segunda-feira, 16 de março de 2020
sábado, 14 de março de 2020
Plasticologia Marinha
De 17 de fevereiro a 10 de março, 34 turmas do 1.º ciclo assistiram a sessões de Plasticologia Marinha.
Nestas sessões, a educadora ambiental Carolina Gomes explicou a todos os alunos problema dos plásticos nos oceanos, recorrendo a vídeos e imagens que retratam esta grande tragédia ambiental. Além disso, abordou-se a urgente mudança de atitude de todos na utilização dos plásticos. Os alunos também tiveram oportunidade de testar os conhecimentos lecionados e responderam a questões relacionadas com o tema.
Nestas sessões, a educadora ambiental Carolina Gomes explicou a todos os alunos problema dos plásticos nos oceanos, recorrendo a vídeos e imagens que retratam esta grande tragédia ambiental. Além disso, abordou-se a urgente mudança de atitude de todos na utilização dos plásticos. Os alunos também tiveram oportunidade de testar os conhecimentos lecionados e responderam a questões relacionadas com o tema.
O Oceanário de Lisboa, promotor da atividade, pretende envolver os professores de uma forma ativa na formação de crianças conscientes e responsáveis, para que estas se tornem agentes de mudança.
Seis turmas de 3 escolas, devido à manifestação de Covid-19, não tiveram oportunidade de assistir. Se possível, tentaremos reagendar as sessões para todos os alunos.
No total ocorreram, nas escolas básicas do 1.º ciclo, 32 sessões de Plasticologia Marinha.
Agradecemos, à Dra. Carolina a disponibilidade e o trabalho realizado em todas as escolas e, principalmente, junto de todos os discentes.
O oceano precisa da nossa ajuda e quanto mais informados mais cautelosos estaremos.
quinta-feira, 12 de março de 2020
"A Viúva e o Papagaio" - Let's Play (parte 2)
Hoje, a turma do 5.º C esteve na biblioteca escolar para testar os conhecimentos adquiridos durante o estudo da obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf, em sala de aula.
A professora Piedade Fonte em articulação com a biblioteca escolar realizou o questionário que foi hoje resolvido por todos os alunos. Com recurso ao telemóvel, tablets e computadores, individualmente, cada discente respondeu às questões, através da aplicação Kahoot.
A professora Piedade Fonte em articulação com a biblioteca escolar realizou o questionário que foi hoje resolvido por todos os alunos. Com recurso ao telemóvel, tablets e computadores, individualmente, cada discente respondeu às questões, através da aplicação Kahoot.
No final, através do relatório de respostas, todos tiveram acesso ao seu desempenho.
Com esta ferramenta é possível criar instrumentos de avaliação para a disciplina de português e para outra qualquer.
A promoção da leitura pode acontecer em qualquer oportunidade e hoje, através dos dispositivos móveis, promovemos a leitura e sua importância a nível académico e pessoal.
Os alunos adoraram esta nova metodologia de trabalho e mostraram-se muito motivados e interessados. Foi muito bom cativar a atenção e observar o empenho de cada um.
Com esta ferramenta é possível criar instrumentos de avaliação para a disciplina de português e para outra qualquer.
A promoção da leitura pode acontecer em qualquer oportunidade e hoje, através dos dispositivos móveis, promovemos a leitura e sua importância a nível académico e pessoal.
Os alunos adoraram esta nova metodologia de trabalho e mostraram-se muito motivados e interessados. Foi muito bom cativar a atenção e observar o empenho de cada um.
Boas leituras!
quinta-feira, 5 de março de 2020
"A Viúva e o Papagaio" - Let's play!
No âmbito do trabalho realizado nas aulas de português, com a professora Piedade Fonte, convidamos-te a testar os teus conhecimentos, respondendo aos quizzes relacionados com a obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf.
Hoje, durante a aula de Português, a turma do 5.º C esteve na biblioteca escolar para realizar dois jogos digitais, criados na aplicação Educaplay. Os recursos foram produzidos pela docente Piedade Fonte em articulação com a biblioteca escolar e teve como objetivo avaliar conhecimentos sobre a obra "A Viúva e o Papagaio" de Virginia Woolf.
