sexta-feira, 8 de abril de 2022

Leitura orientada - 3.º ciclo

Os alunos do 7º AD e BD, nas aulas de Português com a docente Olga Cardoso, leram a obra "O Cavaleiro da Dinamarca", de Sophia de Mello Breyner Andresen. Depois da leitura e exploração da obra, cada aluno escreveu um pequeno comentário sobre a obra e a sua opinião sobre a mesma. Para além da leitura, esta atividade dá ferramentas e competências aos alunos para a construção do “Projeto Pessoal de Leitura”, de forma a facilitar as apresentações orais e o compromisso com a leitura.

Os comentários podem ser lidos e apreciados na apresentação que se segue.

 

Boas leituras!


quinta-feira, 7 de abril de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

Hoje, para finalizar as atividades do 2.º período do Clube de Leitura nas Escolas, lemos a obra “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares. Selecionámos a obra por vários motivos: estar relacionada com a Páscoa; abordar os valores humanos, personificados nos animais; retratar a importância dos afetos e das relações familiares; permitir a criatividade e imaginação; e, acima de tudo, por ser do agrado dos alunos. No final, todos os leitores foram convidados a criar e ilustrar um ovo misterioso. Para adoçar as férias e as leituras, todos receberam um saquinho de ovos de chocolate “misteriosos e deliciosos”.  

Também na biblioteca escolar da EB D. Duarte, os alunos do CLE, na companhia da professora Elisa Rodrigues, leram, nas últimas semanas, “A árvore generosa”, de Shel Silverstein, o “Herbário”, de Jorge Sousa Braga e “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, de Jorge Amado.

Estes momentos de leitura e de partilhas têm sido enriquecedores, quer para os alunos quer para as docentes que orientam, dinamizam e participam.  

 

Boas leituras!

 

#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares

 


quarta-feira, 6 de abril de 2022

Escola a Ler - Leitura Orientada (2.º ciclo)

No âmbito do projeto “Escola a Ler”, os alunos do 5.º A e do 5.ºD realizaram, durante o mês de março, a leitura orientada da obra “O Rapaz de Bronze” de Sophia de Mello Breyner Andresen. Ao longo da leitura orientada, os alunos foram preenchendo o guião de leitura, elaborado pela docente Piedade Fonte (elemento do projeto), que os foi orientando, possibilitando a interpretação e a discussão sobre a obra. 

Uma das atividades de leitura orientada, em turma, acabou por contar também com a participação das professoras bibliotecárias que aproveitaram para se dedicar à leitura conjunta, com os alunos das turmas. 

Estas sessões de leitura orientada permitem não só o trabalho colaborativo em torno de diferentes títulos, como também o treino da competência leitora e ainda a promoção da leitura. 

 

Boas leituras!



segunda-feira, 4 de abril de 2022

Clube de Leitura nas Escolas

Ao longo das últimas semanas, os alunos do Clube de Leitura têm lido muitas obras.

A 24 de fevereiro, os alunos do 2.º ciclo, na EB Dr. Azeredo Perdigão, leram alguns poemas da obra “O limpa-palavras e outros poemas”, de Álvaro Magalhães. Nesse mesmo dia, lemos vários contos da obra “Contos e Lendas de Portugal e do Mundo”, de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete. Como alguns dos contos fazem parte do manual de português, alguns dos alunos acompanharam a leitura através deste. Em alguns contos e lendas foi necessário dar informações adicionais, nomeadamente na “História de Caio Carpo” que, segundo reza a lenda, transportou o corpo de Santiago para Compostela. Recorremos à internet para obter mais informações e esclarecimentos.

A 3 de março, reunimos novamente e decidimos ler a obra “Contos de Animais com Manhas de Gente”, de Alexandre Parafita. Cada aluno leu um conto que foi explorado e analisado, retirando sempre a moral da história.

No dia 10 de março, para treinar a leitura e a velocidade e alegrar o início da tarde, escolhemos a obra “Trava-línguas”, de Luísa Costa Gomes. Nestas travagens de língua contámos com a colaboração de duas alunas do 3.º ciclo, que também leram e animaram a sessão.

