sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

ECO-ENTRUDO – EB Dr. Azeredo Perdigão

No sentido de preservar, valorizar e dar continuidade às tradições populares portuguesas, a equipa PES em articulação com o Eco-Escolas, a Biblioteca Escolar e com a colaboração de professores de EV e ET e assistentes operacionais, promoveu o Eco-Entrudo.
Ao longo desta semana, esteve patente na Biblioteca e no espaço exterior a esta uma exposição para dar a conhecer e promover o respeito pelas diferentes tradições de Entrudo/Carnaval – contextualização histórica alusiva às tradições de Entrudo/Carnaval de Lazarim (Lamego), Podence (Macedo de Cavaleiros), Cabanas de Viriato (Carregal do Sal) e Canas de Senhorim (Nelas) e respetivos programas para esta festividade.
Paralelamente, foram recriados caretos de Lazarim e Podence, um espanta-pardais e um palhaço com o objetivo de proporcionar aos alunos a vivência do Entrudo e motivá-los a participar no Concurso de Trajes e Máscaras.
Como critério para o referido concurso, valorizou-se a reutilização de materiais recicláveis na construção dos trajes e máscaras, a criatividade e a originalidade. Simultaneamente, houve a preocupação de sensibilizar e promover hábitos de reciclagem junto da comunidade educativa.
Para encerrar a semana com chave de ouro, o concurso decorreu na tarde desta sexta-feira, com os concorrentes a revelarem muita animação, criatividade e espírito folião. Venceram o concurso a aluna Ana Sofia Cunha (9º B), primeiro lugar, Gabriel Almeida (5º E), segundo lugar, Afonso Ferreira (5º G), terceiro lugar. Assistiram ao concurso alunos e professores e alguns encarregados de educação.
No final, os alunos revelaram ter gostado imenso da atividade manifestando interesse em participar futuramente.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Muito obrigada pelo contacto.