Depois de realizados os jogos, criámos um cartaz sobre a obra para promover a sua leitura e motivar os alunos da escola para conhecerem a aventura da Sra. Gage e de um papagaio invulgar. Para a construção do cartaz recorremos à aplicação Canva que poderá ser utilizada em contexto individual quer em sala de aula quer a título particular.
Os alunos mostraram-se muito motivados durante a realização das atividades e participaram com interesse e empenho.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020
ECO-ENTRUDO – EB Dr. Azeredo Perdigão
No sentido de preservar,
valorizar e dar continuidade às tradições populares portuguesas, a equipa PES
em articulação com o Eco-Escolas, a Biblioteca Escolar e com a colaboração de
professores de EV e ET e assistentes operacionais, promoveu o Eco-Entrudo.
Ao longo desta semana, esteve patente na
Biblioteca e no espaço exterior a esta uma exposição para dar a conhecer e
promover o respeito pelas diferentes tradições de Entrudo/Carnaval – contextualização
histórica alusiva às tradições de Entrudo/Carnaval de Lazarim (Lamego), Podence
(Macedo de Cavaleiros), Cabanas de Viriato (Carregal do Sal) e Canas de
Senhorim (Nelas) e respetivos programas para esta festividade.
Paralelamente, foram recriados
caretos de Lazarim e Podence, um espanta-pardais e um palhaço com o objetivo de
proporcionar aos alunos a vivência do Entrudo e motivá-los a participar no
Concurso de Trajes e Máscaras.
Como critério para o referido
concurso, valorizou-se a reutilização de materiais recicláveis na construção
dos trajes e máscaras, a criatividade e a originalidade. Simultaneamente, houve
a preocupação de sensibilizar e promover hábitos de reciclagem junto da
comunidade educativa.
Para encerrar a semana com
chave de ouro, o concurso decorreu na tarde desta sexta-feira, com os
concorrentes a revelarem muita animação, criatividade e espírito folião.
Venceram o concurso a aluna Ana Sofia Cunha (9º B), primeiro lugar, Gabriel
Almeida (5º E), segundo lugar, Afonso Ferreira (5º G), terceiro lugar.
Assistiram ao concurso alunos e professores e alguns encarregados de educação.
No final, os alunos revelaram
ter gostado imenso da atividade manifestando interesse em participar futuramente.
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020
Segurança na Internet
No
dia 11 de fevereiro comemorou-se o Dia da Internet Mais Segura.
Pela pertinência do tema e sua importância no dia-a-dia dos jovens e em torno do trabalho realizado com base no Referencial de Segurança, Defesa e Paz, as professoras bibliotecárias dinamizaram 12 sessões para todos os alunos do 6.º ano do agrupamento.
Durante duas semanas, nas bibliotecas escolares D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão, os alunos foram esclarecidos sobre a utilização segura da internet (redes sociais e páginas web não fidedignas), receberam dicas para a criação de passwords seguras, cuidados a ter com a instalação de aplicações digitais, a privacidade e os riscos a evitar.
Ao longo das sessões, os alunos partilharam episódios vivenciados por eles e pelos seus pares e questionaram para esclarecer dúvidas e inseguranças.
Também abordámos um tema tão fulcral e preocupante dos dias de hoje: o Ciberbullying. Desta forma pretendemos promover a paz e um ambiente de confiança entre a comunidade, reforçando a autoestima e o valor da ajuda mútua.
As questões relacionadas com a Cidadania Digital são imprescindíveis para que a utilização da Internet e dos dispositivos móveis se faça de forma segura e responsável.
Queremos os alunos em segurança (online e offline)!
Pela pertinência do tema e sua importância no dia-a-dia dos jovens e em torno do trabalho realizado com base no Referencial de Segurança, Defesa e Paz, as professoras bibliotecárias dinamizaram 12 sessões para todos os alunos do 6.º ano do agrupamento.
