Na EB Dr. Azeredo Perdigão continuamos a realizar a atividade “Ler Saramago”. Hoje
surgiram novos caligramas e novos resultados no quiz.
Na sala 3, da EB Professor Rolando de Oliveira, as crianças ouviram
a história “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop. Em livros únicos e
individuais, todos fizeram o registo gráfico da obra. Além disso, ainda construíram um painel com as capas das histórias que cada um trouxe para a escola e partilhou com todos os colegas.
As bibliotecas escolares também têm várias
sugestões de leitura,
para todos os leitores, que foram expostas nas várias bibliotecas do AEVN.
No Jardim de Infância de Lustosa, as crianças elaboraram
desenhos originais, tendo como mote a atividade “Todos a ler” e a obra “Miffy
vai à Escola”. Com os trabalhos de todos, a educadora criou o livro que
partilhamos com toda a comunidade.
Ao longo da semana, em articulação com os
docentes responsáveis pelo projeto “Eco-Jardim” e com outros docentes que se
aliaram, tem sido realizada a atividade “Leituras no Eco-Jardim”. Estas atividades tiveram
como objetivo assinalar a Semana da Leitura, promover a leitura e sensibilizar
para os cuidados a ter com o meio ambiente, nomeadamente, com o espaço
exterior. O local proporcionou momentos de partilha, leituras múltiplas, a valorização
do espaço e a aprendizagem fora da sala de aula.
Para assinalar a Semana da Leitura, os
alunos do 3.º ciclo,
nas aulas de inglês,
visualizaram e debateram o conteúdo de um vídeo sobre a importância da leitura.
Partindo de alguns elementos do vídeo, os alunos do 7.º ano foram convidados a
terminar a frase “Reading is…”, os alunos do 8.º ano terminaram a frase “Reading
can…” e os alunos do 9.º ano completaram a frase “Reading matters
because…”. Depois de produzirem as frases individualmente, escreveram-nas
em post-its de diferentes cores, selecionadas por ano de escolaridade. O
resultado final foi a criação da palavra READING, na EB Dr. Azeredo Perdigão, e
a palavra READ, na EB D. Duarte. Esta atividade para além de permitir uma
reflexão sobre a importância da leitura, permitiu ainda a produção escrita e,
consequentemente, a criação de um painel coletivo, com recurso ao trabalho de
todos os alunos, que embelezou as bibliotecas escolares.
“A reader lives a thousand lives before
he dies . . . The man who never reads lives only one.”
George R.R. Martin
Em articulação com os docentes de Físico-Química, a Semana da Leitura foi assinalada aliando a leitura ao ensino experimental, com a atividade “Físico-Química: Aqui há leitura!”. Partindo do texto “A Ponte”, de N. Oettli, os alunos seguiram o protocolo experimental e começaram a realizar experiências de química. Além da identificação dos materiais, os alunos fizeram medições, utilizando a pompete, a proveta e a pipeta graduada. Utilizaram também as balanças para calcular o peso. E desta forma adquiriram novas competências, ficaram a saber mais, manipularam os materiais e experimentaram.
Ler sempre. Ler em qualquer lugar.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Muito obrigada pelo contacto.