quinta-feira, 10 de março de 2022

Semana da Leitura – 4.º dia

Na EB Dr. Azeredo Perdigão continuamos a realizar a atividade “Ler Saramago”. Hoje surgiram novos caligramas e novos resultados no quiz.  


Na sala 3, da EB Professor Rolando de Oliveira, as crianças ouviram a história “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop. Em livros únicos e individuais, todos fizeram o registo gráfico da obra. Além disso, ainda construíram um painel com as capas das histórias que cada um trouxe para a escola e partilhou com todos os colegas. 


As bibliotecas escolares também têm várias sugestões de leitura, para todos os leitores, que foram expostas nas várias bibliotecas do AEVN.


No Jardim de Infância de Lustosa, as crianças elaboraram desenhos originais, tendo como mote a atividade “Todos a ler” e a obra “Miffy vai à Escola”. Com os trabalhos de todos, a educadora criou o livro que partilhamos com toda a comunidade.

 

Ao longo da semana, em articulação com os docentes responsáveis pelo projeto “Eco-Jardim” e com outros docentes que se aliaram, tem sido realizada a atividade “Leituras no Eco-Jardim”. Estas atividades tiveram como objetivo assinalar a Semana da Leitura, promover a leitura e sensibilizar para os cuidados a ter com o meio ambiente, nomeadamente, com o espaço exterior. O local proporcionou momentos de partilha, leituras múltiplas, a valorização do espaço e a aprendizagem fora da sala de aula.

 

Para assinalar a Semana da Leitura, os alunos do 3.º ciclo, nas aulas de inglês, visualizaram e debateram o conteúdo de um vídeo sobre a importância da leitura. Partindo de alguns elementos do vídeo, os alunos do 7.º ano foram convidados a terminar a frase “Reading is…”, os alunos do 8.º ano terminaram a frase “Reading can…” e os alunos do 9.º ano completaram a frase “Reading matters because…”. Depois de produzirem as frases individualmente, escreveram-nas em post-its de diferentes cores, selecionadas por ano de escolaridade. O resultado final foi a criação da palavra READING, na EB Dr. Azeredo Perdigão, e a palavra READ, na EB D. Duarte. Esta atividade para além de permitir uma reflexão sobre a importância da leitura, permitiu ainda a produção escrita e, consequentemente, a criação de um painel coletivo, com recurso ao trabalho de todos os alunos, que embelezou as bibliotecas escolares. 

 

“A reader lives a thousand lives before he dies . . . The man who never reads lives only one.”

George R.R. Martin


Em articulação com os docentes de Físico-Química, a Semana da Leitura foi assinalada aliando a leitura ao ensino experimental, com a atividade Físico-Química: Aqui há leitura!”. Partindo do texto “A Ponte”, de N. Oettli, os alunos seguiram o protocolo experimental e começaram a realizar experiências de química. Além da identificação dos materiais, os alunos fizeram medições, utilizando a pompete, a proveta e a pipeta graduada. Utilizaram também as balanças para calcular o peso. E desta forma adquiriram novas competências, ficaram a saber mais, manipularam os materiais e experimentaram.


Ler sempre. Ler em qualquer lugar.


 

 Livro do JI de Lustosa


Leituras no Eco-Jardim

 

 Reading… - 3.º ciclo

 

 Físico-Química: Aqui há Leitura!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.