sexta-feira, 19 de março de 2021

@mostras da Semana da leitura – 2.º e 3.º ciclos

A originalidade e a criatividade andaram à solta entre os livros que marcaram a vida dos nossos alunos e os livros dos seus escritores preferidos. Numa atividade da semana da Leitura 2021, os alunos do 2.º e 3.º ciclos foram convidados a fazer um registo fotográfico dos seus livros. Os livros aliaram-se a diferentes objetos, animais de estimação e muita imaginação! 

Parabéns a todos!

"Está comprovado que bibliotecários e professores, ao trabalharem em conjunto, influenciam o desempenho dos estudantes para o alcance de maior nível de literacia na leitura e escrita, aprendizagem, resolução de problemas, uso da informação e das tecnologias de comunicação e informação."

in Manifesto das Bibliotecas Escolares da IFLA/UNESCO (2000)






Ler sempre. Ler em qualquer lugar.

quinta-feira, 18 de março de 2021

@mostras da Semana da leitura – Pré-escolar

A Educação Pré-escolar participou massivamente na Semana da leitura. Pais, educadoras e crianças envolveram-se nas atividades propostas pelas bibliotecas escolares e o formato online foi uma mais-valia, dando possibilidade a todos os pais de participar. Ao longo da semana foram partilhadas centenas de fotografias com as diversas atividades desenvolvidas. Apesar da distância, a comemoração da Semana da leitura foi um sucesso e superou as expectativas.

Agradecemos a todas as colegas, pais e crianças pelo empenho, trabalho e profissionalismo.

Parabéns pela criatividade e originalidade!

Fotografias literárias criativas e originais

Marcadores de livros



 

 
Caio do JI de Póvoa de Abraveses
Marcador de livro do Caio do JI de Póvoa de Abraveses


Nuvens de palavras no Mentimeter
 


Leituras em Família - JI Professor Rolando de Oliveira - Sala 4
Ler sempre. Ler em qualquer lugar.

quarta-feira, 17 de março de 2021

@mostras da Semana da leitura - Comunidade Escolar

Hoje divulgamos a participação da comunidade escolar nos desafios lançados na Semana da leitura.

Deixamos o nosso agradecimento a toda a comunidade escolar que se envolveu. Criatividade e originalidade não faltaram!!!

Uma imagem vale mais do que mil palavras.

Confúcio




terça-feira, 16 de março de 2021

@mostras da Semana da leitura – 1.º ciclo

Durante a semana passada, várias escolas, professores, alunos, pais e comunidade assinalaram a Semana da leitura. Houve leituras em família, fotografias literárias muito criativas e originais, trabalhos em torno do livro, da leitura e das bibliotecas...

Houve de tudo um pouco!

Mesmo à distância foi possível criar laços, promover o livro, despertar para a importância da leitura, motivar, sensibilizar e acolher.

Perante a enorme adesão, deixamos o nosso agradecimento a todos aqueles que tornaram esta semana tão especial e mágica.

Parabéns!

 

EB de Abraveses (ABR2), EB de Lustosa, EB de Portela (POR14), EB Professor Rolando de Oliveira (ROL2B e ROL4A), EB de Tondelinha (TON3) e EB de Torredeita (TOR14)




EB de Couto de Cima (CDC34), EB de Pascoal (PAS23) e EB de Póvoa de Abraveses (PAB4)



Once upon a time

 

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.

segunda-feira, 15 de março de 2021

@mostras da Semana da leitura

Durante a semana passada assinalou-se a Semana da leitura, no Agrupamento.

Uma das atividades propostas foi a criação de uma fotografia original relacionada com as línguas estrangeiras. Vários alunos e docentes participaram e aqui deixamos o resultado final.

Agradecemos a todos os que se envolveram, promovendo desta forma o livro, a leitura, as línguas estrangeiras e sua importância para o desenvolvimento pessoal e educativo.  

 A criatividade é contagiante. Passa-a.

Albert Einstein

Ler sempre sempre. Ler em qualquer lugar.

