quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Canva na disciplina BScience

Durante o mês de novembro, as turmas de 9.º ano do agrupamento e os docentes da disciplina BScience participaram na atividade de articulação curricular com a Biblioteca Escolar, inserida no Digital Learning Project. Esta atividade teve como objetivo principal a apresentação da ferramenta Canva, através da qual é possível elaborar diferentes designs, entre os quais se inserem os cartazes. Sendo estes uma ferramenta de trabalho essencial na área das ciências, tornaram-se agora também muito relevantes para o ensino da língua inglesa. Assim, após trabalharem a temática das vacinas em sala de aula, os alunos elaborarão um cartaz sobre a importância das mesmas que será publicado num Padlet coletivo.

Nesta sessão, os alunos para além de aprenderem a trabalhar com a ferramenta ainda elaboraram e publicaram cartazes sobre diferentes temáticas.

No decorrer das sessões, os alunos mostraram-se sempre muito atentos, interessados, motivados e empenhados e realizaram fantásticos cartazes experimentais.

Esta atividade permitiu aos alunos desenvolverem algumas áreas de competência do Perfil dos Alunos à saída da Escolaridade Obrigatória, trabalharam a literacia da informação, a literacia digital e as suas competências digitais.

Parabéns a todos pelo excelente trabalho! 



Seguem alguns trabalhos dos alunos realizados na sessão com a Biblioteca Escolar.



terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Restauração da independência

Após 60 anos de domínio castelhano, em 1640 o desagrado que havia vindo a crescer entre a população portuguesa culminou numa revolta que voltou a instaurar a independência do país.

Será nos próprios locais, ou reconstituições dos mesmos, que a história vai ser contada. Como seriam as reuniões secretas dos Conjurados? E o que realmente aconteceu dentro do Palácio Real do Terreiro do Paço nesse dia 1 de Dezembro de 1640? Como terá sido a aclamação do duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV? É isto que vamos ficar a saber.



sexta-feira, 27 de novembro de 2020

A literacia fílmica e a ciência

Para terminar esta semana dedicada à Cultura Científica, a Biblioteca Escolar escolheu vídeos de um filme sobre o cientista britânico, Stephen Hawking, uma vez que através dos filmes também é possível viajar, conhecer e aprender.   

O legado que Stephen Hawking deixou ao mundo começou a ser edificado nos anos 60, quando era um estudante de segundo ano em Cambridge e o seu caminho se cruzou com o do físico matemático Roger Penrose.

“Eu estabeleci um certo teorema matemático de relevância. Com base em alguns pressupostos plausíveis, demonstrava que uma estrela extremamente maciça em colapso resultaria numa singularidade no tecido espaço-tempo, um lugar onde seria de esperar que as densidades e as curvaturas se tornem infinitas, dando-nos a imagem do que agora nos referimos como um buraco negro”, explicou o próprio Roger Penrose ao The Guardian.” 

(Fonte: Observador)


E foi assim que tudo começou: (Excerto do filme “A teoria de tudo”)



Trailer do filme “A teoria de tudo” 

 

E por último, segue um vídeo da visita de Stephen e Jane Hawking quando visitaram o set de filmagens de "A Teoria de Tudo". 


 

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Poema das folhas secas de plátano


As folhas dos plátanos desprendem-se e lançam-se na aventura do espaço,

e os olhos de uma pobre criatura

comovidos as seguem.

São belas as folhas dos plátanos

quando caem, nas tardes de novembro,

contra o fundo de um céu desgrenhado e sangrento.

Ondulam como os braços da preguiça

no indolente bocejo.

Sobem e descem, baloiçam-se e repousam,

traçam erres e esses, ciclóides e volutas,

no espaço escrevem com o pecíolo breve,

numa caligrafia requintada,

o nome que se pensa,

e seguem e regressam,

dedilhando em compassos sonolentos

a música outonal do entardecer.

 

São belas as folhas dos plátanos espalhadas no chão.