A 17 de março, a pedido de algumas alunas, continuámos a ler vários trava e destrava línguas. Mas desta vez até cronometrámos o tempo, numa competição saudável de velocidade de leitura. O problema eram mesmo as “travagens” linguísticas. Animámos a sessão com as obras “O livro dos trava-línguas”, de António Mota e “Destrava Línguas”, de Luísa Ducla Soares. O professor José Machado juntou-se e leu connosco, alguns trava-línguas e destrava línguas. Também analisámos alguns deles e compreendemos o conteúdo e o que se pretendia transmitir.

Os encontros têm sido muito importantes para a promoção da leitura e treino da competência leitora. Além disso, têm sido momentos de partilha, de proximidade e de bem-estar.

Obrigada a todos os leitores e boas leituras!

No dia 24 de março, as leituras foram dedicadas à poesia, de forma a promover a leitura de diferentes tipos de texto, bem como assinalar o Dia Mundial da Poesia. Os livros escolhidos foram “Ou isto ou aquilo”, de Cecília Meireles; “Herbário”, de Jorge Sousa Braga; “Mais ou menos meio metro…”, de Ana Saldanha; “A cavalo no tempo”, de Luísa Ducla Soares; “O que eu quero ser…”, de José Jorge Letria; e “Histórias a rimar para ler e brincar”, de Alexandre Parafita.

 

Boas leituras!

 

#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares



terça-feira, 29 de março de 2022

European Money Quiz (fase nacional)

Na sexta-feira, dia 25 de março, os finalistas da EB D. Duarte e Dr. Azeredo Perdigão jogaram a nacional do European Money Quiz. Estiveram em competição 38 equipas e as duas duplas alcançaram o 10.º lugar e o 12.º lugar. Com esta participação, podemos afirmar que os alunos desenvolveram as suas aprendizagens na área da Literacia Financeira, tornando-se financeiramente mais competentes e mais conscientes da necessidade de gerir corretamente o seu dinheiro.  

Muitos parabéns à Margarida Santos, ao Simão Moita, ao Duarte Lourenço e ao Santiago Vilar pela participação e excelente prestação!

Ontem e hoje, reunimos os alunos, nas bibliotecas escolares, para dar uma oferta simbólica e agradecer a participação!




segunda-feira, 28 de março de 2022

Exposição de trabalhos de Cidadania e Desenvolvimento - 6.º CD

Os alunos do 6.º CD, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento – domínio de Educação Ambiental, realizaram vários trabalhos manuais, aproveitando materiais de desperdício. Com diversos materiais foram elaborados objetos úteis, dando uma nova vida ao que já não utilizamos.

A imaginação e a criatividade foram colocadas à prova e o resultado final superou as expectativas. Foram criados vários jogos (galo, matraquilhos, damas, Minecraft), porta-lápis, vasos, mealheiros, caixas e malas de arrumação, robots. Os trabalhos foram expostos, na biblioteca escolar da EB D. Duarte, de forma a divulgar boas práticas e valorizar o trabalho e empenho dos alunos.



quinta-feira, 24 de março de 2022

Dia Mundial da Poesia - Clube de Leitura

Hoje, o Clube de Leitura dedicou-se à leitura de poesia, para assinalar o Dia Mundial da Poesia. Escolhemos várias obras de autores portugueses, direcionadas para a faixa etária dos alunos, de forma a trabalhar a competência leitora.

Para concluir as atividades e os bons momentos passados, os leitores do CLE tiveram oportunidade de testar os seus conhecimentos, no “Jogo da Roleta”. O jogo criado para esta sessão foi uma animação. A participação e interesse foram notáveis e, mais uma vez, a leitura e os livros foram o foco da sessão. A leitura em voz alta e partilhada tem proporcionado excelentes momentos de aprendizagem, interação e prazer.

 

Boas leituras! 






#CLE

#clubedeleituranasescolas

#pnl2027

#bibliotecaescolar

#rededebibliotecasescolares


“Físico-Química: Aqui há leitura!” (conclusão)

Ainda no âmbito das atividades da Semana da Leitura, os alunos do 7.º D concluíram as atividades experimentais programadas para a Química. Hoje, com as pesagens realizadas anteriormente, os alunos dissolveram os componentes químicos. Além disso, ainda usaram a lamparina de álcool e aqueceram o tubo de ensaio, verificando-se a condensação durante o processo. Agradecemos a colaboração, empenho e trabalho da professora Elsa Silva e de todos os alunos.