 

sábado, 13 de março de 2021

Dia Internacional da Matemática

 

O dia 14 de março é conhecido mundialmente como o Dia do pi (π). Porquê a escolha do dia 14 de março? Na nomenclatura anglo-saxónica, o dia 14 de março escreve-se 3/14, os primeiros algarismos da expansão decimal do número pi. Esta é a única combinação das três primeiras casas decimais de pi que podem referir-se a uma data, já que o dia 31 de abril não existe. 

A partir de 2020, o dia 14 de março passou a ser oficialmente o Dia Internacional da Matemática. Todos os anos, no dia 14 de março, todos os países são convidados a participar por meio de atividades para estudantes e público em geral em escolas, museus, bibliotecas e outros espaços.

Em 2021, o tema do IDM (Dia Internacional da Matemática) é: “Matemática para um Mundo Melhor”. Para celebrar este tema, os participantes foram convidados a mostrar com imagens uma maneira de tornar o mundo um pouco melhor usando a matemática. Em vez de palavras, são usadas figuras combinadas com números, formas geométricas, fórmulas e outros elementos matemáticos para expressar uma ideia. Todas as pessoas de todo o mundo devem poder entender a mensagem, mesmo que não falem português.

Os alunos da nossa escola contribuíram para este evento com a elaboração dos cartazes que, a seguir, se apresentam.



Para comemorar este dia fica o convite, a toda a comunidade educativa, para assistirem ao filme de animação “Donald in Mathmagic Land” ou “Donald no País da Matemágica”. Nesta animação, o curioso Pato Donald aprende matemática ao aventurar-se num mundo onde as árvores têm raízes quadradas e os rios estão repletos de números. No decorrer da aventura, Donald compreende a importância da matemática e como ela está relacionada com a música, a escultura, a pintura, a arquitetura, a mecânica, o desporto e outras atividades humanas.



Sugere-se, ainda, o visionamento do documentário “Alterações Climáticas”, onde é feita uma abordagem às alterações climáticas através de um vídeo de ficção. A Matemática desempenha um papel significativo na compreensão e na resolução de muitos dos problemas importantes do planeta Terra.



Grupo 500

Coordenadoras: Ana Marques Santos e Berta Ferreira


sexta-feira, 12 de março de 2021

Semana da leitura - Dia 5

Depois de um desafio, lançado pela professora de Ensino da Música, Anabela de Jesus Duarte para uma atividade interdisciplinar, a professora de Português do 8.ºBD, Elisa Rodrigues, aceitou-o. Os alunos, apesar de confinados e em E@D, fizeram um excelente trabalho! Esta excelente apresentação final foi da responsabilidade da docente Anabela.

Agradecemos a todos o resultado final e deixamos os nossos sinceros parabéns!

 

Whatever you do, do it well. Do it so well that when people see you do it, they will want to come back and see you do it again, and they will want to bring others and show them how well you do what you do.

Walt Disney


 

A Humildade e a leitura

A partir da história "Humildade", lida pela professora Madalena Duarte, os alunos do 2.º e 3.º anos, da EB de Pascoal, deram asas à sua criatividade e, em família, elaboraram flores mágicas, muito diferentes, originais, únicas e especiais!

Tal como os 19 alunos da turma, também estas flores são humildes e todas diferentes!

Parabéns a todos os alunos, pais e professora Madalena e obrigada pela partilha e promoção da leitura!

 

“Com a liberdade, livros, flores e a lua, quem poderia não ser feliz?” – Oscar Wilde



3.º ciclo @ ler!