Eram verdes e lisas no apogeu

da sua juventude em clorofila,

mas agora, no outono de si mesmas,

o velho citoplasma, queimado e exausto pela luz do Sol,

deixou-se trespassar por afiados ácidos.

A verde clorofila, perdido o seu magnésio,

vestiu-se de burel,

de um tom que não é cor,

nem se sabe dizer que nome tenha,

a não ser o seu próprio,

folha seca de plátano.

A secura do Sol causticou-a de rugas,

um castanho mais denso acentuou-lhe os nervos,

e esta real e pobre criatura

vendo o solo coberto de folhas outonais

medita no malogro das coisas que a rodeiam:

dá-lhes o tom a ausência de magnésio;

os olhos, a beleza.

António Gedeão (1906-1997),

in Poemas Escolhidos, Edições JSC, 1997.



A informação ao serviço da ciência

Especialistas e cientistas têm dado um importante contributo para a saúde e bem-estar, para a evolução e para a prevenção de algumas catástrofes. Graças à ciência estamos mais bem informados. Hoje partilhamos duas notícias que podem contribuir para a nossa saúde física e mental. Basta clicar nas imagens e aceder ao conteúdo. 

Boas leituras!






quarta-feira, 25 de novembro de 2020

"O Pequeno Inventor" no JI de Oliveira de Baixo

No âmbito da Semana da Cultura Científica, as crianças da educação pré-escolar de Oliveira de Baixo foram à biblioteca ouvir a história “O pequeno Inventor”, da autoria do escritor coreano Hyun Duk.

Noma era um menino que desejava construir um comboio. Arranjou uma caixa de cartão, cola e uma tesoura e começou a sua construção.

Sempre que lhe surgia uma dúvida perguntava à mãe “Quantas rodas tem um comboio?”, “Quantas carruagens…. Mas a mãe não sabia tudo sobre comboios, então o menino decidiu consultar o Livro dos Comboios e terminar o seu projeto.

No final Noma sentia-se um verdadeiro inventor!

Ao longo da história, as crianças mostraram-se muito atentas e demonstraram curiosidade, pois, quando no final, a professora Maria João Gonçalves lhes apresentou um comboio construído com materiais reciclados, aperceberam-se de imediato que o comboio ainda estava incompleto.

Foram desafiados a construir o seu próprio comboio com a colaboração da família.

Então estes pequenos inventores meteram mãos à obra e responderam ao desafio. Os trabalhos de grande qualidade foram a cereja no topo do bolo.

Muitas vezes as histórias permitem-nos sonhar e dar asas à nossa imaginação e quem sabe se um dia viajaremos num comboio construído pelas nossas crianças…

Parabéns a todos os envolvidos e boas leituras!

 

terça-feira, 24 de novembro de 2020

A Biblioteca Desafia-te!

Kahoot! - Semana da Cultura Científica 2020 – 3.º ciclo


Para acederem ao desafio poderão fazê-lo através do seguinte endereço: https://kahoot.it/ e colocar o seguinte Challenge Pin (09287505). Podem ainda aceder ao mesmo através do seguinte link: https://kahoot.it/challenge/09287505?challenge-id=7cf9e0c6-625e-4c10-a00a-32e19a85c5ed_1606158683036.

Quanto ao Nickname, deverão colocar o ano, turma e número (por exemplo, se forem o número 1, do 9.ºA (EB Azeredo Perdigão), o Nickname será 9A1; se forem o número 1, do 9.ºAD (EB D. Duarte), o Nickname será 9AD1). 


segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Dia Nacional da Cultura Científica

O PNL2027 e o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) celebram, no dia 24 de novembro, o Dia Nacional da Cultura Científica com um vasto programa destinado às escolas que será transmitido no canal do IA no YouTube, entre as 10h00 e as 17h30. 

Segue o programa e todos os interessados podem aceder ao canal do youtube através do endereço https://www.youtube.com/user/IAstroPT e assistir durante o dia de amanhã.