 

Boas experiências e boas leituras!



Comemoração do Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

No âmbito da disciplina BScience, os alunos do 9.º ano produziram trabalhos relativos à vida e ao legado científico de mulheres de relevo na Ciência, em Portugal e a nível mundial. Os alunos abordaram o contributo relevante de mulheres cientistas em áreas diversas: bioquímica, vulcanologia, espeleologia, matemática, microbiologia, virologia, ecologia, genética, entre outras.

Os trabalhos foram afixados no BScience corner e permitem conhecer cientistas que poderão inspirar, as novas gerações de raparigas, para percursos académicos e profissionais nestas áreas.

 

Professores de BScience

Bruno Joel Ferreira e Fátima Casais



quarta-feira, 23 de março de 2022

Dia Mundial da Árvore e da Floresta em OBX

Ainda no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, as crianças da educação pré-escolar de Oliveira de Baixo estiveram, na biblioteca da sua escola, para ouvir a história "O lobo que amava as árvores" de Orianne Lallemand. Esta história veio ao encontro das atividades realizadas pelas crianças ao longo da semana como: a visita a uma floresta, observação de árvores, construção de um bilhete de identidade de um carvalho, registo gráfico sobre plantas, realização de plantações... A suculenta oferecida será colocada no jardim da escola. 

Tal como o Sr. Lobo, também estas crianças se preocupam com a floresta e com a Natureza.

 

Devido às condições climatéricas, alguns dos alunos da EB de Oliveira de Baixo trocaram as brincadeiras no pátio pela biblioteca escolar, onde foram improvisadas atividades. Tiveram assim a oportunidade de ouvir a história "O lobo que amava as árvores", de Orianne Lallemand.


Boas leituras! 



Bibliotecas e Flores da Semana da Leitura

Durante a Semana da Leitura, vários jardins de infância e escolas do 1.º ciclo, após a leitura e exploração das obras “O urso e a casa dos livros”, de Poppy Bishop e “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, construíram Bibliotecas e Flores. As bibliotecas tiveram por base a biblioteca do Urso, que tinha muitos livros e muitos animais leitores. As flores representaram a obra e a amizade do menino pela flor.

Esta atividade teve como objetivo a valorização das bibliotecas, enquanto espaços de aprendizagem e de aquisição de competências, e dos livros, enquanto mestres e amigos. Além disso, a bondade e o altruísmo foram também representados nas lindas flores. Todos os trabalhos foram expostos na biblioteca escolar da escola sede, que ficou linda e enriquecida. Criatividade, originalidade, empenho, dedicação, reutilização e reciclagem não faltaram e o resultado final foi magnífico.

Muitos parabéns a todas as crianças, alunos, professoras e pais envolvidos na criação dos excelentes trabalhos!

 

Boas leituras!



terça-feira, 22 de março de 2022

Dia Mundial da Árvore e da Floresta – EB de Póvoa de Abraveses

Hoje estivemos na EB de Póvoa de Abraveses, para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta. Em articulação com os docentes da escola, dinamizaram-se quatro sessões para as diferentes turmas, no âmbito da temática. Aos alunos do 4.º ano lemos a obra “O Dia em Que a Mata Ardeu”, de José Fanha e às restantes turmas a obra “O Lobo que Amava as Árvores”, de Orianne Lallemand. Os alunos estiveram sempre muito atentos e participaram com empenho. Cada intervenção foi enriquecedora e todos ficaram ainda mais sensibilizados para a proteção da natureza, do meio ambiente e do nosso planeta. Como hoje também se assinala o Dia Mundial da Água, a sua importância também foi abordada e até se partilharam várias dicas para a poupar. Desta forma, também se trabalhou o domínio da Educação Ambiental, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

As crianças da educação pré-escolar fizeram o registo gráfico da obra e as ilustrações ficaram lindas!

No final, cada turma recebeu uma suculenta que será plantada no jardim da escola, para que todos possam apreciar e cuidar das suas plantas. 

Muito obrigada pelo vosso interesse, empenho e atenção.

Boas leituras!