Valter Hugo Mãe – O rapaz que habitava os livros

Barafustaram comigo, nem escutaram o que eu queria que entendessem. Diziam que os livros queimavam os olhos, eram diurnos, não serviam para as noites. As regras do nosso colégio interno, para meninos casmurros como eu, mandavam assim. Queriam os livros no corredor. As luzes apagadas às nove. Eu ainda deitei mão a alguns volumes, toquei-lhes brevemente igual a quem cai num precipício e procura agarrar-se, mas não me deixaram nada. Apenas o candeeiro já apagado, como se a luz tivesse morrido de tristeza. Adormeci muito mais tarde, de todo o modo. O coração rasgado em papelinhos pequenos. E uma gula esquisita embrulhada no estômago parecia dizer que eu não havia jantado. Fui ver a minha nova estante logo pela manhã. Era um bocado de espaço arranjado entre tralhas meio esquecidas. Fiquei ofendido. Os livros não esquecem nada. Eles são para sempre a mesma memória admirável. Esquecer livros é uma agressão à sua própria natureza. Embora, na verdade, eles nem se devam importar, porque podem esperar eternamente. Alguém colocara um pequena placa dizendo: não alimente os animais. Fiquei sem saber se queriam dizer que os livros eram bichos comendo as nossas ideias ou se seria eu um devorador de páginas, alimentado de palavras como as histórias. As histórias podem comer muitas palavras. Pensei: os meus queridos livros. Era o que pensava e sentia: os meus queridos livros. Olhava-os como se estivessem vivos e pudessem sofrer. Como se pudessem também entristecer. Gostei de colocar a hipótese de os livros serem como bichos. Isso faz deles o que sempre suspeitei: os livros são objetos cardíacos. Pulsam, mudam, têm intenções, prestam atenção. Lidos profundamente, eles estão incrivelmente vivos. Escolhem leitores e entregam mais a uns do que a outros. Têm uma preferência. São inteligentes e reconhecem a inteligência. Os livros estão esbugalhados a olhar para nós. Quando os seguramos, páginas abertas, eles também estão esbugalhados a olhar para nós. Os meus colegas ficaram todos a rir-se de mim. Eu era conhecido como o rapaz que perdia a hora de dormir. Tinha a cabeça na lua, diziam. Não me importei nada. Rirem-se de nós pode ser só um erro no ponto de vista. E eles, todos eles, estavam errados. A primeira vez que vi um livro, que me lembre, era um que estava aberto, pousado sobre a mesa, com as folhas em leque como se fossem uma colorida flor contente. Podia ser uma caixa esquisita para arquivar pétalas secas. Podia ser para guardar documentos ou cartas de amor. De perto, era afinal um livro muito branco, cheio de palavras impressas. Julguei que podia ser um bordado miudinho.

Um enfeite para que as páginas ficassem bonitas. Pensei que fosse uma prenda de enxoval. Depois, compreendi, era o modo silencioso das conversas. Todos os livros são conversas que os escritores nos deixam. Podemos conversar com Camões, Shakespeare ou Machado de Assis, mesmo que tenham morrido há tantos anos. A morte não importa muito para os livros. Mais tarde, aprendi que os livros acontecem dentro de nós. Claro que eles podem ser bonitos de ver, mas são sobretudo incríveis de pensar. Eu disse que ler é como caminhar dentro de mim mesmo. E é verdade. Quando lemos estamos a percorrer o nosso próprio interior. (…)

     Era comum, subitamente, que eu me esquecesse de tudo durante os intervalos. Corria para os bancos no lado da frente do colégio, à vista dos janelões principais, e aí deitava os olhos às letras e a alma inteira à imaginação. Quando era hora de entrar, tantas vezes algum colega vinha cutucar-me. Diziam: anda, seu distraído. Anda embora. Um dia, ninguém me cutucou. Fiquei apenas caminhando dentro de mim mesmo, o que era diferente da solidão. A professora mandou dois rapazes aos janelões da frente a chamar por mim. Assim chamaram. Mas eu, juro muito, não os ouvi. Voltaram para dizer à professora: parece que se mudou para dentro do livro porque não ouve a nossa voz. Usámos os binóculos da sala de ciências e vimos bem, senhora professora. Ela sorri. Está feliz. Isso levantara o problema de saber como trocar a felicidade pelo regresso à aula.

Valter Hugo Mãe, O rapaz que habitava os livros

 

Ler sempre. Ler em qualquer lugar.


quinta-feira, 11 de março de 2021

Semana da leitura - Dia 4

“A Biblioteca Desafia-te…”

Convidamos os alunos do 1.º ciclo a ler e ouvir a história O lobo que não gostava de ler de Orianne Lallemand.