 



No Dia Nacional da Cultura Científica assinala-se também o dia do nascimento de Rómulo de Carvalho/ António Gedeão – professor, divulgador de ciência e poeta.

Entrega de prémios das “Quadras de S. Martinho”

No dia 13 de novembro, a Biblioteca Municipal de Viseu recebeu os vencedores (primeiros lugares) numa cerimónia. A Marta Xavier Vieira do 5.ºC e o Afonso Almeida Ferreira do 5.º F, da EB Dr. Azeredo Perdigão, estiveram presentes e receberam, pelas mãos do Vereador da Cultura do Município de Viseu, Jorge Sobrado, os prémios e o reconhecimento do seu trabalho e empenho.

As menções honrosas, face à situação pandémica, foram entregues aos alunos nas respetivas escolas. Foram premiados com menção honrosa os alunos do 3.º ano da EB de Vila Nova do Campo, a Beatriz Marques Fernandes do 5.ºE da EB Dr. Azeredo Perdigão, o Afonso Gonçalves do 8.ºAD e o Vasco Gouveia Almeida do 7.ºAD da EB D. Duarte.

Parabéns a todos os vencedores e a todos os 56 participantes do AEVN!

As quadras vencedoras podem ser lidas AQUI!



sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Dia Universal dos Direitos da Criança

A professora Liliana Pais, da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento desafiou os alunos das turmas do 6.º B e do 6.º G, no âmbito da temática dos Direitos das crianças, a realizarem um trabalho sobre um ou mais artigos desse documento. Este trabalho poderia ser criativo deixando ao critério dos alunos a sua apresentação. Deste desafio surgiram trabalhos muito interessantes, desde jogos de tabuleiros, apresentações com recurso a poesia, jogos "quantos-queres", entre outros. Os alunos explicaram aos colegas o porquê da escolha de determinado(s) artigo(s) e argumentaram sobre o porquê da sua importância para a sociedade, em especial, para as crianças.

Neste dia em que se assinala o Dia Universal dos Direitos da Criança partilhamos os trabalhos dos alunos de forma a sensibilizar para os quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais): a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.

Os trabalhos podem ser vistos na biblioteca escolar Dr. Azeredo Perdigão. 

Muitos parabéns a todos os alunos e à professora Liliana pelos excelentes trabalhos!

E obrigada pela partilha!



 

domingo, 15 de novembro de 2020

A alimentação no 1.º ciclo

O “Dia Mundial da Alimentação” tem sido assinalado sempre em diversas escolas do agrupamento, pelos alunos e docentes do 1.º ciclo. Este ano não foi exceção e algumas escolas partilharam as atividades realizadas com toda a comunidade. Em cada escola trabalhou-se a temática recorrendo a diversas estratégias. Desde adivinhas, a cartazes, espetadas e sumos de fruta, tudo serviu para mostrar que uma boa alimentação é a chave para uma vida saudável!

Estas atividades tiveram como objetivo a implementação do Programa de Educação para a Saúde e também trabalhar o domínio da saúde, de forma transversal, tal se encontra preconizado na Estratégia de Educação para a Cidadania do Agrupamento de Escolas Viseu Norte. 

 

Parabéns a todos os envolvidos e boa alimentação!    


sexta-feira, 13 de novembro de 2020

COVID-19 no British Corner

Inserido no momento de recuperação das aprendizagens, realizado no início do ano letivo, as turmas de 8.º ano da EB D. Duarte, com a docente da disciplina de inglês Fátima Casais, após trabalharem o vocabulário relacionado com COVID-19, elaboraram flyers e cartazes com dicas de proteção e informação sobre esta temática que foram expostos no Bristish Corner. Desta forma, a língua inglesa aliou-se à imaginação, à criatividade, às regras de segurança e à proteção.

Parabéns aos alunos e docente pelos fantásticos trabalhos!