Durante duas semanas, nas bibliotecas escolares D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão, os alunos foram esclarecidos sobre a utilização segura da internet (redes sociais e páginas web não fidedignas), receberam dicas para a criação de passwords seguras, cuidados a ter com a instalação de aplicações digitais, a privacidade e os riscos a evitar.
Ao longo das sessões, os alunos partilharam episódios vivenciados por eles e pelos seus pares e questionaram para esclarecer dúvidas e inseguranças.
Também abordámos um tema tão fulcral e preocupante dos dias de hoje: o Ciberbullying. Desta forma pretendemos promover a paz e um ambiente de confiança entre a comunidade, reforçando a autoestima e o valor da ajuda mútua.
As questões relacionadas com a Cidadania Digital são imprescindíveis para que a utilização da Internet e dos dispositivos móveis se faça de forma segura e responsável.
Queremos os alunos em segurança (online e offline)!
O
agrupamento junta-se ao lema do ano “Juntos vamos fazer uma Internet melhor!”.
Projeto Digital Learning
Dando continuidade às atividades realizadas no âmbito do
Projeto Digital Learning e do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, as
professoras bibliotecárias desenvolveram mais uma atividade de articulação
curricular com o docente da disciplina de Francês, Rogério Marques, através da
qual os alunos do sétimo BD aprenderam a trabalhar com a ferramenta WriteReader
e construíram livros digitais em língua francesa. Os livros digitais que
começaram a ser criados pelos alunos serão terminados até ao final do ano
letivo e terão em conta os conteúdos abordados na disciplina de Francês. Os
livros elaborados tornaram a prateleira da turma muito colorida e os alunos
mostraram-se muito empenhados e motivados com a criação dos seus livros
digitais.
Através desta atividade os alunos puderam desenvolver diferentes
literacias (digital e leitura), conteúdos curriculares e as áreas de
competência do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
Parabéns a todos e boas leituras!
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020
European Money Quiz 2020
Nos
dias 17 e 19 de fevereiro, alguns alunos do 9.º ano do nosso agrupamento
participaram na fase intra-escolas do European Money Quiz.
Este
concurso europeu testa a competência dos alunos na área da Literacia
Financeira. Os alunos foram-se preparando com a ajuda da Biblioteca Escolar que
criou um "Kahoot! teste" e disponibilizou outros Kahoots, para que
estes, não só se familiarizassem com a App, mas também testassem os seus
conhecimentos nesta área.
Os
alunos também utilizaram o Caderno de Educação Financeira 3 que foi resultado
de uma parceria no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, entre a
Direção-Geral da Educação, o Banco de Portugal, a Associação Portuguesa de
Bancos, a Associação Portuguesa de Seguradores, a Associação Portuguesa de
Fundos de Investimento, Pensões e Patrimónios e a Associação de Instituições de
Crédito Especializado.
Nas
bibliotecas escolares, com os dispositivos móveis, todos participaram e completaram
o quiz, disponibilizado pela Associação Portuguesa de Bancos.
Os
vencedores desta fase irão representar o agrupamento e as escolas EB D. Duarte
e EB Dr. Azeredo Perdigão, na Fase Nacional do European Money Quiz.
Muitos
parabéns a todos os alunos pelos resultados muito positivos. E boa sorte!
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020
Vaga de frio - BE de Póvoa de Abraveses
No âmbito dos referenciais trabalhados
no Agrupamento e do Plano Anual de Atividades, no mês de fevereiro, foi
elaborado um trabalho de articulação entre a Biblioteca Escolar de Póvoa de Abraveses, as docentes da
educação Pré-Escolar e os docentes do 1.º Ciclo para sensibilizar os alunos
sobre os cuidados a ter e como se devem proteger das vagas de frio.
Os alunos foram convidados, pela docente
Isabel Coelho, a visitar a Biblioteca Escolar. As crianças da Educação
Pré-Escolar e os alunos do 1.º ano ouviram a história "Um bocadinho de
Inverno" de Paul Stewart e Chris Riddell e os restantes alunos
visualizaram um vídeo sobre os riscos e cuidados a ter durante as vagas de
frio. Depois de refletirem sobre o tema e identificarem os cuidados a ter, os
alunos elaboraram um painel coletivo intitulado "Como nos devemos proteger
do frio" que foi exposto na cantina da escola.