Desafiamos os alunos a jogar um Kahoot sobre a obra disponível em https://kahoot.it/challenge/01949638?challenge-id=7cf9e0c6-625e-4c10-a00a-32e19a85c5ed_1615396324566

Para quem preferir, pode jogar através do código que é 01949638.


Pré-escolar @ ler! e 1.º ciclo @ ler!

Hoje partilhamos “As fadas falam-nos de… Coragem” contada pela mãe da Matilde Rodrigues do Jardim-de-infância de Lustosa a quem agradecemos a generosidade.

À professora Adelaide Oliveira, a todas as crianças e à mãe corajosa, os nossos parabéns!



Também as mães dos alunos da turma do 2.º e 3.º anos, da EB de Pascoal da professora Madalena Duarte, partilharam, com todos, várias leituras. Durante a manhã, todos fizeram uma grande viagem pelos livros e pela literatura. Muitas sugestões, muitos livros, muitos formatos, muitos assuntos, muitas viagens, muitas leituras e muitos parabéns!



Ler sempre. Ler em qualquer lugar.


quarta-feira, 10 de março de 2021

Semana da leitura - Dia 3

Gostas de ler em voz alta?

A Biblioteca Escolar tem um desafio para ti.

Na próxima semana assinala-se o Dia Mundial da Poesia, dia 21 de março, e sugerimos que escolhas um poema, que treines a sua leitura em voz alta e que graves um ficheiro áudio e o envies para o formulário disponível em https://forms.office.com/r/MJYOZ-Vdwq até ao dia 12 de março. Tens que utilizar o endereço de email institucional.

Durante a semana dedicada à comemoração desta efeméride, a leitura do teu poema será publicada no blogue das nossas bibliotecas.

Sê original e criativo quando leres o teu poema.

Partilhamos também leituras em sala de aula, realizadas pelas turmas do 2.º e 3.º anos de Pascoal e pelo 7.º D da EB Dr. Azeredo Perdigão. Obrigada professoras Madalena Duarte e Ana Cristina Santos! Parabéns! 





Comunidade escolar @ ler!

As histórias que se estragam, por Afonso Cruz

Num conto intitulado Conversa de quintal, Olinda Beja põe uma personagem a dizer que tem na sua cabeça um mundo de histórias a estragarem-se (Eu tem um mundo de sóya aqui no cabeça a estragá).

Culpamos muitas vezes as novas tecnologias e as redes sociais pelo desinteresse a respeito de certas tradições e partilhas culturais e, por isso, as histórias ficam a estragar-se na cabeça de algumas pessoas. Eu, na altura em que poderia ter impedido uma série de histórias de se estragarem, cometi exactamente o mesmo erro, o da indiferença. Hoje tenho muita pena de não ter ouvido dos meus avós, da minha mãe, as histórias que poderia ter ouvido. Como não havia redes sociais, creio que o culpado só posso ser eu. Penso que o meu caso não será único, e muitos de nós deixaram histórias estragarem-se assim como verão muitas das suas a definharem sem se cumprirem, sem terem a possibilidade de sair e habitar outro corpo, não por causa das redes sociais, nem por causa de culpados anteriores, a televisão ou as brincadeiras de rua, mas por mero desinteresse ou, se quisermos, incapacidade para avaliar e detectar as riquezas que nos cercam. O que nos interessa na juventude não é o mesmo que nos interessa na maturidade ou na velhice, e isso é um problema difícil de sanar. Em África repete-se muito um conhecido adágio: quando morre um velho desaparece uma biblioteca.

Podemos fazer grandes viagens, Samarcanda, Bagdade, Wadi Rum, Agra, podemos subir as montanhas mais altas, deixar pegadas num deserto africano, dormir com leões e nadar com tubarões, fotografar auroras boreais, cavalos selvagens e vulcões zangados, mas há viagens demasiado próximas que têm mais grandiosidade do que as maiores e mais belas quedas de água ou picos nevados ou selvas luxuriantes ou imponentes túmulos de pedra. A grande viagem começa às vezes ao nosso lado, pode estar a um pequeno percurso de carro ou de autocarro ou a pé ou de bicicleta, pode ser facilmente encontrada no interior do país, por exemplo, onde a solidão se cultiva com mais zelo do que os campos de searas, pode estar no café de uma esquina ou no quintal. Pode estar sentada na nossa sala. Há grandes viagens que se deitam todos os dias em nossa casa e sonham sozinhas. A essas viagens fundamentais, as mais belas de todas, chamamos simplesmente “disponibilidade para ouvir”. Ou partilha. Ou tomar um chá ao fim da tarde.

