criar momentos
de partilha com todos os colegas. Também elaboraram uma biblioteca, recheada
com os livros de cada criança. As leituras serão sempre alvo de registo
gráfico, ilustração das capas dos livros e, finalmente, serão colocadas na árvore
(mural) da hora do conto. Os pais e encarregados de educação foram convidados a
vir ler ao jardim de infância, no âmbito da atividade “Leituras em família”.
Contaram histórias, adivinhas e foi uma forma de os pais participarem, na vida
do jardim de Infância, de forma mais envolvente. Explorar histórias, além do
prazer e motivação para ler, proporciona nas crianças benefícios tais
como:desenvolvimento da linguagem, do
conhecimento, imaginação, criatividade, espírito crítico, reflexão,
argumentação e aquisição de vocabulário. Por isso, é de extrema importância,
ler para as nossas crianças: Ler sempre. Ler em qualquer lugar.
Na sala 4, da EB Professor
Rolando de Oliveira, de acordo com a definição mais votada pelo grupo, ler
"...é entrar no caminho da imaginação e da satisfação!". Foi com
grande motivação e imbuídos pelo mundo da imaginação que as crianças registaram
as suas produções, após a leitura da história “O urso e a casa dos livros”.
Hoje, para a despedida, foram visitar a biblioteca escolar da escola e levaram
uma “montanha de livros”, trazidos de casa e dos quais selecionaram três: “Abre
com muito cuidado. Este livro está mordido” de Nicola O´Byrne; “Beijinhos
Beijinhos” de Selma Mandine e “Joaninha Laura” da editora Europice. Antes de ouvirem
cada uma das histórias, as crianças cantaram e descobriram palavras que
rimassem com Joaninha. Foi uma manhã muito animada e uma excelente despedida da
Semana da Leitura.
Os alunos de 2.º ciclo, na
disciplina de inglês, produziram pequenos livros para expor na biblioteca
escolar.
Depois de ouvirem e verem um vídeo da
história “It’s a Book” de Lane Smith, os alunos refletiram sobre a importância dos
livros e terminaram a frase “Books…”. O produto final desta atividade
veio abrilhantar a biblioteca escolar da EB Dr. Azeredo Perdigão. A
originalidade e a criatividade encontram-se em cada um dos diferentes livros
elaborados. É ainda de salientar o conteúdo das frases que foram
surpreendentes, diversificados e muito interessantes.
People can lose their lives in
libraries. They ought to be warned.” - Saul Bellow
Na EB Dr. Azeredo Perdigão continuamos a realizar a atividade “Ler Saramago”. Hoje
surgiram novos caligramas e novos resultados no quiz.
Na sala 3, da EB Professor Rolando de Oliveira, as crianças ouviram
a história “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop. Em livros únicos e
individuais, todos fizeram o registo gráfico da obra. Além disso, ainda construíram um painel com as capas das histórias que cada um trouxe para a escola e partilhou com todos os colegas.
As bibliotecas escolares também têm várias
sugestões de leitura,
para todos os leitores, que foram expostas nas várias bibliotecas do AEVN.
No Jardim de Infância de Lustosa, as crianças elaboraram
desenhos originais, tendo como mote a atividade “Todos a ler” e a obra “Miffy
vai à Escola”. Com os trabalhos de todos, a educadora criou o livro que
partilhamos com toda a comunidade.
Ao longo da semana, em articulação com os
docentes responsáveis pelo projeto “Eco-Jardim” e com outros docentes que se
aliaram, tem sido realizada a atividade “Leituras no Eco-Jardim”. Estas atividades tiveram
como objetivo assinalar a Semana da Leitura, promover a leitura e sensibilizar
para os cuidados a ter com o meio ambiente, nomeadamente, com o espaço
exterior. O local proporcionou momentos de partilha, leituras múltiplas, a valorização
do espaço e a aprendizagem fora da sala de aula.
Para assinalar a Semana da Leitura, os
alunos do 3.º ciclo,
nas aulas de inglês,
visualizaram e debateram o conteúdo de um vídeo sobre a importância da leitura.