Boas leituras!
sábado, 15 de fevereiro de 2020
Festa de lançamento do livro “Histórias da Ajudaris’19”
Hoje, durante a tarde, os jovens autores das "Histórias Ajudaris'19" estiveram na aula Magna, do Instituto Politécnico de Viseu.
Durante o espetáculo, várias escolas dos diferentes agrupamentos de escolas do distrito apresentaram os trabalhos realizados, no âmbito do projeto "Histórias Ajudaris".
O agrupamento contou com a participação dos alunos da EB de Pascoal, da EB D. Duarte e da EB Professor Rolando de Oliveira. A Catarina do 2.º A, da EB Professor Rolando de Oliveira, leu para todos os presentes a história "A paz começa assim" e o Santiago do 7.º BD, da EB D. Duarte, a história "Stop".
Parabéns a todos os alunos, professores e agrupamentos pela participação e confiança neste projeto solidário.
Boas leituras!
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020
Semana dos Afetos
Entre 10 e 14 de fevereiro assinalámos nas bibliotecas escolares a Semana dos Afetos. O bem-estar e a afetividade são tão importantes na construção do conhecimento, por isso, com as decorações e o fundo documental alusivo ao tema pretendemos sensibilizar a comunidade escolar para a importância da amizade, da ajuda e do altruísmo dentro e fora da escola. Também a natureza nos presenteou com as suas naturais e recentes decorações. As árvores vestiram-se de flores para receber a nossa atenção, contemplação e agradecimento.
Com as educadoras de infância e docentes do 1.º ciclo partilhámos duas obras (adaptadas) que demostram que a amizade, a autoestima e o respeito por si e pelo outro são fundamentais no dia-a-dia.
Desejamos a todos um fim de semana preenchido de amor, amizade, carinho e muitas leituras!
Visto que a nossa vida começa e termina com a necessidade de afeto, não seria sensato praticarmos a compaixão e o amor ao próximo enquanto podemos?
Dalai Lama
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020
"Valentine's Day"
Ao longo desta
semana, os alunos das turmas do 5.º ano e as docentes da disciplina de Inglês
visitaram a Biblioteca Escolar para participarem numa atividade muito
assinalada em países de língua inglesa. Os livros saltaram das estantes, o
ambiente tornou-se mais caloroso, os corações saltaram do peito, a ternura
invadiu o espaço e os nossos alunos ficaram, sem sombra de dúvidas, mais
felizes.
Esta atividade de
articulação com a disciplina de Inglês teve em conta a festividade
"Valentine's Day", promoveu o desenvolvimento da Literacia Fílmica,
da Literacia da Leitura e da Literacia Digital e desenvolveu-se de acordo com o
Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar. Depois de verem um vídeo com a
história "Frog in Love" de Max Velthuijs, os alunos realizaram um
questionário no Kahoot, no qual se saíram lindamente. Os alunos foram ainda
convidados a realizar mais dois Kahoots, um sobre o "Valentine's Day"
e outro sobre os "Famous Disney Couples", onde não só mostraram
conhecer esta festividade como também se mostraram extremamente empenhados e
interessados nas tarefas realizadas. Para finalizar esta sessão, os alunos
ainda receberam um marcador de livros alusivo à festividade e um miminho para
adoçar o seu dia.
Para levarmos
afetos a outras turmas da escola, os alunos do Clube de Leitura da Biblioteca
Escolar, sob a orientação da professora Elisa Rodrigues, presentearam os alunos
do 5.ºAD, 6.ºAD, 6.ºCD, 7.ºBD, 7.ºCD, 8.ºCD, 9.ºBD e 9.ºCD com pequenas
leituras em sala de aula.
Quanto à Biblioteca
Escolar, só nos resta agradecer aos alunos e docentes envolvidos nas diferentes
atividades pelo acolhimento, empenho, interesse e participação.
Boas leituras e
feliz semana repleta de afetos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)