É isso que salva as histórias de se estragarem: não é preciso gastar uma fortuna num hotel charmoso nem levar passaporte ou boletim de vacinas, basta sentarmo-nos e fazer com que esse mundo, esse mundo imenso de histórias não se esboroe. É evidente que isso pode ser feito na Cochinchina ou no Japão ou em Moçambique, e que essa Cochinchina, esse Japão e esse Moçambique serão uma viagem muito mais espessa e rica do que simplesmente passar por esses lugares como turistas fantasmas, atravessando tudo, sem nos determos em nada, mas não será surpresa para ninguém perceber que há mundos de uma vastidão assombrosa no nosso quotidiano ou muito perto, a uns passos, a uns minutos, a umas horas.

Porque tudo se resume a isto: a maior viagem possível é ouvir.

Disponível em https://euleioemcasa.pt

 

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terça-feira, 9 de março de 2021

Semana da leitura - Dia 2

Este ano propusemos a todos a criação de Fotografias literárias. Já começámos a receber algumas bastante originais e criativas.

No entanto, mais importante que a reportagem fotográfica é mesmo que os livros assumam um papel muito importante na nossa vida. Vamos falar e pensar neles, vamos folheá-los e lê-los.

Deixamos uma pequena amostra. Obrigada a todos!



Sugerimos também a leitura do "Alfabeto da Amizade" realizado, pelos alunos do 2.º e 3.º ano de Pascoal, numa sessão síncrona com a professora Madalena Duarte. 
Obrigada e parabéns!

Alfabeto da AMIZADE

Acalmar os amigos quando estão nervosos

Brincar com todos os colegas na escola

Cantar músicas alegres com os amigos

Dialogar e dar bons conselhos

Ensinar brincadeiras e jogos novos

Felicitar os amigos aniversariantes

Gostar de toda a nossa família

Honrar todas as qualidades das pessoas

Iluminar o dia com alegria e harmonia

Jogar todos juntos no recreio da escola

Laborar com alegria uma festa de amigos

Mentalizar que devemos acarinhar e ajudar

Naturalizar as boas ações no dia-a-dia

Organizar uma brincadeira divertida

Pintar um desenho para um amigo

Querer partilhar amor e carinho

Respeitar e apoiar os amigos

Saudar as pessoas com educação

Tentar que os amigos sejam felizes

Unir pessoas que se sentem tristes

Valorizar quem se preocupa connosco

Xadrezar verbos sobre a amizade

Zelar pela saúde dos familiares e amigos 


2.º ciclo @ ler!

Queres descobrir a relação que o Francisco Geraldes, jogador de futebol do Rio Ave, tem com os livros? Então, clica na imagem, lê a notícia partilhada pela revista Visão e segue as pisadas do Francisco Geraldes.  


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segunda-feira, 8 de março de 2021

Semana da leitura - Dia 1

Iniciamos hoje a Semana da leitura, no agrupamento. Enviámos várias sugestões e esperamos pelas preciosas contribuições.

Neste primeiro dia, na primeira aula síncrona, docentes e alunos participar na atividade “Todos a ler” com leituras selecionadas para as diferentes faixas etárias.

Convidamos toda a comunidade para a “A Biblioteca Desafia-te… Autores dos teus livros favoritos!”. Neste desafio podem testar conhecimentos sobre autores.   

Kahoot disponível em  https://kahoot.it/challenge/7cf9e0c6-625e-4c10-a00a-32e19a85c5ed_1615056112220

Para quem preferir, pode jogar através do código que é 03570769.

 

Pré-escolar @ ler!

Sugerimos a obra “O dia em que os lápis desistiram” de Drew Daywalt.



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