Partindo de alguns elementos do vídeo, os alunos do 7.º ano foram convidados a
terminar a frase “Reading is…”, os alunos do 8.º ano terminaram a frase “Reading
can…” e os alunos do 9.º ano completaram a frase “Reading matters
because…”. Depois de produzirem as frases individualmente, escreveram-nas
em post-its de diferentes cores, selecionadas por ano de escolaridade. O
resultado final foi a criação da palavra READING, na EB Dr. Azeredo Perdigão, e
a palavra READ, na EB D. Duarte. Esta atividade para além de permitir uma
reflexão sobre a importância da leitura, permitiu ainda a produção escrita e,
consequentemente, a criação de um painel coletivo, com recurso ao trabalho de
todos os alunos, que embelezou as bibliotecas escolares.
“A reader lives a thousand lives before
he dies . . . The man who never reads lives only one.”
George R.R. Martin
Em articulação com os docentes de Físico-Química,
a Semana da Leitura foi assinalada aliando a leitura ao ensino experimental,
com a atividade “Físico-Química:
Aqui há leitura!”. Partindo do texto “A Ponte”, de N. Oettli, os
alunos seguiram o protocolo experimental e começaram a realizar experiências de
química. Além da identificação dos materiais, os alunos fizeram medições,
utilizando a pompete, a proveta e a pipeta graduada. Utilizaram também as
balanças para calcular o peso. E desta forma adquiriram novas competências, ficaram
a saber mais, manipularam os materiais e experimentaram.
O dia começou novamente com a atividade “Ler Saramago”, em
homenagem ao centenário do escritor. Muitos caligramas, muitas leituras, muitos
quizzes de exploração e interpretação da obra foram realizados.
As “Capas literárias” dos alunos do
3.º ciclo continuam a ser vistas, comentadas e apreciadas por toda a
comunidade.
Alguns alunos do 8.ºB participaram,
durante a manhã de hoje, na atividade “Vem Conhecer… Escritores Imortais”.
O Bernardo, o Eduardo, a Francisca, a Leonor Almeida, a Madalena, a Margarida
Silva e o Mateus, acompanhados pela diretora de turma e pelas professoras das
disciplinas de espanhol, inglês e português, apresentaram, a alunos do 6.º ano,
os escritores Luís Vaz de Camões, Miguel de Cervantes, Jean de La Fontaine e
William Shakespeare. Na visita a uma das salas, tivemos a sorte de ser
acompanhados ao piano pela professora Celeste Cardoso, que abrilhantou este
momento de forma extraordinária.
No âmbito da atividade “Leituras em
família”, a mãe da Bruna Feliciano, do 1.º ano, da EB de Torredeita
também partilhou com todos os alunos e professoras a leitura, em vídeo, da obra
“Os meus amigos invisíveis”, de Mafalda Mota. Agradecemos a partilha e a
sugestão de leitura à mãe Magda Campos.
As crianças da educação pré-escolar de
Oliveira de Baixo iniciaram a Semana da Leitura com a atividade “Todos a
ler”. Aproveitaram o dia para ouvir “Miffy vai à escola”, de Dick Bruna no
recreio. Estiveram na companhia da Miffy e, depois da leitura, entraram para a
sala e começaram a trabalhar. Começaram por fazer o desenho ditado da Miffy;
realizaram contagens e somas com a personagem principal; desenharam curvas em
sentido ascendente e descendente; construíram, com os blocos lógicos, uma cidade
como a Miffy fez na história; e inspiraram-se nas atividades da Miffy e
desenharam um sol, uma árvore verde, um barco, um castelo, um avião e uma casa.
Ouviram também a história “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop e
fizeram o registo gráfico da história. Houve também uma caça ao livro e todos
encontraram, no recreio, muitos livros que têm sido lidos e explorados pelas
educadoras e crianças. A semana tem sido uma verdadeira aventura literária,
repleta de aprendizagens, consolidação e aquisição de competências.
