Neste último dia, foi o 6.º C a “Ler Saramago”. A história foi
lida e recontada por toda a turma, os caligramas ficaram lindíssimos e todos
adoraram as atividades.
Na sala da educação pré-escolar de
Oliveira de Baixo, além das várias atividades realizadas, ao longo da
semana, os pais também se envolveram nas “Leituras em família”. Vários pais
e encarregados de educação aceitaram o convite e estiveram, na sala dos seus
educandos, a partilhar lindas histórias. Estes momentos ficam para sempre na
memória dos crescidos e dos mais pequenos, porque ler em família continua a ser
o melhor exemplo para criar bons leitores. A sala da educação pré-escolar que
já tem tantas histórias, recebeu ainda mais para enriquecer a imaginação, o
sonho e a felicidade.
No Jardim de infância de Pascoal,
além da leitura e exploração das histórias recomendas para esta semana,
realizaram-se várias atividades relacionadas com a temática. As crianças verbalizaram
frases sobre o livro e a sua importância, fizeram registos e com as frases
ditas pelas crianças, as educadoras Laurinda Silva e Eduarda Almeida elaboraram
uma poesia. Em conjunto criaram um mural: “A Hora do Conto”, que se vai alargar
durante o mês de março com livros trazidos de casa, pelas crianças. Primeiro
são contadas em casa pelos pais e depois vêm para a escola para criar momentos
de partilha com todos os colegas. Também elaboraram uma biblioteca, recheada
com os livros de cada criança. As leituras serão sempre alvo de registo
gráfico, ilustração das capas dos livros e, finalmente, serão colocadas na árvore
(mural) da hora do conto. Os pais e encarregados de educação foram convidados a
vir ler ao jardim de infância, no âmbito da atividade “Leituras em família”.
Contaram histórias, adivinhas e foi uma forma de os pais participarem, na vida
do jardim de Infância, de forma mais envolvente. Explorar histórias, além do
prazer e motivação para ler, proporciona nas crianças benefícios tais
como: desenvolvimento da linguagem, do
conhecimento, imaginação, criatividade, espírito crítico, reflexão,
argumentação e aquisição de vocabulário. Por isso, é de extrema importância,
ler para as nossas crianças: Ler sempre. Ler em qualquer lugar.
Na sala 4, da EB Professor
Rolando de Oliveira, de acordo com a definição mais votada pelo grupo, ler
"...é entrar no caminho da imaginação e da satisfação!". Foi com
grande motivação e imbuídos pelo mundo da imaginação que as crianças registaram
as suas produções, após a leitura da história “O urso e a casa dos livros”.
Hoje, para a despedida, foram visitar a biblioteca escolar da escola e levaram
uma “montanha de livros”, trazidos de casa e dos quais selecionaram três: “Abre
com muito cuidado. Este livro está mordido” de Nicola O´Byrne; “Beijinhos
Beijinhos” de Selma Mandine e “Joaninha Laura” da editora Europice. Antes de ouvirem
cada uma das histórias, as crianças cantaram e descobriram palavras que
rimassem com Joaninha. Foi uma manhã muito animada e uma excelente despedida da
Semana da Leitura.
Os alunos de 2.º ciclo, na
disciplina de inglês, produziram pequenos livros para expor na biblioteca
escolar.
Depois de ouvirem e verem um vídeo da
história “It’s a Book” de Lane Smith, os alunos refletiram sobre a importância dos
livros e terminaram a frase “Books…”. O produto final desta atividade
veio abrilhantar a biblioteca escolar da EB Dr. Azeredo Perdigão. A
originalidade e a criatividade encontram-se em cada um dos diferentes livros
elaborados. É ainda de salientar o conteúdo das frases que foram
surpreendentes, diversificados e muito interessantes.
People can lose their lives in
libraries. They ought to be warned.” - Saul Bellow
Ler sempre. Ler em qualquer lugar.
Books… (Inglês – 2.º ciclo)
Parabéns à equipa da biblioteca pelas atividades que têm vindo a desenvolver. Uma equipa genial!!
ResponderEliminarMuito obrigada!
ResponderEliminar