Na sala 5, da EB Professor
Rolando de Oliveira, há muitas histórias à solta. As crianças contam e
recontam as histórias que ouvem em casa. Os pais preparam vários vídeos, com
histórias fantásticas, que têm sido partilhados com todas as crianças da sala.
Também já ouviram a história “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop e
fizeram o registo gráfico da mesma.
Hoje, durante a manhã os alunos do 1.º ano
da EB de Oliveira de Baixo, estiveram na biblioteca escolar, onde
ouviram a história “Leónia Devora os Livros” de Laurence Herbert”, que fala de
uma menina que apresenta um apetite insaciável por livros. Os alunos do 4.º ano
também estiveram na biblioteca para ouvir a história: “Mais Net, Não!”, de Josh
Lawson, que conta a história de uma menina que só queria telemóveis e tablets, até
que um dia, a Net deixou de funcionar… Os alunos mostraram-se atentos,
interessados e animados com o desenrolar das histórias. Todos requisitaram
livros… e talvez consigam descobrir a melhor app de sempre… a IMAGINAÇÃO.
As “Fotografias literárias” também
têm feito parte desta aventura e, alguns pais e encarregados de educação, já
partilharam esses momentos criativos e originais.
No dia 3 de março, às 12 horas, todos os alunos do AEVN fizeram um minuto
de silêncio.
As crianças do jardim de infância de
Lordosa também cumpriram a missão e, na sequência do minuto de silêncio feito
num gesto de apelo à Paz na Ucrânia, construíram a Árvore da Paz pela
Ucrânia. Sensibilizadas para este momento tão dramático para a história
mundial, todas as crianças pintaram a bandeira da Ucrânia e localizaram, no
globo, três países: Portugal Rússia e Ucrânia.
Com tudo o que têm visto na comunicação
social, cada criança construiu uma frase sobre a guerra, desejando que esta
termine rapidamente.
O objetivo de toda a comunidade educativa
de Lordosa é que haja Paz e que a Guerra acabe!
Hoje de manhã, em articulação com os docentes de português, o dia começou
com a atividade “Ler Saramago”, na biblioteca escolar Dr. Azeredo Perdigão,
com as turmas do 6.º D e B. A “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, esteve
novamente nas mãos dos nossos alunos que, depois de completarem o puzzle, lerem
e recontarem a história, criaram os seus próprios caligramas, recorrendo a
flores originais. Depois de trabalhada a obra, todos responderam ao kahoot
e testaram o que foi apreendido. Também as turmas do 5.º A e D, no âmbito do
projeto “Escola a ler” realizaram as atividades propostas.
Na EB D. Duarte, em articulação com os
docentes de línguas (português, espanhol, francês e inglês), os alunos do 3.º
ciclo realizaram a atividade “Vem Conhecer... Escritores Imortais”. Esta
atividade teve como objetivo dar a conhecer, aos alunos do 6.º ano, Fernando
Pessoa, Miguel de Cervantes, Jean de La Fontaine e William Shakespeare. Além de
uma breve apresentação dos escritores, ainda foram lidos excertos de algumas
das suas obras.
Em articulação com os docentes de Artes
Visuais, os alunos do 3.º ciclo criaram “Capas Literárias” que expusemos
nas duas escolas. As capas dos livros foram criadas pelos alunos, são diferentes
das originais e resultaram num excelente cenário que homenageia a leitura e os
livros.
As “Leituras no Eco-Jardim”, em
articulação com os docentes responsáveis pelo projeto, também já começaram. Os Books…,
dos alunos do 2.º ciclo, já estão a “invadir” a biblioteca.
Nos jardins de infância e escolas do 1.º
ciclo, os livros não param e têm sido companheiros inseparáveis de toda a
comunidade, inclusive dos pais e encarregados de educação.
Muito obrigada a todos os que participaram,
colaboraram e contribuíram para mais um dia repleto de muitas e boas leituras!
Ler sempre. Ler em qualquer lugar.
“Ler Saramago” e “Vem Conhecer...
Escritores Imortais”